Segundo Almeida:
"O planejamento da alta administração é o planejamento estratégico, que consiste no processo de decisão relativo aos objetivos da organização, às mudanças nesses objetivos, aos recursos utilizados para atingi-los e às políticas que deverão governar a aquisição, a distribuição e a utilização desses recursos." (p.7)
"O planejamento operacional decide 'o que fazer' e 'como fazer'. Está ligado aos procedimentos, detalhando tarefas e operações, e deve estar sempre voltado à otimização dos resultados. Tem caráter imediatista, caracterizando-se por ser de curto prazo e de abrangência local." (p.8)
"Os programas são complexos de metas, políticas, procedimentos, regras, passos e recursos." (p.7)
"O plano é uma linha de ação preestabelecida que, em determinado período de tempo , orienta a ação na direção da missão, ou seja, o que a instituição deve fazer - o papel ou a função a ela atribuída - e dos objetivos institucionais ou da solução de determinados problemas, e fornece parâmetros de controle e acompanhamento das ações. Produto do planejamento, o plano não é um enfeite; é um evento intermediado entre o processo de planejamento e o processo de implementação do planejamento." (p. 4)
I. Planejamento estratégico: já sabemos que esse é o tipo de planejamento realizado pela alta administração.
II. Planejamento operacional: está ligado aos procedimentos, detalha tarefas e operações.
III. Programa: é um instrumento do planejamento e trata-se de um complexo de metas, políticas, procedimentos, regras, passos é recursos.
IV. Plano: é considerado um produto do planejamento.
Resposta: B