-
A) Súmula 670/STF: "O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa." - ERRADA
B) A taxa é espécie de tributo VINCULADO a uma atuação estatal específica - ERRADA
C) CORRETA - Literalidade do CTN - ART. 77
E) Súmula Vinculante nº 29/STF:É constittucional a adoção, no cálculo do valor de taxa, de um ou mais elementos da base de cálculo própria de determinado imposto, DESDE QUE NÃO HAJA INTEGRAL IDENTIDADE ENTRE UMA BASE DE CÁLCULO E OUTRA. - ERRADA
-
Acredito que os ensinamentos de Ricardo Alexandre ajudam a entender a letra D.
" É preciso que não seja feita a CONFUSÃO ENTRE TRIBUTO VINCULADO COM TRIBUTO DE ARRECADAÇÃO VINCULADA. O tributo é considerado vinculado quando o Estado tem de realizar alguma atividade específica relativa ao sujeito passivo a legitimar a cobrança. E exigência não tem correlação com a destinação da arrecadação.
Já a principal característica dos tributos com a ARRECADAÇÃO VINCULADA é a necessidade de utilização da receita obtida, EXCLUSIVAMENTE com determinadas atividades. Assim, os EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS SÃO TRIBUTOS DE ARRECADAÇÃO VINCULADA, mas não necessariamente um tributo vinculado."
Assim, acredito que a questão nos faz confundir tributos vinculados com tributos de arrecadação vinculada.
-
Qual o motivo da Letra D estar errada?
-
Camila, a opção D está errada porque misturou conceitos. Veja bem, as taxas são tributos vinculados porque sua instituição está associada a alguma contraprestação por parte do Estado, seja o exercício regular do poder de polícia, seja a prestação de serviço específico e divisível. Além disso, em geral, as taxas são tributos de arrecadação não vinculada, ao contrário do que afirma a questão
-
As taxas n podem ter o mesmo valor cobrado dos impostos
-
GABARITO LETRA C
LEI Nº 5172/1966 (DISPÕE SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E INSTITUI NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO APLICÁVEIS À UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS)
ARTIGO 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
-
LETRA D: As taxas são tributos vinculados não porque a destinação do produto da arrecadação está prevista em lei mas, sim, porque a sua cobrança está atrelada à uma contraprestação do Estado, assim como as contribuições de melhoria.