-
Quais foram os princípos adotados consolidados no conselho de ética de 1993?
-
O Congresso da Virada é chamado assim, pois no ano de 1979
ocorreu o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais realizado nos dias 23 a 28
de setembro, promovido pelo Conselho Federal de Assistentes Sociais – CFAS,
conhecido hoje como CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) em São Paulo. A
postura dos Assistentes Sociais mediante a esse congresso foi o que deu suporte
para construir esse marco na historia do Serviço Social, sendo assim o objetivo
primordial do congresso não era muito favorável ao que os profissionais que ali
estavam propuseram. Pois o objetivo do Congresso era que fosse discutida apenas
a Política Social aos olhos do Serviço Social de então e não que nesse mesmo
congresso os Assistentes Sociais se rebelassem, o que demarcou a sua
importância, contra suas próprias organizações, cuja mesma era conservadora e
atendia apenas aos interesses das classes dominantes. Conforme José Paulo Netto,
pág. 141: “Este período marca um momento importante no desenvolvimento do
Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denuncia
do conservadorismo profissional.”
-
O III CBAS, famoso Congresso da Virada, de 1979, é considerado por muitos teóricos como o maior acontecimento que reflete o posicionamento de se romper com o conservadorismo no Serviço Social, pois é nele que os profissionais passam a afirmar seu compromisso com a classe trabalhadora, contribuindo para consolidar uma consciência da prática profissional, bem como influenciando na construção do projeto ético-político da categoria.
-
I CONGRESSO (1947) - preparação para o II congresso Pan-americano, influência norte americana
II CONGRESSO (1961) - Serviço social as exigências brasileiras, foi interrompido na ditadura militar
III CONGRESSO (1979) - Rompimento do Serviço Social tradicional, ruptura com a neutralidade da profissão.
-
sim, está correta. O congresso da Virada, é um marco para o SSo, construindo novos rumos para a profissão, na intenção de romper com o tradicionalismo.
-
O III Congresso Brasileiro de Assistentes Social (CBAS), também cunhado pela categoria historicamente por "Congresso da Virada", representa o acúmulo de forças sociais e políticas e é expressão do contexto histórico daquele período em que os movimentos dos trabalhadores, censurados durante a ditadura, voltam a eclodir e reivindicar a democratização do país e a lutar por melhores condições de vida e de trabalho. Com base em Maria Beatriz Costa Abramides (Memória: 80 anos do Serviço Social no Brasil: O III CBAS "O Congresso da Virada" 1979. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 128, p, 181-186, jan./abr. 2017), pode-se afirmar que para os assistentes sociais, o Congresso ocorrido entre 23 e 27 de setembro de 1979 é expressão da nova direção política que será impressa pela profissão e também expressão pública da negação com o conservadorismo na profissão, promovendo uma verdadeira "virada" para a profissão.
Assim, ao romper com o conservadorismo como sua direção social, o Serviço Social coletivamente e hegemonicamente faz sua opção classista pelos trabalhadores e as lutas coletivas e inicia a construção do seu Projeto ético-político na década de 1990. Portanto, a profissão possuindo como suporte a ontologia do ser social e o pensamento marxista se torna crítica e assume sua direção política e social para com os interesses da classe trabalhadora e os ideais de justiça social, radicalização da democracia, ampliação da cidadania, etc.
RESPOSTA: CERTO
-
CORRETA...
-->O “Congresso da Virada”, realizado em 1979 em São Paulo, tornou-se um marco referencial para a profissão e reflete o posicionamento de se romper com o conservadorismo no Serviço Social, pois é nele que os profissionais passam a afirmar seu compromisso com a classe trabalhadora, instaurando o pluralismo político, contribuindo para consolidar uma consciência da prática profissional, bem como influenciando na construção do projeto ético-político da categoria.
Fonte;estratégia