SóProvas


ID
1231288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da história e da constituição da categoria profissional do serviço social, julgue o próximo item.

O processo histórico de ruptura no serviço social brasileiro foi influenciado fortemente pelo movimento progressista latino-americano, então sob a liderança da Escola de Trabalho Social de Costa Rica.

Alternativas
Comentários
  • Conforme José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) a perspectiva de intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional no Brasil, uma das vertentes do processo de renovação do Serviço Social brasileiro, teve importante influência do movimento de reconceituação latino-americano. Essa perspectiva de ruptura emergiu na Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, e segundo Netto, o grupo de jovens assistentes sociais responsável por tal projeto, atentos ao que ocorria com o Serviço Social no exterior, receberam influências da Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Chile. Esse encontro dos assistentes sociais brasileiros com os profissionais estrangeiros ocorreu devido ao Congresso de Caracas (1969).


    RESPOSTA: ERRADO


  • (ERRADO) Essas insatisfações fazem com que a partir dos anos 60, esse referencial fosse questionado no contexto de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais. A profissão insatisfeita com sua atuação começava a rever suas práticas, e dentro de um movimento global surgiu a necessidade de uma renovação dentro da profissão. “A ausência de identidade profissional, de projeto profissional específico, produzia uma grande fragilidade em termos de consciência política, de consciência social.” (MARTINELLI, 2010 p.131) É no bojo destes questionamentos que são impostos aos Assistentes Sociais latinoamericanos a construção de um novo projeto profissional, comprometido com as demandas dos subalternizados. Este projeto configura-se com o marxismo, e tem sua revisão em níveis teórico, metodológico, operativo e político, que em tese, configura-se na matriz teórica social de Marx. Nas décadas de 1964 a 1985, o Brasil enfrentou um longo período ditatorial que se instaurou no país, as Ciências Sociais em muitos países latino-americanos que atravessaram períodos de ditaduras, passaram por um momento de longo silêncio em suas produções teóricas. O Serviço Social brasileiro se vale desse recuo para repensar os objetivos da profissão e se aprofundar na teoria social crítica marxista, http://fgh.escoladenegocios.info/revistaalumni/artigos/ed06/artigo_10.pdf

  • Nunca ouvi falar em Costa Rica ligado a esse assunto.

  • Receberam influência da Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Chile.

  • Errado . esta ligado ao mov de reconceituaçao

  • A perspectiva de intenção de ruptura teve importante influência do movimento de reconceituação latino-americano. Emergiu na Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, o grupo de jovens receberam influências da Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Chile. Esse encontro dos assistentes sociais brasileiros com os profissionais estrangeiros ocorreu devido ao Congresso de Caracas (1969).
     

  • Aspecto a ser considerado no processo de ruptura com o conservadorismo, e pouco estudado, foi a forte atuação do movimento estudantil em Serviço Social após o golpe militar de 1964 e que se estendeu até 1968. A partir do decreto do AI-5, em 13/12/1968, a repressão se ampliou com o cerceamento aos instrumentos de luta, como os sindicatos, os movimentos populares, estudantil e rural. Militantes foram exilados e, a partir de 1971, de forma mais extensiva, muitos foram torturados e mortos.

  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    Conforme José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015) a perspectiva de intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional no Brasil, uma das vertentes do processo de renovação do Serviço Social brasileiro, teve importante influência do movimento de reconceituação latino-americano. Essa perspectiva de ruptura emergiu na Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, e segundo Netto, o grupo de jovens assistentes sociais responsável por tal projeto, atentos ao que ocorria com o Serviço Social no exterior, receberam influências da Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Chile. Esse encontro dos assistentes sociais brasileiros com os profissionais estrangeiros ocorreu devido ao Congresso de Caracas (1969).

    RESPOSTA: ERRADO

  • ERRADA..

    A intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional no Brasil foi uma das vertentes do processo de renovação do Serviço Social brasileiro e teve importante influência do movimento de reconceituação latino-americano.

    Essa perspectiva de ruptura emergiu na Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, e segundo Netto, o grupo de jovens assistentes sociais responsável por tal projeto, atentos ao que ocorria com o Serviço Social no exterior, receberam influências da Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Chile.