SóProvas


ID
1235536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade, como uma ciência “compreensiva” que, por interpretação, mas sem artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais de um agentes em função do comportamento de outrem e, consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade social.

Charles-Henry Cuin; François Gresle.
História da Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87.

Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos fenômenos do comportamento social e das formas sociais de dominação, julgue os itens seguintes.

Segundo Weber, há quatro tipos ideais puros de dominação social: a tradicional, a carismática, a burocrática e a ideológica.

Alternativas
Comentários
  • 1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

    2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

    3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

    4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).


  • Três tipos de dominação social: tradicional, carismática e racional-legal.

  • Três tipos de dominação social: tradicional, carismática e racional-legal.

    Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação

    Dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados). Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, sobre o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados. 

    Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação. 

  • QUESTAO ERRADA

    Para max weber há três tipos de dominação social: tradicional, carismática, racional-legal\burocrática