SóProvas


ID
1234252
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Edgar Schein, o fenômeno da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

  • O modelo de Schein é uma teoria de modelo de cultura organizacional e foi desenvolvido pelo psicólogo social Edgar Schein no começo dos anos 1980. Este modelo tornou-se então uma das influências para as teorias de Cultura Organizacional e se baseia na idéia de que a Cultura de uma organização existe em três diferentes níveis, sendo eles:

    ArtefatosNormas e ValoresPressupostos
  • 1- Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex: símbolos, heróis, lemas, eventos...

    2-Valores Compartilhados: não visíveis, enraizados, justificativas para comportamento. Geralmente explicitados na estratégia empresarial.
    3-Pressuposições Básicas: que regem o pensamento, mais íntimo, profundo. Ex: crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos...
  • Gabarito D.

    Artefatos;

    Valores;

    Pressupostos básicos.

  • Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.

    Valores: constituem o segundo nível da cultura. Correspondem às razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros

    Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo e oculto. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.

    Gabarito: D

  • De acordo com Fleury (2002, p.139), “é possível distinguir dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito. O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal, sistemática, enquanto o conhecimento tácito possui uma qualidade pessoal, tornando-se mais difícil de ser formalizado e comunicado”.

    O conhecimento tácito e o explícito são as duas formas de conhecimento que estão presentes nas organizações, elas se complementam e a interação entre elas é a principal maneira de se criar conhecimento no âmbito organizacional, como relatam Carbone (2009) e Santos (2001).

    Conhecimento explícito ou codificado

    Documentado, transferível e reproduzível.

    Facilmente codificado.

    Processado pelo computador

    Transmitido eletronicamente

    Conhecimento tácito

    Habilidade pessoal (prática)

    Conhecimento especial, pessoal

    Experiência, crenças, intuição e similares

    Já para o autor pesquisador Edgar Schein sobre a cultura organização, revela que existem, na realidade, três níveis de cultura, quais sejam:

    Os artefatos: estão visíveis na cultura e perceptíveis. Ex: símbolos, heróis, lemas, eventos.

    As crenças e valores expostos: São as estratégias e os objetivos metas compartilhados por um grupo.

    As suposições básicas: São os sentimentos que alguém assume como se fossem verdadeiros e que regem o pensamento, mais íntimo, profundo. Ex: crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos