-
O primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do serviço social apoiou-se na matriz modernizadora de orientação POSITIVISTA, em meados da década de 40 com influência norte-americana, só mais tarde o serviço social se aproxima do estruturalismo. Creio que a banca tenha se baseado nessa passagem do texto de Yazbek (livro Direitos sociais e competências profissionais):
"O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista"
In: Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social
brasileiro na contemporaneidade. Yazbek
-
Sempre vi positivismo e funcionalismo como sinônimos. Alguém pra explicar melhor?
-
MUITA ATENÇÃO NESSA QUESTÃO!!O TEXTO DO ITEM NOS FALA SOBRE O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO.MAS O ITEM QUE DEVEMOS JULGAR COMO CERTO OU ERRADO REFERE-SE A UM TEMPO ANTERIOR, O INÍCIO, AO:
"O primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do serviço social" QUE NÃO É FUNCIONALISTA.COMO PODEMOS VER NA FALA DE YASBEK:
De acordo com Yazbek (2009, p. 147): No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. [...] O método positivista trabalha com as relações aparentes dos fatos, evolui dentro do já contido e busca a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis.
MAS QUE SERÁ DEPOIS SIM, SERÁ:
A partir da produção teórica do Serviço Social brasileiro, no bojo do Movimento de Reconceituação, que surgiram as diversas vertentes apontadas por Netto (2009).A primeira direção “a perspectiva modernizadora” é um esforço de adequar o Serviço Social, pensando os instrumentais, as técnicas e as estratégias de intervenção no campo de sua operacionalização, sob o desenvolvimento do capitalismo e as demandas emergentes. Essa perspectiva modernizadora situa-se no período entre 1965 a 1970, o núcleo central do debate profissional é o desenvolvimento, a partir da fundamentação teórica funcionalista, estruturalista e mais tarde estrutural-funcionalista, com o embasamento teórico do positivismo.
.A segunda direção trata-se da “reatualização do conservadorismo” que recupera a herança histórica do conservadorismo da profissão, proclamando-se nova, rejeitando a teoria positivista e às referências ligadas à teoria social crítica. A reatualização do conservadorismo foi caracterizada pelas reflexões contidas nos documentos do Sumaré e do Alto da Boa Vista. Os grupos de profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo, que integraram os encontros de Sumaré e Alto da Boa Vista, preocupados com a discussão sobre a prática científica buscam uma proposta pensada como alternativa tanto ao positivismo quanto à teoria social crítica.
A terceira, e última direção apontada por Netto (2009), é a “Intenção de Ruptura”, que possui como centralidade a crítica ao tradicionalismo. A intenção de ruptura evidencia-se no âmbito da profissão no período de 1980 a 1985, tem como objetivo central a crítica e a superação do Serviço Social tradicional e sua primeira manifestação ocorreu a partir do denominado Método de Belo Horizonte. De acordo com Netto (2009, p. 159) “Na primeira metade dos anos oitenta, é esta perspectiva que dá o tom da polêmica profissional e fixa as características da retórica politizada [...]”.
QQ DUVIDA: sarahmesqnezes@gmail.com
-
colegas, no meu entender, o erro da questão NÃO está onde diz "ORIENTAÇÃO FUNCIONALISTA", pois é o mesmo que ORIENTAÇÃO POSITIVISTA. a banca já tratou, em outras questões, como "abordagens funcionalistas", "matriz positivista", "perspectiva positivista" "orientação funcionalista"... acredito que:
O primeiro suporte teórico-metodológico r
ealmente necessário à
(para a) qualificação técnica da prática do serviço social apoiou-se na matriz
marxista, com a intenção de ruptura. tendo em vista que o enunciado fala que a característica do MR é o processo de
desconstrução de um
paradigma dominante ( paradigma conservador marcado pelo positivismo, que na reatualização do conservadorismo só deu uma nova roupagem para a perspectiva
modernizadora, continuando com a prática
a-crítica, onde o serviço social preocupava-se em contribuir apenas com o desenvolvimento econômico do País
. Fortalecendo a ditadura
) no intuito de construir, formular, um paradigma alternativo (teoria social de Marx). No meu ponto de vista a matriz modernizadora de orientação funcionalista (sim), não contribui para a qualificação técnica da prática do Seso, no sentido de (DES)CONSTRUÇÃO de um novo paradigma. somente em Marx vamos ter um paradigma ALTERNATIVO.
obs. Nesta questão, o enunciado é comprometedor. Aguardo comentários dos colegas sobre tudo isso! abraço!
-
Acho que o erro esta em MATRIZ modernizadora, seria Vertente modernizadora.
-
parabens Sarah pelos comentarios, sao muito uteis. Ja tirei duvidas diversas vezes com suas citações. Parabens pelas respostas. E obrigado mesmo sem te conhecer.
Vamos com força, fé e honrra que Venceremos Galera !!!
-
vou passar essa questão para um professor..
-
Realmente colegas, me equivoquei! Desculpem-me pelo transtorno. Obrigado Sarah! Continuemos na luta! Um professor me disse que o certo seria "perspectiva" modernizadora! e não "matriz"!.... tudo bem! seguimos em frente!
-
Pessoal tinha entendido a questão errada simplesmente porque o primeiro suporte teórico foi o da Igreja, estou enganada em pensar assim?
-
----Monalisa, vc está certa. Segundo o livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil o primeiro suporte teórico-metodológico se deu através da igreja, com forte influência NEOTOMISTA.
----Ainda segundo o CRESS RJ 7ª região, em seu site
----"A emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho ocorre nos anos 20 e 30, sob influência católica européia. Com ênfase nas idéias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, a técnica está a serviço da doutrina social da Igreja.
Nos anos 40 e 50 o Serviço Social brasileiro recebe influência norte-americana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na idéia de ajustamento e de ajuda psico-social. Neste período há o início das práticas de Organização e Desenvolvimento de Comunidade, além do desenvolvimento das peculiares abordagens individuais e grupais. Com supervalorização da técnica, considerada autônoma e como um fim em si mesma, e com base na defesa da neutralidade científica, a profissão se desenvolve através do “Serviço Social de Caso”, “Serviço Social de Grupo” e “Serviço Social de Comunidade”."
---Eu fiz essa prova e errei essa questão.
-
No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico‐metodológico necessário a qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz
positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.
Este horizonte analítico aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas
vivências imediatas, como fatos, como dados, que se apresentam em sua objetividade
e imediaticidade. O método positivista trabalha com as relações aparentes dos fatos,
evolui dentro do já contido e busca a regularidade, as abstrações e as relações
invariáveis.
Livro: Direitos sociais e competências profissionais.
-
Movimento de reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-America.
-primeira corrente- modernização conservadora: é a busca por um referencial novo, mas sem fugir do CONSEVADORISMO
-segunda corrente- fenomenologia: reatualização do conservadorismo, diz que está fazendo algo novo, mas permanece sem questionar as estruturas desiguais.
-terceira corrente (a mais importante) intenção de ruptura: ainda não era uma ruptura de fato uma vez que os profissionais que se aliam a essa corrente vão buscar no marxismo um referencial teórico.
-
ainda não compreendi essa questão :(((
-
Ana Paula, é o seguinte, simplificando : o 1o suporte teórico / metodológico não foi na matriz modernizadOra. Foi de cunho positivista e moral religioso, mas a MATRIZ MODERNIZADORA se deu bem a frente no tempo, com o início do movimento de reconceituaçao. Entendeu?
-
Analisando a questão:
Conforme afirma Maria Carmelita Yazbek (Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: CFESS, 2009. Disponível online), o primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do Serviço Social e utilizado também para a sua modernização é baseado na matriz positivista. Esta matriz vai fundamentar a ação dos primeiros assistentes sociais que tratarão da questão social como problemas morais, de caráter e desvio social, e que para "curá-los" e "tratá-los" será necessário adequar o indivíduo a sociedade. Assim, o profissional atua na aparência do fenômeno, não se preocupando com a essência e a estrutura econômica, política e social, devido a ausência de um pensamento crítico. A assertiva acima se torna um pouco confusa pois o fragmento que a precede se refere ao movimento de reconceituação, enquanto ela mesma diz respeito aos primórdios da profissão.
RESPOSTA: ERRADO
-
Cometarios da Professora:Analisando a questão:
Conforme afirma Maria Carmelita Yazbek (Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: CFESS, 2009. Disponível online), o primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do Serviço Social e utilizado também para a sua modernização é baseado na matriz positivista. Esta matriz vai fundamentar a ação dos primeiros assistentes sociais que tratarão da questão social como problemas morais, de caráter e desvio social, e que para "curá-los" e "tratá-los" será necessário adequar o indivíduo a sociedade. Assim, o profissional atua na aparência do fenômeno, não se preocupando com a essência e a estrutura econômica, política e social, devido a ausência de um pensamento crítico. A assertiva acima se torna um pouco confusa pois o fragmento que a precede se refere ao movimento de reconceituação, enquanto ela mesma diz respeito aos primórdios da profissão.
RESPOSTA: ERRADO
-
Pelo que entendi com a explicação do professor Welber a matriz é positivista e não matriz modernizadora.
Os suportes teoricos metodológicos do serviço social são:
positivismo
estrutural funcionalista
fenomenologia
marxismo
-
Matriz positivista caracteriza o incio do mov de rec depois estrutural funcionalismo/positivismo, depois fenomenologia e por fim marxismo...
-
agora entendi, não existe matriz modernizadora certo?pegadinha.
-
MATRIZ: POSITIVISTA
PERSPECTIVA : MODERNIZADORA
A assertiva acima se torna um pouco confusa pois o fragmento que a precede se refere ao movimento de reconceituação, enquanto ela mesma diz respeito aos primórdios da profissão.
-
Acho que o erro está em dizer ''Matriz Modernizadora" ao invés de "perspectiva modernizadora."
MATRIZ: POSITIVISTA
PERSPECTIVA: MODERNIZADORA
Pois a Perspectiva Modernizadora iniciou com orientação positivista, mais tarde foi funcionalista.
-
O erro consiste no termo "matriz" modernizadora.
Trata-se de matriz positivista - vertente modernizadora - orientação funcionalista
-
O primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do Serviço Social e utilizado também para a sua modernização é baseado na matriz positivista.
-
MATRIZ POSITIVISTA
VERTENTE MODENIZADORA
-
Posso estar errada mas pelo que entendo o 1 suporte teorico metodologico foi: tomismo e neotomismo.. depois o positivismo, ou funcionalismo, depois a fenomenologia e depois, a critica em Marx. e isso
sera
-
Segundo Yazbek o primeiro suporte teórico metodológico do Serviço Social foi o Positivismo, considerando assim o Tomismo como um aporte doutrinário e não teórico.
-
No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.
Olá, concurseiros!
Me acompanhem no @estanteservicosocial e também no YouTube : Nai Rocha - Estante Serviço Social