SóProvas



Questões de Movimento de Renovação do Serviço Social


ID
396343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

A ruptura com o histórico conservadorismo, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico- metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    "Do ponto de vista dos referentes teórico metodológicos, permanecem as tensões e ambigüidades que caracterizaram o Serviço social brasileiro na década de 1990:apesar da ruptura com o histórico conservadorismo e da legitimidade alcançada pelo pensamento marxista ampliam?se as interferências de outras correntes teórico metodológicas, particularmente no âmbito da influência do pensamento pós?moderno e neoconservador e das teorias herdeiras da “perspectiva modernizadora” (Cf. NETTO, 1996), caracterizadas por seu caráter sistêmico e tecnocrático" (pg. 24/25).
  • O Movimento de Reconceituação, processo ocorrido na região latino americana entre os anos de 1965 a 1975, constituiu-se por ser um movimento de contestação ao conservadorismo que orientava o Serviço Social desde sua gênese assim como suscitou questionamentos acerca do próprio papel desse profissional perante a subalternidade dos países latino-americanos. De fato, esse movimento engendrou o que hoje caracterizamos como Serviço Social crítico orientado pelo pensamento social crítico e marxista, buscando conhecer a realidade em sua totalidade, indo além da aparência. No entanto, romper com o conservadorismo que historicamente influenciou o Serviço Social não significa que tais pensamentos e perspectivas teóricas tenham sido extintas ou eliminadas em sua totalidade. Ao mesmo tempo, é fato que o atual projeto ético-político do Serviço Social, o qual encontra-se fundamentado na teoria social crítica e é fruto também do movimento reconceituador, adquiriu hegemonia diante da categoria desde os anos de 1990. Portanto, mesmo que haja hegemonia entre a categoria profissional na recusa ao conservadorismo, há ainda a possibilidade de interferência dessa perspectiva na profissão. Além disso, em tempos de crise do capital e de uma onda conservadora e neoliberal que contra-ataca a classe trabalhadora, a vigília para com o projeto crítico que ainda orienta a profissão deve ser ainda mais intensificada.


    RESPOSTA: ERRADO
  • alguem poderia explicar melhor essa questao? ficou confusa pra mim.

  • Gabarito "Errado"

     

    Nãou houve  ruptura com o conservadorismo historico apartir do movimento  de reconceituação.

  • Fafa Silva, o termo "não" evidencia o erro do enunciado. retire-o e aí verá sentido. Atualmente coexistem duas propostas na profissão: materialismo dialético crítico e conservadorismo.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O Movimento de Reconceituação, processo ocorrido na região latino americana entre os anos de 1965 a 1975, constituiu-se por ser um movimento de contestação ao conservadorismo que orientava o Serviço Social desde sua gênese assim como suscitou questionamentos acerca do próprio papel desse profissional perante a subalternidade dos países latino-americanos. De fato, esse movimento engendrou o que hoje caracterizamos como Serviço Social crítico orientado pelo pensamento social crítico e marxista, buscando conhecer a realidade em sua totalidade, indo além da aparência. No entanto, romper com o conservadorismo que historicamente influenciou o Serviço Social não significa que tais pensamentos e perspectivas teóricas tenham sido extintas ou eliminadas em sua totalidade. Ao mesmo tempo, é fato que o atual projeto ético-político do Serviço Social, o qual encontra-se fundamentado na teoria social crítica e é fruto também do movimento reconceituador, adquiriu hegemonia diante da categoria desde os anos de 1990. Portanto, mesmo que haja hegemonia entre a categoria profissional na recusa ao conservadorismo, há ainda a possibilidade de interferência dessa perspectiva na profissão. Além disso, em tempos de crise do capital e de uma onda conservadora e neoliberal que contra-ataca a classe trabalhadora, a vigília para com o projeto crítico que ainda orienta a profissão deve ser ainda mais intensificada.


    RESPOSTA: ERRADO

  • Eu matei essa pergunta na interpretação do texto. A partir do movimento de reconceituação (provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórica-metodologico herdeiros da perspectiva modernizadora). Resposta:Errado. FHTM é muito importante para os academia para formação de futuros profissionais, sem os referenciais do passado, as conquistas advindas desses períodos lá atrás, estaríamos no mesmo retrocesso. Nós avançamos e muito.

ID
406006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O desenvolvimento da ética profissional no serviço social é
matizado pelo desenvolvimento sócio-histórico da profissão. À
luz da ética profissional, julgue os próximos itens.

A vertente profissional de intenção de ruptura, marcada pelo marxismo, não questionou o conservadorismo no serviço social e os valores dele derivados.

Alternativas
Comentários
  • segundo neto,  a intenção de ruptura tem um direcionamento que a diferencia  das outras vertentes, pois possui um elemento CONTESTADOR, realizando uma critica no  desempenho do serviço social tradicional.

  •  No Serviço Social depois de romper com o conservadorismo, busca-se um projeto ético político a partir dos anos 1980. Daí então se inicia um debate sobre a construção desse projeto profissional, que partindo dessa crítica ao conservadorismo é que se encontram as raízes do atual projeto profissional. Metodologia: O objetivo deste trabalho é mostrar como o Serviço Social passa a se desenvolver com o projeto ético-político evidenciando a partir da ruptura com o conservadorismo, até a atualidade

  • O Movimento de Renovação do Serviço Social, processo ocorrido no Brasil, possuiu três direções distintas: 1) perspectiva modernizadora, influenciada pelas perspectivas funcionalista, estruturalista e positivista; 2) reatualização do conservadorismo, influenciada pela fenomenologia; 3) perspectiva de intenção de ruptura, influenciada pelo pensamento social marxista. As duas primeiras vertentes, resguardando as singularidades de cada uma, não colocaram em xeque os fundamentos conservadores da profissão e foram funcionais à classe dominante. Já a última direção apontada, a intenção de ruptura, caracterizou-se por não somente questionar o conservadorismo presente desde os primórdios do Serviço Social, mas trouxe para a profissão a crítica a sociedade de classes e a busca pelo conhecimento da realidade social.


    RESPOSTA: ERRADO
  • No movimento de reconceituação do Serviço Social, emergiram 3 vertentes:

    1) Modernizadora: abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas

    - matriz positivista: perspectiva de integração social

    - eficiência e eficácia norteando a produção de conhecimento e intervenção profissional.

    2) Reatualização do conservadorismo: inspirada na fenomenologia

    - dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências

    3) Intenção de Ruptura: Vertente marxista,

    - consciência de classes, - Serviço social inserido na reprodução de classes

    - posicionamento claro do ponto de vista sócio-político,

    - aproximação de movimentos sociais

  • GABARITO: ERRADO

    → A vertente profissional de intenção de ruptura, marcada pelo marxismo, não questionou o conservadorismo no serviço social e os valores dele derivados.

    O marxismo é uma corrente bastante crítica e que tem como uma das principais características o questionamento da ordem estabelecida pela sociedade atual, não sendo o Serviço Social uma exceção.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
406009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O desenvolvimento da ética profissional no serviço social é
matizado pelo desenvolvimento sócio-histórico da profissão. À
luz da ética profissional, julgue os próximos itens.

O Código de Ética Profissional do Serviço Social, de 1993, é situado como parte do processo de renovação profissional, mas não elege princípios fundamentais que balizam o trabalho do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Os 11 Princípios Éticos Fundamentais do Código de Ética que balizam o trabalho do Assistente Social são:


    1. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
    2. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;
    3. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras;
    4. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;
    5. Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
    6. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
    7. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;
    8. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero;
    9. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores;
    10. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;
    11. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.
  • Totalmente ao contrário, o código de ética elege sim princípios que balizam, que norteiam a profissão!

    Gab. Errado

  • Essa "NÃO" matou a questão.

  • GABARITO: ERRADO

    → O Código de Ética Profissional do Serviço Social, de 1993, é situado como parte do processo de renovação profissional, mas não elege princípios fundamentais que balizam o trabalho do assistente social.

    → questão para fazer rindo, temos, inicialmente, no Código de Ética os diversos princípios que são elegidos para a atividade profissional do Assistente Social.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺


ID
563557
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A perspectiva modernizadora é expressão do processo de renovação do Serviço Social brasileiro. O Documento de Teresópolis foi um marco na cristalização dessa perspectiva, principalmente porque nele comparece uma preocupação com a

Alternativas
Comentários
  • No documento de Teresópolis, o dado relevante é a perceptiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral. mas, sobretudo, como pauta interventiva.

    GAB A

  • Gab A

    TERESÓPOLIS: O coroamento do transformismo, o dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral, mas, sobretudo como pauta interventiva.

    Em Araxá, coroa-se uma indicação no sentido sociotécnico do SS, já em Teresópolis, cristaliza-se a operacionalidade deste sentido

    Fonte:

    José Paulo Netto - Ditadura e serviço social - Uma análise do serviço social no Brasil pós-64.pdf

    *O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)


ID
599875
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, a reflexão profissional no Serviço Social durante o período de vigência e crise de autocracia burguesa no pós-64 ocorre em diferentes perspectivas.

A perspectiva denominada “intenção de ruptura" busca

Alternativas
Comentários
  • O processo de renovação do Serviço Social brasileiro, ocorrido durante o período da autocracia burguesa no país, se desenvolveu em três perspectivas ou direções distintas, a saber: 1) modernização conservadora; 2) reatualização do conservadorismo; e 3) intenção de ruptura. As duas primeiras direções, a modernizadora, pautava-se nas perspectivas funcionalista, estruturalista e positivista, e buscava uma "modernização mas conservando". Dessa forma, afirmava que o desenvolvimento da sociedade deveria se dar através da adequação e integração dos indivíduos à sociedade. Já a perspectiva de reatualização do conservadorismo embasava-se na fenomenologia e como o nome mesmo já expressa, buscou reatualizar e evocou o conservadorismo presente na emergência da profissão. Em resumo, essas duas primeiras vertentes sinalizam para uma adequação do Serviço Social tornando-o uma ferramenta auxiliar da classe burguesa e pautaram-se, basicamente, em pensamentos e matrizes conservadoras e positivistas. No entanto, a vertente de intenção de ruptura, repensou o Serviço Social e questionou a prática profissional conservadora colocando em xeque a sociedade exploradora do capital e as classes sociais. Além disso, apesar dos problemas iniciais, recorreu ao marxismo e a teoria social crítica trazendo um novo aporte teórico, metodológico e ideológico para se pensar a realidade social e a profissão. Portanto, pode-se afirmar que a vertente de intenção de ruptura repensou o Serviço Social, criticando sistematicamente o desempenho profissional tradicional e os seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos.


    RESPOSTA: D
  • Gabarito D - A intenção de ruptura buscou repensar o Serviço Social, criticando sistematicamente o desempenho profissional tradicional e os seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos, recorreu ao marxismo e a teoria social crítica trazendo um novo aporte teórico, metodológico e ideológico para se pensar a realidade social e a profissão.

     

  • 1) modernização conservadora (funcionalista, estruturalista e positivista);  buscava uma "modernização mas conservando". Dessa forma, afirmava que o desenvolvimento da sociedade deveria se dar através da adequação e integração dos indivíduos à sociedade.

    2) reatualização do conservadorismo (fenomenologia); buscou reatualizar e evocou o conservadorismo presente na emergência da profissão.

            Em resumo, essas duas primeiras vertentes sinalizam para uma adequação do Serviço Social tornando-o uma ferramenta auxiliar da classe burguesa e pautaram-se, basicamente, em pensamentos e matrizes conservadoras e positivistas.

    3) intenção de ruptura (Marxismo); repensou o Serviço Social e questionou a prática profissional conservadora colocando em xeque a sociedade exploradora do capital e as classes sociais. Além disso, apesar dos problemas iniciais, recorreu ao marxismo e a teoria social crítica trazendo um novo aporte teórico, metodológico e ideológico para se pensar a realidade social e a profissão. Portanto, pode-se afirmar que a vertente de intenção de ruptura repensou o Serviço Social, criticando sistematicamente o desempenho profissional tradicional e os seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos.

     

    Intenção de ruptura = repensar, criticar


ID
599926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A literatura na área do Serviço Social refere-se a um processo de intensa renovação da profissão no Brasil, a partir dos anos de 1960.

Uma implicação importante desse processo de renovação foi a

Alternativas
Comentários
  • Segundo Jose Paulo Netto (O Movimento de Reconceituação: 40 anos depois. Rev. Serv. Social e Sociedade. nº 84, ano XXVI - nov. 2005) o processo de renovação ocasionou diversas implicações no Serviço Social brasileiro, entre elas destacamos: uma maior interação e intercâmbio entre os assistentes sociais latino-americanos; a compreensão da dimensão política que permeia a ação profissional, negando aquela concepção de neutralidade do assistente social; a incorporação das ciências sociais de modo crítico e a aproximação a novas vertentes do pensamento social, como o próprio marxismo, e por fim a recusa ao monolitismo, referência oriunda do Serviço Social tradicional, o qual apontava para uma uniformidade de visões, pensamentos e práticas. A partir do movimento de renovação tornou-se possível recorrer às mais distintas referências teórico-metodológicas, instituindo o pluralismo teórico, ideológico e político na profissão.


    RESPOSTA: A
  • Com certeza a instauração de condições para o pluralismo teórico, ideológico e político

  • Em síntese, o processo de renovação do serviço social teve como elementos:

     

    a. o pluralismo teórico-profissional;

     

    b. introdução de diferentes concepções profissionais, com diferentes visões de mundo e de sociedade, demonstrando o rompimento com a homogeneidade que a caracterizava a profissão nessas décadas;

     

    c. interlocução acadêmica e com outras ciências, deixando de ser subalterno dentro do âmbito acadêmico;

     

    d. fomento da investigação e da pesquisa.

     

    GAB.A

     

    Fonte: SS para concursos.

  • Segundo Jose Paulo Netto (O Movimento de Reconceituação: 40 anos depois. Rev. Serv. Social e Sociedade. nº 84, ano XXVI - nov. 2005) o processo de renovação ocasionou diversas implicações no Serviço Social brasileiro, entre elas destacamos: uma maior interação e intercâmbio entre os assistentes sociais latino-americanos; a compreensão da dimensão política que permeia a ação profissional, negando aquela concepção de neutralidade do assistente social; a incorporação das ciências sociais de modo crítico e a aproximação a novas vertentes do pensamento social, como o próprio marxismo, e por fim a recusa ao monolitismo, referência oriunda do Serviço Social tradicional, o qual apontava para uma uniformidade de visões, pensamentos e práticas. A partir do movimento de renovação tornou-se possível recorrer às mais distintas referências teórico-metodológicas, instituindo o pluralismo teórico, ideológico e político na profissão.

  • O processo de renovação ocasionou diversas implicações:

     

    - uma maior interação e intercâmbio entre os assistentes sociais latino-americanos;

    - a compreensão da dimensão política que permeia a ação profissional, negando aquela concepção de neutralidade do assistente social;

    - a incorporação das ciências sociais de modo crítico e a aproximação a novas vertentes do pensamento social, como o próprio marxismo; e

    - a recusa ao monolitismo, referência oriunda do Serviço Social tradicional, o qual apontava para uma uniformidade de visões, pensamentos e práticas.

     

    A partir do movimento de renovação tornou-se possível recorrer às mais distintas referências teórico-metodológicas, instituindo o pluralismo teórico, ideológico e político na profissão.
     


ID
606463
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as principais linhas de desenvolvimento da reflexão profissional no Serviço Social durante o período de vigência e crise da ditadura no Brasil, a perspectiva modernizadora

Alternativas
Comentários
  • O movimento de renovação do Serviço Social brasileiro possui como expressão três direções distintas, a saber a perspectiva modernizadora; a perspectiva de reatualização do conservadorismo; e por fim, a perspectiva de intenção de ruptura. No que se refere à primeira dessas expressões, a perspectiva modernizadora tem sua emersão por volta da metade da década de 1960, era embasada em aportes teóricos e metodológicos advindos do funcionalismo, do estruturalismo e do positivismo e compreendia o Serviço Social como uma profissão que deveria possibilitar a execução das políticas de desenvolvimento oriundas da autocracia burguesa. Deste modo, essa expressão do processo de renovação buscava uma "modernização que seria ao mesmo tempo conservadora" da profissão ajustando-a de modo a torná-la mais um instrumento a favor da dominação burguesa e da ditadura civil-militar implantada no país. Portanto, pode-se afirmar que a perspectiva modernizadora expressava a renovação da profissão adequada à necessidade da autocracia burguesa, conforme descrito na letra "E". A letra "A" está errada pois esta perspectiva não resiste ao movimento de laicização da profissão; a letra "B" está incorreta pois esta perspectiva sofre influências do positivismo; a letra "C" está incorreta pois essa perspectiva não se apropria de tendências ou pensamentos críticos; a letra "D" está incorreta pois o Seminário de Sumaré representava já o fim da hegemonia dessa perspectiva.


    RESPOSTA: E
  • Não dá pra pensar a renovação do serviço social sem fazer relação com a autocracia burguesa, já que a perspctiva modernizadora venho para adequação da intervenção afim de atender interesses do capital. Porém é necessário ficar claro que a renovação que acontece na profissão não se resume ao contexto político da época, mas estabelece relação entre ambos em um mesmo momento histórico.

     

    GAB. D

     

    "Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."

  • O movimento de renovação do Serviço Social brasileiro possui como expressão três direções distintas, a saber a perspectiva modernizadora; a perspectiva de reatualização do conservadorismo; e por fim, a perspectiva de intenção de ruptura. No que se refere à primeira dessas expressões, a perspectiva modernizadora tem sua emersão por volta da metade da década de 1960, era embasada em aportes teóricos e metodológicos advindos do funcionalismo, do estruturalismo e do positivismo e compreendia o Serviço Social como uma profissão que deveria possibilitar a execução das políticas de desenvolvimento oriundas da autocracia burguesa. Deste modo, essa expressão do processo de renovação buscava uma "modernização que seria ao mesmo tempo conservadora" da profissão ajustando-a de modo a torná-la mais um instrumento a favor da dominação burguesa e da ditadura civil-militar implantada no país. Portanto, pode-se afirmar que a perspectiva modernizadora expressava a renovação da profissão adequada à necessidade da autocracia burguesa.

    Falas da professora Victória  Sabatine

  • Não dá pra pensar a renovação do serviço social sem fazer relação com a autocracia burguesa, já que a perspectiva modernizadora venho para adequação da intervenção afim de atender interesses do capital. Porém é necessário ficar claro que a renovação que acontece na profissão não se resume ao contexto político da época, mas estabelece relação entre ambos em um mesmo momento histórico.

    GAB. E


ID
731848
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto profissional que fundamenta o serviço social, após seu processo de renovação, compromete-se com concepções de homem como

Alternativas
Comentários
  • O projeto ético-político que orienta a profissão de Serviço Social após a sua renovação está amparado na tradição marxista, compreendendo a realidade social e o homem como produtos históricos e dialéticos, os quais para compreendermos em sua totalidade é necessário investigarmos suas múltiplas determinações, indo além do aparente, buscando alcançar sua essência. Ademais, esse projeto está relacionado a um projeto societário que visa a transformação social, a eliminação de todas as formas de preconceito e da opressão de uma classe sobre a outra. Além disso, esse projeto compromete-se também com as lutas da classe trabalhadora buscando a socialização da riqueza produzida, almejando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, este projeto não vincula-se a perspectivas liberais, neoliberais ou fenomenológicas, amparando-se numa perspectiva crítica que compreender o ser social em sua totalidade.


    RESPOSTA: C


  • O projeto profissional que fundamenta o serviço social, após seu processo de renovação (após o processo de renovação, vem o de ruptura com o conservadorismo, na perspectiva crítica - marxista), compromete-se com concepções de homem como...

    Alternatica C

    Porque...

    .....

    O projeto ético-político que orienta a profissão de Serviço Social após a sua renovação está amparado na tradição marxista, compreendendo a realidade social e o homem como produtos históricos e dialéticos, os quais para compreendermos em sua totalidade é necessário investigarmos suas múltiplas determinações, indo além do aparente, buscando alcançar sua essência. Ademais, esse projeto está relacionado a um projeto societário que visa a transformação social, a eliminação de todas as formas de preconceito e da opressão de uma classe sobre a outra. Além disso, esse projeto compromete-se também com as lutas da classe trabalhadora buscando a socialização da riqueza produzida, almejando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, este projeto não vincula-se a perspectivas liberais, neoliberais ou fenomenológicas, amparando-se numa perspectiva crítica que compreender o ser social em sua totalidade.


ID
780769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da institucionalização do serviço social no Brasil e o
movimento de reconceituação na América Latina, julgue os itens a
seguir.

No Brasil, a ruptura do modelo tradicional de serviço social ocorreu a partir da segunda metade dos anos 70 do século XX; até então, a renovação desse modelo estava inscrita no marco desenvolvimentista-modernizante, compatível com as exigências do projeto ditatorial.

Alternativas
Comentários
  • é só lembrar do Congresso da Virada na decada de 70
  • mana, ele possui direito adquirido com relação aos requisitos apenas. bjos
  • A ruptura com o Serviço Social tradicional no Brasil ocorre a partir dos anos de 1970 e se consolida na década de 1980. O processo de renovação no país desencadeia 3 vertentes: 1) perspectiva modernizadora; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) perspectiva de intenção de ruptura. Aquelas duas primeiras, reguardando suas particularidades, não rompiam com as ideias conservadoras, eram funcionais a autocracia burguesa e lhe concediam profissionais consoantes com o projeto ditatorial. A última, a intenção de ruptura, como o próprio nome sugere, propunha, de fato, a interlocução da profissão com perspectivas críticas, recusando o amparo nas teorias conservadoras. Essa ultima perspectiva vai ganhar fôlego com o fim da ditadura e emergência dos movimentos democráticos no final da década de 1970, o que faz a categoria profissional dos assistentes sociais a partir daquele contexto repensar a profissão nos marcos do capitalismo, embasados agora, numa perspectiva crítica.

    RESPOSTA: CERTO
  • INTENÇÃO DE RUPTURA (1972 – 1986):

    Esta perspectiva surge a partir da crise final da ditadura, quando o movimento operário, constituído em sujeito político, emerge no cenário político-social, na passagem dos anos 70 para os 80. Este processo se refrata no interior do Serviço Social no Congresso da Virada (III Congresso de Assistentes Sociais do Brasil) no ano de 1979.

  • A ruptura com o Serviço Social tradicional no Brasil ocorre a partir dos anos de 1970 e se consolida na década de 1980 ( é só lembrar do Congresso da Virada, ano 1979). 

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    A ruptura com o Serviço Social tradicional no Brasil ocorre a partir dos anos de 1970 e se consolida na década de 1980. O processo de renovação no país desencadeia 3 vertentes: 1) perspectiva modernizadora; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) perspectiva de intenção de ruptura. Aquelas duas primeiras, reguardando suas particularidades, não rompiam com as ideias conservadoras, eram funcionais a autocracia burguesa e lhe concediam profissionais consoantes com o projeto ditatorial. A última, a intenção de ruptura, como o próprio nome sugere, propunha, de fato, a interlocução da profissão com perspectivas críticas, recusando o amparo nas teorias conservadoras. Essa ultima perspectiva vai ganhar fôlego com o fim da ditadura e emergência dos movimentos democráticos no final da década de 1970, o que faz a categoria profissional dos assistentes sociais a partir daquele contexto repensar a profissão nos marcos do capitalismo, embasados agora, numa perspectiva crítica.


    RESPOSTA: CERTO


ID
830983
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As particularidades da polêmica profissional, na década de 1980, são tributárias da complexificação histórica do Estado e da sociedade no Brasil, verificada com a expansão monopolista, a partir das novas condições econômico-políticas criadas com a ditadura militar e sua crise. Aí reside o solo histórico, o terreno vivo no qual se tornou possível e se impôs como socialmente necessária uma renovação do Serviço Social,_____________________ , expressa tanto nos campos da pesquisa e do ensino, da organização político-corporativa dos assistentes sociais, como no mercado profissional de trabalho.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Faltou a lacuna:


    Aí reside o solo histórico, o terreno vivo no qual se tornou possível e se impôs como socialmente necessária uma renovação do Serviço Social, __________________________, expressa tanto nos campos da pesquisa e do ensino, da organização político-corporativa dos assistentes sociais, como no mercado profissional de trabalho. 


    Que é corretamente preenchida pela alternativa D "abrangente e plural"

  •  Trata‐se de um debate  plural,  que  implica  na  convivência  e  no  diálogo  de  diferentes  tendências,  mas  que  supõe  uma  direção  hegemonica.  A  questão  do  pluralismo,  sem  dúvida  uma  das  questões  do  tempo  presente,  desde  aos  anos  80  vem‐se  constituindo  objeto  de  polêmicas e reflexões do Serviço Social. (Coutinho, 1993)

  • Pensar no movimento de Reconceituação , devemos ater alguns elementos históricos como um processo amplo de caráter mundial, inauguração do pluralismo profissional.


ID
840814
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As análises de Netto (1990/1996) compreendem de forma madura a consolidação da vertente de ruptura com o conservadorismo e sua importância para a renovação teórico-cultural da profissão. Segundo o autor, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Eu acho q seja letra e.

  • Desse longínquo contexto histórico até os nossos dias, a questão social não desapareceu nem foi equacionada, mas certamente foi assumindo diferentes configurações e manifestações relacionadas à história particular de cada sociedade nacional, de suas instituições, de sua cultura. É importante observar que foram as lutas sociais que transformaram a questão social em uma questão política e pública, transitando do domínio privado das relações entre capital e trabalho para a esfera pública, exigindo a intervenção do Estado no reconhecimento de novos sujeitos sociais como portadores de direitos e deveres, e na viabilização do acesso a bens e serviços públicos pelas políticas sociais.

    Retirado de:

    (Novas) Mediações com a Mundialização do Capitalismo (Raichelis, 2006)

  • A questão social, expressão da relação capital X trabalho em que uma classe irá produzir toda a riqueza enquanto a outra se apropriará dela privadamente, se torna alvo de intervenções sistemáticas do Estado já no capitalismo monopolista. Nesse estágio do capital, a classe trabalhadora ingressa no cenário político e ao se situar enquanto classe para si, isto é, adquirir consciência de classe, a intervenção na questão social, a qual se torna pública e política, se torna essencial para não colocar em xeque a ordem burguesa e para garantir o avanço do capitalismo. Desse modo, as lutas sociais e os movimentos populares e dos trabalhadores tornam pública a exploração de uma classe sobre a outra bem como o domínio privado dos meios de produção, condições essas que reproduzem as expressões da questão social. Nesse sentido, o Estado e a burguesia prevendo que tais lutas podem comprometer a ordem capitalista, acabam por intervir nas expressões da questão social através das políticas sociais. Dessa forma, as políticas sociais podem ser caracterizadas tanto como concessões advindas do Estado e da classe dominante, quanto como conquistas obtidas pelas lutas e resistências da classe trabalhadora. Além disso, ao intervir nas expressões da questão social, buscando mascarar a sua verdadeira origem - que é o próprio modo de produção capitalista e sua exploração - a esfera estatal faz isso de forma fragmentada, seletiva e pulverizada. Assim sendo, o Estado consegue mistificar essas políticas sociais e suas intervenções, dificultando a compreensão da origem das expressões da questão social como a pobreza, o desemprego, a fome, a violência, a destruição do meio ambiente, a falta de habitação, entre outras.


    RESPOSTA: B
  • só não encontrei a relação entre a analise de Netto sobre a ruptura com a questão social, achei que a questão era sobre o processo de ruptura e não sobre a questão social, e ok é correto sobre o que se afirma em relação à questão social, e os textos apresentados não são das análises de netto, e o processo de ruptura diz respeito ao amadurecimento e à crítica em relação ao formato de atuação profissional que estava estabelecido pela ideologia conservadora.

  • Concordo com você Adri: "só não encontrei a relação entre a analise de Netto sobre a ruptura com a questão social, achei que a questão era sobre o processo de ruptura e não sobre a questão social". 

    Tinha até achado a questão perfeita para dar como certa, mas não de acordo com seu enunciado e por isso não a marquei. :(

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    A questão social, expressão da relação capital X trabalho em que uma classe irá produzir toda a riqueza enquanto a outra se apropriará dela privadamente, se torna alvo de intervenções sistemáticas do Estado já no capitalismo monopolista. Nesse estágio do capital, a classe trabalhadora ingressa no cenário político e ao se situar enquanto classe para si, isto é, adquirir consciência de classe, a intervenção na questão social, a qual se torna pública e política, se torna essencial para não colocar em xeque a ordem burguesa e para garantir o avanço do capitalismo. Desse modo, as lutas sociais e os movimentos populares e dos trabalhadores tornam pública a exploração de uma classe sobre a outra bem como o domínio privado dos meios de produção, condições essas que reproduzem as expressões da questão social. Nesse sentido, o Estado e a burguesia prevendo que tais lutas podem comprometer a ordem capitalista, acabam por intervir nas expressões da questão social através das políticas sociais. Dessa forma, as políticas sociais podem ser caracterizadas tanto como concessões advindas do Estado e da classe dominante, quanto como conquistas obtidas pelas lutas e resistências da classe trabalhadora. Além disso, ao intervir nas expressões da questão social, buscando mascarar a sua verdadeira origem - que é o próprio modo de produção capitalista e sua exploração - a esfera estatal faz isso de forma fragmentada, seletiva e pulverizada. Assim sendo, o Estado consegue mistificar essas políticas sociais e suas intervenções, dificultando a compreensão da origem das expressões da questão social como a pobreza, o desemprego, a fome, a violência, a destruição do meio ambiente, a falta de habitação, entre outras.


    RESPOSTA: B

  • Na década de 1960 (1980), consolidou-se, no plano ideopolítico, a ruptura com o histórico conservadorismo do Serviço Social.

  • Na minha humilde opinião, a questão trata da vertente de ruptura com o conservadorismo e sua importância para a renovação teórico-cultural da profissão, ou seja, tem muito mais a ver com o processo de renovação do Serviço Social do que com a "questão social", interpretei assim e marquei a opção E


ID
975202
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A primeira expressão do processo de renovação do serviço social no Brasil é denominada:

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva modernizadora é um esforço no sentido de adaptar o serviço social como instrumento de intervenção para aplicar estratégias desenvolvimentismo do capitalismo e às exigências postas pelos processos sócio-político surgidos na ditadura, ápice da formulação ideológica modernizadora. Os seminários de Araxá – MG em 1967, e Teresópolis – RJ em 1970, revelam o pensamento do Estado fundado na predominância do técnico burocrata social. O desenvolvimento da modernização profissional apresenta fortes vinculações com a ditadura vigente através de contratações dos assistentes sociais nas instituições e organizações estatais e paraestatais, o assistente social deixa de exercer funções nas obras sociais para desempenhar funções na estrutura administrativa estatal.

  • Perspectiva modernizadora – foi uma adequação do serviço social como instrumento do regime, na qual se buscavam técnicas que atendessem às exigências do regime. Foi expressa por dois seminários de teorização do serviço social: Araxá e Teresópolis. Essa visão não rompeu com o serviço social tradicional, só o modernizou (funcionalismo estrutural).

     • Reatualização do conservadorismo – confere à profissão um traço microscópico de intervenção embasado nos fundamentos da Igreja Católica (Positivismo). 76 Unidade IV Revisão: Leandro - Diagramação: Márcio - 17/01/11 // 2ª Revisão: Leandro - Correção: Márcio - 20/01/2011 

    • Intenção de ruptura com o serviço social tradicional – produz a crítica ao serviço social tradicional e seu embasamento pautado no regime, respondendo a suas demandas. Queria romper com o pensamento conservador. Introduz a teoria social de Marx (método de BH).

  • Perspectiva Modernizadora: em seu texto Ditadura e Serviço Social, José Paulo Netto se refere à perspectiva modernizadora que constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra sua formulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social .

  • O processo de renovação do Serviço Social no Brasil se desenvolveu em três perspectivas ou expressões distintas, sendo elas: 1) perspectiva modernizadora (1960); 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo (início de 1970) e 3) perspectiva de intenção de ruptura (final de 1970). Conforme destaca a literatura profissional sobre essas expressões, a primeira perspectiva desenvolvida foi a modernizadora, a qual é sucedida pela reatualização do conservadorismo e após tem-se a intenção de ruptura.


    RESPOSTA: D
  •                                                                                   1ª PERSPECTIVA MODERNIZADORA

     

    MOVIMENTO de RECONCEITUAÇÃO no BRASIL                2ª  PERSPECTIVA DE REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO

     

                                                                                                               3ª PERSPECTIVA DE INTENÇÃO DE RUPTURA

     

  • No processo de renovação emergem três principais concepções profissionais:

     

     

    1) perspectiva modernizadora; (caracterizado pelo funcionalismo/ positivismo)  

     

    2) reatualização do conservadorismo; (fenomenologia/ diálogo-pessoa-transformação social)

     

    3) intenção de ruptura. ("marxismo sem Marx")

     

     

    Gab. D

  • GABARITO: LETRA D

    MORRER

    modernizadora (modernização conservadora), reatualização do conservadorismo, intenção de ruptura.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! AVANTE NA LUTA!


ID
1100668
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É no âmbito da adoção ______________ como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no Brasil a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (IAMAMOTO, 1982). Assinale a alternativa que complete corretamente a afirmação acima:

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social passa a ser compreendido enquanto uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho e como partícipe da produção e reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, entendendo esta última como uma forma de dominação em que a classe trabalhadora, produtora da riqueza, não usufrui da mesma pelo fato de outra classe possuir os meios de produção e por isso apropriar-se dessa riqueza, quando adota-se o marxismo como base teórico-metodológica para se analisar e conhecer a realidade social. Deste modo, o marxismo possibilita ao Serviço Social a análise da realidade social de forma histórica e dialética, compreendendo assim que historicamente a classe trabalhadora foi alijada do acesso aos meios de produção possuindo, a partir disso, somente sua força de trabalho para vender em troca de determinada remuneração. Nesse contexto, o Serviço Social ao atuar na mediação entre classe trabalhadora e burguesia contribui tanto para a efetivação e ampliação dos direitos dos trabalhadores, suprindo e respondendo às suas necessidades, quanto favorece o polo da dominação ao possibilitar a reprodução da força de trabalho e das relações necessárias para a vigência da ordem capitalista.


    RESPOSTA: D
  • Victória Sabatine

    O Serviço Social passa a ser compreendido enquanto uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho e como partícipe da produção e reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, entendendo esta última como uma forma de dominação em que a classe trabalhadora, produtora da riqueza, não usufrui da mesma pelo fato de outra classe possuir os meios de produção e por isso apropriar-se dessa riqueza, quando adota-se o marxismo como base teórico-metodológica para se analisar e conhecer a realidade social. Deste modo, o marxismo possibilita ao Serviço Social a análise da realidade social de forma histórica e dialética, compreendendo assim que historicamente a classe trabalhadora foi alijada do acesso aos meios de produção possuindo, a partir disso, somente sua força de trabalho para vender em troca de determinada remuneração. Nesse contexto, o Serviço Social ao atuar na mediação entre classe trabalhadora e burguesia contribui tanto para a efetivação e ampliação dos direitos dos trabalhadores, suprindo e respondendo às suas necessidades, quanto favorece o polo da dominação ao possibilitar a reprodução da força de trabalho e das relações necessárias para a vigência da ordem capitalista.

  • No início dos anos 80 que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Como matriz teórico- metodológica esta teoria apreende o ser social a partir das mediações. Ou seja, parte da suposição de que a natureza relacional do ser social não é percebida em sua imediaticidade. Social concursos. Professora Conceição Costa. Apostila Curso Regular- Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social. Página 11

ID
1100698
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo se explicitou pela primeira vez, durante o período da ditadura militar (1964/1984) quando o país se encontrava sob as ordens da autocracia burguesa. O marco desse processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que pretendia romper com o “Serviço Social tradicional”, do ponto de vista teórico-metodológico, formativo e interventivo ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • A intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional, teve como marco principal a Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, responsável pela formulação do Método Belo Horizonte, mais conhecido como BH. É neste espaço que a perspectiva renovadora da profissão se destacou originalmente no Brasil. Foi, portanto, na década de 1980, segundo, Netto (1996), que se consolidou no plano ídeo-político a ruptura com o histórico conservador do Serviço Social. Entenda-se, contudo, que “[...] essa ruptura não significa que o conservadorismo fora superado no interior da categoria profissional [...]”. Esse movimento propiciou, contudo, posicionamentos ideológicos e políticos que continham uma natureza crítica e/ou contestadora em relação à ordem burguesa, conquistando, assim, legitimidade para se expressare

  • o “Método BH” (que inaugura o surgimento da vertente nominada por NETTO – 1991, de “intenção de ruptura”) configura-se enquanto mais um dos importantes marcos para se entender a trajetória do Serviço Social no Brasil, sobretudo pela sua inédita e formal aproximação com a tradição marxista.

  • O processo de renovação do Serviço Social no Brasil possuiu três direções distintas, sendo 1) a perspectiva modernizadora, que se afirma nos Seminários de Teorização de Araxá e Teresópolis; 2) a perspectiva de reatualização do conservadorismo; 3) a perspectiva de intenção de ruptura, caracterizada por ser entre as demais perspectivas a única que, de fato, buscou romper com o tradicionalismo da profissão e estreitou laços com o marxismo. Essa última perspectiva possuiu como marco o "Método de B.H.", elaborado na Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais por um conjunto de profissionais que se preocuparem em formular um projeto profissional que viesse a combater e romper com o tradicionalismo na profissão. Esse método, conhecido por volta dos anos de 1970, não somente elaborou uma crítica a prática conservadora mas também se preocupou em tecer de que forma, inclusive, no que se refere a formação acadêmica e a prática profissional, poderia ser superado o tradicionalismo no Serviço Social.


    RESPOSTA: C
  • Então, o método de BH está dentro da perspectiva, de inteção de ruptura.

  • Sim jesse, intenção de ruptura que tem por base o marxismo está ligado ao método de bh e inocoop, final da déc. de 70.

     

    "Bendizei ao Senhor todas as suas obras..." 

  • Adicionando a discussão as informações desta questão aqui ó:

    Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: EBSERRH 

    A condição política da construção do novo projeto profissional do Serviço Social é detalhada particularmente por Netto (1999) com válidas contribuições fornecidas por Iamamoto. A condição para o construção do projeto profissional se viabilizou pela recusa e a crítica do conservadorismo profissional. Analise as afirmativas e assinale a alternativa que trata da denúncia do conservadorismo do Serviço Social.

    B

    Não surgiu de repente, desde a segunda metade dos anos 1960 aquele conservadorismo já era objeto de problematização.


ID
1145167
Banca
IBFC
Órgão
ILSL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido em ______, é considerado o marco ______________ da tendência intenção de __________________________ da profissão e ficou conhecido como __________________ face a sua importância na construção do projeto ético – político do Serviço Social brasileiro. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto:

Alternativas
Comentários
  • O CONGRESSO DA VIRADA DE 1979 ...


ID
1145377
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos anos de 1980, aportam, para o Serviço Social brasileiro, um profundo processo de renovação, que se materializou em conquistas teóricas, ganhos práticos e normatização ética (CFESS, 1993). Nesse sentido, o Código de Ética de 1986 expressa essas conquistas e ganhos em dois procedimentos, o de

Alternativas
Comentários
  • A) Piso salarial é luta até os dias atuais

    B) Gabarito

    C) Compromisso Profissional com a classe trabalhadora

    D) ____

    E) cód de 1993.

  • Contribuindo com  resposta da colega Thaís: 

    D) O reconhecimento é a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO LEI N° 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993.

  • O Código de Ética de 1986 apresentou avanços importantes para o Serviço Social como a recusa ao conservadorismo que permeava a profissão desde sua gênese, além de reconhecer a impossibilidade de neutralidade na profissão, dado que passa a ser reconhecida a direção política da intervenção profissional, podendo ser tanto no sentido de fortalecer os trabalhadores, quanto para fortalecer a burguesia. Assim, afirma-se que o profissional de Serviço Social é um profissional competente política, teórica e tecnicamente ao exercer sua atividade e que, portanto, seu exercício profissional possui parcialidade e compromisso com um dos pólos, seja o do trabalhador seja o da classe dominante. O Código de Ética de 1986 representa, então, uma nova direção política da categoria profissional, a recusa ao conservadorismo, a afirmação de um novo perfil do profissional e a adoção da leitura histórica e crítica da realidade.


    RESPOSTA: B


  • - O Código de Ética de 86 apresentou muitas conquistas políticas. 

    *Deu nova direção política ao Serviço Social  (NEGOU a base filosófica do Serviço Social tradicional que era conservadora).

    *Acabou com a idéia de "ética da neutralidade".

    *Trouxe a criticidade, a recusa ao conservadorismo

    *Afirmou um novo perfil técnico: profissionais competentes teórico, técnica e politicamente.

    *Afirmou o comprometimento com os interesses históricos da classe trabalhadora (obs: mas sabemos que estamos tbm à serviço da burguesia).

    Logo, demonstrava-se que ocorria naquele momento a construção de um projeto profissional vinculado a um projeto social democrático! 

     

    - Já o Código de Ética de 90, conforme mostra seu texto introdutório, ele em nada nega o Código de 86, porém demonstra que este era insuficiente. Por isso, traz avanços:

    * Criase novos valores éticos, numa definição mais abrangente, de compromisso com usuários, com base na liberdade, democracia, cidadania,justiça, igualdade social.

    * Democracia é tomada como valor ético-políticocentral!

    * Normatizaram com maior precisão o exercício profissional e como elas se configuram nas relações entre assistentes sociais, organizações/instituições e  população.

    * A ÉTICA é tida aqui como o suporte ontológico do ser social; como pressuposto teórico-político que remete para o enfrentamento das contradições.

    * Visão crítica permanece (como foi dito: não se nega o Código de 86. apenas avançam nesses pontos demonstrados).

     

    Tudo isso está descrito na introdução do nosso Código de Ética de 90.

  • No plano da reflexão e da normatização ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão das conquistas e ganhos, através de dois procedimentos:

     

    1 - negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a “ética da neutralidade”;

    2afirmação de um novo perfil do/a técnico/a, não mais um/a agente subalterno/a e apenas executivo/a, mas um/a profissional competente teórica, técnica e politicamente.

     

    Código de Ética - Introdução - página 19 e 20

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf

     


ID
1151884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina  e no Brasil, julgue o  item  que se segue.


O documento de Teresópolis, produto do seminário promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBCISS), remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.

Alternativas
Comentários
  • "No Documento de Teresópolis, o dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral, mais sobre tudo como pauta interventiva" ( Ditadura e Serviço Social, NETTO)

  • Questão errada. Pois documento  de Teresópolis foi elaborado no ano de 1970, por  profissionais assistentes sociais, que a convite do CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais) dividiram-se em dois grupos para discutir e analisar as seguintes temáticas “Concepção Científica da Prática do Serviço Social” e “Aplicação da Metodologia do Serviço Social”. No documento de Teresopolis, não havia pauta a discussão da profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classe, pois se trata de assunto mais contemporâneo, da década de 90, que vai ser tratado por Iamamoto.  

  • No documento de Teresópolis busca-se oferecer OPERACIONALIDADE ao sentido sociotécnico da profissão. Há uma plena adequação do Serviço Social a modernização conversadora.

  • O documento de Teresópolis esteve contido na perspectiva modernizadora, uma das vertentes do processo de renovação do Serviço Social no Brasil, processo este que possuiu três expressões: 1- modernizadora; 2- reatualização do conservadorismo; 3- intenção de ruptura. Com relação aquela primeira, a modernizadora, foram suas expressões os documentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista. Apesar das singularidades de cada documento, essa perspectiva modernizadora, no geral, não buscou realizar uma análise crítica da profissão, era pautada em teorias conservadoras como o estruturalismo e o funcionalismo, portanto, esteve sempre voltada e corroborando com a modernização conservadora colocada em curso pela autocracia burguesa. O documento de Teresópolis, por sua vez, preocupa-se em formular acerca da prática profissional, de seus instrumentais bem como da eficácia desta, além de definir o profissional como um funcionário a serviço do desenvolvimento. É importante destacar que as duas primeiras perspectiva do processo de renovação não buscaram romper com o conservadorismo na profissão e foram funcionais a autocracia burguesa, e somente a última, a intenção de ruptura, reflete acerca da profissão nos marcos da sociedade capitalista, buscando amparo numa teoria crítica, apesar dos problemas iniciais ao recorrer a fontes equivocadas sobre o pensamento marxista.

    RESPOSTA: ERRADO

  • Não foi Teresópolis! Foi BH!

    Olhem esse arquivo show:

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe3YoAI/os-pressupostos-marxistas-no-servico-social

  •  

     

    Teresópolis: a cristalização da perspectiva modernizadora.

    O Documento de Teresópolis tem características distintas ao Documento de Araxá. Oencontro que aconteceu em janeiro de 1970, contou com a participação de 33 profissionais que tomaram conhecimento previamente da temática do encontro, “a necessidade de um estudo sobre  a Metodologia do Serviço Social face à realidade Brasileira”. Os organizadores elaboraram um roteirominucioso, mas foi refundido pelos profissionais, que optaram por uma dinâmica diferenciadaacabando por inviabilizar a redação de um texto final.

    No texto de Teresópolis, o que se têm é um coroamento do transformismo: nele o “moderno”triunfa sobre o “tradicional”. A perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral, mas, sobretudo como pauta interventiva.

    https://pt.scribd.com/doc/104999743/RESUMO-Teresopolis-J-P-NETTO

  • O documento de Teresópolis esteve contido na perspectiva modernizadora, uma das vertentes do processo de renovação do Serviço Social no Brasil, e esta perspectiva não buscava romper com o conservadorismo, mas sim reatualizar ele.

    Portanto a questão em análise está: ERRADA.  

  • Os documentos de Araxá e Teresópolis foram elaborados com o viés da modernização conservadora, que não busca o rompimento com as bases conservadoras, mas sim a sua reatualização. 

  • 1- modernizadora - (Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista) não buscou realizar uma análise crítica da profissão, era pautada em teorias conservadoras como o estruturalismo e o funcionalismo, portanto, esteve sempre voltada e corroborando com a modernização conservadora colocada em curso pela autocracia burguesa. 

    2- reatualização do conservadorismo;

    Obs: as duas primeiras perspectiva do processo de renovação não buscaram romper com o conservadorismo na profissão e foram funcionais a autocracia burguesa.

    3- intenção de ruptura= reflete acerca da profissão nos marcos da sociedade capitalista, buscando amparo numa teoria crítica, apesar dos problemas iniciais ao recorrer a fontes equivocadas sobre o pensamento marxista.

    O documento de Teresópolis, preocupa-se em formular acerca da prática profissional, de seus instrumentais bem como da eficácia desta, além de definir o profissional como um funcionário a serviço do desenvolvimento. 

  • O Documento de Teresópolis é expressão da Vertente Modernizadora, a qual buscou adequar o Serviço Social às requisições do Regime Autocrático burguês, de acordo com Netto (2015).


ID
1151896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue o  próximo  item.


A tensão política entre os projetos profissionais revelou-se no momento em que surgiu uma oposição ao tradicionalismo profissional, vertente praticamente hegemônica no serviço social brasileiro até os anos de 1960, com o qual se estabeleceu uma ruptura no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS).

Alternativas
Comentários
  • O III Congresso denominado " Congresso da Virada" aconteceu em Belo Horizonte. 

    "Seu traço mais visível foi a explicitação do projeto da ruptura que se plasmou na atividade da Escola de Serviço Social de MG na primeira metade dos anos oitenta. O método que ali se elaborou foi além da critica ideológica, da denúncia epistemológica e metodológica e da recusa das praticas próprias do tradicionalismo; envolvendo todos esses passos, ele coroou a sua ultrapassagem no desenho de um inteiro projeto profissional, abrangente, oferecendo uma pauta paradigmática dedicada a dar conta inclusive do conjunto de suportes acadêmicos para a formação dos quadros técnicos e para a intervenção do Serviço Social" (NETTO, 1990)

  • O III CBAS, realizado de 23 a 28 de setembro de 1979, em São Paulo, se transformou em um espaço vivo de debates, ruptura com posturas conservadoras e é expressão do processo da luta política e social que se travava na sociedade brasileira naquele período, em que os trabalhadores, enquanto sujeitos coletivos, ocupam o cenário nacional em grandes mobilizações e greves a partir do ABC paulista. A categoria, ao afirmar seu compromisso histórico com as classes trabalhadoras, dá um passo decisivo em seu projeto profissional (ABRAMIDES e CABRAL, 1995, p. 174 e 176).

  • Pessoal, por favor me ajudem?!!

     Marcaria certa porém, quando eles diz" vertente hegemônica até os anos 1960" ele restringe a este período o que não ocorreu. 

  • A questão está correta.É importante perceber que a explicação entre as vírgulas (vertente praticamente hegemônica no serviço social brasileiro até os anos de 1960) refere-se ao Serviço Social tradicional. Retirando o aposto e lendo novamente fica claro!

  • Verdade Diana, obrigada!

    O erro foi de interpretação e gramática e não de S. Social.

    Rs

  • O Serviço Social emerge no Brasil sobre bases tradicionais e conservadoras. No entanto, após passar por um processo de renovação da profissão, a partir do qual são originadas distintas vertentes que orientam a profissão, é na crise da autocracia burguesa por volta dos anos 1970 que surge a possibilidade de romper com suas bases originárias. Assim, aproximando de perspectivas críticas e do marxismo, o Serviço Social na década de 1970 passa a assumir um posicionamento a favor dos trabalhadores e das lutas democráticas, indicando qual seria a direção de seu projeto profissional. No III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais) a categoria profissional explana seu compromisso com a classe trabalhadora, seus movimentos e suas lutas, passando a negar de vez o conservadorismo. A categoria profissional fez a opção por projetos profissionais, mesmo que em disputa no seu interior, que fossem distintos daqueles da classe dominante e viessem a responder aos interesses dos trabalhadores, objetivando a emancipação política e humana, e pautando-se em perspectivas progressistas. É fato que a negação ao conservadorismo na profissão não se deu sem tensões e conflitos, e apesar do projeto profissional do Serviço Social ser hegemônico na atualidade ainda persistem na profissão outros projetos de cunho tradicionais, positivista, dentre outros.


    RESPOSTA: CERTO
  • O conhecido CONGRESSO DA VIRADA, 

     

  • Complementando a ótima explicação de Maiana:

    Contra o pragmatismo, o conservadorismo e a suposta neutralidade defendidos pelo Serviço Social tradicional, o projeto profissional do Serviço Social brasileiro, que se forjou nos últimos 30 anos, foi fundado na luta política por liberdade, trabalho e direitos. Sendo assim, na trincheira da resistência e do enfrentamento que as entidades nacionais da categoria e assistentes sociais em diferentes recantos deste país assumiram explicitamente seu compromisso com os interesses do trabalho.

     

    "Bendizei ao Senhor todas as suas obras..."

  • não foi uma intenção de ruptura?

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social.

     

    O Serviço Social emerge no Brasil sobre bases tradicionais e conservadoras. No entanto, após passar por um processo de renovação da profissão, a partir do qual são originadas distintas vertentes que orientam a profissão, é na crise da autocracia burguesa por volta dos anos 1970 que surge a possibilidade de romper com suas bases originárias. Assim, aproximando de perspectivas críticas e do marxismo, o Serviço Social na década de 1970 passa a assumir um posicionamento a favor dos trabalhadores e das lutas democráticas, indicando qual seria a direção de seu projeto profissional. No III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais) a categoria profissional explana seu compromisso com a classe trabalhadora, seus movimentos e suas lutas, passando a negar de vez o conservadorismo. A categoria profissional fez a opção por projetos profissionais, mesmo que em disputa no seu interior, que fossem distintos daqueles da classe dominante e viessem a responder aos interesses dos trabalhadores, objetivando a emancipação política e humana, e pautando-se em perspectivas progressistas. É fato que a negação ao conservadorismo na profissão não se deu sem tensões e conflitos, e apesar do projeto profissional do Serviço Social ser hegemônico na atualidade ainda persistem na profissão outros projetos de cunho tradicionais, positivista, dentre outros.


    RESPOSTA: CERTO

  • Aconteceu uma ruptura em 1989?

    Netto errou ao escrever a intenção de ruptura?

  • ***1979***

  • Minha dúvida na questão se refere apenas à afirmação "com o qual se estabeleceu uma ruptura no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS)."

    Algumas questões consideram que o Serviço Social ROMPEU com o tradicionalismo e outras consideram que NÃO ROMPEU, mas que o que temos hoje é um hegemônico, mas NÃO homogêneo Serviço Social crítico. A pergunta que não quer calar. Nas questões consideramos que o SSO rompeu ou não com o conservadorismo??????


ID
1153267
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Compreende-se que a renovação do Serviço Social iniciada nos anos 1960 produziu um conjunto diversificado de propostas teórico-metodológicas para a profissão. Esse movimento foi possível graças

Alternativas
Comentários
  • "produziu um conjunto diversificado de propostas teórico-metodológicas para a profissão", logo : sua incursão no circuito acadêmico.


  • Foi nos anos 1960 e 1970, em meio a autocracia burguesa, que o mercado de trabalho nacional para os assistentes sociais se expandiu, tanto no âmbito estatal, com a reorganização do Estado, tanto na esfera privada, nas empresas. O contexto econômico, político e social deflagrado pela ditadura abriu espaço para a inserção desse profissional em outras áreas, além de demandar também novas caraterísticas e um novo perfil profissional mais racional e técnico e condizente com a modernização conservadora em curso no país. Assim, buscou-se um afastamento das bases originárias do Serviço Social no país, rompendo com influência da Igreja Católica e inserindo o Serviço Social no âmbito universitário. Deste modo, a autocracia burguesa ao intervir na política educacional e na prática profissional dos assistentes sociais com vista a tornar esse profissional mais um agente que atue a favor da ordem, acabou por propiciar as condições de renovação da profissão. Foi justamente no período ditatorial brasileiro e das condições por ele postas (laicização da profissão e inserção na universidade) que o Serviço Social acumulou forças para direcionar sua prática e formação para outra direção distinta da imposta pela autocracia. O processo de renovação do Serviço Social é tratado por José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social no Brasil: uma análise do Serviço Social pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) e implicou em três direções: 1) perspectiva modernizadora; 2) reatualização do conservadorismo e 3) intenção de ruptura.


    RESPOSTA: C


     
  • Ocorre uma laicização da formação, através de uma diferenciação da categoria e uma disputa por sua hegemonia, apreendida como uma das características da renovação do serviço social. Esse processo vinha se desenvolvendo desde o final da década de 1950, com a erosão do serviço social tradicional, mas só se efetivou a partir da modernização conservadora instaurada pela ditadura militar. Esse processo foi uma emergência de núcleos e vetores, permeados por elementos opositores e de contestação do regime e do serviço social tradicional. A profissão é repensada, reformulada, adere às ciências sociais, alcançando um novo patamar. Reatualiza-se o conservadorismo adéquam-se os instrumentos interventivos, há a intenção de ruptura.

     

    GAB. C

  • A renovação do Serviço Social foi possível graças a ----------> à laicização do Serviço Social e sua incursão no circuito acadêmico.

     

    (resp. completa no comentário do Qconcurso)

  • Nos anos de 1960 tem início o contexto de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais. As novas configurações que caracterizam a expansão do capitalismo mundial, impõem à América Latina um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. A profissão assume as inquietações e insatisfações deste momento histórico e direciona seus questionamentos ao SS tradicional através de um amplo movimento de revisão global, em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo e político. Sendo assim, sua incursão no circuito acadêmico.


ID
1157143
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo José Paulo Netto (2005), o recurso da fenomenologia foi inicialmente utilizado pela perspectiva

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva modernizadora - matriz teórica estrutural - funcionalista (positivismo);

    Perspectiva renovação do conservadorismo - matriz teórica fenomenologica; 

    Perspectiva intenção de ruptura - matriz teórica marxismo.

  • •  a    vertente  inspirada  na    fenomenologia,  que  emerge  como  metodologia  dialógica,  apropriando‐se  também  da  visão  de  pessoa  e  comunidade  de  E.  Mounier (1936) dirige‐se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências,  colocando para o Serviço Social a tarefa de "auxiliar na abertura desse sujeito  existente,  singular,  em  relação  aos  outros,  ao mundo  de  pessoas"  (ALMEIDA,  1980, p. 114). Esta  tendência que no Serviço Social brasileiro vai priorizar as  concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é analisada  por  Netto  (1994,  p.  201  e  ss)  como  uma  forma  de  reatualização  do  conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão (...)

  • O processo de renovação do Serviço Social no Brasil se dividiu em três perspectivas distintas, conforme a literatura profissional nos indica: 1) perspectiva modernizadora, cujo embasamento teórico-metodológico advinha de vertentes como o funcionalismo, estruturalismo e positivismo; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo, a qual era influenciada pela fenomenologia; 3) perspectiva de intenção de ruptura, a qual foi influenciada pela teoria social marxista.


    RESPOSTA: E 
  •  

    No processo de renovação emergem três principais concepções profissionais:

     

     

    1) perspectiva modernizadora; (caracterizado pelo funcionalismo/ positivismo)  

     

    2) reatualização do conservadorismo; (fenomenologia/ diálogo-pessoa-transformação social)

     

    3) intenção de ruptura. ("marxismo sem Marx")

  • O processo de renovação do Serviço Social no Brasil se dividiu em três perspectivas distintas:

     

    1) perspectiva modernizadora ==>  embasamento teórico-metodológico advinha de vertentes como o funcionalismo, estruturalismo e positivismo;

    2) perspectiva de reatualização do conservadorismo ==>  era influenciada pela fenomenologia;

    3) perspectiva de intenção de ruptura ==>  foi influenciada pela teoria social marxista.

  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL (MARIA CARMELITA YAZBEK)

    CFESS DIREITOS SOCIAIS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, p. 149.


ID
1165735
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No encontro de Porto Alegre (1965) emergiu a perspectiva modernizadora como primeira expressão de renovação do Serviço Social. Esta perspectiva é afirmada nos Seminários de Teorização de Araxá e Teresópolis que são reconhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva modernizadora foi a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social brasileiro. Essa perspectiva, apoiada em vertentes funcionalistas, estruturalistas e positivistas compreendia a profissão como uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento das políticas impostas pela autocracia burguesa brasileira. Ela possuiu, como afirmação de suas ideias e perspectiva, dois seminários relevantes, os quais são o Seminário de Araxá e o Seminário de Teresópolis. Ambos seminários de teorização sobre o Serviço Social, os quais resultaram em documentos que expressavam as ideias e formulações apresentadas pelos seus participantes, buscaram reconfigurar a profissão de modo que ela viesse a participar e colaborar com o modelo social, político e econômico imposto pela autocracia burguesa.


    RESPOSTA: D
  • Modernização de teorias e técnicas para responder demadas do desenvolvimento capitalista, ou seja, foi o esforço de conceber o serviço social como suporte e instrumento atraves de tendencias socio-políticas para as políticas de desenvolvimento. Gab. d

     

     

     

    "Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."

  • A partir de José Paulo Netto:

     

    PERSPECTIVA MODERNIZADORA: Araxá traz a afirmação da perspectiva modernizadora (p.167) e Teresópolis:a cristalização da perspectiva modernizadora(p.177);

    A perspectiva modernizadora trouxe "um esforço no sentido de adequar o serviço social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sóciopolíticos emergentes no pós-64. (...).seus grandes monumentos , sem dúvida, são os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis". (p.154)

     

    REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO: Sumaré e Alto da Boa Vista: Representam o deslocamento da perspetiva modernizadora. No Alto da Boa Vista, por exemplo, é perceptível um movimento de abertura a referências distintas do caldo conservador. É de Sumaré e Alto da Boa Vista que ressoam as formulações da vertente renovadora a que denominamos 'reatualização do conservadorismo'.(p.193).

    Essa vertente "recupera os componetentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, nos domínios da (auto)representa-ção e da prática, e os repõe sobre uma base tóerico-metodológica que se reclama nova, repudiando, simultaneamente, os padrões mais nitidamente vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético, de raiz marxiana" (p.157)

     

     

    INTENÇÃO DE RUPTURA: Belo Horizonte: alternativa global ao tradicionalismo. O Método que ali se elaborou foi além da crítica ideológica, da denúncia epistemológica e metodológica e de recusa das práticas próprias do tradicionalismo; envolvendo todos estes passos, ele coroou a sua ultrapassagem no desenho de um inteiro projeto profissional, abrangente, oferecendo uma pauta paradigmática dedicada a dar conta inclusive do conjunto de suportes acadêmicos para a formação dos quadros técnicos e para a intervenção do Serviço Social (p.276-277).

    "Possui como substrato nuclear uma crítica sistemática ao desempenho "tradicional" e aos seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos.Com efeito, ela manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador (a tradição positivista), quer com seus paradigmas de intervenção social (o reformismo conservador).(p.159)

     

     

     

    Fonte: PAULO NETTO, José. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64.10.ed.São Paulo. Cortez, 2007


ID
1188871
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A intervenção do Assistente Social, na perspectiva da vertente profissional que intenta romper com as práticas tradicionais no âmbito do Serviço Social, desenvolve-se no âmbito organizacional/institucional para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Identificar as possibilidades de participação efetiva dos usuários do Serviço Social nos processos nos quais estão envolvidos, inclusive na gestão democrática e na ampliação do acesso aos serviços existentes

  • A intervenção do Assistente Social, na perspectiva da vertente profissional que intenta (intenção) romper com as práticas tradicionais no âmbito do Serviço Social, desenvolve-se no âmbito organizacional/institucional para:

     

    - identificar as possibilidades de participação efetiva dos usuários do Serviço Social nos processos nos quais estão envolvidos, inclusive na gestão democrática e na ampliação do acesso aos serviços existentes.


ID
1188952
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Barroco (2001), o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (Congresso da virada), ocorrido em 1979, assinala o posicionamento ético-político que passa a se configurar como marco decisivo no:

Alternativas
Comentários
  • Congresso da Virada de 1979 foi importante para firmar compromisso com a classe trabalhadora

    Gabarito A - compromisso político e coletivo da categoria com os setores populares

     


ID
1199305
Banca
SHDIAS
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a evolução histórica do Serviço Social no Brasil assinale a alternativa “incorreta":

Alternativas
Comentários
  •  Influência mexicana? rs Foi latino americana que inclui México; Argentina; Venezuela e Colômbia e não apenas O Mexico...

     

     

     

    "Bendizei ao Senhor tds as suas obras..."

  •  b)

    Nos anos 40 e 50 o Serviço Social brasileiro recebe influência mexicana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.

  • Na década de 40 o Serviço social sofreu influência norte americana instituindo o estudo de caso, grupo e individuo .


ID
1220143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de renovação do serviço social brasileiro teve como primeira expressão as formulações profissionais da perspectiva

Alternativas
Comentários
  • O movimento de Reconceituação do Serviço Social, envolveu predominantemente três momentos distintos: 

    1- modernização conservadora ( caracterizado pelo funcionalismo/ positivismo) 

    2-reatualização do conservadorismo ( fenomenologia/ diálogo-pessoa-transformação social)

    3-intenção de ruptura ( " marxismo sem marx") 

  • O processo de renovação do Serviço Social brasileiro se processou em três perspectivas e momentos cronologicamente distintos. Assim, a primeira direção desse processo consiste na perspectiva modernizadora, a segunda na perspectiva de reatualização do conservadorismo e, por fim, a terceira perspectiva conhecida como intenção de ruptura.


    RESPOSTA: D

ID
1231237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência às diversas possibilidades, áreas e demandas profissionais do assistente social, julgue o item seguinte.

Novas possibilidades e demandas de atuação profissional estão diretamente relacionadas à tomada de posição expressa nos textos do Seminário de Araxá, que marca o processo de renovação do serviço social.

Alternativas
Comentários
  • O documento de Araxá foi o princípio de discussão teórica, embasado na corrente positivista, se desenvolveu na perspectiva modernizadora.

  • A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil. Ela se desdobra nos eventos de Araxá (19-26/03/1967) e Teresópolis (10-17/01/1970). Esses dois documentos podem ser considerados a tentativa de adequar o Serviço Social às tendências políticas que a ditadura tornou dominante e que não se punha como objeto de questionamento pelos protagonistas que concorriam à sua elaboração. 
    Encontro de Araxá em MG (1967) reunindo 38 Assistentes sociais docentes e não-docentes promovido pelo centro brasileiro de cooperação e intercâmbio de serviços sociais (CBISS). Tendo como objetivo repensar em maior profundidade a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia. O Serviço Social se caracteriza pela ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares e sociais que decorrem muitas vezes de estruturais sociais inadequadas. Compreendendo que este tipo de ação tem dimensões corretivas e promocionais, ressaltando que promover é capacitar. É da perspectiva da globalidade que flui a reflexão que em Araxá vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar em dois níveis o micro e o macro. No micro é essencialmente operacional, o macro compreende as funções do Serviço Social ao nível da política e do planejamento para o desenvolvimento da infra-estrutura social. O documento entende-se a estrutura social como facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação, serviços sociais fundamentais. Algo significativo é a vontade da profissão onde os Assistentes sociais não sejam mais meros executores das políticas sociais, sejam capazes, sobretudo de formulá-las e geri-las.
    Sete encontros foram realizados para discuti-lo, dando origem ao próximo encontro que foi o de Teresópolis (1970) sobre metodologia com repercussão em toda América Latina. Oferece uma metodologia do Serviço Social voltada para a prática profissional do Serviço Social e que se desenvolva com um nível mínimo de cientificidade. Ele aborda uma determinação de um método profissional que defende ser um método científico. A redefinição do papel do Assistente social ao situá-lo como um funcionário do desenvolvimento, Teresópolis propõe a redução quanto à própria condição funcionária do profissional, ele é investido de um estatuto básico de execução, com a conseqüente valorização da ação prática-imediata.

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/movimento-de-reconceituacao-do-servico-social/46749/#ixzz3jSPtYSF6

  • Diante do contexto de Ditadura e repressão na década de 60. Araxá ( 1967) trabalha o sentido sóciotecnico do Serviço Social enquanto profissão. Neste período a preocupação era apenas repassar os programas de Estado para as populações sem criticar a ordem vigente.

    (Welber Gontran) 

  • O processo de renovação do Serviço Social que tem início por volta da década de 1960, foi um processo de questionamento no interior da própria profissão, e desencadeará na conformação de três perspectivas: 1) perspectiva modernizadora; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) perspectiva de intenção de ruptura. As duas primeiras perspectivas, apesar das peculiaridades de cada uma, eram funcionais à autocracia burguesa e não fomentavam nenhuma crítica à ditadura vigente no país, reafirmando o projeto hegemônico burguês. A última perspectiva, como o próprio nome sugere, é a única que realizou de fato uma crítica ao Serviço Social tradicional e buscou romper com esse cariz conservador da profissão.
    O Seminário de Araxá, indicado na questão, esteve contido na primeira perspectiva, a modernizadora, e não apresentou nenhum tipo de "tomada de posição" da categoria profissional. Conforme nos aponta José P. Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015), nesse seminário e no documento lá elaborado ficou expresso que almejava-se uma modernização do tradicional de modo a contribuir para a modernização em curso no país, e que os assistentes sociais lidavam com pessoas desajustadas, as quais deveriam se adequar à sociedade, o que expressa um caráter ainda conservador no interior da profissão.


    RESPOSTA: ERRADO
  • O Seminário de Araxá, se dá num contexto de Ditadura, onde se exigia que o profissional fosse meramente técnico, fundamenta-se teoricamente no funcionalismo, o assistente social era basicamente um executor de políticas públicas. (welber Gontran)

  • Gabarito Errado

    O seminário de Araxá, que tratou da teorização do Serviço Social e sua metodologia, foi realizado em Minas no ano de 1967, em meio ao cenário da crise ditatorial no Brasil, apresentou uma perspectiva desenvolvimentista e neotomista. Tal documento foi perdendo sua hegemonia na década de 70, onde ainda se percebia o caráter conservador no interior da profissão, não apresentando por parte da categoria da época, uma posição de crítica.  

  • Gabarito Errado.Quem desencadeou o processo de renovação no Serviço Social  foi o I Seminário Regional Latino-Americano de Serviço Social, realizado em Porto Alegre-RS em 1965, e não o Seminário de Araxá como afirma a assertiva.

  • O Seminário de Araxá contribuíram para a PERSPECTIVA MODERNIZADORA (a-política/ a-histórica)

  • Comentário da professora do qconcursos:

     

    "O processo de renovação do Serviço Social que tem início por volta da década de 1960, foi um processo de questionamento no interior da própria profissão, e desencadeará na conformação de três perspectivas: 1) perspectiva modernizadora; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) perspectiva de intenção de ruptura. As duas primeiras perspectivas, apesar das peculiaridades de cada uma, eram funcionais à autocracia burguesa e não fomentavam nenhuma crítica à ditadura vigente no país, reafirmando o projeto hegemônico burguês. A última perspectiva, como o próprio nome sugere, é a única que realizou de fato uma crítica ao Serviço Social tradicional e buscou romper com esse cariz conservador da profissão.
    O Seminário de Araxá, indicado na questão, esteve contido na primeira perspectiva, a modernizadora, e não apresentou nenhum tipo de "tomada de posição" da categoria profissional. Conforme nos aponta José P. Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015), nesse seminário e no documento lá elaborado ficou expresso que almejava-se uma modernização do tradicional de modo a contribuir para a modernização em curso no país, e que os assistentes sociais lidavam com pessoas desajustadas, as quais deveriam se adequar à sociedade, o que expressa um caráter ainda conservador no interior da profissão. "

    RESPOSTA: ERRADO

  • O Método de BH, elaborado pela Escola de Serviço Social da Universidade Católica de MG entre 1972 e 1975 durante a vertente de intenção de ruptura, é considerado o marco do movimento de Reconceituação no Brasil.

    O I Seminário Regional Latino Americano de Serviço social, ocorrido em Porto Alegre em 1965 é considerado um marco do Movimento de Reconceituação na América Latina

    Bons estudos.Não vamos desistir!!!

  • Marca o auge da modernização conservadora.

  • Araxá e Teresópolis foram seminários desenvolvidos no período da modernização conservadora. 

  • O Seminário de Araxá não apresentou nenhum tipo de "tomada de posição" da categoria profissional. Nesse seminário e no documento lá elaborado ficou expresso que almejava-se uma modernização do tradicional de modo a contribuir para a modernização em curso no país, e que os assistentes sociais lidavam com pessoas desajustadas, as quais deveriam se adequar à sociedade, o que expressa um caráter ainda conservador no interior da profissão.


ID
1280638
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Netto (Ditadura e Serviço Social, 1991, p. 154) “erodida a base do Serviço Social tradicional, a reflexão profissional se desenvolveu diferencialmente – quer cronológica, quer teoricamente – em três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação”. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O processo de renovação do Serviço Social no Brasil se dividiu em três expressões distintas, conforme aponta a literatura profissional: 1) perspectiva modernizadora, a qual emerge por volta dos anos de 1965 e pautava-se na perspectiva funcionalista, estruturalista e positivista; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo, a qual emerge por volta de meados da década de 1970 e orientava-se pela perspectiva fenomenológica; 3) perspectiva de intenção de ruptura, cuja emersão ocorre por volta de metade dos anos de 1970 e possuía como base a teoria social marxista, apesar de num primeiro momento essa aproximação ao marxismo ocorrer de forma enviesada. Dessa forma, é no final dos anos de 1980 que a perspectiva de intenção de ruptura, a qual já havia iniciado a aproximação a teoria social marxista, porém agora recorrendo as fontes originais, adquire destaque e hegemonia no interior da categoria profissional, situando a profissão no processo de produção e reprodução das relações sociais capitalista bem como reconhecendo a divisão da sociedade em classes, visto que enquanto a produção é cada vez mais social e coletiva a apropriação das riquezas é privada. Portanto, a letra "D" está correta. A letra "A" está incorreta pois a perspectiva modernizadora não é difundida na década de 1980, como já apontado. A letra "B" está incorreta pois a base para a constituição do Serviço Social crítica se dá por volta dos fins dos anos de 1970 e inicio dos 1980. A letra "C" está errada pois cronologicamente as direções dos processo de renovação estão descritas erroneamente.


    RESPOSTA: D
  • "A letra "C"  está errada pois cronologicamente as direções dos processo de renovação estão descritas erroneamente"; ONDE PEDE PARA SER EM ORDEM CRONOLÓGICA?

  • Essa questão deveria ser anulada , uma vez que não pede para seguir uma cronologia. Outro fator é que a questão pede "três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação” e não de características do processo de ruptura. Pra mim a "D" é a que mais se adequa.

  • concerteza a C está correta..pois como já foi dito eles não pedem em ordem cronológica!!!

  • Influências Teóricas: Netotomista; Positivista; Funcionalista e Marxismo. Portanto, diferente de perspectivas da Renovação! 

  • gabarito errado!!

    três direções principais: Gabarito c

  • Realmente a alternativa c é a correta

     

  • Segundo Netto (Ditadura e Serviço Social, 1991, p. 154) “erodida a base do Serviço Social tradicional, a reflexão profissional se desenvolveu diferencialmente – quer cronológica, quer teoricamente – em três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação”. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

  • 1) perspectiva modernizadora (anos de 1965) e pautava-se na perspectiva funcionalista, estruturalista e positivista;

    2) perspectiva de reatualização do conservadorismo (meados da década de 1970) e orientava-se pela perspectiva fenomenológica;

    3) perspectiva de intenção de ruptura (por volta de metade dos anos de 1970) e possuía como base a teoria social marxista, apesar de num primeiro momento essa aproximação ao marxismo ocorrer de forma enviesada. Dessa forma, é no final dos anos de 1980 que a perspectiva de intenção de ruptura, a qual já havia iniciado a aproximação a teoria social marxista, porém agora recorrendo as fontes originais, adquire destaque e hegemonia no interior da categoria profissional, situando a profissão no processo de produção e reprodução das relações sociais capitalista bem como reconhecendo a divisão da sociedade em classes, visto que enquanto a produção é cada vez mais social e coletiva a apropriação das riquezas é privada.

  • A letra D está errada, pelo fato de afirmar que a perspectiva crítica torna-se hegemônica no Serviço Social, quando sabemos que nenhuma delas foram dominantes, umas bancas consideram assim, outras pedem que revejam essa questão, não tem como ser hegemônica se estamos em um processo democrático que dar nortes diferentes dentro da profissão, até quem se diz críticos, são conservadores, estúpidos e incoerentes com o que demandam o agir profissional.

  • "Obviamente,  este  processo  de  construção  da  hegemonia  de  novos  referenciais  teórico‐metodológicos e interventivos, a partir da tradição marxista, para a profissão  ocorre  em  um  amplo  debate  em  diferentes  fóruns  de  natureza  acadêmica  e/ou  organizativa, além de permear a produção intelectual da área.  Trata‐se de um debate  plural,  que  implica  na  convivência  e  no  diálogo  de  diferentes  tendências,  mas  que supõe  uma  direção  hegemonica.  A  questão  do  pluralismo,  sem  dúvida  uma  das  questões  do  tempo  presente,  desde  aos  anos  80  vem‐se  constituindo  objeto  de  polêmicas e reflexões do Serviço Social. "

     

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

  • Casca de banana. A alternativa C está errada apenas pq não cita as direções teórico-metodológicas cronologicamente. Vejam o comentário do professor!

  • Vou ser sincero: É JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL!

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • também não concordo com a D pelo fato da palavra "hegemônica"

  • As direções teórico-metodológicas constituídas no processo de renovação do serviço social são: a reatualização do conservadorismo, a perspectiva modernizadora e a perspectiva da intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional.

    Comentário: Penso que o erro da alternativa consiste em demonimar as vertentes da renovação como direções teórico-metodológicas. Nesse sentido, as direções teórico metodológicas são: estrutural-funcionalismo (positivismo), fenomenologia e marxismo.

    A perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura são VERTENTES DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.


ID
1345918
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Paulo Netto, a Renovação do Serviço Social apresenta três direções: a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.

Alternativas
Comentários
  • José Paulo Netto é um dos principais estudiosos da profissão de Serviço Social e elaborou obras conhecidas no cenário nacional e internacional. Em sua obra, Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64 (17ª edição, São Paulo: Cortez ,2015), o autor nos esclarece que o processo de renovação do Serviço Social no Brasil apresentou três direções distintas e que ocorreram na respectiva ordem cronológica: 1) perspectiva modernizadora; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo; e 3) perspectiva de intenção de ruptura. Assim sendo, a assertiva acima está correta. Ademais, é necessário ficar atento a este tipo de afirmação pois em alguns casos as direções do processo de renovação são colocadas de forma errônea quanto a ordem cronológica tornando a questão incorreta, dependendo do que se afirma.


    RESPOSTA: CERTO
  • Corretíssima! O processo de renovação do Serviço Social foi marcado por essas três vertentes: a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.

  • Quanto a ordem cronológica fiquei com uma dúvida. No livro ele apresenta uma cronologia didática porém os seminários aconteceram em momentos mistos.Um exemplo disso foi o Método de BH (1970) ocorrendo ao mesmo tempo que o Seminário de Teresópolis (1970). Outro exemplo foi o Seminário do Alto da Boa Vista realizado em 1984 bem depois do próprio Congresso da Virada (1979). Talvez por isso ele chame o processo de renovação de um caleidoscópio onde diversas idéias surgem concomitantemente. Estou errada?

  • Respondendo ao questionamento da colega Natalia Limongi. Seminário de Araxá 1967, Teresópolis 1970, método de BH de 1972 à 1975, Sumaré 1978 e congresso da virada 1979.

  • No processo de renovação emergem três principais concepções profissionais:

     

     

    1) perspectiva modernizadora;

     

    2) reatualização do conservadorismo;

     

    3) intenção de ruptura.

  • A Perspectiva Modernizadora é a primeira perspectiva do processo de renovação do Serviço Social no Brasil e começa a ganhar força durante a crise do tradicionalismo da profissão. Essa perspectiva teve como marco principal adequar o Serviço Social às demandas abarcadas pelo processo sociopolítico oriundos do golpe militar.  Netto (2005, p.154) ressalta:

    [...] uma perspectiva modernizadora para as concepções profissionais - um esforço no sentido de adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sócio-políticos emergentes no pós-64.

     Tendo em vista as próprias características do desenvolvimento da sociedade, esta perspectiva foi capaz de se adequar ao governo através de um posicionamento tipicamente estrutural-funcionalista. Buscou-se um tom de instrumentalidade, onde sua diretriz profissional consistia em adquirir conhecimentos técnicos capazes de interferir na sociedade.   

    Entende-se que no processo de Reatualização do Conservadorismo, busca-se aperfeiçoar as antigas práticas profissionais de acordo com as novas exigências do perfil profissional, ou seja, busca-se mantê-las num viés mais crítico que pudesse apresentar argumentos plausíveis para adentrar a nova prática profissional. Essa perspectiva “supunha reatualizar o conservadorismo, embutindo-o numa ‘nova proposta’, ‘aberta’ e ‘em construção’” (NETTO, 2005, p.203) Nesse contexto cabe expor que o lastro conservador não foi erradicado do Serviço Social pela perspectiva modernizadora; com vista na seção precedente, ela explorou particularmente o seu vetor reformista e subordinou a suas expressões às condições das novas exigências que a “modernização conservadora” colocou ao exercício profissional (NETTO, 2005) Netto (2005) aponta que nessa perspectiva “a demanda do aporte teórico do pensamento fenomenológico surge como a faceta mais proeminente .

    A terceira perspectiva é a intenção de ruptura, esta almejava romper totalmente com o Serviço Social tradicional, propunha uma quebra quer com seus procedimentos metodológicos, ideológicos e teóricos, com o seu conservadorismo, a tradição positivista. Esta perspectiva recorre principalmente ao pensamento marxista, que era tida de forma progressiva na sociedade. Caracteriza-se também pelo reforço a teoria marxista, principalmente o “marxismo acadêmico”, que se desenvolve no correr do tempo com a crise da ditadura militar.  O Serviço Social se apropria das teorias marxistas, pois acreditavam em uma mudança social. Mas a leitura feita pelos assistentes sociais da época sobre o marxismo foi muito superficial o que causou uma concepção do assistente social como agente transformador da sociedade numa ideia de revolução. 

    fonte: http://seminarioservicosocial.paginas.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf


ID
1449724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço social brasileiro, no contexto da ditadura militar, passou a experimentar um processo de renovação que modificou, substantivamente, o chamado serviço social tradicional.
Sobre quais dimensões essas mudanças incidiram?

Alternativas
Comentários
  • Nasce neste cenário o processo de renovação da profissão do Serviço Social no Brasil, assumindo novas posturas, até então consideradas modernas para o período onde estava inseridos. Sendo assim, o cenário das teorias do Assistente social passa a ser ajustado ao contexto socioeconômico da realidade brasileira, configurando mudanças estruturais na sociedade e na ideologia do Serviço social no Brasil.Nas práticas e nas concepções profissionais

    No contexto da ditadura militar:.

     houve aumento dos postos de trabalho, mas faltou condições estruturais para permanência destes postos; tinha muito dinheiro nos cofres dos bancos, especialmente nas poupanças das classes média e alta, mas milhões de brasileiros morria de subnutrição.

    Assim , se concebe neste cenário que o crescimento econômico brasileiro gerou mazelas sociais irreparáveis, especialmente a concentração de renda e o desemprego.

    Já no que se refere desenvolvimento humano neste contexto, frisa-se os dados já citados acima, ou seja, um pais onde milhões morriam de desnutrição, enquanto seu PIB, era o 9º maior do mundo, caracteriza de forma evidente que o país era administrado para o favorecimento das classes média e alta.

    Outros aspectos que configuram um contexto onde o desenvolvimento humano este à mercê era as características estruturais da Nação que se dizia em desenvolvimento. Sendo assim, tais características como: grande quantidade de crianças mortas por desnutrição; milhares de municípios brasileiros sem água encanada; falta de saneamento básicos em grande parte do país; e tantos outras situações sociais, evidenciaram a falta de planejamento para o desenvolvimento humano do povo brasileiro.

    A concentração da renda brasileira no contexto do Milagre Econômico, teve grande argumento nos técnicos do Governo militar, que afirmavam que a ideologia que fundamentava tal concentração consistia em “crescer o bolo para depois reparta-lo”. Nesse tocante, situações como contenções de salários, altos impostos para a classe pobre e diminuição de impostos sobre produtos destinados à classe mediata, foram argumentos utilizados pelos militares para concentrar ou acumular a renda, sem distribuição.

    Assim, o que se conclui da concentração da renda é que esta é fruto do próprio desenvolvimento econômico deste momento histórico. Todavia, que neste mesmo contexto haveria a urgente necessidade de posturas de políticas econômicas que visa-se a distribuição renda, e nada foi feito.


  • O Milagre Econômico teve como características também o crescimento da concentração de renda e o aumento da pobreza. Assim, as políticas econômicas adotadas neste período tiveram como foco as camadas sociais consideradas média e alta, por acreditarem que naquele período histórico as camadas sociais denominadas economicamente baixas, não tinham a mesma estrutura econômica, e que não contribuiriam de forma decisiva para o fortalecimento econômico do país

  • O Serviço Social brasileiro, durante a autocracia burguesa no Brasil, passa por um processo de renovação da profissão. A própria autocracia e o quadro social, político e econômico gerado por ela, propiciaram o questionamento dos profissionais de Serviço Social acerca de sua prática e o resultado que ela produz. Desse modo, nesse contexto os assistentes sociais passam a repensar e revisar sua prática e atuação profissional, preocupar-se com o instrumental técnico e sua renovação. De acordo com José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. Cortez, 2015) no processo de renovação emergem três principais concepções profissionais: 1) perspectiva modernizadora; 2) reatualização do conservadorismo e 3) intenção de ruptura.


    RESPOSTA: E


  • Letra E.

    Nas práticas e nas concepções profissionais.
  • Gabarito letra " E" - Yasbek (2009) destaca que " é no  movimento de Reconceituação e em seus desdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontam, diversas tendências voltadas a fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social " . 

     

    YASBEK ,M.C . Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade . In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília-DF: CEFESS/ABEPSS 2009.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O Serviço Social brasileiro, durante a autocracia burguesa no Brasil, passa por um processo de renovação da profissão. A própria autocracia e o quadro social, político e econômico gerado por ela, propiciaram o questionamento dos profissionais de Serviço Social acerca de sua prática e o resultado que ela produz. Desse modo, nesse contexto os assistentes sociais passam a repensar e revisar sua prática e atuação profissional, preocupar-se com o instrumental técnico e sua renovação. De acordo com José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. Cortez, 2015) no processo de renovação emergem três principais concepções profissionais: 1) perspectiva modernizadora; 2) reatualização do conservadorismo e 3) intenção de ruptura.


    RESPOSTA: E

  • Letra E, a renovação procurava investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legislação prática, através de respostas às demandas sociais e da sua sistematização, e de validação teórica, mediante a remissão às teorias e disciplinas socais.


ID
1449727
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na década de 1960, no processo de renovação profissional, têm destaque dois documentos importantes, o Documento de Araxá e o Documento de Teresópolis. Eles são representativos da chamada perspectiva modernizadora.
Apesar das diferenças entre suas formulações, qual o traço comum entre eles?

Alternativas
Comentários
  • Letra D: esta vertente se caracteriza pelo esforço de tornar o Serviço Social uma profissão capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento do país.

  • O esforço de conceber o serviço social como suporte e instrumento para as políticas de desenvolvimento. sendo a letra E

  • Os seminários de teorização do Serviço Social vieram para organizar o teorizar os trabalhos dos assistentes sociais e tinha como pano de fundo os interesses da autocracia burguesa e o regime militar que apoiavam estas mudanças. A perspectiva modernizadora foi uma tentativa de adequação do Serviço Social enquanto atuava como um instrumento nas estratégias do desenvolvimento capitalista .Como nos indica Netto(1998, 154) “o núcleo central desta perspectiva é a tematização do Serviço Social como interveniente, dinamizador e integrador, no processo de desenvolvimento”.


  • Segundo nos aponta José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição, Cortez, 2015) o processo de renovação do Serviço Social brasileiro resultou em três vertentes: 1) a perspectiva modernizadora; 2) a perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) a perspectiva de intenção de ruptura. No que concerne a primeira delas, a modernizadora, foram elaborados dois documentos que sintetizavam discussões e propostas de dois encontros da categoria profissional na época. São eles o Documento de Araxá e o Documento de Teresópolis, os quais apesar de apresentarem distintas e peculiares abordagens e características, possuíam em comum a busca pela adequação do Serviço Social para que o mesmo fosse funcional as políticas de desenvolvimento da autocracia burguesia, sem em nenhum momento questionar o ocorrido em abril. Esses documentos, conforme nos informa Netto (2015), estavam diretamente relacionados com a ideologia disseminada pela autocracia burguesia, como a de desenvolvimento, e deste modo a profissão era pensada como uma ferramenta que poderia contribuir na viabilização das políticas de desenvolvimento, isto é, como um suporte para tais políticas.


    RESPOSTA: E


  • Vertente que corroborava com o processo de desenvolvimento do país, (do ponto de vista da classe hegemônica), Visto que nos encontrávamos em plena ditadura militar, e eramos meramente executores de uma lógica tecnicista burguesa.

  • como a questão ja traz muito bem, ou seja, documentos ligados a Perspectiva Modernizadora em um momento de modernizar o Serviço Social para acompanhar o desenvolvimento do Brasil (Déc. 50-60) já nao dava mais pra se falar somente em condutas morais e religiosas. Portanto Araxa e Teresopolis apresentavam discurssões no sentindo de instrumentalizar o serviço social na era desenvolvimentista do Brasil.

  • Comentario da Professora:

    Segundo nos aponta José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição, Cortez, 2015) o processo de renovação do Serviço Social brasileiro resultou em três vertentes: 1) a perspectiva modernizadora; 2) a perspectiva de reatualização do conservadorismo e 3) a perspectiva de intenção de ruptura. No que concerne a primeira delas, a modernizadora, foram elaborados dois documentos que sintetizavam discussões e propostas de dois encontros da categoria profissional na época. São eles o Documento de Araxá e o Documento de Teresópolis, os quais apesar de apresentarem distintas e peculiares abordagens e características, possuíam em comum a busca pela adequação do Serviço Social para que o mesmo fosse funcional as políticas de desenvolvimento da autocracia burguesia, sem em nenhum momento questionar o ocorrido em abril. Esses documentos, conforme nos informa Netto (2015), estavam diretamente relacionados com a ideologia disseminada pela autocracia burguesia, como a de desenvolvimento, e deste modo a profissão era pensada como uma ferramenta que poderia contribuir na viabilização das políticas de desenvolvimento, isto é, como um suporte para tais políticas.


    RESPOSTA: E

     

  • No que concerne a vertente modernizadora, foram elaborados dois documentos que sintetizavam discussões e propostas de dois encontros da categoria profissional na época. São eles o Documento de Araxá e o Documento de Teresópolis, os quais apesar de apresentarem distintas e peculiares abordagens e características, possuíam em comum a busca pela adequação do Serviço Social para que o mesmo fosse funcional as políticas de desenvolvimento da autocracia burguesia, sem em nenhum momento questionar o ocorrido em abril. Esses documentos, estavam diretamente relacionados com a ideologia disseminada pela autocracia burguesia, como a de desenvolvimento, e deste modo a profissão era pensada como uma ferramenta que poderia contribuir na viabilização das políticas de desenvolvimento, isto é, como um suporte para tais políticas.
     


ID
1569898
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tomando por base a análise realizada por Iamamoto (2009), pode-se compreender que as alterações verificadas nos espaços sócio-ocupacionais do assistente social estão relacionadas:

Alternativas
Comentários
  • Link pro texto da Iamamoto: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/FH41e7O0eM1MvI8g3552.pdf

  • O mercado de trabalho assim como os espaços em que os assistente sociais atuam sofre alterações devido às transformações ocorridas no âmbito da produção e na esfera do Estado. Assim, na dinâmica atual do capitalismo em que se tem uma flexibilização do processo produtivo e da gestão da força de trabalho e a instauração dos processos de contrarreforma do Estado, visando a minimização e extinção de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores, teremos então impactos em todos os espaços ocupacionais bem como em todas as categorias profissionais. Deste modo, a flexibilização das relações de trabalho, a implementação de novos meios que intensificam a exploração do trabalhador, a regulação da terceirização, dos part-time, o rebaixamento dos salários, o desemprego estrutural, afetam em igual medida os assistentes sociais, precarizando suas condições e relações de trabalho. Além de que, a radicalização das expressões da questão social diante desse novo contexto trará ainda mais e novas demandas ao assistente social, que possui a questão social como seu objeto de trabalho. Outro fator importante que deve ser considerado é o desfinanciamento das políticas sociais, lócus de trabalho privilegiado desse profissional, resultando tanto na precarização desses espaços quanto no fechamento de postos de trabalho para essa categoria e para outras que também atuam junto a política social, como psicólogos, pedagogos, advogados, etc. Em resumo, os processo sociais e as mutações no interior do capitalismo que buscam recuperar suas taxas de super lucros incidem diretamente sobre os espaços ocupacionais de toda a classe trabalhadora, dentro da qual encontram-se os assistentes sociais, posto que são também trabalhadores assalariados. Assim sendo, o avanço da agenda neoliberal no Brasil acarretou consequências catastróficas para os trabalhadores, observando que sempre tivemos formas precárias de trabalho que nunca foram superadas e que a partir desse momento passam a ser acentuadas.


    RESPOSTA: A
  • Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social

    "As alterações verificadas nos espaços ocupacionais do assistente social têm raízes nesses processos sociais, historicamente datados, expressando tanto a dinâmica da acumulação, sob a prevalência de interesses rentistas, quanto a composição do poder político e a correlação de forças no seu âmbito, capturando os Estado Nacionais, com resultados regressivos no âmbito da conquista e usufruto dos direitos para o universo dos trabalhadores. Mas os espaços ocupacionais refratam ainda as particulares condições e relações de trabalho prevalentes na sociedade brasileira nesses tempos de profunda alteração da base técnica da produção com a informática, a biotecnologia, a robótica e outras inovações tecnológicas e organizacionais, que potenciam a produtividade e a intensificação do trabalho. É esse solo histórico movente que atribui novos contornos ao mercado profissional de trabalho, diversificando os espaços ocupacionais e fazendo emergir inéditas requisições e demandas a esse profissional, novas habilidades, competências e atribuições. Mas ele impõe também específicas exigências de capacitação acadêmica que permitam atribuir transparências às brumas ideológicas que encobrem os processos sociais e alimentem um direcionamento ético-político e técnico ao trabalho do assistente social capaz de impulsionar o fortalecimento da luta contra-hegemônica comprometida com o universo do trabalho."

     http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/FH41e7O0eM1MvI8g3552.pdf

  • Resposta do professor

    O mercado de trabalho assim como os espaços em que os assistente sociais atuam sofre alterações devido às transformações ocorridas no âmbito da produção e na esfera do Estado. Assim, na dinâmica atual do capitalismo em que se tem uma flexibilização do processo produtivo e da gestão da força de trabalho e a instauração dos processos de contrarreforma do Estado, visando a minimização e extinção de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores, teremos então impactos em todos os espaços ocupacionais bem como em todas as categorias profissionais. Deste modo, a flexibilização das relações de trabalho, a implementação de novos meios que intensificam a exploração do trabalhador, a regulação da terceirização, dos part-time, o rebaixamento dos salários, o desemprego estrutural, afetam em igual medida os assistentes sociais, precarizando suas condições e relações de trabalho. Além de que, a radicalização das expressões da questão social diante desse novo contexto trará ainda mais e novas demandas ao assistente social, que possui a questão social como seu objeto de trabalho. Outro fator importante que deve ser considerado é o desfinanciamento das políticas sociais, lócus de trabalho privilegiado desse profissional, resultando tanto na precarização desses espaços quanto no fechamento de postos de trabalho para essa categoria e para outras que também atuam junto a política social, como psicólogos, pedagogos, advogados, etc. Em resumo, os processo sociais e as mutações no interior do capitalismo que buscam recuperar suas taxas de super lucros incidem diretamente sobre os espaços ocupacionais de toda a classe trabalhadora, dentro da qual encontram-se os assistentes sociais, posto que são também trabalhadores assalariados. Assim sendo, o avanço da agenda neoliberal no Brasil acarretou consequências catastróficas para os trabalhadores, observando que sempre tivemos formas precárias de trabalho que nunca foram superadas e que a partir desse momento passam a ser acentuadas.

    RESPOSTA: A


ID
1569931
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao abordar o tema dos estudos socioeconômicos no âmbito do Serviço Social, Mioto (2009) afirma que estes estudos, na trajetória do Serviço Social, tiveram um grande desenvolvimento técnico no período de consolidação da profissão, por meio da apropriação de um dado marco conceitual, o qual se refere:

Alternativas
Comentários
  • "Os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso. De acordo com Nicholds (1969), tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. Enquanto “método de tratamento”, incluía a necessidade de diminuir ou resolver o problema trazido pelos “clientes” e, se possível, modificar as dificuldades e complicações fundamentais. Esse “método” previa que, quando um “cliente” pedia auxílio, era necessária a realização do estudo social de caso, numa primeira etapa, posteriormente o diagnóstico e por último o tratamento." Mioto, 2009

  • Os estudos socioeconômicos estão presentes como ação dos assistentes sociais desde os primórdios da profissão, quando a mesma era ainda conservadora, pautada em perspectivas positivistas. O Serviço Social constituído nos Estados Unidos e, especificamente, o método cunhado de Serviço Social de Casos, propunha a realização de estudos socioeconômicos como uma das etapas desse método. Esse método visava integrar o indivíduo na sociedade, minimizar os desajustamentos sociais, através da realização de um estudo social de caso e, após, o diagnóstico e o tratamento. A profissão ainda conservadora nesse período entendia  a questão social como fatos sociais e natural de toda sociedade, buscando promover o ajustamento dos indivíduos com desvios de caráter, personalidade, etc. Atualmente os estudos socioeconômicos constituem competência profissional do assistente social, conforme disposto na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n. 8.662/1993), em seu Art. 4º, inciso XI. Porém, destacamos que a direção impressa ao se realizar esse estudo na atualidade é completamente distinta daquela que possuía a profissão em sua gênese no país.


    RESPOSTA: A
  • Errei ... Mas a resposta correta é  letra A - Consolidação da profissão = conceitual S. S. Americano, método serviço social de caso.

  • Lembrando que os estudos socioeconômicos não são privativos do Serviço social e sim competências.

  • Texto: Estudos Socioeconômicos - Regina Célia Tamaso Mioto

    https://xa.yimg.com/kq/groups/22603673/2059814974/name/Texto-base_1.pdf 


ID
1652260
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo José Paulo Netto, o que caracteriza aperspectiva modernizadora é

Alternativas
Comentários
  • A vertente modernizadora ( NETTO,1994, p.164 e ss ) caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalista, estruturalista e mais tarde sistêmicas ( matriz positivista ), voltadas a uma modernização conservadora e á melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade. Os recursos para alcança estes objetivos são buscados na modernização tecnológica e em processos e relacionamentos interpessoais .Estas opção configuram um projeto renovador tecnológico fundado na busca da eficiência e da eficacia que devem nortear a produção do conhecimento e a intervenção profissional ; 


ID
1652308
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A perspectiva de renovação do Serviço Social brasileiro, durante a ditadura militar, que recorre à fenomenologia como suporte teórico, é denominada por José Paulo Netto de

Alternativas

ID
1652323
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre as contribuições da perspectiva da intenção de ruptura à renovação do Serviço Social no Brasil pós-64, destaca-se o "Método Belo Horizonte".

Apesar de avanços teórico-práticos importantes, para José Paulo Netto essa contribuição apresenta, entre outras, a seguinte limitação:

Alternativas

ID
1683331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas para o profissional de serviço social em seus distintos contextos históricos, julgue o item a seguir.

Uma das três direções principais para o processo de renovação do serviço social é a perspectiva modernizadora, que ocorreu do período pós-1964, até meados da década de 70 do século passado, e teve o propósito de adequar a profissão às estratégias de desenvolvimento capitalista.


Alternativas
Comentários
  • Modernização Conservadora ou Vertente Modernizadora 

    - Primeira expressão no processo de renovação do Serviço Social-Doc de Araxá (67) e Teresópolis (70)- base positivista e desenvolvimentista."a  vertente  modernizadora  (NETTO,1994,  p.164  e  ss)  caracterizada  pela  incorporação  de  abordagens  funcionalistas,  estruturalistas  e  mais  tarde  sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e  à  melhoria  do  sistema  pela  mediação  do  desenvolvimento  social  e  do  enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da  sociedade.  Os  recursos  para  alcançar  estes  objetivos  são  buscados  na  modernização  tecnológica  e  em  processos  e  relacionamentos  interpessoais.  Estas opções configuram um projeto renovador tecnocrático fundado na busca  da eficiência e da eficácia que devem nortear a produção do conhecimento e a  intervenção profissional"(Os fundamentos históricos e teórico­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade)
  • Vertente modernizadora, depois reatualização do conservadorismo e por último vertente de ruptura 

  • Não entendi a expressão: "e teve o propósito de adequar a profissão às estratégias de desenvolvimento capitalista". Interpretei que este trecho tem como objetivo fazer a profissão se adequar aos moldes capitalistas e não contestar. Esta foi minha interpretação. Alguém pode me ajudar?

  • William Franca , mas a questão se refere a " perspectiva Modernizadora" e  ela tinha justamente esse propósito " adequar a profissão às estratégias de desenvolvimento capitalista" isso ocorreu no período pós 64 até meados dá decada de 70.

  • É a perspectiva positivista que restringe a visão de teoria ao âmbito do
    verificável, da experimentação e da fragmentação. Não aponta para mudanças, senão
    dentro da ordem estabelecida, voltando‐se antes para ajustes e conservação.
    Particularmente em sua orientação funcionalista, esta perspectiva é absorvida pelo
    Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um
    perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas
    para a intervenção, com as metodologias de ação, com a "busca de padrões de
    eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento; enfim, uma
    tecnificação da ação profissional que é acompanhada

    (YAZBEK, 1984, p. 71).

  • O processo de renovação expressa um quadro complexo e heterogêneo, com um pluralismo teórico, vários projetos em confronto, diferentes concepções de intervenção e práticas, novas propostas de formação profissional e uma fratura ideológica. Nesse processo, a perspectiva modernizadora foi um esforço para adequar o serviço social enquanto instrumento de intervenção às novas técnicas que atendessem às exigências postas pelo período, porém tinha uma visão funcionalista. Essa tendência foi expressa nos seminários:

     

    1. Araxá, em 1967, sendo a primeira produção teórica do CBCISS;

    2. Teresópolis, em 1970.

  • O processo de renovação do Serviço Social se expressou em três direções distintas. Entre essas direções tem-se a primeira, conhecida como a perspectiva modernizadora, influenciada pelo funcionalismo e a qual, entre as três perspectivas de tal processo, se preocupou em adequar a profissão às necessidade do capitalismo naquele período, objetivando torná-la uma ferramenta auxiliar a autocracia burguesa e suas necessidades. Portanto, buscou-se uma modernização dentro dos parâmetros do conservadorismo, mantendo a ordem, numa perspectiva de ajustamento.


    RESPOSTA: CERTO
  • Questão Certa 

    Lembrando as três direções para o processo de renovação são:

    1°Perspectiva Modernizadora

    2°Reatualização do Conservadorismo 

    3°Intenção de Ruptura. 

    Conforme Netto a Perspectiva Modernizadora trás um esforço no sentido de adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, as exigências postas pelo processos socio-politicos emergentes no pós-64.

  • Perspectiva Modernizadora do Serviço Social

    A Perspectiva Modernizadora é uma das direções da renovação do Serviço Social no Brasil, sendo um esforço de adequar a profissão às exigências postas pelos processos sócio-políticos emergentes no pós 64. Conforme Paulo Netto, o Serviço Social ajustou-se ao projeto de governo para atender ao “grande capital” (NETTO, in: Ditadura e Serviço Social, 2006). Assim, na perspectiva modernizadora, o Serviço Social ajustou-se ao projeto econômico do governo militar.

    Nesse contexto, o Serviço Social é considerado um instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a serem operacionalizadas voltadas às estratégias de desenvolvimento capitalista. Além disso, e apesar disso, é o vetor de renovação que mais influenciou a massa da categoria profissional.

    O principal representante da modernização conservadora do Serviço Social é José Lucena Dantas, que se orientou pela teoria funcionalista, a qual prevê o funcionamento do sistema na mais perfeita ordem, caso contrário, as disfunções precisam ser corrigidas.

    A expressão das ideias da perspectiva modernizadora do Serviço social é encontrada nos dois seminários de teorização do Serviço Social realizados durante a Ditadura Militar: Seminários de Araxá – 1967 e Teresópolis – 1970. Foi no âmbito desses encontros que essa perspectiva foi formulada por seus participantes. Nos documentos que daí se originaram e no de consenso em torno do olhar sobre a profissão, o Serviço Social é considerado um instrumento profissional de suporte às políticas de desenvolvimento.

  • Essa perspectiva aceita como dado inquestionável a ordem sócio-política instaurada pela ditadura e busca dotar a profissão de referências e instrumentos capazes de responder às demandas que se apresentam nesse momento

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O processo de renovação do Serviço Social se expressou em três direções distintas. Entre essas direções tem-se a primeira, conhecida como a perspectiva modernizadora, influenciada pelo funcionalismo e a qual, entre as três perspectivas de tal processo, se preocupou em adequar a profissão às necessidade do capitalismo naquele período, objetivando torná-la uma ferramenta auxiliar a autocracia burguesa e suas necessidades. Portanto, buscou-se uma modernização dentro dos parâmetros do conservadorismo, mantendo a ordem, numa perspectiva de ajustamento.


    RESPOSTA: CERTO


ID
1683334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas para o profissional de serviço social em seus distintos contextos históricos, julgue o item a seguir.

Análises críticas sobre o processo de renovação do serviço social afirmam que, ao final dos anos 80 do século XX, democratizou-se a relação no interior da categoria e legitimou-se o direito à diferença ídeo-política.


Alternativas
Comentários
  • (...)o Serviço Social vai apropriar‐se a  partir  dos  anos  80  do  pensamento  de  Antonio  Gramsci  e  particularmente  de  suas  abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia,  da  hegemonia,  da  subjetividade  e  da  cultura  das  classes  subalternas.  Vai  chegar  a  Agnes Heller e à sua problematização do cotidiano, à Georg Lukács e à sua ontologia  do  ser  social  fundada  no  trabalho,  à    E.P.  Thompson  e  à  sua  concepção    acerca  das  "experiências  humanas",  à  Eric  Hobsbawm  um  dos    mais  importantes  historiadores  marxistas  da  contemporaneidade  e  a  tantos  outros  cujos  pensamentos  começam  a  permear  nossas  produções  teóricas,    nossas  reflexões  e  posicionamentos  ideopolíticos. (....)este  processo  de  construção  da  hegemonia  de  novos  referenciais  teórico‐metodológicos e interventivos, a partir da tradição marxista, para a profissão  ocorre  em  um  amplo  debate  em  diferentes  fóruns  de  natureza  acadêmica  e/ou  organizativa, além de permear a produção intelectual da área. Trata‐se de um debate  plural,  que  implica  na  convivência  e  no  diálogo  de  diferentes  tendências,  mas  que  supõe  uma  direção  hegemonica.  A  questão  do  pluralismo,  sem  dúvida  uma  das  questões  do  tempo  presente,  desde  aos  anos  80  vem‐se  constituindo  objeto  de  polêmicas e reflexões do Serviço Social (Os fundamentos históricos e teórico­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade)

  • pense que foi no inicio da decada de 90

  •  

    "Também no âmbito da organização e representação profissional o quadro que se observa no Serviço Social brasileiro é de maturação (NETTO, 1996, p. 108 ‐111). Maturação que expressa na passagem dos anos 80 para os anos 90 rupturas com o seu tradicional conservadorismo, embora como bem lembre o autor “essa ruptura não signifique que o conservadorismo (e com ele, o reacionarismo) foi superado no interior da categoria profissional" (p. 111). Pois, a herança conservadora e antimoderna, constitutiva da gênese da profissão atualiza‐se e permanece presente nos tempos de hoje. Essa maturidade profissional que avança no início do novo milênio, se expressa pela democratização da convivêncian de diferentes posicionamentos teórico‐metodológicos e ideopolíticos desde o final da década de 1980. Maturação que ganhou visibilidade na sociedade brasileira, entre outros aspectos, pela intervenção dos assistentes sociais, através de seus organismos representativos, nos processos de elaboração e implementação da Lei Orgânica da Assistência Social ‐ LOAS (dezembro de 1993)."  YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade

  • resolvi essa usando as características do cep de 86


ID
1683340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas para o profissional de serviço social em seus distintos contextos históricos, julgue o item a seguir.

O processo de renovação do serviço social brasileiro, que ocorreu por volta dos anos 70 do século passado, coincide com o desgaste do serviço social tradicional. Até então, os fundamentos da formação profissional apoiavam-se na literatura de cunho funcionalista; além disso, orientavam para a prática do bem, refletida em ações de ajuda material e, também, às pessoas consideradas desajustadas socialmente.


Alternativas
Comentários
  • O movimento de reconceituação é responsável pelo ROMPIMENTO com o conservadorismo no seio profissional. O Serviço Social começou a se aliar com a teoria social de Marx, embora esta de maneira tímida. Antes do movimento de Reconceituação as práticas era pautadas na benemerência, caridade, ajuda, sem mudar o contexto do homem.

  • Dúvida quanto ao ano. Eu jpguei 60

  • O movimento se inicia em 1965. A banca não disse a data de início mas o período em que passa. E de fato, o movimento de passa na década de 70.

  • Como tira as duvidas das questões, se os professores não comentam?


ID
1686697
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de renovação no Serviço Social instaura um pluralismo teórico, ideológico e político, rompendo com o viés da homogeneidade de visões e práticas. A erosão do Serviço Social tradicional se deu a partir da(o):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra "B" -> Movimento de reconceituação

  • No entanto, é com este referencial, precário em um primeiro momento, do ponto  de  vista  teórico,  mas  posicionado  do  ponto  de  vista  sócio‐político,  que  a  profissão  questiona  sua  prática  institucional  e  seus  objetivos  de  adaptação  social  ao  mesmo  tempo  em  que  se  aproxima  dos  movimentos  sociais.  Inicia‐se  aqui  a  vertente  comprometida  com  a  ruptura  (NETTO,1994,  p.  247  e  ss)  com  o  Serviço  Social  tradicIonal.  


    Estas  tendências,  que  configuram  para  a  profissão  linhas  diferenciadas  de  fundamentação  teórico‐metodológica  tenderão  a  acompanhar  a  trajetória  do  pensamento  e  da  ação  profissional  nos  anos  subsequentes  ao  movimento  de  Reconceituação  e  se  conservarão  presentes  até  os  anos  recentes,  apesar  de  seus  movimentos,  redefinições  e  da  emergência  de  novos  referenciais nesta  transição  de  milênio.  

  • b) Movimento de reconceituação. 


ID
1742080
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considera-se como marco histórico, tanto do rompimento do Serviço Social brasileiro com o conservadorismo profissional como do surgimento do projeto ético-político da profissão comprometido com os interesses da classe trabalhadora, o seguinte evento:

Alternativas
Comentários
  • Gooooooool da Alemanha kkkkk super animada a noite ta só começando e eu aqui fazendo gol kkkkkkkkkk !

  • O Congresso da Virada foi um marco fundamental para sedimentar a posição de ruptura com o Serviço Social conservador, mas se tratava de uma tendência de ruptura que já vinha se expressando desde meados dos anos 1950 e 1960, principalmente com o Movimento de Reconceituação de Serviço Social em 1965. Infelizmente, este movimento no Brasil foi interrompido em 1964, pela ditadura do grande capital. 

    Conselho Federal de Serviço Social. Seminário nacional: 30 anos do Congresso da Virada / Conselho Federal de Serviço Social. – Brasília : CFESS, 2012. 


    Dessa forma, o Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, mais conhecido como "Congresso da Virada" representou:

    -> Um marco fundamental no processo de ruptura com o S.S conservador;


    -> Marco do compromisso da categoria com as classes trabalhadoras, despontando como valor ético-político central;


    -> Marco ético e político no processo de reformulação do código de ética de 1986 (o primeiro a romper com o histórico conservadorismo dos código de ética brasileiros). 


ID
1832746
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir do Movimento de Reconceituação, os assistentes sociais são conclamados a pensar sua ação profissional com ênfase na realidade social e, para além da realizada nas organizações, buscando alternativas para o atendimento das demandas apresentadas pelos usuários. Esse movimento exigiu dos profissionais um posicionamento político, ideológico e de fato comprometido com a classe subalterna. Tal movimento é também o marco de aproximação da teoria marxista para o debate profissional, podendo ser considerado também como um marco na construção identitária do Serviço Social como profissão na América Latina e no Brasil.
Segundo Netto, esse movimento não ocorreu de forma homogênea e pode ser compreendido a partir de três direções: perspectiva modernizadora; reatualização conservadora e intenção de ruptura. Tomando por base essas direções, o referido autor entende o Movimento de Reconceituação como um marco no processo de renovação do Serviço Social no Brasil, analisando esse movimento a partir da perspectiva sócio-histórica de direção marxista.

Em relação ao processo de renovação do Serviço Social no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • qual é o erro da C?

  • Não se trata de um processo estrito (limitado), Izabella.

  • Concordo, Jacqueline.

  • Teve influência da autocracia burguesa e produziu alterações nas condições do exercício profissional do assistente social, demarcando a década de 80 como aquela que consolidou a matriz crítica como a hegemônica entre a maioria dos assistentes sociais.


ID
1884394
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço social adota como premissa ética a pluralidade de perspectivas teórico-metodológicas. Nesse sentido, ao longo da trajetória da profissão, já foram incorporados elementos das teorias funcionalista, fenomenológica e marxista. Com relação às correntes teórico-metodológicas do serviço social, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1890430
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com o movimento de reconceituação do serviço social, várias vertentes de análise emergiram. No contexto da modernização conservadora, implantada no Brasil nos anos 1960/1970, a intervenção da questão social é tratada por meio do(a):

Alternativas
Comentários
  • A vertente Modernizadora emprega teorias e técnicas para responder demadas do desenvolvimento capitalista, ou seja, foi o esforço de conceber o serviço social como suporte e instrumento atraves de tendencias socio-políticas para as políticas de desenvolvimento, atuando no contraponto: assistencia e repressão. Gab. a

     

     

     

    "Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."

  • Acertei esta questão, meu pensamento foi assim;


    Ditadura 1964 á 1985 - neste tempo os desempregados/pobres eram visto como desajustado, ou seja "caso de policia". tomado no Neotomismo.

  • Tem-se a instauração de um Estado “antinacional e antidemocrático”, que passa a enfrentar a “questão social” não apenas com repressão, mas também com políticas sociais compensatórias. 

    https://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/ec/ecd5a070-a4a6-4ba1-8e4a-81b016479890.pdf


ID
1912906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

Na reconceituação do serviço social no Brasil, o núcleo central da perspectiva da reatualização do conservadorismo consistiu na integração e dinamização do processo de desenvolvimento capitalista.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = ERRADO

    ---------------------------------------------------------

    Na reconceituação do serviço social no Brasil, o núcleo central da perspectiva da reatualização do conservadorismo consistiu na integração e dinamização do processo de desenvolvimento comunitário e da livre concorrência de prudução.

    ---------------------------------------------------------

  • fonte?

  • Conforme Paulo Netto no seu livro Ditadura e Serviço Social: a "reatualização do conservadorismo" trata-se de uma vertente que recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão...e os reclama como uma base teórico-metodológica que se reclama nova, repudiando os padrões vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético de raiz marxiana.

    A reatualização do conservadorismo reclama expressamente uma inspiração FENOMENOLÓGICA.

  • Gabarito Errado!

     

    A segunda perspectiva trazida por Netto é a reatualização do conservadorismo que se manifesta no interior da complexa dialética de ruptura e continuidade com o passado profissional, sem prejuízo dos elementos renovadores que apresenta. (NETTO, 2005)

     

    Entende-se que no processo de Reatualização do Conservadorismo, busca-se aperfeiçoar as antigas práticas profissionais de acordo com as novas exigências do perfil profissional, ou seja, busca-se mantê-las num viés mais crítico que pudesse apresentar argumentos plausíveis para adentrar a nova prática profissional. Essa perspectiva “supunha reatualizar o conservadorismo, embutindo-o numa ‘nova proposta’, ‘aberta’ e ‘em construção’” (NETTO, 2005, p.203)

    Netto (2005) aponta que nessa perspectiva “a demanda do aporte teórico do pensamento fenomenológico surge como a faceta mais proeminente das colocações significativas dos autores”. Em suma a Reatualização do Conservadorismo não impõe mudanças significativas no agir profissional pois mantém em seu seio algumas práticas consevadoras.

     

    Fonte:http://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf

  • Perspectiva modernizadora: situa-se no período entre 1965 a 1970, o núcleo central do debate profissional é o desenvolvimento, a partir da fundamentação teórica funcionalista, estruturalista e mais tarde estrutural-funcionalista, com o embasamento teórico do positivismo.

    Reatualização do conservadorismo: Essa direção situa-se na década de 1970, tendo como núcleo central a subjetividade, o vivido humano e a perspectiva dialógica, embasando-se na fenomenologia os seus objetivos era compreender a realidade microssocial deixando de lado a reflexão crítica da realidade macrosocietária.

    Intenção de Ruptura; que possui como centralidade a crítica ao tradicionalismo e aos seus embasamentos teóricos, metodológicos e ideológicos. Segundo Netto (2009, p. 159) Essa direção “manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador, quer com os seus paradigmas de intervenção social”.

    Questão errada.

  • A perspectiva que visa a integração a adequação á ordem capitalista é principalmente a perspectiva modernizadora, que é fruto do debate desenvolvimentista e funcionalista, visa a adequação da profissão ao discurso de gestão do estado. A ritualização do conservadorismo visa a questão micro e subjetiva a partir da fenomenologia.


ID
1912909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

Sob a perspectiva da vertente modernizadora, um dos objetivos do processo de renovação do serviço social no Brasil foi adequar a profissão às exigências da autocracia burguesa, tendo sido os seminários de Araxá e Teresópolis marcos dessa perspectiva na profissão.

Alternativas
Comentários
  •  A PERSPECTIVA MODERNIZADORA objetivava adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-64; auge de sua formulação: textos dos seminários de Araxá e Teresópolis.


     Ver NETTO. J. P. Ditadura e Serviço Social.

    Gabarito correto.

  • O II Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado no Rio de Janeiro em 1961, representa o marco oficial da inserção da profissão no projeto desenvolvimentista e da incorporação do DC numa perspectiva modernizadora e de atualização da profissão frente às novas demandas do Estado e dos setores dominantes. Com o governo João Goulart, abre-se um período de ampliação do espaço de participação política e de luta por transformações estruturais e reformas de base

     

    Nesse processo, a perspectiva modernizadora foi um esforço para adequar o serviço social enquanto instrumento de intervenção às novas técnicas que atendessem às exigências postas pelo período, porém tinha uma visão funcionalista. Essa tendência foi expressa nos seminários:

     

    1. Araxá, em 1967, sendo a primeira produção teórica do CBCISS;

     

    2. Teresópolis, em 1970.

     

    GAB. C

     

    Fonte: A RENOVAÇÃO PROFISSIONAL: VERTENTE MODERNIZADORA, A VERTENTE DA REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO E A VERTENTE DA INTENÇÃO DE RUPTURA.

  • Perspectiva modernizadora: situa-se no período entre 1965 a 1970, o núcleo central do debate profissional é o desenvolvimento, a partir da fundamentação teórica funcionalista, estruturalista e mais tarde estrutural-funcionalista, com o embasamento teórico do positivismo.

    Reatualização do conservadorismo: Essa direção situa-se na década de 1970, tendo como núcleo central a subjetividade, o vivido humano e a perspectiva dialógica, embasando-se na fenomenologia os seus objetivos era compreender a realidade micro social deixando de lado a reflexão crítica da realidade macro societária.

    Intenção de Ruptura; que possui como centralidade a crítica ao tradicionalismo e aos seus embasamentos teóricos, metodológicos e ideológicos. Segundo Netto (2009, p. 159) Essa direção “manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador, quer com os seus paradigmas de intervenção social”.

    GABARITO: CERTO


ID
1912912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

No Brasil, à época da ditadura militar, marcada pelo desenvolvimento capitalista, o caráter modernizador da perspectiva modernizadora esteve relacionado a uma postura de contestação à ordem sociopolítica então vigente.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, "à época"..e essa crase? Já coloquei logo Errado.

  • GABARITO = ERRADO

    ---------------------------------------------------------

    No Brasil, à época da ditadura militar, marcada pela estatização econômica, o caráter conservador da perspectiva didatorial esteve relacionado a uma postura de contestação à ordem sociopolítica então vigente.

    ---------------------------------------------------------

  • O golpe militar de 64 rompeu com quase todas as bases que evoluíam para uma nova ordem societária. O golpe impôs ao Brasil a retomada de outra ordem, de uma nova ordem político-institucional apoiada no fortalecimento do Estado. Essa ordem marcou o serviço social, consolidando a chamada modernização conservadora.

     

     

    GAB. E

     

    Bons estudos!

  • Pelo contrário, a "perspectiva modernizadora" ,pode ser considerada como um esforço no sentido de adequar o Serviço Social , enquanto instrumento d intervençao inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós 64.

  • A pespctiva modernizadora levou esforçou em adequar às exigências postas pelos processos sociopolíticos vigente.

  • errado, não contestava.


ID
1912915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

A intenção de ruptura foi forjada com a pretensão de romper com a herança teórico-metodológica conservadora e seus paradigmas de intervenção social.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA 

    Questão CTRL C + CTRL V do livro de NETTO, Ditadura e Serviço Social, pag. 159:

     

    "A terceira direção identificada no processo de renovação do serviço social no Brasil é a perspectiva que se propões como intenção de ruptura com o serviço social tradicional. Ao contrário das anteriores, esta possui como substrato nuclear uma crítica sistemática ao desepenho tradicional e aos seus suportes teórico, metodológicos e ideológicos. Com efeito, ela manifesta a pretensão de romper quer com a herança metodológica do pensamento conservador (tradição positivista), quer com os paradigmas de intervenção social (o reformismo conservador)."

     

    Pra quem quem ficou em dúvida por conta da palavra forjada creio que que foi usada no sentido de delineada, planejada, feita ou desenhada, de acordo com o dicionário: 

    Significado de Forjado

    adj. Característica do que se forjou, do que foi moldado em forja para adquirir um determinado aspecto ou uma determinada forma.
    Expresso ou revelado de maneira verdadeira e genuína.

  • Thamiris Moura, confesso que a palavra "forjada" me causou dúvida, mas respondi certa. Muito boa sua contribuição.

  • Fictício ou inventado: o bandido havia forjado as provas do crime... 

    para mim, isso é forjar! 

  • Gabarito Certo!

     

    Retirado da página 159 livro abaixo citado!

     

    Fonte:https://priscillaagapito.files.wordpress.com/2015/03/livronetto-ditaduraeserviosocialumaanlisedoserviosocialnobrasilps64-140113131640-phpapp01.pdf

  • SIGNIFICADO DE FORJAR:

    verbo transitivo direto

    Modelar metal, ou outro material, através de uma forja: forjava a ferradura, a espada, o ferro.

    [Figurado] Inventar; dar origem a alguma coisa a partir do nada: forjava uma nova expressão.

    [Figurado] Mentir; inventar de maneira mentirosa: forjou uma desculpa para não ir à festa; forjou uma assinatura.

    [Por Extensão] Modelar; dar forma a alguma coisa.

  • Intenção de Ruptura; que possui como centralidade a crítica ao tradicionalismo e aos seus embasamentos teóricos, metodológicos e ideológicos. Segundo Netto (2009, p. 159) Essa direção “manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador, quer com os seus paradigmas de intervenção social”.

    Indo além..

    Perspectiva modernizadora: situa-se no período entre 1965 a 1970, o núcleo central do debate profissional é o desenvolvimento, a partir da fundamentação teórica funcionalista, estruturalista e mais tarde estrutural-funcionalista, com o embasamento teórico do positivismo.

    Reatualização do conservadorismo: Essa direção situa-se na década de 1970, tendo como núcleo central a subjetividade, o vivido humano e a perspectiva dialógica, embasando-se na fenomenologia os seus objetivos era compreender a realidade microssocial deixando de lado a reflexão crítica da realidade macrosocietária.

    GABARITO: CERTO


ID
1912918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

O ponto de arranque da perspectiva da intenção de ruptura foi a criação do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, instituição extrauniversitária que contribuiu para a refuncionalização do sistema universitário e a reconceituação do serviço social no Brasil

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    José Paulo Netto se refere à perspectiva modernizadora queconstitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra suaformulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social que foi promovido pela CBCISS emAraxá e que teve como desdobramento um segundo Seminário realizado em Teresópolis

  • ERRADA

     

    "O principal veículo responsável pela elaboração teórica do Serviço Social, no período de 1965 a 1975, foi o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais (CBCISS). Este difundiu a “perspectiva modernizadora” no sentido de adequar a profissão às exigências postas pelos processos sócio-políticos emergentes no pós 1964 (Netto, 1996). Esta perspectiva teve como núcleo central a tematização do Serviço Social como integrador no processo de desenvolvimento, com aportes extraídos do estrutural-funcionalismo norteamericano, sem questionar a ordem sócio-política e sim, com a preocupação de inserir a profissão numa moldura teórica e metodológica".

     

    BRAVO, Maria Ines. CASTRO, Maurilio Castro. Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua Relação com a Reforma Sanitária: elementos para o debate.

  • No período de 1965 a 1975, o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais (CBCISS) encarregou-se de adequar a profissão às exigências propostas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós 1964, influenciado pelo estruturalismo funcional norte-americano, sem questionar a ordem social e política vigente.

     

     

    Fonte: O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, EM PARTICULAR NO BRASIL

     

     

    GAB. ERRADO

  • Gabarito: ERRADO.

    O ponto de partida do movimento de reconceituação do serviço social foi explicitado por José Paulo Netto, onde ele descreve os três momentos e fases cronológica deste. Acredito que o marco foi em 1964 no primeiro congresso latino americano.

  • Errado

    Os primeiros impulsos para a intensão de ruptura ocorre em âmbito acadêmico com o Método BH


ID
1912921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

A intenção de ruptura repercutiu internacionalmente no marco da crise do serviço social, dito então tradicional, e chegou a ser identificada como ponto de partida do movimento de reconceituação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA 

     

    De acordo com NETTO (2009) a perspectiva modernizadora repercutiu internacionalmente como sugere a questão, vejamos:

     

    "Por outro lado essa perspectiva alcançou repercussão além fronteiras: no marco da crise internacional do serviço social "tradicional", suas primeiras formulações (principalmente as apresentadas no documento de araxá) foram o elemento catalisador daquela "grande união" que já mencionamos. Não por acidente há analistas que chegam a indentificar nela um dos pontos de partida do movimento de reconceituação. Só na década de 70 com o amadurecimento deste último é que se explicitaria a particularidade da perspectiva modernizadora brasileira - ela fi a expressão da renovação profissional adequada à autocracia burguesa ."

     

    In: Serviço Social e Ditadura.

  • Lembrar ds 3 fases do Movimento de Reconceituação:

    1- Perspectiva Modernizadora;

    2- Reatualização do Conservadorismo;

    3- Intenção de Ruptura;

    Logo, pode ser considerado como ponto de partida a Pesrpectiva Modernizadora.

  • precisamos de informação sobre a questão, pois há duvidas se está certo ou errado

  • A renovação do serviço social vinha desde do final da década de 50 ,a sua culminação está longe de ser um resultado natural ,foi antecipada pela relações capitalistas durante a ‘’modernização’’.

  • Questão incorreta.

    O ponto de partida do movimento de reconceituacao do serviço social foi muito bem explicitado por Netto, onde ele os três momentos e fases cronológica deste. O Marco será, portanto, em 1964 no primeiro congresso latino americano.

  • Questão incorreta.

    O ponto de partida do movimento de reconceituacao do serviço social foi muito bem explicitado por Netto, onde ele descreve os três momentos e fases cronológica deste. O Marco será, portanto, em 1964 no primeiro congresso latino americano.

  • Errado dizer que é ponto de partida.

  • ERRADA..

    De acordo com Aguiar (2011, p. 146), o Movimento de Reconceituação no Brasil tem como marco inicial o Encontro de Araxá, realizado em 1967, onde aconteceu o Seminário de Teorização do Serviço Social que(....)


ID
1912924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.

A fenomenologia fundamentou teórico-metodologicamente a perspectiva da reatualização do conservadorismo, que centrava sua análise e intervenção na ajuda psicossocial e em valores humanistas.

Alternativas
Comentários
  • A  vertente  inspirada  na    fenomenologia,  que  emerge  como  metodologia  dialógica,  apropriando‐se  também  da  visão  de  pessoa  e  comunidade  de  E.  Mounier (1936)     dirige‐se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de  "auxiliar na abertura desse sujeito  existente,  singular,  em  relação  aos  outros,  ao mundo  de  pessoas"  (ALMEIDA,  1980, p. 114). Esta  tendência que no Serviço Social brasileiro vai priorizar as  concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é analisada  por  Netto  (1994,  p.  201  e  ss)  como  uma  forma  de  reatualização  do  conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão [...]

     

     

    GAB. C

  • Ajuda psicossocial sim, mas em valores humanistas? Achei que a aproximação com a teoria fenomenológica significava um rompimento as bases humanistas cristãs.

  • Gabarito certo.

    Não me lembro em qual texto que li sobre o movimento de reconceituação, que falava sobre a reatualização do conservadorismo e fazia uma ligação nessa discussão com a palavra "reatualização". Se pensarmos bem, a fenomenologia (que fundamenta a reatualização do conservadorismo) tem como viés uma perspectiva psicologizante, centrada no indivíduo, envolvendo a pessoa humana... E essas características lembram o neotomismo (passado da profissão) que tinha essa análise de "valores humanistas / trabalho centrado no indivíduo".

    Vou tentar achar o texto que faz essa reflexão e se achar, vou colocar aqui :)

  • CORRETA..

    Falou-se em reatualização ao conservadorismo, associa-se à fenomenologia.

    FENOMENOLOGIA: caracteriza-se pela subjetividade, cujo cunho é centrado no vivido e nas vivências dos sujeitos, situando-se como uma proposição inovadora e de orientação psicossocial. Apresenta uma metodologia baseada na tríade: diálogo, pessoa e transformação social.


ID
1946272
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social no Brasil, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Em seus estudos sobre o "Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social”, Yasbek (2009) afirma que os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco‐belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá‐lo" às necessidades de nosso tempo).

     

    É, pois, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando‐se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à "questão social". Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum (como bem de todos) e a necessidade da autoridade para cuidar da justiça geral.

    No que se refere à Doutrina Social da Igreja merecem destaque nesse contexto as encíclicas “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da Igreja no contexto de busca de restauração de seu papel social sociedade moderna e a “Quadragésimo Anno” de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da “Rerum Novarum” vai tratar da questão social, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja.

    É necessário assinalar que esta matriz encontra‐se na gênese da profissão em toda a América Latina, embora com particularidades diversas como, por exemplo, na Argentina e no Chile onde vai somar‐se ao racionalismo higienista.

     

    YASBEK - M.C - Os fundamentos históricos e teórico­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade.In CFESS/ABPESS/UNB . Serviço Social Direitos Sociais e Competências Profissionais,2009.

     

  • Gabarito  A

     

    O ponto de partida consiste, pois, da análise ainda que sumária, do processo de incorporação pela profissão: • de idéias e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização no Brasil; • das principais matrizes teórico metodológicas acerca do conhecimento do social na sociedade burguesa (YAZBEK, 2009, p.3, grifou-se).

     

    Referência: YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na conteporaneidade. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009

     

  •  a)A profissão incorporou ideias e conteúdos do pensamento da Igreja Católica em seu processo de institucionalização no Brasil.

    R: Correta

     b)Foi somente no Movimento de Reconceituação que a profissão incorporou as principais matrizes teórico-metodológicas acerca do conhecimento social na sociedade burguesa.

    R: Errada, antes do movimento de reconceituação já exisitia matrizes teorico metodologias: Teonismo e Neotonismo

     c)O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do serviço social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos de 1950, a ser tecnificado ao entrar em contato com o serviço social norte-americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista.

    R: Errada, começa na ´decada de 30

     d)No caso do serviço social, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz marxista.

    R: Errada, primeira téorico-metodologico é o Tonismo e Neotonismo

  • O primeiro aporte teórico da profissão é o POSITIVISMO, já que o neotomismo não é considerado uma teoria, pois não está no âmbito da ciência. (YAZBEK,2009)


ID
1954846
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na história das influências teórico-metodológicas do Serviço Social, registraram-se combinações entre correntes teóricas e períodos do desenvolvimento da profissão. A combinação correta é:

Alternativas

ID
1971370
Banca
IVIN
Órgão
Prefeitura de Piracuruca - PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na América Latina na década de 1960, o Serviço Social desencadeou um amplo movimento de renovação profissional e sua principal característica era:

Alternativas
Comentários
  • Nas palavras de Moraes (2013) , desencadeia na América Latina um amplo movimento de renovação profissional em diferentes níveis - teórico, metodológico, técnico/operativo e ideopolítico - o qual impõe ao Serviço Social a necessidade de negar o aparente e, mais que isso, construir um projeto profissional comprometido com as demandas e interesses dos trabalhadores e das camadas populares, usuárias das políticas sociais.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000200003


ID
1973329
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Netto (2015), a autocracia burguesa impôs uma reorganização do Estado, operando modificações profundas na sociedade. Processos que impactaram sobre a prática e a formação profissional do assistente social. Tais aspectos impulsionaram o processo de renovação profissional, ocorrido no Brasil, a partir de meados dos anos 1960. Como o autor entende que o processo de "modernização conservadora" impactou na prática e na formação profissional dos assistentes sociais?

Alternativas
Comentários
  • opção e

  • Uma questão muito bem pensada! 

  • As novas exigências postas ao Serviço Social pelo aparato burocrático das organizações do Estado ditatorial provocaram uma erosão no serviço social tradicional: impulsionou um dimensionamento técnico - racional que derruía os comportamentos profissionais fundados em pressupostos humanistas abstratos".

    Exige-se um profissional mais objetivo e racional, esse aspecto implicou em mudança na formação dos assistentes sociais, com a inserção do ensino de serviço social no âmbito universitário. (Ditadura e S.S.)

    Continue a nadar...

    Até a posse!

  • Correto!

    CF/88, Art. 5º XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas

    a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal; 

     

  • Correto!

    CF/88, Art. 5º XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas

    a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal; 

     


ID
1976959
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na visão de José Paulo Netto (1991), o “... conjunto de características novas que, no marco das constrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou, à base do rearranjo de suas tradições e da assunção do contributo de tendências do pensamento social contemporâneo, procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática, através de respostas a demandas sociais e da sua sistematização, e de validação teórica, mediante a remissão às teorias e disciplinas sociais” é considerado

Alternativas

ID
1983121
Banca
EXATUS
Órgão
Ceron - RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Netto (2011) três vertentes se fizeram presentes no processo de renovação do Serviço Social no Brasil e instauraram o ecletismo ou o pluralismo profissional: a tendência modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. Sobre elas, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas que se seguem:

( ) A vertente modernizadora teve hegemonia até os anos 1970, iniciando-se no Seminário de Araxá em 1967 e se consolidando no Seminário de Teresópolis em 1970. Buscou modernizar o Serviço Social a partir da mesma razão instrumental vigente na profissão (neopositivismo), com isso, faz a revisão de métodos e técnicas para adequar-se às novas exigências postas pelo contexto. O Serviço Social é tido como elemento dinamizador e integrador do processo de desenvolvimento.

( ) A perspectiva de intenção de ruptura remeteu a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes, gerou um inconformismo tanto em relação à fundamentação teórica quanto à prática, fazendo emergir momentos de debates e questionamentos que se estendem não exclusivamente ao que ocorre dentro da profissão, mas principalmente sobre as mudanças políticas, econômicas, culturais e sociais que a sociedade da época enfrentava, consequência do desenvolvimento do capitalismo mundial que impôs à América Latina seu modelo de dominação, da exploração e da exclusão.

( ) A vertente modernizadora se apresentou como um método de ajuda psicossocial fundado na valorização do diálogo e do relacionamento; com isso, reatualiza a forma mais tradicional de atuação profissional: a perpectiva psicologizante da origem da profissão. O marco referencial teórico dessa metodologia é constituído por três  grandes conceitos: diálogo, pessoa e transformação social.

( ) A vertente da reatualização do conservadorismo (ou fenomenológica) buscou desenvolver procedimentos diferenciados para a ação profissional, a partir do que seus teóricos conceberam como referencial fenomenológico. Esta vertente recupera o que há de mais conservador na herança profissional, com um enfoque psicologizante das relações sociais e distante do verdadeiro legado fenomenológico de Husserl.

Marque, de cima para baixo, a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  •  III - A vertente modernizadora se apresentou como um método de ajuda psicossocial fundado na valorização do diálogo e do relacionamento; com isso, reatualiza a forma mais tradicional de atuação profissional: a perpectiva psicologizante da origem da profissão. O marco referencial teórico dessa metodologia é constituído por três grandes conceitos: diálogo, pessoa e transformação social.

     

    ERRADO! No item em comento, Yasbek (2009) assinala que a    vertente  inspirada  na    fenomenologia,  que  emerge  como  metodologia  dialógica,  apropriando‐se  também  da  visão  de  pessoa  e  comunidade  de  E.Mounier (1936)     dirigese ao vivido humano,

     aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de "auxiliar na abertura desse sujeito  existente, 

    singular,  em  relação  aos  outros,  ao mundo  de  pessoas"  (ALMEIDA,  1980, p. 114). Esta tendência que no Serviço Social brasileiro vai 

    priorizar as  concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é analisada  por  Netto  (1994,  p.  201  e  ss)  como  uma  forma  de  reatualização  do  conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

  • A vertente do item III é a Renovação do Conservadorismo e não a modernização conservadora
  • A vertente de reatualização do conservadorismo ou fenomenológica se apresentou como um método de ajuda psicossocial fundado na valorização do diálogo e do relacionamento; com isso, reatualiza a forma mais tradicional de atuação profissional: a perspectiva psicologizante da origem da profissão. O marco referencial teórico dessa metodologia é constituído por três grandes conceitos: diálogo, pessoa e transformação social.


ID
2012305
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fora de qualquer ala ideológica, cabe ao governo a liderança do processo de Desenvolvimento de Comunidade. Neste sentido, é apresentado um modelo de mobilização comunitária que é o Seminário. A despeito do Seminário como instrumento de mobilização de caráter ortodoxo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2023264
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione as colunas e, depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.

1. Seminário de Araxá

2. Documento de Teresópolis

3. Seminário de Sumaré

4. Seminário do Alto da Boa Vista


( ) a grande maioria dos assistentes sociais presente neste encontro assumiam a posição de integração e não de transformação das estruturas.

( ) inscreve a profissão conclusivamente no circuito da “modernização conservadora”.

( ) apresenta o coramento do transformismo, “o moderno” triunfa completamente sobre o tradicional.

( ) teve como proposta a discussão de três temas básicos: a relação do Serviço Social com a cientificidade, a fenomenologia e a dialética.

Alternativas
Comentários
  • O eixo que atravessa o Seminário de Araxá é o transformismo a conservação do Serviço Social tradicional sobre novas bases.

    Já no Documento de Teresópolis o “moderno” se sobrepõe ao “tradicional”, cristalizando-se operativa e instrumentalmente.

    O seminário de Sumaré deveria enfrentar três temas básicos: a relação do Serviço Social com a cientificidade, a fenomenologia e a dialética. 


ID
2023273
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que demonstra a primeira formulação brasileira da intenção de ruptura com o conservadorismo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    "O Método Belo Horizonte (BH) é considerado um marco na intenção de ruptura do Serviço Social brasileiro, no qual é possível identificar uma proposta profissional alternativa de intervenção as tradicionais práticas, apontando ao Serviço Social uma abordagem coletiva e mobilizadora, incentivando a organização social nas reivindicações das necessidades da classe trabalhadora. Nesse processo, de acordo com Netto (2003), o espírito crítico da formulação de Belo Horizonte (BH), constitui-se na primeira formulação global de um Projeto profissional, que se irradia à outros contextos nacionais e latino-americanos. Tal formulação, procura romper com o tradicionalismo no plano teórico - metodológico, no plano da concepção e da intervenção profissional e no plano da formação (NETTO, 2003, p. 263)."

    Referência: NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2003.

    Força, guerreiros(as)!!


ID
2047204
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o movimento de reconceituação tal como se expressou, responda V ou F.

a. Um fenômeno tipicamente latino-americano, dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional.

b. Um questionamento global da profissão: de seus fundamentos ideoteóricos de suas raízes sociopolíticas, da direção social e de seu modus operandi.

c. O movimento de reconceituação se molda como uma unidade e homogeneidade.

d. Foi um fenômeno tipicamente brasileiro, com especificidades no Maranhão e em São Paulo.

e. A descoberta do marxismo pelo Serviço Social contribuiu decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, mas também foi responsável por inúmeros equívocos e impasses teóricos, políticos e profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Gab- C

    "Preliminarmente, deve ser salientado que o movimento de reconceituação do Serviço Social - emergindo na metade dos anos 1960 e prolongando-se por uma década- foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. Dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional..." Pág 205

    " O que importa ressaltar- para fins da presente análise- é que se a descoberta do marxismo pelo Serviço Social latino-americano contribuiu decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, as formas pelas quais se deu aquela aproximação do Serviço Social com o amplo e heterogêneo universo marxista foram também responsáveis por inúmeros equívocos e impasses de ordem teórica, política e profissional cujas refrações até hoje se fazem presentes". Pág 210

    O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional/ Marilda Vilela Iamamoto/ 16. ed.2009


ID
2049658
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
“O recurso fenomenologia aparece inicialmente na perspectiva ______________________ como insumo para reelaboração teórica e prática do Assistente Social”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Perspectiva Modernizadora - Base Positivista - Adequação do Seso às exigências burguesas;

    Reatualização do Conservadorismo - Fenomenologia -  Centralização psicologizante;

    Intenção de Ruptura - Tradição Marxista em dois momentos. 1º enviesado, e o 2º com base no próprio Marx.

    Zé Paulo Netto - Ditadura e Serviço Social

     


ID
2056021
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O método elaborado pela equipe da escola de Serviço Social de Belo Horizonte, no período de 1972 a 1975, que propunha a constituição de uma metodologia alternativa às perspectivas das abordagens funcionalistas da realidade é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    As três vertentes que permearam a renovação do Serviço Social brasileiro:

    Perspectiva Modernizadora –  Araxá (1967) e Teresópolis (1970);

    Reatualização do conservadorismo – Sumaré (1978) e Alto da Boa Vista (1984);

    Intenção de ruptura: Método BH (72/75)


ID
2058412
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, o Serviço Social, na década de 80, foi marcado pela negação do conservadorismo profissional, que colocou em xeque a prática profissional do assistente social, desencadeando um processo que foi um marco decisivo para a proposta de teorizar a prática do Serviço Social de acordo com sua realidade. Este evento, conhecido como o mais amplo debate da categoria que reconheceu a teoria crítica marxista como a fonte norteadora da prática profissional, recebeu o título de movimento de

Alternativas
Comentários
  • Letra C- Reconceituação

  • Discordo do gabarito.

    Reconceituação foi o movimento em nível de América Latina. Especificamente no Brasil, o movimento ficou conhecido como Renovação, tal como é tratado por Netto no livro Ditadura e Serviço Social.

  • Netto (2005, p. 131) ressalta:

    " Entendemos por renovação o conjunto de características novas, que no marco das constrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou, à base do rearranjo de suas tradições (...)""

    Movimento de Reconceituação, segundo Iamamoto (2010 p.205)

    “é dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional, implicou um questionamento global da profissão..

    e como está na questão a cima: "..reconheceu a teoria crítica marxista.."

  • Netto (2005, p. 131) ressalta:

    " Entendemos por renovação o conjunto de características novas, que no marco das constrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou, à base do rearranjo de suas tradições (...)""

    Movimento de Reconceituação, segundo Iamamoto (2010 p.205)

    “é dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional, implicou um questionamento global da profissão..

    e como está na questão a cima: "..reconheceu a teoria crítica marxista.."


ID
2058433
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a história do Serviço Social no Brasil, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. “No processo de ruptura com o _______________________, o Serviço Social passou a tratar o campo das políticas sociais não mais no campo relacional demanda da população carente e oferta do sistema capitalista, mas acima de tudo como meio de acesso aos _______________________e à defesa da democracia”.

Alternativas
Comentários
  • "No processo de ruptura com o conservadorismo, o Serviço Social passou a tratar o campo das políticas sociais, não mais no campo relacional demanda da população carente e oferta do sistema capitalista, mas acima de tudo como meio de acesso aos direitos sociais e à defesa da democracia. Dessa forma, não se trata apenas de operacionalizar as políticas sociais, embora importante, mas faz-se necessário conhecer as contradições da sociedade capitalista, da questão social e suas expressões que desafiam cotidianamente os assistentes sociais, pensar as políticas sociais como respostas a situações indignas de vida da população pobre e com isso compreender a mediação que as políticas sociais representam no processo de trabalho do profissional, ao deparar-se com as demandas da população. (PIANA, 2009, p.86)"

     

    Gab.D


ID
2091991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.

O processo de renovação do serviço social é representado por estágios de dominância teórico-cultural e ideopolítica, que, por serem bem delimitados, não se sobrepõem.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Netto: “o processo de renovação da profissão se configura num movimento cumulativo, com estágios de dominância teórico-cultural e ideo-política distintos, porém entrecruzando-se e sobrepondo-se.” (NETTO, 2009, p. 152).

    Ver NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo:Cortez, 2009

  • O "não se sobrepõe" negativou a questão


ID
2092915
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de renovação do Serviço social no Brasil busca o rompimento com as bases teórico-metodológicas e os modelos prescritivos de intervenção profissional do Serviço social tradicional. As bases sociopolíticas para a emergência desta encontram-se, no processo de laicização e diferenciação da profissão, este atrelado à luta pela democratização e ao movimento das classes exploradas e subalternas nas décadas de 1960 e 1970. A este processo ocorrido no Serviço Social Brasileiro denominamos:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, a Intenção e Ruptura não foi iniciado em 80? 

    Me ajudem!!

  •  b)Intenção de ruptura.

     

    Suas primeiras intenções de renovação do SeSo estão contidas nos Doc. de Araxá (1967) e Teresópolis (1970), além da experiência expressa pelo doc. sistematizado na Escola de SeSo de Minas Gerais, conhecido como “Método BH” (1972-75).

  • Thaís Rossine no livro de Zé Paulo Netto, ditadura e Serviço Social, precisamente na página 257, minha edição é a 8, ele afirma que as bases sociopolíticas da perspectiva da intenção de ruptura estavam contidas e postas na democratização e no movimento das classes exploradas e sulbalternas derrotadas em abril. Sociopolítica e históricamente, esta perspectiva é impensável sem o processo que se precipita entre 1961 e 1964 e é abortado em abril - no plano também profissional, é ali que ela encontra seus suportes sociais. No quadro do ciclo autocrático burguês, é nestes anos que se articulam as tendências sociopolíticas que mais imediatamente suportaram a perspectiva da intenção de ruptura. Logo mais nos parágrafos abaixo do livro ele cita os acontecimentos que darão forma ao processo de intenção de ruptura. 

    Gabarito B

    Espero ter ajudado. 


ID
2112274
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à vertente do Processo de Renovação do Serviço Social apontada por Netto (2004) que mais substantivamente se viu apropriada pelos profissionais do Serviço Social, dentre as razões pelos traços de congruência interventiva, sua funcionalidade em face das requisições próprias à institucionalidade construída pelas condições históricas vigentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Achei que fosse letra A, se alguém que entendeu o gabarito puder comentar fico grata!

  • Fiquei sem entender a pergunta...

  • Conforme aulas da professora Fernanda Peres:

     

     

    Para Netto há três grandes vertentes no Movimento de Reconceituação do Serviço Social:

    1. Perspectiva Modernizadora 

    2. Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo

    3. Intenção de Ruptura

     

     

    1. Perspectiva Modernizadora 

    É a continuação do conservadorismo, pois critica o Serviço Social Tradicional ao mesmo tempo que perpetua o Serviço Social Tradicional.

    Pretende o rompimento com o Serviço Social tradicional. Assim, para Netto (2008) é a captura do tradicional sobre novas bases.

     

     

    2. Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo

    É uma nova roupagem para o conservadorismo, pois roda roda e volta para o conservadorismo.

    Dentre as suas características é possível citar:

    - a necessidade de produzir conhecimento (teórico) para fundamentar a prática;

    - a fenomenologia;

    - a crítica ao positivismo

    - visão endógena, a-histórica

     

     

    3. Intenção de Ruptura

    Possui dois momentos:

    O primeiro momento é o chamado "Marxismo sem Marx".

    O segundo momento ocorre nos anos 80 por meio da produção de Iamamoto, onde a teoria social de Marx é vista como fonte primária.

  • Que questão mais confusa... respondi só por responder mesmo porque nem entendi o enunciado! rsrs

  • Que pergunta confusa...

    Difícil de compreensão!

  • Parece indiscutível que esta vertente modernizadora do processo de renovação foi aquela que mais substantivamente se viu apropriada pelos profissionais de Serviço Social — menos por seus substratos teóricos ou por seus eventuais traços de congruência interventiva e mais por duas razões: a relação de continuidade que mantinha com a acumulação profissional anterior (cf. infra) e a sua funcionalidade em face das requisições próprias à institucionalidade construída pela autocracia burguesa.

    Netto, Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64.

    Letra B


ID
2112277
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Durante o processo de Renovação do Serviço Social no Brasil sobressaíram formulações teóricas com o objetivo de adequar as (auto) representações profissionais às tendências sócio-políticas no contexto vigente (NETTO: 2004). Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto à formulação que considera a profissão como prática institucionalizada, caracterizada pela ação junto aos indivíduos com desajustamento familiar e social, devendo atuar no nível macro, cujo modus operandi consiste em participar de todas as fases de programação para o macroplano, deve formular a metodologia e estratégia de ação para elaborar e implementar infraestrutura social, devendo nesse sentido ser capaz de formular e gerir as políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Os 38 assistentes sociais de cujas reflexões resultou o Documento dc Araxá partiram de um patamar consensual na apreciação da profissão: “Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a Indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas” (CI3CISS, 1986, p. 24).

  • 1.Macrossocial (elaboração de políticas social)

    2. Microssocial (relação direta com usuário, operação)


ID
2147575
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É uma metodologia que emerge no Serviço Social, na perspectiva da reatualização do conservadorismo, que estuda os fenômenos. O enunciado refere-se

Alternativas
Comentários
  • A segunda perspectiva trazida por Netto é a reatualização do conservadorismo que

    se manifesta no interior da complexa dialética de ruptura e continuidade com o passado

    profissional, sem prejuízo dos elementos renovadores que apresenta. (NETTO, 2005)

    Entende-se que no processo de Reatualização do Conservadorismo, busca-se

    aperfeiçoar as antigas práticas profissionais de acordo com as novas exigências do perfil

    profissional, ou seja, busca-se mantê-las num viés mais crítico que pudesse apresentar

    argumentos plausíveis para adentrar a nova prática profissional. Essa perspectiva “supunha

    reatualizar o conservadorismo, embutindo-o numa ‘nova proposta’, ‘aberta’ e ‘em

    construção’” (NETTO, 2005, p.203)

    Nesse contexto cabe expor que o lastro conservador não foi erradicado do Serviço

    Social pela perspectiva modernizadora; com vista na seção precedente, ela explorou

    particularmente o seu vetor reformista e subordinou a suas expressões às condições das

    novas exigências que a “modernização conservadora” colocou ao exercício profissional

    (NETTO, 2005)

    Netto (2005) aponta que nessa perspectiva “a demanda do aporte teórico do

    pensamento fenomenológico surge como a faceta mais proeminente das colocações

    significativas dos autores”. Em suma a Reatualização do Conservadorismo não impõe

    mudanças significativas no agir profissional pois mantém em seu seio algumas práticas

    consevadoras.

    http://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf

  • Assim, a partir do Movimento de Reconceituação, segundo Netto (2001), é desenvolvida uma disputa entre projetos políticos que divergem no interior da profissão. Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas:

    Modernizadora,

    Reatualização do Conservadorismo

    Intenção de Ruptura


ID
2189392
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em meados da década de 1960 inicia-se o processo de renovação do serviço social brasileiro. Sobre este processo, fundamentando-se nas análises sócio-históricas construídas por Netto (1996), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ocorre a crescente diferenciação das concepções, profissionais (natureza, funções, objeto, objetivos e práticas do serviço social).
( ) Tem-se a constituição de segmentos de vanguarda, sobretudo, mas não exclusivamente inseridos na vida acadêmica, voltados para a investigação e a pesquisa.
( ) Com o processo de renovação do serviço social brasileiro ocorre a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional, deslocando uma sólida tradição de monolitismo ideal.
( ) Ocorre a sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o serviço social na interlocução acadêmica e cultural contemporânea.
A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: a Todas estão corretas. (NETTO, p. 135-136, 2006)

     

    Bendizei ao Senhor tds as suas obras..."

  • De acordo com Netto (2011) na obra: Ditadura e Serviço Social Uma análise do Serviço Social no Brasil pós - 64.

    Gab.: A Todas as questões estão corretas. (NETTO, p. 135-136, 2011)

    a) a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional, deslocando uma sólida radiçã de monolitismo ideal

    b) a crescente diferenciação das concepções profissionais (natureza, funções, objeto, objetivos e práticas do Serviço Social), derivada do recurso diversificado a matrizes teórico-metodológicas alternativas, rompendo com o viés de que a profissionalidade implicaria uma homogeneidade (identidade) de visões e de práticas.

    c) a sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o Serviço Social na interlocução acadêmica e cultural contemporânea como protagonista que tenta cortar com a subalternidade (intelectual) posta por funções meramente executivas;

    d) a constituição de segmentos de vanguarda, sobretudo mas não exclusivamente inseridos na vida acadêmica, voltados para a investigação e  a pesquisa.

  • Alguém sabe explica porque homogeneidade (identidade)?


ID
2240266
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Araxá, no ano de 1967, que reuniu 38 assistentes sociais, teve como ponto de partida a apreciação da profissão. Para tanto, refletiu-se sobre à cientificidade, tecnicidade, as finalidades e objetivos, bem como sobre as funções do Serviço Social, as quais ocorrem em diferentes níveis de atuação, sendo correto afirmar que abrangem:

Alternativas
Comentários
  • Em Araxá:a afirmação da perspectiva modernizadora, as  funções  do  serviço  social  decorrem  de  sua  atuação  na  política  social,  no  planejamento,  na administração de serviços sociais, nos serviços de atendimento direto, corretivo, preventivo e promocional,
    destinados a indivíduos, grupos, comunidades, populações e organizações. (Em:http://www.unipvirtual.com.br/material/2011/bacharelado/fund_hist_teo_met_servsoc/unid_3.pdf, pg. 63)

     

    Nos dizeres de Neto (1990:168): "como prática institucionalizada o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais (...). Constatando que esse tipo de ação compreende dimensões corretivas, preventivas e promocionais, entendem que estas últimas – ressaltando que “promover é capacitar” (CBCISS, 1986: 26) – definem a ação do Serviço Social “no processo de desenvolvimento, tomado este em sentido lato, isto é, aquele que leva à plena utilização dos recursos naturais e humanos e, consequentemente, a uma realização integral do homem. Destaca-se, quanto à promoção humana, a importância da conscientização como ponto de partida para a fundamentação ideológica do desenvolvimento global”.

    Neto. J. P. Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós 64.8ª edição. 1990. Ed. Cortez

  • A) Trata-se da perspectiva de Reatualização do conservadorismo( Sumaré e alto da Boa Vista) - fenomenologia.

    B) Intenção de Ruptura (BH) Materialidade da profissão;

     


ID
2376082
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA.
De acordo com Vinagre (2010), o projeto profissional que rompe os pressupostos conservadores e com a ética da neutralidade, inspirada em postulados filosóficos neotomistas, tem como marco:

Alternativas
Comentários
  • O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais – CBAS marcou uma articulação conjunta das entidades de Serviço Social ABESS/CFES/ENESSO, para repensar sobre questões da profissão e as estratégias para utilizar e qualificar a ética, a crítica, a política e tecnicamente a formação e o exercício profissional. No entanto, a virada não ocorreu mediante uma intervenção direta no ambiente do próprio Congresso, que contou, inclusive, com a presença do representante dos trabalhadores, o operário Luis Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil.

  • O Congresso da Virada ocorre no início do período da transição democrática brasileira, e este momento se reflete no interior da profissão, sendo decisivo para a constituição de um Serviço Social crítico no lastro do Movimento de Reconceituação, colaborando na criação de bases teóricas e político-organizativa da profissão. Este processo, coletivamente construído, redundou no que hoje denominamos de “projeto ético-político-profissional”, que possibilitou ao Brasil uma destacada presença nesta história.

  • É a partir da década de 1980 com o amadurecimento profissional do Serviço Social que a categoria nega o conservadorismo presente na profissão desde sua gênese. A sua expressão pública e coletiva está expressa no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, também conhecido por "Congresso da Virada" por ter sido a expressão da ruptura da categoria com os pressuposto conservadores.

    a) Esta alternativa está incorreta. O II Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais não expressa a construção do novo projeto profissional consoante com os interesses coletivos e da classe trabalhadora e não rompe com os pressupostos conservadores.
    b) Esta alternativa está correta. Conforme Maria Beatriz Costa Abramides (Memória: 80 anos do Serviço Social no Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada". In: Revista Serviço Social e Sociedade. 2017, n. 128, pp. 181-186), o III CBAS, devido a organização de parte da categoria profissional que já encontrava-se vinculada aos movimentos sociais e populares e com os interesses coletivos e dos trabalhadores, "virou" este Congresso que era ainda expressão do conservadorismo. No III CBAS foram realizadas críticas ao conservadorismo presente na profissão e que fortalecia a classe dominante ensejando a construção de um projeto profissional vinculado aos interesses populares e coletivos. A categoria profissional reconhece que os pressupostos conservadores não respondem efetivamente as demandas trazidas a profissão e também que não existe neutralidade na intervenção profissional, sendo que esta última possui direção social e política.
    c) Esta alternativa está incorreta. O Encontro de Sumaré, presente na renovação do Serviço Social no Brasil, conforme José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição - São Paulo: Cortez, 2015.), estava presente na perspectiva modernizadora e expressava ainda o conservadorismo profissional, não havendo nenhuma intenção de ruptura com o conservadorismo ou a prática neutra e sim o contrário.
    d) Esta alternativa está incorreta. Conforme José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) o Método BH foi a primeira elaboração teórica na direção do rompimento com o conservadorismo, porém, ele não alcança rompimento efetivo com os pressuposto conservadores devido ao contexto repressivo da ditadura civil-militar e ficando marginal até o final dos anos de 1970. É somente no final daqueles anos que haverá uma recuperação das discussões teóricas do método que foi elaborado na Escola de Serviço Social de Belo Horizonte (PUC - BH) e também verificado que ele apresentava alguns equívocos, como a incorporação enviesada e por meio de manuais do marxismo. O Método é um dos momentos da perspectiva de renovação cunhada pelo autor de "intenção de ruptura" e marca a tentativa de negação do conservadorismo, sendo diferenciada das demais perspectivas pois esta foi criada no âmbito acadêmico universitário. Portanto, o Método não consegue romper com o conservadorismo mas possuiu papel importante na renovação da profissão.
    d) Esta alternativa está incorreta. O documento de Teresópolis estava presente na perspectiva de renovação caracterizada por José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) de perspectiva modernizadora e não representou a ruptura com o conservadorismo mas sim a cristalização e consolidação dessa perspectiva que era conservadora e funcional a ditadura civil-militar. O documento de Teresópolis é um síntese do expresso pelos profissionais no colóquio ocorrido em janeiro de 1970 na cidade de mesmo nome do documento.


    RESPOSTA: B




  • Banca apelou para a decoreba... segundo, terceiro... xc

  • O processo histórico que ancorou o III CBAS (1979) continha o embrião de um projeto profissional que se consolidaria nos anos 1980, e nos anos subsequentes adquiriria maior nitidez e densidade ético-politica, teórica e técnica – reconhecido então como Projeto Ético Político. Um projeto que tem em seu núcleo “o reconhecimento da liberdade como valor central, o compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais (NETTO, 2009).

    http://www.cress-es.org.br/41-anos-do-congresso-da-virada-do-servico-social-brasileiro-a-importancia-da-consolidacao-teorico-pratica-e-do-projeto-etico-politico-em-nossa-historia/


ID
2407303
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Ander-Egg, in AGUIAR, "Serviço Social e Filosofia: das Origens à Araxá" (2011), o movimento de reconceituação nasceu num momento determinado, marcado por forte desejo de inserir o serviço social no contexto latino-americano. Para o autor em questão, várias são as tendências da reconceituação até o início da década de 1970. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que uma das classificações dessas tendências é o enfoque com ênfase

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Compromisso Existencial


ID
2407315
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Aguiar (2011), a grande maioria dos assistentes sociais presentes em Araxá assumiam a posição de integração e não de transformação das estruturas e estavam de acordo com o projeto político vigente, apesar de por vezes desejarem mudanças no sentido de melhorar o sistema. Com base nessa afirmação, em qual perspectiva se insere o documento de Araxá?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Na perspectiva liberal que se insere o documento de Araxá


ID
2425021
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil assumiu, como sabemos três posições distintas, sendo essas: modemizadora, intenção de ruptura e reatualização do conservadorismo. De acordo com Paulo Netto (2009) cada uma dessas posições possuía especificidades e particularidades. Com base na análise desse autor, avalie as afirmativas abaixo:

I. A perspectiva modernizadora entendia o Serviço Social como um instrumento profissional de suporte a políticas de desenvolvimento executadas no Brasil.

II. Uma das especificidades da perspectiva denominada reatualização do conservadorismo é a exigência e a valorização enérgicas da elaboração teórica.

III. Aperspectiva intenção de ruptura reafirma a necessidade dos substratos positivistas e neopositivistas comuns a profissão desde suas protoformas iniciais.

IV. A perspectiva de intenção de ruptura, no momento de sua emersão, aproxima-se da tradição marxista especialmente pelo viés posto pela militância política.

V. A basal peculiaridade da perspectiva modernizadora é o estímulo à militância política dos Assistentes Sociais.

Correspondem ao pensamento de Paulo Netto (2009):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C


ID
2465956
Banca
AOCP
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de Renovação do Serviço Social do Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vertente  modernizadora  (NETTO,1994,  p.164  e  ss)  caracterizada  pela   incorporação  de  abordagens  funcionalistas,  estruturalistas  e  mais  tarde  sistêmicas  (matriz positivista),  voltadas a uma  modernização conservadora e  à  melhoria  do  sistema  pela  mediação  do  desenvolvimento  social  e  do  enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da  sociedade. 

    -Os  recursos  para  alcançar  estes  objetivos  são  buscados  na  modernização  tecnológica  e  em  processos  e  relacionamentos  interpessoais. Estas opções configuram um projeto renovador tecnocrático fundado na busca  da eficiência e da eficácia que devem nortear a produção do conhecimento e a  intervenção profissional.

     

     

    Gab. C

  • A)  ela se desenvolveu em #3 direções  principais(perspectiva modernizadora,reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura)

    b) a primeira é perspectiva modernizadora(positivismo)

    c) correta

    d)

    e)justamente o contrário,intenção de ruptura quer romper com o conservadorismo 

  • 1) Perspectiva modernizadora: Positivismo

    2)Reatualização do conservadorismo: Fenomenologia

    3)Intenção de ruptura:Marxismo

  • a) São três direções (perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura)

    b) A primeira é a perspectiva modernizadora (Até metade dos anos 70) (Estrutural-Funcionalismo)

    c) CORRETA

    d) É a perspectiva de reatualização do conservadorismo que é mais impermeável a mudanças. (Fenomenologia)

    e) A intenção de ruptura busca romper com o conservadorismo. (Marxismo)

    Fonte: "Ditadura e Serviço Social" (NETTO, J. P.)

  • A) erodida a base do Serviço Social “tradicional”, a reflexão profissional se desenvolveu diferencialmente – quer cronologicamente, quer teoricamente – em cinco direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação. (3 direções principais: Modernização conservadora, Reatualização do conservadorismo, Intenção de ruptura)

    B) a primeira direção conforma uma perspectiva de intenção de ruptura. (Modernização conservadora)

    C) o núcleo central da perspectiva modernizadora é a tematização do Serviço Social como interveniente, dinamizador e integrador, no processo de desenvolvimento.

    D) a direção que condensa a renovação compatível com o segmento do Serviço Social mais impermeável às mudanças pode designar-se de perspectiva modernizadora. (Reatualização do consevadorismo)

    E) a intenção de ruptura trata-se de uma vertente que recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, repudiando, simultaneamente, os padrões mais nitidamente vinculados à tradição positivista e as referências de raiz marxista. (Reatualização do conservadorismo)


ID
2465968
Banca
AOCP
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão, no Brasil, têm como fundamento processos de reprodução social da vida, e nestes, particularmente, as diversas manifestações da questão social, como a pobreza, a subalternidade e

Alternativas
Comentários
  • A institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão, no Brasil, têm como fundamento processos de reprodução social da vida, e nestes, particularmente, as diversas manifestações da questão social, como a pobreza, a subalternidade e a exclusão social.

     

    http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf


ID
2465971
Banca
AOCP
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o Serviço Social se institucionaliza e se legitima  como um dos recursos mobilizados pelo Estado  e pelo empresariado com suporte da igreja católica na perspectiva de enfrentamento e regulação da questão social dos anos 30.

  •  

    1930 - Surgimento do Serviço Social. 

     

    1940 -  Institucionalização/ legitimação do Serviço Social como profissão.

  • A implantação do Serviço Social não se baseará, no entanto, em medidas coercitivas emanadas do Estado. Surge da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica.

    Iamamoto, Relações Social e Serviço Social no Brasil, PP. 127


ID
2467216
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com o movimento de ruptura no Serviço Social, houve uma opção profissional a partir da apreensão dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos oriundos da tradição marxista (YASBEK, 2009). Sobre isso, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  b)essa opção vincula-se a novos aportes teóricos, com a presença também da vertente fenomenológica, ajudando a questionar o que a profissão tinha sido até então.

    Errada, pois não teremos a presença da femonenologia neste processo.

  • ESSA OPÇÃO SURGE NOS ANOS 1960 COM A APROXIMAÇÃO DA TRADIÇÃO MARXISTA DANDO MAIS IMPORTÂNCIA NO AMADURECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.


ID
2471485
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na América Latina, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco histórico da profissão. Foi um movimento de grande importância ao destacar questões fundamentais ao exercício profissional, principalmente nos países de capitalismo dependente e desigual, tal como configurado nas sociedades latino-americanas. No Brasil, o foco do debate, até meados dos anos 70, adquiriu contornos diferenciados dos conteúdos priorizados na maioria dos países desse continente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que, no Brasil, o choque do movimento de ruptura com o Serviço Social tradicional reverteu-se, naquele contexto histórico, em uma modernização da profissão que atualizou

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social enquanto uma categoria de atuação junto aos setores empobrecidos, através de atendimento, tecnificação e pragmatismo, contribuiu com elementos importantes para a ruptura conservadora.

    Movimento de Reconceituação se cria e se desenvolve a partir daidentificação político-ideológica da profissão pelo capital e da negação de uma prática conservadora do Serviço Social, afirmando um compromissopolítico com a classe subalterna. (SILVA e SILVA, 1995, p. 86 aput MOTA,1987, p. 15-16)

  • Marilda Imamamoto no livro Renovação e Conservadorismo - A HERANÇA CONSERVADORA DO SERVIÇO SOCIAL: ATUALIZAÇÃO E BUSCA DE RUPTURA

  • LETRA  (C)

     

  • "Esse panorama contribui para que no Brasil, diferentemente da tônica predominante nos demais países, o embate com o Serviço Social tradicional se revertesse em uma modernização conservadora da profissão que atualiza a sua herança conservadora".

     

    IAMAMOTO Serviço Social na Contemporaneidade 16ª edição 2009 pág 215.

  • Atualizou sua herança conservadora, o que ficou conhecida como MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO SERVIÇO SOCIAL

  • o movimento de reconceituação da origem a 3 perspectivas:perspectiva modernizadora;reatualização do conservadorismo;intenção de ruptura;

    reatualização do conservadorismo:recupera as bases teoricas -metodologicas do SESO vinculada ao pensamento Católico tradicional,porém o faz com uma nova roupagem ,trazendo traços de modernidade ,tentando vincula-lo a outras matrizes intelectuais;

     

  • A perspectiva de Modernização Conservadora atingiu seu auge nos Encontros de Araxá (1967) e Teresópolis ( 1970) e perde sua hegemonia a partir da segunda metade dos anos 70 com o enfraquecimento da Ditadura Militar . O Serviço Social é visto como uma profissão capaz de contribuir com o desenvolvimento econômico do país ( Assistente Social como agente técnico e, não, político). A vertente modernizadora do Serviço Social se fundamenta teoricamente no estrutural funcionalismo e se preocupa em repassar os programas para a população sem críticas a ordem vigente. Dessa forma, não rompeu radicalmente com a perspectiva conservadora. Pelo contrário, apenas a modernizou.

    Resposta - Letra C


ID
2471524
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social de casos individuais faz parte de uma metodologia tradicional com profunda influência no Serviço Social no âmbito da Justiça da Infância e da Juventude, mesmo após o Movimento de Reconceituação da profissão. Constituído por três etapas – estudo, diagnóstico e tratamento –, a abordagem individual foi adotada desde o momento de implementação do Serviço Social nos chamados Juizados de Menores. Sob a influência da Doutrina Social da Igreja Católica ou mesmo vinculando-se à visão de mundo do profissional, as técnicas para estudo, diagnóstico e tratamento tinham por base o Serviço Social norte-americano. Nos dias atuais, como suporte fundamental para a aplicação de medidas judiciais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n°8.069/1990, o Serviço Social Judiciário utiliza-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E 

    O Estudo Social, a Perícia Social, o Laudo e o Parecer Social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específio e exclusivo do Assistente Social. Na área do Judiciário, o Assistente Social, Necessita saber de especificidades e particularidades do meio institucional, como em qualquer área que atue. A CF/88, no artigo 227, exigiu uma lei específica que o regulamentasse, possibilitando a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8069, de 13 de julho de 1990). O ECA ampliou as fronteiras do campo profissional, impulsionando o reconhecimento institucional do papel do assistente social judiciário, não apenas como responsável pela elaboração do estudo social, mas também com aspectos de intervenção junto à família e à sociedade local (conselhos tutelares, instituições, entre outros) através de mediações, conciliações, orientações e encaminhamentos. Através do domínio dos meios a serem utilizados o profissional constrói o estudo social, “ou seja, constrói um saber a respeito da população usuária dos serviços judiciários. Vale ressaltar que o que é solicitado ao Assistente Social não é o conhecimento jurídico,ou a interpretação da lei, mas  o conhecimento específico do Serviço Social de forma que sua apresentação, por meio do Estudo Social, contribuia para a justa aplicação da lei.

    (FÀVERO, 2006)

  • O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais (FÁVERO, 2004: p.42-43).


ID
2472565
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de constituição histórica do Serviço Social, considere as seguintes afirmativas: 


1. Na sua implantação, na década de 30 do século XX, o Serviço Social tinha como referenciais orientadores da formação a Doutrina Social da Igreja Católica, o ideário franco-belga de ação social, a doutrina de São Tomás de Aquino e o neotomismo de Jacques Maritain.

2. A institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão são favorecidas pela criação e desenvolvimento de instituições estatais de caráter assistencial, que contribuíram no processo de industrialização, acumulação e controle social, atendendo a reivindicações dos trabalhadores, na dinâmica de reprodução das relações sociais capitalistas.

3. A influência do Serviço Social norte-americano ocorreu a partir dos anos de 1970, com referenciais orientadores da teoria social positivista de Augusto Comte e do estrutural funcionalismo de Robert Merton.

4. A inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho, cujo espaço de atuação está fortemente marcado por políticas engendradas pelo Estado, confere um caráter não liberal ao exercício profissional, ainda que, contraditoriamente, seu reconhecimento legal se assente no estatuto de profissão liberal.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    alguem sabe procedencia desta alternativa? não consigo analisa-la como correta.

     

     

    2. A institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão são favorecidas pela criação e desenvolvimento de instituições estatais de caráter assistencial, que contribuíram no processo de industrialização, acumulação e controle social, atendendo a reivindicações dos trabalhadores, na dinâmica de reprodução das relações sociais capitalistas.

  • Henrique, a questão está correta porque, na alternativa, o trecho: atendendo a reivindicações dos trabalhadores, vem seguido do contexto: na dinâmica de reprodução das relações sociais capitalistas.

  • GABRITO C

  • A referência para essa questão é o artigo de Yazbek: O significado sócio-histórico da profissão.

    "As exigências da reprodução social da vida de crescentes parcelas de trabalhadores empobrecidos explicitam-se em demandas por bens e serviços, pressionam, neste momento, o Estado por uma ação assistencial. Ação que emerge na sociedade brasileira como parte de um conjunto de estratégias de regulação dos processos econômicos e sociais, justificada pela necessidade de compatibilizar politicamente as questões relativas ao favorecimento da industrialização e da acumulação, ao controle social e à legitimação do sistema, com as necessidades dos que vivem do trabalho. Assim, pela criação e desenvolvimento de instituições assistenciais estatais particularmente na década de 1940, o Estado passa a intervir no processo de reprodução das relações sociais, assumindo o papel de regulador e fiador dessas relações, tanto na viabilização do processo de acumulação capitalista, como no atendimento das necessidades sociais das classes subalternas."

  • Quem foi Jacques Maritain? Nunca vi nenhum autor citar esse homem....

  • A influência do Serviço Social norte-americano ocorreu a partir dos anos de 1970, com referenciais orientadores da teoria social positivista de Augusto Comte e do estrutural funcionalismo de Robert Merton __ Positivismo criado na segunda metade do séc XIX, por August Comte (1787-1857); Émile Durkheim (1858- 1917); Max Weber (1864-1920).

  • A influencia do seso norte americano ocorre a partir dos anos 1940.


ID
2472577
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro vivenciaram um processo de críticas e reconstrução a partir do processo de "reconceituação", iniciado nos anos de 1960. Na primeira fase, esse processo foi marcado pelo que José Paulo Netto chamou de "modernização conservadora". Numa fase subsequente, na década de 70 do século XX, há a aproximação ao marxismo. Qual proposta teórico-metodológica marca o início dessa aproximação ao marxismo, integrando o projeto que Netto denominou de "intenção de ruptura", no interior do movimento de reconceituação?

Alternativas
Comentários
  •  d)

    Método de BH (Belo Horizonte), proposto por Leila Lima Santos e Ana Maria Quiroga, pautado na interligação entre método, teoria e realidade e no princípio de historicidade de toda prática social.


ID
2472580
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A teoria social de Marx permanece referência central nos fundamentos do Serviço Social brasileiro, reiterados nas diretrizes curriculares. Assinale a alternativa que corresponde a essa perspectiva teórica.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Netto (2011, p.21), para Marx, “a teoria é o movimento real do objeto transposto para o cérebro do pesquisador – é o real reproduzido e interpretado no plano ideal (do pensamento)”, ou seja, a teoria (conhecimento teórico) é o próprio conhecimento do objeto, de sua “estrutura” e “dinâmica”. E esta reprodução (que constitui propriamente o conhecimento teórico) será tanto mais correta e verdadeira quanto mais fiel o sujeito for ao objeto.

     

    http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/viewFile/19968/11225

  • A teoria é reprodução, no plano do pensamento, do movimento real do objeto. Essa reprodução, porém, não é uma espécie de reflexo mecânico. O método propicia o conhecimento teórico: partindo da aparência, visa alcançar a essência do objeto.

  • "[...] a teoria é o movimento real do objeto transposto para o cérebro do pesquisador – é o real reproduzido e interpretado no plano ideal (do pensamento). Prossigamos: para Marx, o objeto da pesquisa (no caso, a sociedade burguesa) tem existência objetiva; não depende do sujeito, do pesquisador, para existir. O objetivo do pesquisador, indo além da aparência fenomênica, imediata e empírica – por onde necessariamente se inicia o conhecimento, sendo essa aparência um nível da realidade e, portanto, algo importante e não descartável –, é apreender a essência (ou seja: a estrutura e a dinâmica) do objeto. Numa palavra: o método de pesquisa que propicia o conhecimento teórico, partindo da aparência, visa alcançar a essência do objeto."

    Referência: Netto - Introdução ao método da teoria social


ID
2480473
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No ano de 2016, o Serviço Social completou 80 anos da fundação da primeira Escola de Serviço Social na cidade de São Paulo. É fato que a categoria profissional tem o que comemorar: desde as ações da pioneira escola até os dias de hoje, existe uma longa trajetória histórica. Em relação aos fatos e acontecimentos que marcam a profissão de Serviço Social no Brasil, analise as afirmações a seguir.

I. No Serviço Social, a concepção materialista da história e os aportes de Karl Marx surge em meados de 1960, no contexto das lutas históricas, que vão desde a Revolução Cubana de 1959 até as revoluções sandinistas e chilenas, nos anos de 1970.

II. Em âmbito nacional, o contexto político é marcado por movimentos contra a carestia e por lutas pelas reformas de base, especialmente na educação.

III. No III congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS- 1979), conhecido como congresso da virada, houve uma tomada de posição por parte de profissionais, docentes e estudantes de serviço social, assumindo o posicionamento conservador e de apoio ao governo da época.

IV. No período entre os anos de 1975 e 1985, as entidades profissionais receberam um impulso com a fundação da Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Centro de Estudo e Pesquisa em Serviço Social.

Está(ão) CORRETA(s) apenas

Alternativas
Comentários
  • III. No III congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS- 1979), conhecido como congresso da virada, houve uma tomada de posição por parte de profissionais, docentes e estudantes de serviço social, assumindo o posicionamento conservador e de apoio ao governo da época.

    IV. No período entre os anos de 1975 e 1985, as entidades profissionais receberam um impulso com a fundação da Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Centro de Estudo e Pesquisa em Serviço Social.

    A escola de S. Social do Rio de Janeiro surgiu na década de 30, mais precisamente em 1937. 

     

  • Sobre o item I : É na América Latina que se produzirão circunstâncias permitindo um processo muito mais radical de convergência. conjuntura latino-americana que tem seu ponto de partida neste momento histórico se caracteriza por dois aspectos fundamentais: a) um desenvolvimento acelerado do capitalismo, uma urbanização intensa e uma industrialização rápida (sob a égide do capital norte-americano), que aprofundam as contradições sociais, tanto na cidade como no campo; b) a revolução cubana (1959-60), primeira vitória popular contra o imperalismo na América Latina e primeira revolução socialista no continente -dirigida por forças marxistas de um novo tipo, independentes do comunismo tradicional (de inspiração stalinista). A combinação destes dois processos -um estrutural, econômico-social, e o outro, político e ideológico - terá por resultado o início de uma nova etapa na história da América Latina, uma etapa de lutas sociais, movimentos populares, e insurreições, que conhece um novo salto qualitativo com a revolução sandinista e que continua até hoje. Uma etapa que se caracteriza também por uma maior influência e uma renovação do pensamento marxista latinoamericano. Michel Lowy.

    Item II: E, como exemplo mais contundente dessa nossa tese, o movimento pela “reforma de base na educação”, que foi publicamente iniciado em 1947, e cuja eficácia, após 14 anos de existência, foi apenas parcial, resultando em 1961 na consolidação de uma legislação básica e geral para a educação em todo o país e no fortalecimento da escola pública. http://www.uel.br/proppg/portal/pages/arquivos/pesquisa/semina/pdf/semina_22_1_21_29.pdf

     

  • É importante se atentar ao enunciado da questão que trata de fatos e acontecimentos que marcaram a profissão de Serviço Social, portanto, podem ser de qualquer tempo histórico desde sua origem no país até a atualidade. A partir disso, julgaremos os itens a seguir:

    I- Esta alternativa está correta. Na década de 1960, o Movimento de Intenção de Ruptura - um dos momentos da renovação do Serviço Social brasileiro - já inicia seu processo de questionamento da profissão vindo, posteriormente, a se apropriar de obras que faziam menção ao pensamento marxista (tem-se aqui uma aproximação enviesada e realizada por meio de manuais). O que inspira a renovação da profissão no Brasil é o Movimento de Reconceituação latino americano e o contexto sócio-político de emersão de atores sociais em diversos países e revoluções, como no caso a Revolução Cubana (1959), Revolução de Nicarágua ou Sandinista (1979). Tais revoluções, como sabemos, despertaram uma contra-revolução preventiva instaurando governos autocráticos, como ocorreu no Brasil, no Chile e na Argentina. Portanto, sobretudo a Revolução Cubana inspirada no pensamento marxista e na experiência da União Soviética, era grande ameaça aos países latinos-americanos e a economia norte-americana. Assim, para exterminar tais possibilidades de revoluções também em outros países, os Estados Unidos patrocinam os regimes autocráticos burgueses em todos os outros países.

    II- Esta alternativa está correta. Apesar de não contextualizar em que período histórico se trata, a assertiva relata de movimentos e reformas do fim da década de 1950 e 1960. O movimento pela carestia exigia melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores devido a pauperização das massas e as reformas de base foram um dos pilares da companha de João Goulart para a presidência do país (1961-1964), reformas estas na área da educação, agrária, tributária e urbanas, dentre outras propostas. Pode-se afirmar que são processos que influenciam a profissão no país a questionar-se assim como seus reais objetivos e compromissos, contudo, será um momento abafado em seguida pelo Golpe Militar visando eliminar qualquer possibilidade deste tipo de reformas no Brasil.

    III- Esta alternativa está incorreta. Pelo contrário, o III CBAS ou Congresso da Virada representou a "virada" da profissão ao recusar os aportes teórico-metodológicos conservadores que nortearam a profissão até o momento. Este Congresso significou o rompimento do Serviço Social brasileiro com o tradicionalismo e falsa premissa de neutralidade profissional, elucidando quais os seus reais objetivos e afirmando seu compromisso com as lutas das massas e coletivas.

    IV- Esta alternativa está incorreta. A primeira escola de Serviço Social do Rio de Janeiro (PUC-RJ) é criada em 1937. conforme Marilda Villela Iamamoto e Raul Soares de Carvalho (Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41ª edição. São Paulo, Cortez, 2014.


    RESPOSTA: C
  •  Fatos e acontecimentos que marcam a profissão de Serviço Social no Brasil:

    I - Na década de 1960, o Movimento de Intenção de Ruptura, já inicia seu processo de questionamento da profissão vindo, posteriormente, a se apropriar de obras que faziam menção ao pensamento marxista (tem-se aqui uma aproximação enviesada e realizada por meio de manuais).

    II - é marcado por movimentos contra a carestia e por lutas pelas reformas de base, especialmente na educação. O movimento pela carestia exigia melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores devido a pauperização das massas e as reformas de base  na área da educação, agrária, tributária e urbanas, dentre outras propostas.​

  • II- Esta alternativa está correta. Apesar de não contextualizar em que período histórico se trata, a assertiva relata de movimentos e reformas do fim da década de 1950 e 1960. O movimento pela carestia exigia melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores devido a pauperização das massas e as reformas de base foram um dos pilares da companha de João Goulart para a presidência do país (1961-1964), reformas estas na área da educação, agrária, tributária e urbanas, dentre outras propostas. Pode-se afirmar que são processos que influenciam a profissão no país a questionar-se assim como seus reais objetivos e compromissos, contudo, será um momento abafado em seguida pelo Golpe Militar visando eliminar qualquer possibilidade deste tipo de reformas no Brasil.

    III- Esta alternativa está incorreta. Pelo contrário, o III CBAS ou Congresso da Virada representou a "virada" da profissão ao recusar os aportes teórico-metodológicos conservadores que nortearam a profissão até o momento. Este Congresso significou o rompimento do Serviço Social brasileiro com o tradicionalismo e falsa premissa de neutralidade profissional, elucidando quais os seus reais objetivos e afirmando seu compromisso com as lutas das massas e coletivas.

    IV- Esta alternativa está incorreta. A primeira escola de Serviço Social do Rio de Janeiro (PUC-RJ) é criada em 1937. conforme Marilda Villela Iamamoto e Raul Soares de Carvalho (Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41ª edição. São Paulo, Cortez, 2014.


    RESPOSTA: C

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    É importante se atentar ao enunciado da questão que trata de fatos e acontecimentos que marcaram a profissão de Serviço Social, portanto, podem ser de qualquer tempo histórico desde sua origem no país até a atualidade. A partir disso, julgaremos os itens a seguir:

    I- Esta alternativa está correta. Na década de 1960, o Movimento de Intenção de Ruptura - um dos momentos da renovação do Serviço Social brasileiro - já inicia seu processo de questionamento da profissão vindo, posteriormente, a se apropriar de obras que faziam menção ao pensamento marxista (tem-se aqui uma aproximação enviesada e realizada por meio de manuais). O que inspira a renovação da profissão no Brasil é o Movimento de Reconceituação latino americano e o contexto sócio-político de emersão de atores sociais em diversos países e revoluções, como no caso a Revolução Cubana (1959), Revolução de Nicarágua ou Sandinista (1979). Tais revoluções, como sabemos, despertaram uma contra-revolução preventiva instaurando governos autocráticos, como ocorreu no Brasil, no Chile e na Argentina. Portanto, sobretudo a Revolução Cubana inspirada no pensamento marxista e na experiência da União Soviética, era grande ameaça aos países latinos-americanos e a economia norte-americana. Assim, para exterminar tais possibilidades de revoluções também em outros países, os Estados Unidos patrocinam os regimes autocráticos burgueses em todos os outros países.

  • Cespe 2012

    A gênese da reconceituação do serviço social na América Latina está relacionada ao questionamento sobre o papel da profissão em face do subdesenvolvimento bem como a determinados condicionantes, entre os quais, o surgimento de novos sujeitos políticos e o impacto da Revolução Cubana.


ID
2499949
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No período conhecido como renovação ou reconceituação do Serviço Social no Brasil, nas últimas décadas, os fundamentos teóricos-metodológicos relativos a ele se alinharam ao paradigma

Alternativas
Comentários
  • Cabe destacar "NAS ULTIMAS DÉCADAS'  do periodo de reconceituação do Serviço Social, ou seja, temos a aproximação com o método de Marx, o critico -dialetico.

  • O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.


ID
2545348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do processo embrionário de institucionalização do serviço social no Brasil, a partir da década de 30 do século XX, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E"

     e) O serviço social de casos individuais foi o método central aplicado para realizar o conjunto de trabalho necessário para o reajustamento dos indivíduos às condições normais de vida.

     

    realizar o conjunto de trabalhos necessários ao reajustamento de certos indivíduos ou grupos às condições normais da vida’, organizando para tal: o Serviço Social dos Casos Individuais, Orientação Técnica das Obras Sociais, o Setor de Investigação e Estatística e o Fichário de Obras e Necessitados. O método central a ser aplicado é definido como sendo o Serviço Social de Casos Individuais, devendo-se ‘estimular o necessitado, fazendo-o participar ativamente do todos os projetos que se relacionam com o seu tratamento [...] utilizar todos os elementos do meio social que possam influenciá-lo no sentido desejado, facilitando sua readaptação’ e propiciar um auxílio material reduzido ao mínimo indispensável, ‘para não prejudicar o tratamento’ (IAMAMOTO; CARVALHO, 2012, p. 185-186).

  • Resposta letra "E".

     

    Vejamos a correção das demais.

     

    a) Este excerto está incorreto – O Serviço Social surge da iniciativa de grupos e frações de classes dominantes, que se expressam através da Igreja Católica, do o Estado e da burguesia. Logo, não se pode afirmar que o seu desenvolvimento está distante (alheio) ao aparato estatal.

     

     b) Este excerto está incorreto – O assistente social era considerado o facilitador do controle social e do ajustamento dos indivíduos ao padrão estabelecido, na administração dos conflitos sociais. Tinha como função equacionar os conflitos, com práticas assistenciais. Diante da população, o assistente social tinha a figura de representação do Estado (BATTINI,2016). Logo, viu-se no Serviço Social uma estratégia de manutenção do status quo, o que lhe ampliou o campo de atuação.

    Nos dizeres de Yazbek (2009), a profissão amplia sua área de ação, alarga as bases sociais de seu processo de formação, assume um lugar na execução das políticas sociais emanadas do Estado e, a partir desse momento, tem seu desenvolvimento relacionado com a complexidade dos aparelhos estatais na operacionalização de Políticas Sociais.

     

     

     c) Este excerto está incorreto - Os primeiros contatos da profissão no judiciário foram no Juízo de Menores em São Paulo, através do comissariado de menores criado em 1924 (FÁVERO, 2013).

     

     d) Este excerto está incorreto -  O chamado Serviço Social Tradicional pauta sua ação através de um viés de formação social, moral e intelectual das famílias. Ou seja, através de um trabalho tido como “educativo”, que culpabiliza o sujeito pela sua condição. Em suma, uma prática profissional, baseada em atendimentos individualizados e prolongados, numa ideia de adequação ao comportamento moral esperado, como por exemplo, o chamado Serviço Social de Caso ( SILVA et ali , 2016).

     

     

     

    http://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/ec/ecd5a070-a4a6-4ba1-8e4a-81b016479890.pdf

    http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/O_significado_socio-_historico_da_profissao%20Yasbek.pdf

    file:///C:/Users/Rezielle%20Machado/Desktop/SERVI%C3%87O%20SOCIAL/OUTROS/28150-127871-1-PB.pdf

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000300006

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n127/0101-6628-sssoc-127-0456.pdf

  • A perspectiva de ação para o Serviço Social, nesse primeiro momento, é bem delimitada. Restringe-se ao atendimento individual, a partir da concepção de sociedade, que caracteriza o indivíduo em condições estruturais de pobreza, como pessoa fraca, desajustada e incapaz, que precisa de ajuda especial. Adota-se a metodologia de caso, grupo ou comunidade, como formas de implementar a intervenção social, sem objetivar, contudo, uma análise na estrutura social. A pobreza é expressa estatisticamente, vista sem o estabelecimento de relação com a forma de organização social.


ID
2545351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à institucionalização do serviço social no Estado Novo (1937 – 1945), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Compreendi de forma mais completa esta questão ao reler o capítulo III do livro Relaçõs Sociais e Serviço Social no Brasil, de Iamamoto  Carvalho:

    a)A ação do assistente social deverá estar voltada para "radicar no espírito dos menores aprendizes a noção de autoridade associada harmoniosamente a uma forte disciplina e para despertar o espírito de iniciativa e de liberdade refletida, que nada tem em comun com os desvios libertários a que os adolescentes são particularmente sujeitos" . A ação concreta do assistente social, dentro desse espírito, pouca diferença apresentará, no entanto, relativamente às suas atividades tradicionais(p.264)

     

    b)Como foi visto anteriormente, além das transformações na retórica do discurso oficial do serviço social, solidifica-se uma adesão ao capitalismo em sua etapa de aprofundamente industrial urbano.O desenvolvimento capitalista, visto apenas como desenvolvimento necessário da sociedade, acarretando como "preço a ser pago pelo progresso"  o agravamento da questão social - a negação ideológica de alternativas não-capitalistas - estará no centro dessa questão. Permitirá à formação cristã-humanista do Assistente Social fundir-se ao caráter mais social que assume o capital, pondo-o a serviço das instituições que atuam segundo esse novo sentido. Representará também a solidificação da adesão ideológica à racionalidade capitalista, que levará à progressiva substituição do antigo binômio de socialização e controle social,"Igreja-Família", por um novo trinômio, "Escola-Indústria-Família".(p.267);

     

    c/d)A constataçãode que as grandes favelas dos morros cariocas (assim como das baixadas da periferia e subúrbios) poderiam transformar-se em redutos eleitorais Partido Comunista no Brasil leva à mobilização, pelo Estado e hierarquia, de seu aparato assistencial para contrapor-se e consolidar seu controle sobre aquela população (p.284) (...)Para aquela situação de anomia que permite e propicia a germinação de ideologias exóticas - ideologias que no discurso institucional do Serviço Social são igualadas a doenças endêmicas(...)a única solução possível será a educação. (...)as bases de atuação do serviço social estarão assim centradas nos casos individuais, nos lazeres educativos e, principalmente, na educação popular e formal (p.285) (...)A educação será, porntanto, o meio de arrancar o proletariado das influências exôticas e reconquistá-lo.(p.286)

     

    e)No referente às técnicas do Serviço Social, os relatos de práticas desenvolvidas parecem mostrar que estas se mantêm basicamente dentro dos padrões preexistentes, não implicando,de imediato,mudança de sua qualidade(p.253).

     

     

    Referências:IAMAMOTO, Marilda Villela;CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e serviço social no Brasil:esboço de uma interpretação histórica-metodológica.-25.ed.-São Paulo, Cortez;2008.

  • ACertei uhuuuuuuu

    Gabarito "B"

     

  • Gabarito: B - A adesão ideológica do serviço social à racionalidade capitalista levou à fusão da composição cristã-humanista do assistente social, com o caráter mais social que assume o capital.

    (a)A partir da instituição do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI(As ações são ligadas a força de trabalho juvenil, porém as práticas de intervenção são as mesmas, técnica de caso e de grupo. (Pág.268))

    (c)As primeiras ações profissionais nas favelas do Rio de Janeiro ocorreram em virtude do aumento e seu consequente reflexo na imagem do governo brasileiro. (da concentração da população pobre) (Pág.298 )

    (d)As primeiras intervenções do serviço social nas favelas do Rio de Janeiro indicavam que o motivo da favelização era . (miséria material e moral das populações faveladas), (Pág.301 )

    (e)A criação da Legião Brasileira de Assistência propiciou qualitativa no serviço social (Pág.266)

    IAMAMOTO, Marilda Villela;CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e serviço social no Brasil:esboço de uma interpretação histórica-metodológica.-37.ed.-São Paulo, Cortez;2012.


ID
2553565
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social, no Brasil, a compreensão da profissão na sociedade capitalista se faz mediante o conceito fundamental de

Alternativas
Comentários
  • Ao falarmos sobre o trabalho profissional do assistente social no contexto da sociabilidade burguesa, consideramos como um dos aspectos centrais para a análise a centralidade da categoria trabalho, expressa de maneira enfática na afirmação: “[...] o ato de produção e reprodução da vida humana realiza-se pelo trabalho. É a partir do trabalho, em sua cotidianeidade, que o homem torna-se ser social, distinguindo-se de todas as formas não humanas” (Antunes, 1995, p.121).

  • d)

    reprodução social.

     

  • um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Nessa perspectiva, a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reprodução das relações sociais, “como a reprodução do capital permeia as várias ‘dimensões’ e expressões da vida em sociedade” (IAMAMOTO; CARVALHO, 1995, p. 65) APUD YASBEK, Maria Carmelita.

  • Quando fala-se em institucionalização e legitimação do Serviço Social, da década de 40 em diante, pode - se falar que já havia naquele período o conhecimento do conceito de reprodução social?


  • Boa pergunta feita pelo colega João Martins. Essa compreensão da profissão a partir do conceito de reprodução social é da década de 80, com as contribuições dadas por Iamamoto, e não do processo de institucionalização e legitimação como deixa entender o enunciado.

  • O conceito de “Reprodução Social é fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista.

    Reprodução Social refere-se ao modo de como são produzidas e reproduzidas as relações sociais na sociedade.

    A “reprodução das relações sociais” é entendida como a reprodução da totalidade da vida social – não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a vida espiritual e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social.

    A reprodução das relações sociais é a reprodução de determinados modos de vida, cotidianos, valores e práticas culturais e políticas, e da forma como se produzem as ideias nessa sociedade.

     

    Essa concepção de reprodução social fundamenta uma forma de apreender o serviço social como uma instituição inserida na sociedade. Desta forma, partindo do pressuposto que a sociedade a qual vivemos é uma sociedade dividida em Classes com interesses antagônicos: Capital e Trabalho; o Serviço Social tanto participa do processo de reprodução dos interesses de preservação do capital, quando das respostas às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho. Não se trata de uma dicotomia, mas do fato de que ele não pode eliminar essa polarização de seu trabalho, uma vez que as classes sociais e seus interesses só existem em relação. Relação que essencialmente contraditória e na qual o mesmo movimento que permite a reprodução e a continuidade da sociedade de classes cria as possibilidades de sua transformação.

    Iamamoto; Carvalho APUD Yasbek, Maria Carmelita,1995, p.65.

  • Então, um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade.

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/3D6F81pn1Nsm7IhGdgh1.pdf


ID
2553568
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Iamamoto em suas concepções teóricas afirma que o Serviço Social desde a década de 1980, é

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social não é uma profissão considerada como trabalho desde a sua origem. Essa concepção nasceu a partir da década de 80 onde passa a ser considerado como “[...] uma especialização do trabalho, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo da sociedade” (IAMAMOTO, 2003 p. 22).

    FONTE: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/anais_ivsimp/gt3/18_AngelaPrates&NayaraBueno.pdf

  • Desde a década de 1980, afirma-se (IAMAMOTO; CARVALHO, 1982) que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais. Ao indagar-se sobre significado social do Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais, tem-se um ponto de partida e um norte.

    fonte: O Serviço Social na cena contemporânea

  • Letra A


ID
2609743
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere as tendências que se manifestaram no Serviço Social até meados dos anos 1970, e suas principais características.


Tendências:

1. Modernização conservadora.

2. Desenvolvimentista e reformista.

3. Renovação da profissão.


Características:

( ) manutenção de status quo.

( ) preparação técnica para o fazer profissional.

( ) perspectiva de emancipação humana.

( ) orientação tecnicista e funcionalista.

( ) relação entre refletir/agir/refletir.


A correta correlação entre a tendência e sua característica está contemplada corretamente em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Amigos, para ajudar seria bom justificar porque a questão esta errada ou certa. respoder somente a letra da questão é perda de tempo, não ajuda em nada, nem mesmo a pessoa que responde dessa forma.

  • Não identifiquei o texto utilizado para elaborar a questão, mas os conceitos são similares aos utilizados por Netto:

    modernização conservadora = modernização (positivismo)

    desenvolvimentista e reformista = reatualização do conservadorismo (fenomenologia)

    renovação da profissão = intenção de ruptura (tradição marxista)

  • Gabarito D. A resposta pode ser encontrada no texto " 80 anos do serviço social no Brasil: organização política e direção social da profissão no processo de ruptura com o conservadorismo. Segundo a autora (Maria Beatriz Costa Abramides): 

    "Pode-se afirmar que, até os anos 1970, três tendências se manifestavam no Serviço Social: a) a modernização conservadora, de orientação tecnicista e funcionalista, de manutenção do status quo; b) a desenvolvimentista e reformista dos anos 1950 e 1960; e c) a vertente da renovação da profissão. A renovação do Serviço Social brasileiro teve sua origem em meados da década de 1960 e apresentou três tendências: a) a modernizadora, alicerçada nos documentos de Araxá e Teresópolis, em que o Serviço Social é concebido como instrumento de intervenção a ser operacionalizado nos marcos de manutenção do capitalismo; b) a reatualização do conservadorismo, cuja concepção se assentava na fenomenologia pela autorrepresentação da profissão, rejeição ao positivismo, presente na tradição modernizadora, e a teoria social de Marx; c) a terceira se expressou no legado marxiano e na tradição marxista por meio do projeto de intenção de ruptura com o conservadorismo, que conquistou sua hegemonia a partir de 1979." (p.460).

  • manutenção de status quo = manutenção do status atual


ID
2611132
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de renovação do Serviço Social no Brasil, de acordo com Netto (2015), coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) Ocorreu nos marcos da autocracia burguesa, uma vez que foi ao longo de todo esse período histórico que se assistiu à erosão e à deslegitimação das formas profissionais consagradas.

( ) Possibilitou uma relativa homogeneidade nas suas projeções teóricas e interventivas, nas propostas e na direção ético-política da profissão.

( ) Desenvolveu-se em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Foi no período de vigência dessa última que a profissão interagiu inicialmente com os renovadores latino-americanos.

( ) Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior.

( ) E parte integrante do processo internacional de erosão do serviço social tradicional, razão pela qual não pode ser pensada sem referência ao quadro global em que aquele se desenvolveu.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Mas fiquei com uma dúvida.

    A questão coloca: "Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior."

    Até onde entendo a autocracia burguesa teve grande participação na genese do SeSo, o movimento de reconceituação que em longo processo culminou a erosão do SeSo tradicional particu de novas experiências dos AS com a classe trabalhadora, inspirada em novas frentes teóricas (especialmente a marxista). Não foi um movimento impulsionado pela autocracia burguesa, pelo contrário, pelas experiencias com a CT e os MS. 

    O que acharam da questão? Especialmente deste item? 

  • Sobre a Renovação do S.S. :

    "Ocorreu nos marcos da autocracia burguesa, uma vez que foi ao longo de todo esse período histórico que se assistiu à erosão e à deslegitimação das formas profissionais consagradas". ("até o final da década de 1960, e entretanto pelos anos 70 inclusive, no discurso e na ação governamentais há um claro componente de validação e reforço do que, noutro lugar, caracterizamos como Serviço Social "Tradicional".) Referência - Ditadura e S.S.

    "Possibilitou uma relativa homogeneidade nas suas projeções teóricas e interventivas, nas propostas e na direção ético-política da profissão."

    "Desenvolveu-se em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Foi no período de vigência dessa última que a profissão interagiu inicialmente com os renovadores latino-americanos." (a profissão interagiu com os renovadores latino americamos já na década de 1960 - movimento de reconceituação)

    "Foi impulsionado pela autocracia burguesa num movimento de erosão do serviço social tradicional, que lhe é anterior". VERDADEIRO ( Netto atribui à autocracia burguesa "a função de precipitadora de um processo de erosão do Serviço Social "Tradicional", que lhe é anterior (década de 50)). Referência - Ditadura e S.S.

    É parte integrante do processo internacional de erosão do serviço social tradicional, razão pela qual não pode ser pensada sem referência ao quadro global em que aquele se desenvolveu. VERDADEIRO


ID
2652460
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Movimento de Renovação deflagrado na década de 1960 demarca o serviço social brasileiro, ao apontar a possibilidade de ruptura com o conservadorismo, superando as práticas tradicionais da origem, por um método crítico e investigativo, com renovação teórico-prática, propostas de intervenção e compreensão da realidade. Deste processo, são apresentadas por Netto (2005) três perspectivas: reatualização do conservadorismo, intenção de ruptura e

Alternativas
Comentários
  • MODERNIZADORA - Anos 60 até meados de 70 / oriunda do positivismo e funcionalismo / corrente teórica: estrutural- funcionalismo.

    Documentos de Araxá (teorização do SS)

    Documento de Teresópolis ( metodologia do SS)

    Principal representante: José Lucena Dantas

    REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO - Nasceu no início dos anos 70 /fenomenologia/ diálogo, pessoa e transformação social.

    Seminário de Sumaré e Alto da Boa Vista

    Principal representante: Anna Augusta Almeida

    INTENÇÃO DE RUPTURA - marxismo / uma tentativa até os dias de hoje.

    Método BH

    Representantes: Leila Lima, Ana Maria Queroga, Vicente de Paula Faleiros.

     


ID
2652463
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de renovação, na perspectiva das formulações registradas nos Documentos de Sumaré e do Alto da Boa Vista, o serviço social é posto como uma intervenção nas fronteiras da ajuda psicossocial, caracterizada pela incorporação da abordagem

Alternativas
Comentários
  • PERSPECTIVA MODERNIZADORA - POSITIVISMO/FUNCIONALISMO. DOCUMENTOS/EVENTOS: ARAXÁ E TERESÓPOLIS;

    REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO - FENOMENOLOGIA;

    INTENÇÃO DE RUPTURA - MARXISMO.

  • Tonet (1984), assinala que a fenomenologia introduz a visão existencial no trabalho social, proporcionando a aplicação da teoria psicossocial. Na fenomenologia, o Serviço Social se realiza através da intervenção social ou tratamento social. Como principal contribuição para o Serviço Social a fenomenologia traz o processo de ajuda psicossocial a partir dos princípios, diálogos, pessoa e transformação, finalidade primordial da intervenção do profissional.

     

    GAB. D

  • A vertente fenomenológica tem como caracteristícas principais:

     

    •          Utiliza os métodos do dialógo, da pessoa e da transformação social do indivíduo através da psicologização das relações sociais;

    •          Foco: vivido humano

  • Cronologia do Serviço Social:

    Perspectiva Modernizadora - Positivismo (Neo) / Estrutural-funcionalismo - Documentos de Araxá e Teresópolis

    Reatualização do Conservadorismo - Fenomenologia - Documento de Sumaré e Alto da Boa Vista

    Intenção de ruptura - Marxismo - Documento Método de BH


ID
2652466
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A vertente chamada intenção de ruptura, dentro do processo de renovação do serviço social, configura-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo. Para Yasbeck (2009), trata-se de um marxismo equivocado, sem o recurso ao pensamento de Marx, com recusa à via institucional e

Alternativas
Comentários
  • Efetivamente, a apropriação da vertente marxista no Serviço Social (brasileiro e latinoamericano) não se dá sem incontáveis problemas, que 

    aqui não abordaremos, e que se caracterizam, quer pelas abordagens reducionistas dos marxismos de manual,  que pela  influência  do  cientificismo  e  do  formalismo  metodológico  (estruturalista)  presente no "marxismo" althusseriano  (referência a Louis Althusser,  filosofo  francês   cuja leitura da obra de Marx vai influenciar a proposta marxista do Serviço Social nos  anos  60/70  e  particularmente  o  Método  de  B.H.  Um marxismo equivocado que recusou a via institucional e as determinações sócio históricas da profissão. No entanto, é com este referencial, precário em um primeiro momento, do ponto de vista teórico, mas posicionado do ponto de vista sócio-político, que a profissão questiona sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social ao mesmo tempo em que se  aproxima  dos  movimentos  sociais. Inicia-se aqui a vertente comprometida com a ruptura (NETTO,1994,  p.  247  e  ss)  com  o  Serviço  Social tradicional.  

  • Letra C


ID
2666815
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo por base o texto “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade”, no qual Maria Carmelita Yazbek discorre sobre o processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, analise as alternativas abaixo:


I. A gênese do Serviço Social brasileiro é marcada pela relação com o ideário católico, o qual imprimiu à profissão um caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. Portanto, em sua gênese, o Serviço Social brasileiro incidiu sobre os valores e comportamentos de seus “clientes” na perspectiva de sua integração à sociedade.

II. Especialmente a partir dos anos 1940, o conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começou a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista. A matriz positivista foi então absorvida pelo Serviço Social brasileiro particularmente em sua orientação funcionalista, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras, com uma apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.

III. A partir dos anos 1960 iniciou-se o questionamento à matriz positivista no Serviço Social, num contexto de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais do capitalismo mundial, que impuseram à América Latina um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. A profissão assumiu as inquietações e insatisfações deste momento histórico e direcionou seus questionamentos ao Serviço Social tradicional através de um amplo movimento, de um processo de revisão global, em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo e político.

IV. O movimento de renovação do Serviço Social latino-americano impôs aos assistentes sociais a necessidade de construção de um novo projeto comprometido com as demandas das classes subalternas. É no bojo deste movimento que se iniciou a aproximação do Serviço Social latino-americano com o marxismo, configurando a apropriação da teoria social de Marx como matriz teórica para a profissão, ainda que de forma enviesada. A partir deste referencial a profissão passou a questionar sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social, aproximando-se dos movimentos sociais. Este processo marcou o início da vertente comprometida com a ruptura com o Serviço Social tradicional.


Em relação a essas alternativas, estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Anos 60 - " A profissão assumiu as inquietações e insatisfações deste momento histórico e direcionou seus questionamentos ao Serviço Social tradicional através de um amplo movimento, de um processo de revisão global, em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo e político."  Havia todo esse questionamento?

  • 'Gabarito A

    Realmente segundo o artigo de Yazbek, Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social, houve sim todo esse questionamento, a partir dos anos 60, em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo e político.

    Ver Artigo em: http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

     

  • Artigo: Fundamentos Históricos e Teóricos-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade - YAZBEK

  • Todas estão corretíssimas!

  • Lou Brito ??? mim mande esse artigo ai

  • Esse artigo faz parte da coletânea de artigos Direitos Sociais e Competências Profissionais. Foi lançado em formato físico porém agora somente disponível em PDF.

  • Show!


ID
2690113
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere ao Serviço Social, a década de 1980 se caracteriza pela negação do conservadorismo profissional e por um movimento de explicitação da dimensão política da profissão. No âmbito profissional, a perspectiva que marca esse período denomina-se como:

Alternativas
Comentários
  • A terceira perspectiva é a intenção de ruptura, esta almejava romper totalmente com o Serviço Social tradicional, propunha uma quebra quer com seus procedimentos metodológicos, ideológicos e teóricos, com o seu conservadorismo, a tradição positivista. Esta perspectiva recorre principalmente ao pensamento marxista, que era tida de forma progressiva na sociedade.

     

    Fonte:http://seminarioservicosocial2017.ufsc.br/files/2017/05/Eixo_2_139.pdf

     

    Gab. B


ID
2690197
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Apontada como uma das vertentes de análise que emergiu no bojo do Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro e que, embora não estivesse livre de problemas, permitiu que a profissão questionasse sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social, ao mesmo tempo em que se aproximava dos movimentos sociais. A vertente a que se refere o texto é a

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • A vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx.


    É claro que a apropriação da Teoria Social de Marx não se deu de forma unilateral e adialógica. Foi resultado de imensos e desgastantes debates e disputas internas e externas nos espaços de organização acadêmica e profissional do Serviço Social. Internamente, a apropriação da vertente marxista teve várias divergências também, quer pelas abordagens reducionistas dos marxismos de manual, quer pelo cientificismo e formalismo metodológico (estruturalista) presente no “marxismo” althusseriano ( referência ao filosofo francês cuja leitura da obra de Marx vai influenciar a proposta marxista do Serviço Social nos anos 60/70 e particularmente o Método B.H), que segundo Yazbek, foi um “marxismo equivocado que recusou a via institucional e as determinações sócio-históricas da profissão.

    É com esse referencial que a profissão questiona a sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social ao mesmo tempo que se aproxima dos Movimentos Sociais e das organizações da classe trabalhadora. Tem-se o início da vertente comprometida com a ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador.


  • Características da vertente marxista:


    Questionamento da prática institucional e seus objetivos de adaptação social;


    Aproximação dos movimentos sociais
  • Gabarito: D - marxista

    Segundo Yazbek, as 3 principais vertentes que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação são:

    •a vertente modernizadora (NETTO,1994, p.164 e ss) caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade.

     • a vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica. Esta tendência que no Serviço Social brasileiro vai priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é analisada por Netto (1994, p. 201 e ss) como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão;

     •a vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx. 

    YASBEK, Maria Carmelita - Os fundamentos históricos e teórico­-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. 

  • Se tem aproximação com a classe trabalhadora, é alternativa D.

    @estudantedecarreira


ID
2714851
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Trindade (2001), nos diversos projetos profissionais do Serviço Social, podemos encontrar diferentes concepções de profissão, que passam por distintas compreensões acerca do objeto profissional, de seus objetivos, bem como sobre seu instrumental técnico-operativo. Assinale a alternativa correta em relação aos diferentes tratamentos conferidos ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em sua trajetória histórica.

Alternativas
Comentários
  • A) o novo projeto profissional, alinhado à vertente de ruptura, NÃO PRIORIZA abordagens individuais e grupais.
    B) Fenomenológia - abordagem foco na visão de mundo individual
    c) Correta
    D) Mary Richmond (anglo saxónico)- Americana e não europeia
    E) "o mesmo tratamento ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em diferentes momentos da história dessa profissão" ? ERRADA o tratamento não foi o mesmo.

  • Em conseqüência da prevalência dessa perspectiva individualista no trato das manifestações da questão social, o Serviço Social de Casos aparece como a abordagem profissional predominante, nesse início de institucionalização do Serviço Social no Brasil. Nas duas primeiras décadas do século XX, Mary Richmond havia desenvolvido, nos Estados Unidos, os pressupostos e diretrizes do que ela chamara de Serviço Social de Casos Individuais. No entanto ele chega ao país já sob os influxos da Psicologia, especialmente a partir da divulgação das idéias de Gordon Hamilton - seja através dos trabalhos de Nadir Kfouri (fruto de seus estudos nos Estados Unidos), seja com a tradução de seu livro Teoria e Prática do Serviço Social de Casos, em 1958.

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/65N06Bp3L00eI373q8j6.pdf

  • a) Incorreta: Nas propostas do novo projeto profissional, alinhado à vertente de ruptura, a atuação profissional continua priorizando as abordagens individuais e grupais.

    Nas propostas do novo projeto profissional, as „problemáticas sociais‟ são relacionadas às desigualdades produzidas pelo capitalismo, rejeitando-se a sua compreensão como disfunções individuais que precisem de „tratamento‟ social. Assim, a atuação profissional volta-se para as abordagens coletivas que procuram mobilizar a população, para reivindicar o atendimento às suas necessidades.

     

     b) Incorreta:  Nos anos de 1970, as propostas de prática do Serviço Social alinhadas à vertente de reatualização do conservadorismo ou fenomenológica centra a ação profissional, exclusivamente, na abordagem comunitária.

    Em síntese a fenomenológia  prioriza as concepções de pessoa, diálogo e transformação social.

    As propostas de prática do Serviço Social alinhadas à vertente fenomenológica centram a ação profissional no atendimento individual que se desenvolve através de um processo de “ajuda psicossocial” (CBCISS, 1986, p.185; Almeida, 1989, p.116). Através do diálogo, o assistente social e o “cliente” experimentam um processo de reflexão sobre a “vivência“ deste último, o que possibilita um processo de transformação da situação10, a partir da capacitação do cliente para transformar sua realidade.

     

     c) Correta: Em decorrência da prevalência de uma perspectiva individualista no trato das manifestações da questão social, o Serviço Social de Casos aparece como abordagem profissional predominante, no início da institucionalização do Serviço Social no Brasil.

     

     d) Incorreto: As exigências de tecnificação do Serviço Social brasileiro foram atendidas com a qualificação de seu acervo de procedimentos interventivos, por meio da importação da produção profissional europeia, notadamente aquela empreendida por Mary Richmond.

     A importação da produção profissional europeia mesclava  a visão francesa e a visão belga lecionada no Brasil por ) Maria Kiehl e Albertina Ramos para realizar o Curso de Serviço Social e D. Odila.

     

     e) Incorreto:  Tendo em vista a homogeneização no campo profissional, torna-se possível conferir o mesmo tratamento ao instrumental técnico-operativo do Serviço Social em diferentes momentos da história dessa profissão, ainda que o referencial teórico-metodológico seja diferente.

    Não há homogeneidade  em nenhuma das dimensões profissionais.


ID
2715478
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de renovação do Serviço Social no Brasil teve no esforço pela validação teórica o seu índice mais expressivo, destacando ainda a construção de um pluralismo teórico. Segundo Netto (1990), o principal elemento do processo de renovação do Serviço Social é:

Alternativas
Comentários
  • Essa perspectiva, ao criticar sistematicamente o desempenho tradicional e seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos, tem a pretensão de romper com a herança do pensamento conservador e do reformismo. Mesmo se constituindo no pré1964 a intenção de ruptura se adensa somente ao longo dos anos oitenta, expressando o processo de laicização da profissão. Isso se dá devido às mudanças ocorridas no país durante o processo de reabertura política e democratização. A intenção de ruptura ganhou força por colocar o Serviço Social ao lado das demandas da classe trabalhadora, não mais como agente legitimador da exploração.

     

    http://fjav.com.br/revista/Downloads/edicao08/Artigo_365_378.pdf

  • Um dos elementos caracterizadores da renovação do Serviço Social é a laicização, uma ruptura com os ideais da igreja católica, onde é constitutiva dessa laicização a diferenciação da categoria profissional em todos os seus níveis e a consequente disputa pela hegemonia do processo profissional em todas as suas instâncias. Segundo Netto (2007), o processo de renovação do Serviço Social é [...] o conjunto de características novas que, no marco das constrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou, à base do rearranjo de suas tradições e da assunção do contributo de tendência do pensamento social contemporâneo, procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática, através de respostas a demandas sociais e da sua sistematização, e de validação teórica, mediante a remissão às teorias e disciplinas sociais

  • 1967-Perspectiva Modernizadora (Netto, 1994): abarca teorias

    funcionalistas (bom funcionamento social), estruturalista e sistêmica

    (positivismo), caracterizada pela modernização conservadora. É um

    projeto renovador tecnocrático. Ajusta-se ao projeto de governo para

    atender o grande capital. Baseia-se na modernização tecnológica e

    em processos de relações interpessoais como mediações do

    desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da

    pobreza. Essa perspectiva esteve presente no Seminário de Araxá e

    Teresópolis.

    1970- Reatualização do conservadorismo (visão Fenomenológica):

    Prioriza aquelas concepções de pessoa, tutela, diálogo e

    transformação social dos sujeitos do começo da profissão. Essa

    perspectiva esteve presente no Seminário de Sumaré (1978) e no

    Seminário do Alto da Boa Vista (1984). Trouxe de volta os elementos

    do conservadorismo e do pensamento católico.

    1980 - Intenção de ruptura: entende a profissão como inserida na

    sociedade de classes. No 1º momento é a aproximação do marxismo

    sem o recurso ao pensamento de Marx, mas de outros autores que

    interpretavam Marx. Questiona-se a prática institucional

    conservadora e seus objetivos de adaptação social. Essa direção

    será a base para construção do atual projeto ético-político hegemônico do

    Serviço Social.


    Fonte: estratégia.

  • " A ruptura que ocorre no Serviço Social a partir de meados da década de 1960 foi em virtude da LAICIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL engendrada pelas condições novas postas à formação e ao exercício profissionais pela autocracia burguesa." (Ditadura e SS. - JPN)

    De acordo com Netto (2015), a LAICIZAÇÃO É A BASE DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL, devido às novas demandas colocadas para os assistentes sociais no contexto da autocracia burguesa, a partir da criação do mercado nacional de trabalho para os assistentes sociais.