-
Certo!
Uma proposição condicional só pode ser falta se a 1ª for verdadeida e a 2ª falsa, nos demais casos a proposição vai ser verdadeira.
Assim:
V -> F = F
V -> V = V
F -> V = V
F -> F = V
Na questão é informado que a 2ª é verdadera. Portanto nos dois casos em que a segunda tem valor V a proposição é válida, independente do valor da 1ª.
Espero ter ajudado.
-
Para nunca esquecer: Numa condicional, o único caso que torna a proposição falsa é a primeira verdadeira e a segunda falsa:
V -> F ( VERA FISCHER )
-
Se “O Brasil reduziu o custo do comércio exterior” for verdadeira não torna verdadeira a frase “O Brasil reduzirá o custo do comércio exterior”. Discordo com a resposta, devia estar errada.
-
Certa, no se então quando a posterior é V ela será verdadeira indepedente dos valores e conectivos na primeira parte da proposição.
-
P1 = "Se o Brasil reduzir as formalidades burocráticas e o nível de desconfiança nas instituições públicas E eliminar obstáculos de infraestrutura e as ineficiências no trânsito de mercadorias E ampliar a publicação de informações envolvendo exportação e importação, ENTÃO o Brasil reduzirá o custo do comércio exterior. " Temos uma premissa composta por quatro elementos aqui, representando A^B^C->D
O enunciado da questão disse que se a premissa “O Brasil reduziu o custo do comércio exterior” for Verdadeira, então independentemente do valor da outra premissa, o valor de P1 será verdadeiro.
Vemos que “O Brasil reduziu o custo do comércio exterior” equivale á premissa D, "Se o Brasil reduzir as formalidades burocráticas e o nível de desconfiança nas instituições públicas (A) E eliminar obstáculos de infraestrutura e as ineficiências no trânsito de mercadorias (B) E ampliar a publicação de informações envolvendo exportação e importação (C), ENTÃO o Brasil reduzirá o custo do comércio exterior. (D) "
A^B^C->D
A^B^C-> V
Para a condicional simples (->) ter valor negativo, a condição suficiente (elemento antes do conectivo) deverá ser verdadeiro e a condição necessária (elemento após o conectivo) deverá ser falso, ou seja, V->F.
Nesse caso, como o elemento após o coectivo (condição necessário) é V, consequentemente a premissa sempre será verdadeira independentemente se o valor do elemento anterior do conectivo (condição suficiente) for Falso ou Verdadeiro.
V->V = V
F->V = V
Assertiva Correta
-
Certa
Na tabela do "Se...Então..." quando a segunda proposição é "V", a primeira pode ser tanto "V" quanto "F";
-
A própria pergunta invalida a resposta cretina do professor para a questão anterior...Ele nem quis comentar essa aqui.
-
Acho que as premissas de P1 seriam assim:
P: O Brasil reduzir as formalidades burocráticas e o nível de desconfiança nas instituições públicas,
Q: Eliminar obstáculos de infraestrutura e as ineficiências no trânsito de mercadorias
R: Ampliar a publicação de informações envolvendo exportação e importação
S: O Brasil reduzirá o custo do comércio exterior.
P ^ Q ^ R - > S
Se S é verdadeiro, a proposição P1 será verdade para qualquer valor de P, Q e R
-
CORRETA
V/F -->V =V
--> OLHA A REGRA DO ( -->)
SÓ É ( F) ASSIM:
V-->F= F
-
Não precisa nem montar a expressão no papel. Na condicional, se depois do "então" for verdadeiro, não importa o valor das outras! Pode ter 10 premissas falsas, o resultado será sempre verdadeiro.
PS.: Regra da Vera Fisher é FALSA!
-
-
CORRETA
V/F -->V =V
-
Não precisa nem representar a expressão por letras. A questão fala que a segunda proposição na condicional é verdadeira, logo, se é uma condicional, o resultado será sempre verdadeiro. Na condiconal, é impossível um valor lógico falso tendo a segunda como verdadeira.
Na condicional o valor lógico só é falso da seguinte forma: V --> F = F ( Vamo Fazer um Filho)
-
Na condicional, o que importa é o valor da segunda proposição.
-
jogou verdadeiro na segunda frase AUTOMATICAMENTE NAO DARA
V F F
VERA FICHE É FALSA
-
CERTO
MODUS PONENS
huhuhu
-
P1: (Rf ^ Nd ^ Eo ^ It ^ AP) -> Rc
V/F V certo
-
GABARITO CORRETO.
O Brasil reduziu o custo do comércio exterior. VERDADEIRO.
P1: Se o Brasil reduzir as formalidades burocráticas e o nível de desconfiança nas instituições públicas, (e) eliminar obstáculos de infraestrutura e as ineficiências no trânsito de mercadorias e ampliar publicação de informações envolvendo exportação e importação, então o Brasil reduzirá o custo do comércio exterior.
?^?^?^?--->V = VERDADEIRO.
Pessoal na condicional sendo o último termo VERDADEIRO não me interessa os antecedentes, pois eles sendo falsos ou verdadeiros a conclusão sempre será verdadeira.
-
A^B^(C^D)^X--->Z = CERTA
-
Fazendo hj e errei por nao considerar a proposição simples do enunciado como integrante da P1 composta, que é complexa e cansativa, mas basta analisar o condicional e não precisa traduzir todas as simples. Se o consequente é verdadeiro, tanto faz se o antecedente é F ou V
-
O professor Luis Telles sempre fala:
se então (→):
_ (F) lamengo na frente sempre será VERDADEIRO e (V) asco atrás também sempre será VERDADEIRO.
o que não pode ocorrer é (V) asco na frente e (F) lamento atrás, pois sempre será FALSO.
Na questão ele informa que (V) asco ficará atrás, então independendo dos valores lógicos das outras sentenças ela será VERDADEIRA.
#PAZ
-
CORRETA
V/F -->V =V
-
Vasco em segundo é sempre V
-
Minha contribuição.
Tabela verdade da condicional / Se..., então.../ -> :
V -> V = V
V -> F = F
F -> V = V
F -> F = V
Abraço!!!
-
CERTO
P1 - Se o Brasil reduzir as formalidades burocráticas e o nível de desconfiança nas instituições públicas, eliminar obstáculos de infraestrutura e as ineficiências no trânsito de mercadorias e ampliar a publicação de informações envolvendo exportação e importação (V ou F), então o Brasil reduzirá o custo do comércio exterior. (V).
Sabemos que a preposição “O Brasil reduziu o custo do comércio exterior” é verdadeira. Portanto não importa se a preposição anterior terá valor de F ou V, pois o conectivo SE --> ENTÃO só é falso nos casos de V --> F (vera fisher).
-
Só observar a tabela da condicional (se então)
Quando o antecedente for F, independente dos próximos valores o resultado será V.
Quando o consequente for V, independente dos valores do antecedente o resultado será V.
P → Q
V → V = V
V → F = F
F → V = V
F → F = V
-
Se..., Então só pode ser falso com a Vera Fischer, logo então se o consequente for verdadeiro, não importa o valor do antecedente, será sempre V.
-
Se perguntar quantas proposições simples ou quantas linhas tem, o coro come!