SóProvas


ID
1231237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência às diversas possibilidades, áreas e demandas profissionais do assistente social, julgue o item seguinte.

Novas possibilidades e demandas de atuação profissional estão diretamente relacionadas à tomada de posição expressa nos textos do Seminário de Araxá, que marca o processo de renovação do serviço social.

Alternativas
Comentários
  • O documento de Araxá foi o princípio de discussão teórica, embasado na corrente positivista, se desenvolveu na perspectiva modernizadora.

  • A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil. Ela se desdobra nos eventos de Araxá (19-26/03/1967) e Teresópolis (10-17/01/1970). Esses dois documentos podem ser considerados a tentativa de adequar o Serviço Social às tendências políticas que a ditadura tornou dominante e que não se punha como objeto de questionamento pelos protagonistas que concorriam à sua elaboração. 
    Encontro de Araxá em MG (1967) reunindo 38 Assistentes sociais docentes e não-docentes promovido pelo centro brasileiro de cooperação e intercâmbio de serviços sociais (CBISS). Tendo como objetivo repensar em maior profundidade a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia. O Serviço Social se caracteriza pela ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares e sociais que decorrem muitas vezes de estruturais sociais inadequadas. Compreendendo que este tipo de ação tem dimensões corretivas e promocionais, ressaltando que promover é capacitar. É da perspectiva da globalidade que flui a reflexão que em Araxá vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar em dois níveis o micro e o macro. No micro é essencialmente operacional, o macro compreende as funções do Serviço Social ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da infra-estrutura social. O documento entende-se a estrutura social como facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação, serviços sociais fundamentais. Algo significativo é a vontade da profissão onde os Assistentes sociais não sejam mais meros executores das políticas sociais, sejam capazes, sobretudo de formulá-las e geri-las.
    Sete encontros foram realizados para discuti-lo, dando origem ao próximo encontro que foi o de Teresópolis (1970) sobre metodologia com repercussão em toda América Latina. Oferece uma metodologia do Serviço Social voltada para a prática profissional do Serviço Social e que se desenvolva com um nível mínimo de cientificidade. Ele aborda uma determinação de um método profissional que defende ser um método científico. A redefinição do papel do Assistente social ao situá-lo como um funcionário do desenvolvimento, Teresópolis propõe a redução quanto à própria condição funcionária do profissional, ele é investido de um estatuto básico de execução, com a conseqüente valorização da ação prática-imediata.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/movimento-de-reconceituacao-do-servico-social/46749/#ixzz3jSPtYSF6

  • Diante do contexto de Ditadura e repressão na década de 60. Araxá ( 1967) trabalha o sentido sóciotecnico do Serviço Social enquanto profissão. Neste período a preocupação era apenas repassar os programas de Estado para as populações sem criticar a ordem vigente.

    (Welber Gontran) 

  • O processo de renovação do Serviço Social que tem início por volta da década de 1960, foi um processo de questionamento no interior da própria profissão, e desencadeará na conformação de três perspectivas: 1) perspectiva modernizadora; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) perspectiva de intenção de ruptura. As duas primeiras perspectivas, apesar das peculiaridades de cada uma, eram funcionais à autocracia burguesa e não fomentavam nenhuma crítica à ditadura vigente no país, reafirmando o projeto hegemônico burguês. A última perspectiva, como o próprio nome sugere, é a única que realizou de fato uma crítica ao Serviço Social tradicional e buscou romper com esse cariz conservador da profissão.
    O Seminário de Araxá, indicado na questão, esteve contido na primeira perspectiva, a modernizadora, e não apresentou nenhum tipo de "tomada de posição" da categoria profissional. Conforme nos aponta José P. Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015), nesse seminário e no documento lá elaborado ficou expresso que almejava-se uma modernização do tradicional de modo a contribuir para a modernização em curso no país, e que os assistentes sociais lidavam com pessoas desajustadas, as quais deveriam se adequar à sociedade, o que expressa um caráter ainda conservador no interior da profissão.


    RESPOSTA: ERRADO
  • O Seminário de Araxá, se dá num contexto de Ditadura, onde se exigia que o profissional fosse meramente técnico, fundamenta-se teoricamente no funcionalismo, o assistente social era basicamente um executor de políticas públicas. (welber Gontran)

  • Gabarito Errado

    O seminário de Araxá, que tratou da teorização do Serviço Social e sua metodologia, foi realizado em Minas no ano de 1967, em meio ao cenário da crise ditatorial no Brasil, apresentou uma perspectiva desenvolvimentista e neotomista. Tal documento foi perdendo sua hegemonia na década de 70, onde ainda se percebia o caráter conservador no interior da profissão, não apresentando por parte da categoria da época, uma posição de crítica.  

  • Gabarito Errado.Quem desencadeou o processo de renovação no Serviço Social  foi o I Seminário Regional Latino-Americano de Serviço Social, realizado em Porto Alegre-RS em 1965, e não o Seminário de Araxá como afirma a assertiva.

  • O Seminário de Araxá contribuíram para a PERSPECTIVA MODERNIZADORA (a-política/ a-histórica)

  • Comentário da professora do qconcursos:

     

    "O processo de renovação do Serviço Social que tem início por volta da década de 1960, foi um processo de questionamento no interior da própria profissão, e desencadeará na conformação de três perspectivas: 1) perspectiva modernizadora; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) perspectiva de intenção de ruptura. As duas primeiras perspectivas, apesar das peculiaridades de cada uma, eram funcionais à autocracia burguesa e não fomentavam nenhuma crítica à ditadura vigente no país, reafirmando o projeto hegemônico burguês. A última perspectiva, como o próprio nome sugere, é a única que realizou de fato uma crítica ao Serviço Social tradicional e buscou romper com esse cariz conservador da profissão.
    O Seminário de Araxá, indicado na questão, esteve contido na primeira perspectiva, a modernizadora, e não apresentou nenhum tipo de "tomada de posição" da categoria profissional. Conforme nos aponta José P. Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015), nesse seminário e no documento lá elaborado ficou expresso que almejava-se uma modernização do tradicional de modo a contribuir para a modernização em curso no país, e que os assistentes sociais lidavam com pessoas desajustadas, as quais deveriam se adequar à sociedade, o que expressa um caráter ainda conservador no interior da profissão. "

    RESPOSTA: ERRADO

  • O Método de BH, elaborado pela Escola de Serviço Social da Universidade Católica de MG entre 1972 e 1975 durante a vertente de intenção de ruptura, é considerado o marco do movimento de Reconceituação no Brasil.

    O I Seminário Regional Latino Americano de Serviço social, ocorrido em Porto Alegre em 1965 é considerado um marco do Movimento de Reconceituação na América Latina

    Bons estudos.Não vamos desistir!!!

  • Marca o auge da modernização conservadora.

  • Araxá e Teresópolis foram seminários desenvolvidos no período da modernização conservadora. 

  • O Seminário de Araxá não apresentou nenhum tipo de "tomada de posição" da categoria profissional. Nesse seminário e no documento lá elaborado ficou expresso que almejava-se uma modernização do tradicional de modo a contribuir para a modernização em curso no país, e que os assistentes sociais lidavam com pessoas desajustadas, as quais deveriam se adequar à sociedade, o que expressa um caráter ainda conservador no interior da profissão.