SóProvas


ID
1233880
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a história do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O surgimento do Serviço Social está diretamente relacionado à necessidade da burguesia e do Estado de controle e enquadramento das classes subalternas, de forma que estas últimas não se tornem um entrave ao desenvolvimento do capitalismo. A profissão emerge como uma demanda da burguesia, associada a Igreja Católica (principalmente na Europa) e também a alguns setores do protestantismo, por um profissional que interviesse na questão social, de forma a controlá-la e sob o interesse de que a presença desse agente no seio do operariado pudesse possibilitar a desorganização dessa classe. Desse modo, pode-se afirmar que o Serviço Social nasce devido a exigência da burguesia por esse profissional, o qual tem na questão social a base de sustentação e legitimação da profissão, portanto, tem no capitalismo a possibilidade de expansão do seu espaço de trabalho.


    RESPOSTA: D
  • O Serviço Social nos seus primórdios possui um caráter controlador. Lembrando que o Serviço Social intervinha no absenteísmo, problemas individuais, ou seja, o Serviço Social surge para conter a classe trabalhadora em suas reivindicações, algumas solicitações eram atendidas pela burguesia.

  • analisando as alternativas:

    A) nasceu como projeto hegemônico da burguesia;

    B) não era rebatida pelo Estado, tinha o aval do próprio;

    C) É verdade que o SS é uma criação do capitalismo;

    D) correta;

    E) Foi uma estratégia da burguesia à favor da consolidação capitalista;

  • Letra D  - Muito bom Simone 

  • O surgimento do Serviço Social está intrinsecamente relacionado com as transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940, com o projeto de recristianização da Igreja Católica e a ação de grupos, classes e instituições que integraram essas transformações. Essas décadas são marcadas por uma sociedade capitalista industrial e urbana. A industrialização processavase dentro de um modelo de modernização conservadora, pois era favorecida pelo Estado corporativista, centralizador e autoritário. Assim, a burguesia industrial aliada aos grandes proprietários rurais, buscava apoio principalmente no Estado para seus projetos de classe e, para isso, necessitavam encontrar novas formas de enfrentamento da chamada “questão social”. O Estado Novo visando garantir o controle social e sua legitima- ção, apoia-se na classe operária por meio de uma política de massa, capaz ao mesmo tempo de “defender” e de reprimir os movimentos reivindicatórios.

     

    http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-04.pdf

  • O surgimento do Serviço Social está diretamente relacionado à necessidade da burguesia e do Estado de controle e enquadramento das classes subalternas, de forma que as classes subalternas não se tornem um entrave ao desenvolvimento do capitalismo. A profissão emerge como uma demanda da burguesia, associada a Igreja Católica (principalmente na Europa) e também a alguns setores do protestantismo, por um profissional que interviesse na questão social, de forma a controlá-la e sob o interesse de que a presença desse agente no seio do operariado pudesse possibilitar a desorganização dessa classe. Desse modo, pode-se afirmar que o Serviço Social nasce devido a exigência da burguesia por esse profissional, o qual tem na questão social a base de sustentação e legitimação da profissão, portanto, tem no capitalismo a possibilidade de expansão do seu espaço de trabalho.

     

    analisando as alternativas:

    A) nasceu como projeto hegemônico da burguesia;

    B) não era rebatida pelo Estado, tinha o aval do próprio;

    C) É verdade que o SS é uma criação do capitalismo;

    D) correta;

    E) Foi uma estratégia da burguesia à favor da consolidação capitalista;