SóProvas



Questões de Max Weber e a Ação Social


ID
104293
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo.

Essa concepção da ciência social é proposta por

Alternativas
Comentários
  • RETIRADO (WEBER, 1991, p. 88).Em outras palavras, Weber procura apreender o específico a manifestações culturais ocidentais que podem ser: o capitalismo, a cidade ocidental, a burocracia, os tipos de dominação, os tipos de ação, a vida sócio-cultural, etc.
  • Gabarito: C

     

    "Para o sociólogo alemão, o objetivo da ciência social deve contemplar a busca de leis – embora elas sejam aqui de utilidade limitada1 – e, sobretudo, as causas das condutas, mas não pode se limitar a elas. Para ser fiel ao seu destino, a ciência social precisa encontrar o sentido que os indivíduos atribuem a suas ações. Ou seja, a verdadeira ciência social deve partilhar o caminho da Explicação com as outras ciências, mas deve também se aventurar num percurso solitário em busca da Compreensão (Verstehen)." 

     

    Fonte: Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil

  • Breves comentários acerca dos demais autores:

     

    Giddens: destaca três principais visões das ciências sociais: causação social, funcionalismo e naturalismo.

    Durkeim: "A sociologia é uma ciência independente das demais ciências sociais e da filosofia. A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos, considerados como “coisas”.  A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômenos sociais que outro percebe. Para explicar um fenômeno social, deve-se procurar sua causa. Todos os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, formando uma realidade especial. "

    Mills: descreve o pensamento sociológico como uma prática criativa, que define como “imaginação sociológica”.

    Simmel: desenvolve o conceito de sociação.


ID
104296
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere o trecho abaixo.

É possível classificar a forma como Bourdieu aborda a estratificação da sociedade entre as teorias que apresentam, simultaneamente, características do esquema geral weberiano e do tratamento dado por ...... ao uso do estilo de vida como um símbolo da classificação social.

(Marcelo Medeiros. As Teorias da Estratificação da Sociedade e o Estudo dos Ricos, BIB, n. 57, 2004, p. 81-82)

Preenche corretamente a lacuna do trecho acima:

Alternativas

ID
104317
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Max Weber, a luta pela apropriação diferencial dos bens em uma dada sociedade pode ser caracterizada a partir de três dimensões. Correlacione corretamente a dimensão ao seu conceito:

Alternativas
Comentários
  • Pareto analisou adesigualdade sob o ponto de vista de existência:

    1. De elites: formadas pelas pessoas que apresentavam os mais elevados índices no seu ramo de atividade.
    2. De não-elites: fadadas à subordinação.

    Já para Marx, a desigualdade de classes determinaria todas as demais desigualdades e resultaria da opressão dos que possuem a propriedade dos meios de produção sobre os que não a possuem.

    Max Weber separava analiticamente três categorias de estratificação: econômica ( classes), social (grupos de status) e política (partidos).

    A teoria da estratificação social considera que a sociedade distribui os indivíduos e as famílias em vários degraus diferentes quanto à riqueza, ao poder, ao prestígio e, para autores mais recentes, à cultura. Os indivíduos podem ser agrupados em várias camadas ou estratos sociais.


ID
104326
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à sociologia do conhecimento presente em Marx, Weber e Durkheim, a associação adequada entre, de um lado, a forma de entendimento do mundo empírico (princípio de realidade) e a sua transposição para o modelo conceitual (princípio de conhecimento) é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo por que não ser a letra A. As noções de luta de classes e consciência de classe, respectivamente, se adéquam perfeitamente a esse esquema.

  • IDENTIDADE = WEBER


ID
183220
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

"A intelectualização e a racionalização crescentes não equivalem, portanto, a um conhecimento geral crescente acerca das condições em que vivemos. Significam, antes, que sabemos ou acreditamos que, a qualquer instante, poderíamos, bastando que o quiséssemos, provar que não existe, em princípio, nenhum poder misterioso e imprevisível que interfira com o curso de nossa vida; em uma palavra, que podemos dominar tudo, por meio da previsão. Equivale isso a despojar de magia o mundo. Para nós não mais se trata, como para o selvagem que acredita na existência daqueles poderes, de apelar a meios mágicos para dominar os espíritos ou exorcizá-los, mas de recorrer à técnica e à previsão. Tal é a significação essencial da intelectualização".

No trecho citado acima, retirado do ensaio "A Ciência como vocação", Max Weber caracteriza aquilo que entende ser um processo "realizado ao longo dos milênios da civilização ocidental", do qual a ciência participa como "elemento e motor". Weber denomina este processo

Alternativas
Comentários
  • Quanto a esta questao não há dúvida de que Weber argumenta sobre o processo de desencantamento do mundo, visto que os processos de previsão caracteristicos das sociedades menos complexas cada vez foram perdendem -e continuam perdendo nas sociedades complexas também- a noção mágica e geral para se focar nas técnicas e nos métodos.
  • Texto extraído da obra de Weber, diz respeito ao processo de desencantamento, que se dá em 2 sentidos. O sentido religioso significa desencantar o mundo através da religião. A religião pode muito bem mudar a forma de viver das pessoas, reformulando sua postura em relação ao mundo. 
    Já o sentido racional significa que a ciência desencanta explicações mágicas que temos sobre o mundo, também fazendo c/ que reformulemos nossa postura em relação a este.
  • Acho lamentável a técnica da FCC. Ela prefere medir se o leitor decora os termos empregados pelos autores do que o conhecimento do conteúdo e da essência das teses. Bastava inverter, colocar um cabeçalho "Weber propôs a teoria do desencantamento nas sociedades que empregaram o intelectualização e racionalização crescentes Por esta tese compreende-se:". Aí colocava o cabeçalho na alternativa junto com outras sínteses teóricas que não equivalem ao pensamento de Weber. Isto mede se o concursando leu e absorveu a essência do pensamento de Weber. Não a denoaminação que ele deu a sua tese. De qualquer forma, dancemos conforme a música.
  • GABARITO E 

    A intelectualização e a racionalização geral não significam, pois, um maior conhecimento geral das condições da vida, mas algo de muito diverso: o saber ou a crença em que, se alguém simplesmente quisesse, poderia, em qualquer momento, experimentar que, em princípio, não há poderes ocultos e imprevisíveis, que nela interfiram; que, pelo contrário, todas as coisas podem – em princípio - ser dominadas mediante o cálculo. Quer isto dizer: o desencantamento do mundo. Diferentemente do selvagem, para o qual tais poderes existem, já não temos de recorrer a meios mágicos para controlar ou invocar os espíritos. Isso consegue-se graças aos meios técnicos e ao cálculo. Tal é, essencialmente, o significado da intelectualização. (A Ciência como Vocação Max Weber -   http://www.lusosofia.net/textos/weber_a_ciencia_como_vocacao.pdf)


ID
195040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir dos conceitos de estratificação e mobilidade sociais, julgue os itens subsequentes.

Max Weber faz distinção entre três dimensões da sociedade: ordem econômica, representada pela classe; ordem social, representada pelo status ou estamento; ordem política, representada pelo partido. Cada uma dessas dimensões possui estratificação própria.

Alternativas
Comentários
  • Social stratification. Weber also formulated a three-component theory of stratification, with Social class, Social status and Political party as conceptually distinct elements. Social class is based on economically determined relationship to the market (owner, renter, employee etc.). Status class is based on non-economical qualities like honour, prestige and religion. Party class refers to affiliations in the political domain. All three dimensions have consequences for what Weber called "life chances" (opportunities to improve one's life).
  •  Sociologia da estratificação social: Estratificação social é a área da sociologia que se ocupa da pesquisa sobre a posição dos indivíduos na sociedade e explicitação dos mecanismos que geram as distinções sociais entre os indivíduos. Ao contrário de Marx, que explicava estas diferenças apenas com base em fatores econômicos, Weber mostrou que as hierarquias e distinções sociais obedecem à lógicas diferentes na esfera econômica, social e política. Sob o aspecto econômico as classes sociais são diferenciadas conforme as chances de oportunidades de vida, escalonando os indivíduos em grupos positiva ou negativamente privilegiados. Do ponto de vista social, indivíduos e agrupamentos sociais são valorizados conforme atributos de valor, dando origens a diversos tipos de grupos de status. Diferente também é a lógica do poder, em que os indivíduos agregam-se em diferentes partidos políticos. A análise weberiana demonstra que existem diferentes mecanismos sociais de distribuição dos bens sociais, como a riqueza (classe), a honra ou prestígio social (grupos de status) e o poder (partidos) e que cada um deles cria diferentes tipos de ordenamento, hierarquização e diferenciação social.fonte wikipedia



  • postar em inglês , cada uma...

  • correto - importa isso ou

    no maximo uma explicação pequena ou um mnemónico...


ID
195046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das relações de poder e legitimação, julgue o próximo item.

A forma legítima de dominação carismática, de acordo com Max Weber, está baseada na designação do líder pela virtude da fé na validade do estatuto legal.

Alternativas
Comentários
  • p { margin-bottom: 0.08in; }

    A alternativa se refere à dominação LEGAL, pela qual se obedece a alguém em virtude e regra estatuída (lei, regulamento, estatuto legal).

    A dominação carismática é baseada no carismo pessoal do governante; em suas qualidades excepcionais, tais como poder intelectual ou oratório. Prevaleceu nos regimes nazista e fascista

  • No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato que a dominação está assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, por isso ele acrescenta a cada tipo de atividade tradicional, afetiva ou racional um tipo de dominação particular.Weber definiu as dominações como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de conteúdo determinado.

    Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação. Os princípios fundamentais da burocracia, segundo o autor são a Hierarquia Funcional, a Administração baseada em Documentos, a Demanda pela Aprendizagem Profissional, as Atribuições são oficializadas e há uma Exigência de todo o Rendimento do Profissional. A obediência se presta não à pessoa, em virtude de direito próprio, mas à regra, que se conhece competente para designar a quem e em que extensão se há de obedecer. 

    Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação. Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) ao meu ver seria um tipo de “lei moral”. 

    Dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados). Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, sobre o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais.  Weber coloca que a forma mais pura de dominação carismática é o caráter autoritário e imperativo. 

    Fonte: http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm


ID
213052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação à objetividade da ciência social, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Weber trabalha com a sociologia compreensiva que procura entender o sentido objetivamente visado das ações. Busca compreender de forma objetiva a vontade de uma ação social praticada pelo individuo.


ID
213055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do sentido da sociologia compreensiva, de acordo com Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Oberve qual enunciado dialoga o que está sendo proposto.
  • A possibilidade de entender a sociedade e suas instituições passa por uma análise do comportamento individual.

    Reescrevendo a letra e: a sociologia estuda comportamentos ( ações), as condutas do outro, com referência no sentido subjetivo do ator. 

  • Ação social é aqeula que cria expectativas de repercussão social. O sentido da ação deve visar a resposta de outrem.

  • A sociologia compreensiva desenvolvida por Weber se interessa pela compreensão interpretativa da ação social, objeto, para assim explicá-la em seu curso e seu efeito. Reposta correta: E.

  • É a ciência que estuda o comportamento o do homem na sociedade. Max Weber, produziu a sociologia compreensiva, onde ele se mostra preocupado com a compreensão das atitudes dos indivíduos na sociedade, considerando que a sociologia poderia então, explicar melhor determinados fragmentos da realidade social. 


ID
213058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre a D e a E.  Acabei errando =(
    Cuidado com os enunciados que têm o sentido muito genérico.
  • Weber - individualismo metodológico - a sociedade como totalidade social é o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes. Qual o papel do sujeito na compreensão da vida social? Weber parte do individual para o todo. 

  • A: errada. A idéia de Weber é a seguinte: no domínio dos fenômenos naturais, só podemos apreender as regulari
    des observadas por meio de propo sições de forma e natureza matemáticas.

    B: errada. No caso da conduta humana, a compreensão é, num certo sentido, imediata: o professor compreende o comportamento dos que acompanham suas aulas, o viajante compreende por que o motorista do táxi pára diante do sinal vermelho. Não é necessário constatar quan tos motoristas se detêm diante do sinal vermelho para entender por que razão eles agem assim. A conduta humana tem uma inteligibilidade intrínseca, que vem do fato de que os homens são dotados de consciência.
    C:errada. As condutas sociais têm uma textura inteligível que as ciências da realidade humana são capazes de apreender. Esta inteligibilidade não significa que o sociólogo ou o historiador compreendam intuitivamente tais condutas. Pelo contrário, o cientista social as reconstrói gradualmente, com base em textos e em documentos.
    D:errada. Do fato de sermos capazes de compreender resulta que podemos explicar fenômenos singulares sem a intermediação das proposições gerais. Há um vín culo entre a inteligibilidade intrínseca dos fenômenos humanos e a orientação histórica destas ciências. Não que elas visem sempre ao que aconteceu uma só vez, e se interessem exclusivamente pelas características singulares dos fenô menos. Como compreendemos o singular, a dimensão propriamente histórica assume, nas ciências que têm por objeto a realidade humana, uma importância e um alcance que ela não pode ter nas ciências da natureza.
    fonte: 

ID
213061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando o problema da causalidade nas ciências histórica e sociológica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Para chegar a objetividade segundo Weber, o sociólogo deve fazer o segunte percurso:

    1)  estabelece  leis  e fatores  hipotéticos  que  servirão  como  meios  para  seu  estudo;  
    2)  analisa  e  expõe ordenadamente  “o  agrupamento  individual  desses  fatores  historicamente  dados  e  sua combinação concreta e  significativa”, procurando  tornar  inteligível a causa e natureza dessa significação;  
    3)  remonta  ao  passado  para  observar  como  se  desenvolveram  as  diferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procura fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores, e
    4) avalia as constelações possíveis no futuro

    Fonte: um toque de classicos
  • Gabarito: E

     

    Segundo Max Weber, a investigação causal pode se orientar em dois sentidos: causalidade histórica e causalidade sociológica. A primeira determina as circunstâncias únicas que provocaram um certo acontecimento. A segunda pressupõe a determinação de relação regular entre dois fenômenos. Por exemplo: o fenômeno A favorece mais ou menos fortemente o fenômeno B.

     

    Fonte: http://resumodaobra.com/max-weber-raymond-aron-etapas-pensamento-sociologico-geracao-passagem-seculo-historia-sociologia/


ID
213172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Os empregos do setor público oferecem uma variedade de situações. O que há de comum, por exemplo, entre um professor, uma enfermeira, um escriturário, um carteiro, um policial, um bombeiro, um médico, um fiscal, um militar, um gari?

Com relação ao tema abordado no fragmento do texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
235123
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um conceito fundamental na sociologia de Max Weber é o de ação social. NÃO constitui um tipo em ação social para o autor a ação social

Alternativas
Comentários
  • Há uma tentativa clara da banca de embaralhar as categorias de Weber. Ação social compreensiva não é acertiva verdadeira, uma vez que compreensiva faz alusão à sociologia compreensiva de Weber.
  • Weber elaborou  um sistema compreensivo de conceitos, estabeleceu uma terminologia precisa como tarefa preliminar para a análise das inter-relações entre os fenômenos sociais. São quatro os tipos de ação: ação racional em relação são quatro os tipos de ação que cumpre distinguir claramente: ação racional em relação a fins, ação racional em relação a valores, ação afetiva e ação tradicional.
  • Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:

    1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

    2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

    3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

    4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).

    Fonte: http://www.brasilescola.com/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm


ID
235126
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Max Weber uma ação social significa uma ação

Alternativas
Comentários
  • Para Weber certas ações individuais tem orientação social e reflete tendencia social que orienta aquela determinada ação.
  • Gabarito: D

     

    Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação ou omissão que o sujeito faz, orientando-se pela ação de outros.

    Weber estabeleceu 4tipos de ação social:

    1 – Racional com relação ao objetivo: "é a ação social determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários. Ex.: a construção de uma ponte, a atuação no mercado de ações, a administração de uma empresa."

     

    2 – Racional com relação a valores:" é aquela definida pela crença consciente no valor de uma determinada conduta orientada por um princípio ético, estético, religioso ou na defesa da “honra”, por exemplo. Ex.: Ceder o lugar no ônibus a um idoso ou devolver o troco errado. Em ambos os casos a ação social é orientada pela sociedade baseados em valores."

     

    3 – Ação tradicional: "aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado. Ex.: A tradição do kilt na Escócia (saias para homens), a troca de presentes no Natal e o chimarrão podem ser explicados na tradição por trás dessas práticas. A ação social, nesses casos, é baseada na tradição."

     

    4 – Ação afetiva: "é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias. Ex.: a mãe que bate no filho por ele ter se comportado mal, o comportamento “diferente” de certas pessoas em festas e o cuidado dos pais por seus filhos."

     

    Fonte: http://filosofianreapucarana.pbworks.com/f/weber_slides2.pdf


ID
235129
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que aponta a ideia que mais se aproxima do conceito de Tipo Ideal definido por Max Weber.

Alternativas
Comentários
  • Não devemos esquecer que o uso do tipo ideal é meramente metodológico. Ele nao corresponde fielmente a realidade. O cientista o cria apenas para construir um modelo que servirá para melhor apreender o objeto estudado.
  • Como o colega já afirmou o gabarito dessa pergunta está errado, como Weber era um neokantiano o tipo-ideal dele era sim uma Idealização que o cientista social faz da realizado, pois, essa o mesmo em vários trechos de sua obra afirma o caráter idealizado do Tipo-Ideal, bem com é através da construção de tipos-ideais que o cientista social organiza a realidade empírica.
  • Acredito que o gabarito correto é letra A. Ademais, o tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo. Assim, penso, para a letra E esta correta deveria enunciar "idealização de um conjunto... investigado" e não definição. 


ID
235132
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos principais conceitos elaborados por Max Weber para analisar as relações de mando e obediência na sociedade é o de "dominação". Quais os três tipos de dominação de uma ordem legítima definidos pelo autor?

Alternativas
Comentários
  • Burocrática, patrimonialista e gerencial são tipos de Estados.
  • Cada sociedade possui uma autoridade...

    No caso da Sociedade Tradicional (Ex. Família) existe a Autoridade Tradicional (Ex. Pai de família)

    No caso da Sociedade Carismática (Ex. Sindicatos, partidos políticos, revoluções, etc) existe a Autoridade Carismática ( Ex: Líder do Partido)

    No caso da Sociedade Legal, Racional ou Burocrática (Ex. Grandes empresas, exército, etc) existe a Autoridade Legal, Racional ou Burocrática (Ex. Presidente da Empresa, ou alguma autoridade que tenha poder por escrito)
  • Weber define três tipos de dominação que se distinguem pelo caráter da dominação (pessoal ou impessoal) e, principalmente, pela diferença nos fundamentos da legitimidade. São elas: legal, tradicional e carismática.

    • Dominação legal: a obediência está fundamentada na vigência e aceitação da validade intrínseca das normas e seu quadro administrativo é mais bem representado pela burocracia. A ideia principal da dominação legal é que deve existir um estatuto que pode ou criar ou modificar normas, desde que esse processo seja legal e de forma previamente estabelecido. Nessa forma de dominação, o dominado obedece à regra, e não à pessoa em si, independente do pessoal, ele obedece ao dominante que possui tal autoridade devido a uma regra que lhe deu legitimidade para ocupar este posto, ou seja, ele só pode exercer a dominação dentro dos limites pré-estabelecidos. Assim o poder é totalmente impessoal, onde se obedece à regra estatuída e não à administração pessoal. Como exemplo do uso da dominação legal podemos citar o Estado Moderno, o município, uma empresa capitalista privada e qualquer outra organização em que haja uma hierarquia organizada e regulamentada. A forma mais pura de dominação legal é a burocracia9 .
    • Dominação tradicional: Se dá pela crença na santidade de quem dá a ordem e de suas ordenações, sua ordem mais pura se dá pela autoridade patriarcal onde o senhor ordena e os súditos obedecem e na forma administrativa isso se dá pela forma dos servidores. O ordenamento é fixado pela tradição e sua violação seria um afronto à legitimidade da autoridade. Os servidores são totalmente dependentes do senhor e ganham seus cargos seja por privilégios ou concessões feitas pelo senhor, não há um estatuto e o senhor pode agir com livre arbítrio.
    • Dominação carismática: nesta forma de dominação os dominados obedecem a um senhor em virtude do seu carisma ou seja, das qualidades execpcionais que lhe conferem especial poder de mando. A palavra carisma é de inspiração religiosa e, no contexto cristão, lembra os dons conferidos pelo Espírito Santo aos cristãos. A palavra foi reinterpretada em sentido sociológico como dons e carismas do próprio indivíduo e, foi nesta forma que Weber a adotou. Weber considerou o carisma uma força revolucionária na história, pois ele tinha o poder de romper as formas normais de exercício do poder. Por outro lado, a confiança dos dominados no carisma do líder é volúvel e esta forma de dominação tende para a via tradicional ou legal.
       
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Max_weber
  • Letra B correta.

    Racional legal, tradicional e carismática

  • Tipos de Dominação

    Para que possamos entender os modelos de administração pública, devemos conhecer os tipos de dominação. Segundo Weber: “Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo entre determinadas pessoas indicáveis”. Em todo Estado, deve existir alguma relação de dominação na qual os governantes (dominadores) exercem autoridade perante os indivíduos (dominados). Assim, a dominação não é simplesmente o exercício do “poder”, mas também a sua aceitação – que leva à obediência! Portanto, se diz que a dominação é o somatório do poder com a legitimidade.

    Para Weber existem três tipos de dominação:

    1. Dominação Tradicional – Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações. O “senhor” governa não porque tenha algum mérito ou competência específica, mas porque seu pai governava antes dele, e antes dele seu avô, etc.

    2. Dominação Carismática – Baseada no carisma de uma pessoa. Acredita-se que aquele indivíduo possui qualidades e características extraordinárias, fora do comum, que o credenciam a liderar seus “súditos” ou “seguidores”. Estes lhe conferem um afeto e uma lealdade muitas vezes “cegos”.

    3. Dominação Racional-legal – Baseada na lei. Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes


ID
235135
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Max Weber define o Estado Moderno não pelos seus fins, mas pelos seus meios. Qual das dimensões abaixo NÃO caracteriza o Estado Moderno para o autor?

Alternativas

ID
235138
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Weber, o fenômeno burocrático típico do Estado Moderno se caracteriza por todas as alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão não tem o que discutir. Objetividade e meritocracia é um dos pilares da Burocracia de Weber.

ID
479932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Para Weber, a sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social, interpretando-a e, dessa forma, no seu desenrolar e nos seus efeitos, explicá-la causalmente.

Alternativas
Comentários
  • Weber quer explicar a ação social causalmente? vish

  • Para Weber, Sociologia é a ciência que tem como meta a compreensão interpretativa da ação social de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e dos seus efeitos.

    Fonte: Conceitos básicos de sociologia; Max Weber; cap. 1


ID
479935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os clássicos fundadores da sociologia, Émile Durkheim e
Max Weber são particularmente importantes. Durkheim, devido
ao esforço de explicitamente reivindicar para a nova disciplina o
status de uma ciência empírica dos fenômenos sociais; e Weber,
entre outros aspectos, por introduzir o método interpretativo.
Weber não foi o inventor de tal método, nem mesmo da distinção
entre explicar e compreender. O seu mérito foi o de ter
desenvolvido esse método conceitualmente com maior rigor,
aplicando a sociologia. Quanto aos esforços de Durkheim e
Weber, no que diz respeito à delimitação do objeto específico da
sociologia, julgue os itens que se seguem.

Weber classificou três tipos de ação social: ação racional — com relação a fins na qual o ator orienta a sua ação pela avaliação racional de fins, meios e conseqüências implicadas nela — ação racional — com relação a valores na qual o agente atua em função de suas convicções éticas, estéticas, religiosas ou políticas, sem considerar as conseqüências que de sua ação possa advir — e ação tradicional — encontra-se na fronteira do mero hábito, e fica, às vezes de fora do que Weber denomina ação com sentido strictu sensu. É determinada por um costume arraigado.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão faltou a "ação social afetiva", onde o ator é influenciado por emoções e sentimentos, que, na política, se associa à dominação carismática. Portanto, são quatro e não três tipos de ação social.


    gabarito: errado


ID
479950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

Na perspectiva weberiana, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades e deve basear-se na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes. Desse modo, a pesquisa permite o entendimento das diferenças sociais que seriam, de acordo com Weber, de gênese e formação e, não, de estágios de evolução.

Alternativas

ID
479953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

Na perspectiva weberiana, o conhecimento da sociedade é particular em vários sentidos; é particular porque é uma perspectiva do pesquisador, bem como no seu instrumental conceitual — tipo ideal.

Alternativas

ID
479959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca das contribuições teórico-
metodológicas de Durkheim e Weber.

O conceito de tipo ideal, segundo Weber, não tem conotação valorativa, refere-se apenas a idéias. O tipo ideal é um conceito específico de uma ciência do particular. Portanto, não existe um tipo ideal sobre coisa alguma, mas sim tantos tipos ideais quanto pontos de vista particulares existirem.

Alternativas
Comentários
  • Tipo ideal ou tipo puro é um termo comumente associado ao sociólogo Max Weber. Na concepção de Weber é um instrumento de análise sociológica para o entendimento da sociedade por parte do cientista social com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros.


ID
479971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.

O conceito de poder para Weber é, do ponto de vista sociológico, um conceito amorfo pois, significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade.

Alternativas
Comentários
  • O que confere formas ao poder, retirando seu caráter amorfo, são os diferentes tipos de dominação: dominação tradicional, dominação racional-legal e dominação carismática.

ID
479974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.

Carisma, tal como Weber definiu em sua sociologia da religião, indica uma qualidade extraordinária de que podem ser dotados pessoas ou objetos e que lhe confere uma virtude única, mágica.

Alternativas

ID
479977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.

Estado é um mecanismo político que domina determinado território, cuja autoridade é amparada pela lei e pela capacidade de utilizar a força. No uso sociológico, a definição desse conceito, segundo Max Weber, não pode ser fixada somente em termos dos meios especificamente estatais com o uso da força física.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Weber fundamenta uma definição de Estado que se tornou clássica, atribuindo-lhe o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. E a questão diz exatamente o contrário. 


ID
479986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

Talcott Parson e Robert Merton, ambos baseando-se extensivamente nos estudos de M. Weber, foram os dois mais proeminentes adeptos da corrente funcionalista.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    Merton crítica o funcionalismo, inclusive aquele adotado por Parsons, estava centralmente apoiada nos pressupostos de tal teoria; se direciona a três postulados desta que Merton acreditava não serem necessários para a análise, e que por isso negava: o postulado da unidade funcional, o postulado de um funcionalismo universal, e finalmente o postulado de uma necessidade funcional. 

  • O erro está na associação de Weber com o funcionalismo, sugerida no enunciado. Além disso, comumente Merton é visto como funcionalista, adepto das teorias de médio alcance, uma terceira via entre teoria e empirismo, enquanto Parsons um estrutural-funcionalista, comprometido com uma ampla teorização através da qual são deduzidas subáreas de pesquisa empírica.

ID
480004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

     

    Weber é quem estuda os letrados chineses.

  •  Durkheim estudou o sistema educacional francês e buscava um sistema laico e Webe fez análises detalhadas sobre a educação ministrada pelos mandarins na China imperial (exemplo de pedagogia tradicional) e estudou a correlação entre educação e grupos religiosos (protestantes e católicos) na Alemanha no primeiro capítulo de seu estudo intitulado A ética protestante e o espírito do capitalismo.

  • Também não lembro de Marx ter feito análises sobre sistemas educacionais. 


ID
480013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Marx, Durkheim e Weber perceberam que a posição da educação na estrutura social e sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da mudança educacional. Embora somente Marx tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias — para Marx, a mudança educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela estava associada à dinâmica da burocratização; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida a ação política e, desse modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica, integrada e normativa.

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx faz referência a educação nos documentos Manifesto do Partido Comunista (1848), e entre progressão das riquezas e miséria crescente da maioria) conduzirão à crise ..... Embora somente Durkheim tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional. https://id.scribd.com/document/332533988/Educacao-Sociologia-Da-Educacao-e-Teorias


ID
480016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

A função mais tradicional da educação formal, ressaltada por sociólogos clássicos como Max Weber, é de transmitir valores e manter a coesão social, necessários sobretudo nas sociedades modernas e complexas.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    A educação formal é desenvolvida nas instituições educacionais com a finalidade de preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. Sua função não é transmitir valores, pois esses são passados através da educação informal (familia ou igreja). 

  • O erro na questão está em Weber , este é um Pensamento de Durkheim 

  • O erro da questão está, não na menção do autor, mas na atribuição da função de transmitir valores e promover a coesão à educação formal. Essa seria a função, por excelência, da educação informal, não da formal, como está expresso no enunciado.

ID
480031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da temática relacionada à sociologia no Brasil, julgue os
próximos itens.

Sérgio Buarque de Hollanda iniciou sua produção intelectual voltado para a crítica literária e para a crítica cultural. Utilizou o instrumental tipológico de Weber na análise histórica e social do Brasil na obra Raízes do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Raízes do Brasil é um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional, onde o autor vai atrás do que se poderia chamar de essência do homem brasileiro. Para isto faz uso de um método dialético para exprimir com riqueza as contradições sociais (FERREIRA et al, 2009). Nesta obra, à semelhança dos “tipos ideais” usados por Max Weber, observa-se a introdução de dicotomias e tipologias que ajudariam na explicação dos extremos da sociedade brasileira. Embora a inspiração weberiana, Buarque de Holanda vai além de uma simples cópia, na medida em que focaliza pares e não a pluralidade de tipos. “Tais pares se interpenetram, se alimentam e se modificam com vistas a chegar a um retrato que escapa e é movido pela própria história” (SCHWARCZ, 2000).
    Para Castro (2009):
    A obra se move no contexto de uma problemática teórica tipicamente weberiana - a adequação de autoridade política do tipo legal racional a uma realidade onde predomina uma autoridade de molde tradicional ou carismática. A influência de Weber, entretanto, vai mais além. Penetra na própria obra onde a história comparada através de tipos ideais é o método de exposição utilizado.

     

    Fonte:  http://professor-marciosantos.blogspot.com.br/2009/06/raizes-do-brasil-holanda-e-o-metodo.html


ID
480067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico
— especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

Ao contrário de Weber, Durkheim não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.

    A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce, ou seja o indivíduo não tem escolha. Desta forma as normas sociais foram impostas e feitas antes da manifestação de qualquer motivação. 


ID
480148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

Na passagem de uma sociedade de tipo tradicional para moderna, há um incremento da diferenciação social que Weber compara a certos princípios biológicos. Ao fazer essa comparação, o que ele visa é analisar o desenvolvimento da divisão do trabalho relacionando-o com a ordem moral.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Questão se refere a Durkheim.


ID
480163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

A intenção de conferir à sociologia uma reputação científica encontra na figura de Max Weber um marco de referência. Seus esforços teóricos buscam estabelecer uma clara distinção entre o conhecimento científico, fruto de cuidadosa investigação e os julgamentos de valor sobre a realidade. Entretanto, enfatizava que o cientista tinha completa liberdade, a partir de sua profissão, de possuir preferências políticas e ideológicas. Desse modo, Weber assegurava estar ao alcance da sociologia a possibilidade de fixar fins no âmbito da vida coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    O princípio da neutralidade axiológica, de Weber quis mostrar que a ciência não podia excluir a intervenção dos valores nos seus 

    procedimetos, mas estes deviam ficar circunscritos (nada de completa liberdade) pela  utilização  exclusiva  quando fossem necessários.
     


ID
480169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos
da sociologia.

Weber procurou compreender a essência do capitalismo. As instituições capitalismo, como a grande empresa, constituíam, para ele, uma clara demonstração de organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. E, assim como Marx, Weber considerava o capitalismo como um sistema injusto, irracional e anárquico.

Alternativas
Comentários
  •  

    O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (coerção,  especialmente a legal). O Estado pode também ser definido em termos de condições internas, especificamente (conforme descreveu Max Weber, entre outros) no que diz respeito à instituição do monopólio do uso da violência.

     

    Fonte: http://eds2012-eds2012.blogspot.com.br/2012/04/4-como-weber-define-estado.html

  • o capitalismo é racional acho q pode ser uma das coisas q determinou o erro da questão.

  • O erro da questão está na afirmação de que Weber considerava "o capitalismo como um sistema injusto, irracional e anárquico." Ele analisa o capitalismo, o processo de racionalização e burocratização. No entanto, não se posiciona politicamento no sentido apresentado pela questão.

  • Segundo Marx Weber, ele analisa que o capitalismo tem uma racionalidade a partir do surgimento da ética Luteriana, tem uma organização politica através da burocratização. Por isso que é incoerente dizer que é irracional ,anárquico e injusto..


ID
509371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Para Weber, a relação entre ciência e sociedade não se dá pela via institucional e, sim, por meio dos valores, que, internalizados pelos indivíduos, se transformam em motivação para os fatos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Durkheim


ID
509374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Weber e Marx enxergam o capitalismo de formas diferentes. O primeiro o vê como uma organização econômica, racional, assentada no trabalho livre; o segundo o enxerga como uma forma de exploração do trabalho humano.

Alternativas

ID
509377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Weber rejeita, em suas construções teóricas, a maioria dos postulados positivistas e funcionalistas. Ele propõe que o cientista, guiado pelo interesse em conhecimento, desvincule-se de suas pré-noções e conduza com imparcialidade a análise científica.

Alternativas
Comentários
  • Weber discordava dos positivistas quanto à possibilidade de uma completa neutralidade do cientista. Weber defendia a neutralidade do cientista, mas não acreditava que ela poderia ser plenamente alcançada. Como todo indivíduo, o cientista cresceu e se desenvolveu dentro de uma cultura e envolto por certas tradições. Nesse sentido, ele também possui seus motivos e valores, de modo que a própria escolha de seu objeto de estudo já está permeada de preferências pessoais e de pré-noções.

  • Weber propõe que o cientista, guiado pelo interesse em conhecimento, não se desvincule de suas "pré-noções" (termo do léxico durkheimiano), por se tratar de algo impossível, mas que se atente em não confundir juízo de fato com juízo de valor, comportamento que poderia comprometer a imparcialidade e a objetividade da análise científica, guiada fundamentalmente por juízos de fato.

ID
509380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Weber aponta, com o método compreensivo, para o fato de que todo cientista trabalha com informações fragmentadas e parciais da realidade, devendo, então, realizar um esforço de interpretação do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas.

Alternativas

ID
509383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Max Weber à Sociologia, julgue os itens seguintes.

Ao contrário do positivismo, que prenuncia a crença em uma evolução integral e universal do homem, Weber afirma que ao cientista cabe a captação do sentido das ações sociais em suas diversas instâncias políticas, econômicas e religiosas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

     

    A sociologia de Max Weber é compreensiva.


ID
588925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Max Weber, nas sociedades modernas, a maioria das ações sociais das pessoas caracteriza-se pelo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Essa questão menciona os diferentes tipos de ações sociais nas quatro alternativas. No entanto, se lembrássemos do procsso de racionalização e o desencantamento do mundo, veríamos que a letra c é a mais pertinente.

    "Na sociedade moderna, o trabalho se submete a controles e aspira a fins tidos como racionais que não podem distinguir-se dos meios necessários para atingi-los. O que rege o trabalho são racionalizações, não a supremacia dos princípios racionais."

     

    Fonte: Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas* Hermano Roberto Thiry-Cherques**


ID
597637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação a classes sociais e status, julgue os itens a seguir.

A maior parte dos estudos sobre classe ignorou as ideias de Marx e Weber acerca desse assunto.

Alternativas

ID
597640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação a classes sociais e status, julgue os itens a seguir.

Segundo Weber, a concepção de status como estilo de vida é característica das sociedades complexas.

Alternativas

ID
686407
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito aos pensadores clássicos da Sociologia, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
726673
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O Estado moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e procurou (com êxito) monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima como instrumento de domínio e que, tendo esse objetivo, reuniu nas mãos dos dirigentes os meios materiais de gestão. Equivale isso a dizer que o Estado moderno expropriou todos os funcionários que, segundo o princípio dos “Estados” dispunham outrora, por direito próprio, de meios de gestão, substituindo-se a tais funcionários, inclusive no topo da hierarquia”.

No trecho acima, extraído do ensaio "A Política como Vocação", Max Weber refere-se ao Estado moderno, resultante de seu desenvolvimento racional. Para o autor, este Estado é caracterizado como um estado

Alternativas
Comentários
  • Difícil comentar essas questões, mas no endereço a seguir tem uns slides interessantes sobre BUROCRACIA:

    http://www.slideshare.net/marcelomarega/max-weber-2258006

    EM SUMA: "A burocracia, segundo Weber, 'é a organização eficiente por excelência e para conseguir a eficiência'. Atualmente, um conceito que flerta com a ironia."

    Fiquem com Deus e bons estudos!
  • Resposta A, O lado burocartico de tudo!!! kkkkk
  • Correta letra " d", pois segundo Max Weber, os atributos da burocracia moderna incluem a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.

    A análise weberiana da burocracia relaciona-se a:

    • As razões históricas e administrativas para o processo da burocratização (especialmente na civilização ocidental).
    • O impacto do domínio da lei no funcionamento de organizações burocráticas.
    • A orientação pessoal típica e a posição ocupacional dos oficiais burocráticos como um grupo de status.
    • Os atributos e as consequências mais importantes da burocracia na organização burocrática no mundo moderno
  • Burocrático 


ID
793882
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Max Weber elaborou um conjunto de conceitos teóricos que têm a realidade do Estado como seu centro de referência. De acordo com esse autor, é correto afirmar que o Estado é

Alternativas
Comentários
  • No seu artigo Política como vocação, Max Weber restringe a política a partir da atuação do Estado. Ao definir-lo, o autor afirma que ele não pode ser entendido por meio da sua finalidade, considerando que não existe uma tarefa que seja exclusiva do Estado. Ele deve ser definido a partir dos meios que utiliza, isto é, a coação física. Desse modo, Weber caracteriza o Estado como monopolizador do uso legítimo da violência em um determinado território. Considerando o que foi exposto, a opção “a” está incorreta, visto que não é Weber que concebe o Estado como instrumento de dominação de classe, e sim Karl Marx. A opção “b” também está incorreta, porque Weber não menciona o mercado como um componente importante na sua caracterização do funcionamento do Estado, e sim a utilização da violência e outras categorias, como a legitimidade e a autoridade. A opção “d” está incorreta, já que, conforme já mencionado, o Estado não poderia ser definido pelos seus fins e objetivos, mas pelos meios que emprega. A opção “e” também está incorreta, considerando que o autor não relaciona o Estado com a divisão da sociedade em classes.


    A opção correta, portanto, é a letra “c”. 


  • O por essa questão é errada


ID
793891
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas sobre a contribuição do sociólogo Max Weber para a Sociologia nas organizações.

( ) A teoria weberiana distingue quatro tipos de ação: a tradicional, a emocional ou afetiva, a racional com relação a um valor e a racional com relação a um objetivo.

( ) A consciência coletiva, de acordo com Weber, é um conjunto de crenças comuns à média dos membros de uma sociedade e que orienta a ação social.

( ) A Sociologia de Weber busca compreender o sentido que cada autor confere à própria conduta.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Uma categoria fundamental da análise weberiana diz respeito à ação social.  Para esse autor, as ações dos indivíduos são dotadas de sentido e sempre têm em vista o comportamento de outros sujeitos. Sendo assim, caberia à Sociologia analisar as motivações individuais que, atuando em conjunto, conseguem dar origem a instituições sociais duradouras. Esse autor também classificou quatro tipos de ação social que levam em conta como os indivíduos orientam sua conduta: racional referente a fins, racional referente a valores, afetiva e tradicional. A ação tradicional é aquela motivada pelos costumes arraigados, pelo hábito. A afetiva tem como fundamento uma ação baseada os sentimentos de qualquer ordem. Já a racional referente a valores está relacionada a uma orientação do sujeito cujo fundamento é a sua convicção em valores tais como a dignidade, o dever, a piedade etc, e independe das consequências da sua ação. Por último, a racional referente a fins diz respeito a uma ação baseada no cálculo entre meios e fins. Tendo em vista o que foi exposto, a primeira afirmação está correta. Já a segunda afirmação está incorreta, considerando que Weber não trabalhar com a ideia de que existiria uma consciência coletiva – isto é um conjunto de crenças e sentimentos partilhados por um grupo de indivíduos – que orientaria a ação social. Em vez de consciência coletiva, o autor prioriza as motivações individuais para sua análise sociológica. A terceira afirmação está correta, porque a ação social compreende exatamente o sentido que os sujeitos dão à sua conduta baseados na ação dos outros.

    Desse modo, a opção correta é a “a”.  


  • Max Weber caracteriza a ação social em quatro tipos a saber:

    I) tradicional, a emocional ou afetiva, a racional com relação a um valor e a racional com relação a um objetivo. 

    II) Para Max a consciência coletiva é formada por padrões existentes no indivíduo e soma dessas são experiencias que serão adotadas por toda a sociedade.

    III) Diferente de Durkheim, Max estimula o estudo da sociologia a partir da conduta de cada indivíduo.


ID
800290
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numerosas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma. (COHN, 1979, p. 27).


A categoria weberiana que melhor explica o texto em evidência está explicitada em

Alternativas
Comentários
  • Max Weber (1864-1920) foi um dos fundadores da Sociologia. Assim como Karl Marx e Émile Durkheim, que também auxiliaram a criar essa disciplina, Weber procurou dar a ela um objeto próprio, o que garantira sua a legitimidade como ciência. O objeto de estudo da Sociologia, de acordo com esse autor, são as ações sociais, definidas como as motivações individuais dotadas de sentido que têm como orientação a ação de outros indivíduos. É desse conceito que trata o enunciado da questão, visto que o seu autor chama a atenção para a “reconstrução de motivos” que daria origem à ação social descrita por Weber. Ao contrário de Karl Marx, portanto, Weber não estaria interessado na luta de classes como objeto central de análise. Sendo assim, a opção “b” está incorreta. Os fatos sociais também não são mencionados por Weber como conceito central da Sociologia, mas foram desenvolvidos por Durkheim. A alternativa “c”, portanto, está incorreta. Já o tipo ideal é um conceito que foi utilizado por Weber para facilitar o estudo das ações sociais, mas esses tipos não foram descritos no texto acima, e sim a definição de ação social. Tendo isso em vista, a opção “d” também está incorreta. Por fim, conforme já mencionado, o sentido dessas ações sociais, caracterizadas por Weber tem como orientação a ação de outros indivíduos.


    Desse modo, a opção “e” está incorreta. A opção que está de acordo com o texto apresentado, portanto, é a “a”. 



ID
834661
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as afirmações a seguir:

I. O nascimento do direito moderno é produto da racionalização da sociedade ocidental e do Estado

II. O direito moderno é reflexo do modo de produção capitalista.

III. A evolução do direito é resultado da divisão social do trabalho.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA dos autores.

Alternativas
Comentários
  • Falou em racionalização (pode vir também "desencantamento do mundo"), burocracia, tipo ideal, dominação, certamente é Weber.

     

    Falou em capitalismo (capital + mão de obra em assalariada), comunismo, materialismo histórico (ou "concepção materialista da história"), luta de classes e ideologia, certamente é Marx.

     

    Falou em divisão social do trabalho ou divisão do trabalho social (que acho a forma mais correta, enfim...), fato social, coisificação do fato social, solidariedade (orgânica e mecânica), anomia, certamente é Durkheim.

     

    Coloco "certamente", pois temas como "capitalismo" também foram objetos de estudo desses três pensadores, no alverecer dos impactos sócio-econômicos da Revolução Industrial, trazendo consigo o surgimento de uma "nova" sociedade (capitalista, pós-industrial, pós-moderna etc.).

     

    [ ]s

  • Excelente cometário do colega, Gills Vilar-Lopes!

  • Excelente!!!!


ID
834673
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as afirmações abaixo a respeito dos três tipos puros de dominação legítima descritos por Max Weber.

I. O tipo de dominação tradicional supõe a existência de laços de fidelidade pessoal.

II. O tipo de dominação carismática se fundamenta na crença em estatutos legais e na impessoalidade da norma.

III. O tipo de dominação racional legal se fundamenta na autoridade das tradições.

IV. O tipo de dominação legal é o que melhor caracteriza a existência das sociedades modernas.

V. O tipo de dominação tradicional se apoia em relações pessoais de heroísmo e dons extraordinários.

De acordo com o pensamento sociológico do autor sobre o assunto, estão CORRETOS apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B.

    I. O tipo de dominação tradicional supõe a existência de laços de fidelidade pessoal.Certo

    II. O tipo de dominação carismática se fundamenta na crença em estatutos legais e na impessoalidade da norma. Errado, é Racional-Legal.

    III. O tipo de dominação racional legal se fundamenta na autoridade das tradições. Errado, é Tradicional.

    IV. O tipo de dominação legal é o que melhor caracteriza a existência das sociedades modernas.Certo.

    V. O tipo de dominação tradicional se apoia em relações pessoais de heroísmo e dons extraordinários. Errado, é Carismático.


ID
834676
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na obra À ética protestante e o espírito do capitalismo, o sociólogo Max Weber analisa a influência de um tipo de comportamento religioso no desenvolvimento do capitalismo moderno. O autor destaca a relação particular entre a “ética protestante” e a questão do “trabalho” para mostrar, por exemplo, que: I) o trabalho deve ser encarado como “um dever” (vocação) e não como “uma obrigação”; e II) “o aumento de salário não significa aumento da produção”.

Com base no enunciado e afirmações acima é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Fácil.

  • Qual?

  • Letra D

  • Alguém pode me explicar porque é a D?

  • Resposta certa é D

    O encontro entre o espírito capitalista e a ética protestante, se deu em determinadas partes da Europa (na pergunta especificamente apresenta a Inglaterra) e nos Estados Unidos, possibilitanto um maior desenvolvimento do capitalismo nesses países.

    Para o praticante do protestantismo, o sucesso nos negócios é um sinal de ter sido escolhido por Deus. E o "espírito" do capitalismo é justamnete o trabalho e e a busca por lucros. Junta as duas vertentes e o capitalismo se desenvolve sem questionamentos, pois o trabalhador busca aprovação de Deus.

  • D) A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.

    GABARITO

  • D) A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.

    GABARITO


ID
834703
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Raízes do Brasil é, sem dúvida, um dos livros mais famosos e centrais ao pensamento sociológico sobre o país. Nesse clássico, Sérgio Buarque de Hollanda, baseando-se em Max Weber, trabalha com dois tipos sociais ideais para pensar o Brasil.

Assinale, entre as opções abaixo, aquela que corresponde à noção CORRETA:

Alternativas

ID
863170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao surgimento e desenvolvimento da sociologia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito :D

  • A) Max Weber construiu o conceito de tipo ideal como instrumento racional de análise de fatos de qualquer natureza. ERRADA! ➡️ Weber, como sociólogo compreensivo, buscava estudar a causalidade sociológica, isto é, o funcionamento dos fatos de natureza social. Um fenômeno puramente físico, por exemplo, não interessava à sua análise.

    B) O senso comum, diferentemente do conhecimento científico, estabelece relações causais após compreender a natureza e a estrutura dos fatos observáveis. ERRADA! ➡️ O senso comum realmente estabelece relações de causa e efeito – ''se eu melhorei, é porque o chá realmente funciona'' –, mas é a ciência que de fato se propõe a compreender a natureza e a estrutura dos fatos observáveis, mediante métodos e sistemas específicos.

    C) Por serem atividades sociais, a produção, a circulação e a distribuição de bens e serviços são temas típicos da sociologia. ERRADA! ➡️ A Economia é a ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.

    D) A despeito de Comte (1798-1857) ser considerado o pai da sociologia, foi Durkheim (1858-1917) o responsável por tornar essa área uma ciência. CORRETA! ➡️ Durkheim, por ser positivista, buscou aproximar a sociologia das ciências naturais/experimentais, trazendo elementos como a objetividade e a neutralidade, de modo a fazer com que a Sociologia, à época, se consolidasse como ciência.

    E) Segundo Durkheim, os fatos sociais só podem ser estudados subjetivamente, diferentemente de como são estudados os fatos da natureza. ERRADA! ➡️ Durkheim era positivista e, inspirado nos métodos usados nas ciências naturais, buscava estudar os fatos sociais objetivamente.

  • Durkheim > fatos socias ( coletivo)

    Weber > ação social( indivual)

  • Gab.: Letra D


ID
863173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de alguns aspectos de teorias sociológicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Nas análises sociológicas realizadas na atualidade, os estilos de vida são dissociados dos componentes definidores da classe social. ERRADA! ➡️ Nas análises sociológicas, tanto atuais quanto passadas, por óbvio, os estilos de vida não podem ser apartados das classes sociais, simplesmente porque aqueles são condicionados a estas, isto é, a forma como uma pessoa vive está ligada à sua posição na sociedade e, por conseguinte, a elementos como posses, renda, títulos, poder de consumo, etc.

    B) De acordo com Max Weber, a religião exerceu forte influência no estabelecimento de desigualdades econômicas entre alguns países europeus no período de estruturação da sociedade capitalista. CORRETA! ➡️ Segundo Weber, a ética protestante/puritana/calvinista promoveu uma ressignificação do trabalho e do acúmulo de riquezas, associando-os à salvação ao mesmo tempo em que defendia a renúncia aos prazeres mundanos proporcionados pelo dinheiro. Assim, os países ligados a ela, como a Alemanha, o Reino Unido, os Países Baixos e a Suíça, tiveram um enorme acúmulo de capital e desenvolveram-se melhor em meio à sociedade capitalista. Os países católicos, em contrapartida, como Portugal, Espanha e Itália, viam a Igreja Católica demonizar o acúmulo de riquezas, retardando seu desenvolvimento capitalista.

    C) O alvo central das críticas empreendias por Karl Marx ao capitalismo é o fato de, no sistema capitalista, apenas alguns serem proprietários de sua força de trabalho e todos serem proprietários dos meios de produção. ERRADA! ➡️ Nem todos são proprietários dos meios de produção. Aliás, tais meios são, em geral, para Marx, limitados a uma elite econômica que, a despeito de ser minoritária, é muito poderosa.

    D) O principal conflito do sistema capitalista se dá, segundo Karl Marx, entre duas classes sociais fundamentais: a burguesia urbana e os latifundiários. ERRADA! ➡️ Burguesia urbana e proletários!!

    E) Define-se instituição, em termos gerais, como um conjunto de valores, normas e usos de um indivíduo. ERRADA! ➡️ a MORAL é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes e valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.


ID
1085470
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No texto "A objetividade do conhecimento nas ciências sociais, Max Weber estabelece quatro operações relacionadas ao seu modelo de explicação dos fenômenos sociais. NÃO é uma dessas operações:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Explicação sociologicamente válida (“objetiva”)  para Weber deve ser:

     

    (1) neutra axiologicamente;

    (2) parcial, abandonando a idéia de totalidade;

    (3) sensível ao substrato subjetivo dos fenômenos sociais 

    (4) fazer uso de uma metodologia própria: os tipos ideais.


ID
1085485
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à teoria do conhecimento, considere as proposições abaixo:

I. A teoria do conhecimento de Durkheim é idealista, sendo que, no ato de conhecer, o sujeito apreende “passivamente” as características do objeto.
II. A teoria de Weber, em termos epistemológicos, é realista, a consciência sendo constitutiva do objeto do conhecimento.
III. O recurso metodológico weberiano, denominado tipo ideal, possui três características: a racionalidade, a unilateralidade e o caráter utópico.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • nao entendi nada, quem souber pfvr explica aqui alguma coisa

ID
1085488
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os itens abaixo se referem a alguns termos utilizados na discussão sobre construção do objeto no interior da sociologia.

Termos Utilizados

I. Sínteses imediatas e confusas da sensação às análises pacientes e esclarecedoras da razão.
II. Sociologia Espontânea; Crítica Lógica.
III. Aparência; Essência.
IV. Axiológico; Empírico.

A correspondência correta entre autor e termos utilizados ocorre em:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão me pareceu confusa e a afirmação I foi a que mais encontrei dificuldades de compreensão, o que me fez desconfiar da sua coerência e sentido. 

  • Gabarito: E

     

    I- Durkheim: “Uma ciência feita assim só pode satisfazer os espíritos que gostam de pensar com sua sensibilidade e não com seu entendimento, que preferem as sínteses imediatas e confusas da sensação às análises pacientes e luminosas da razão. O sentimento é objeto de ciência, não o critério da verdade científica”

    Fonte: DURKHEIM, É. As Regras do Método Sociológico. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 34-35.

     

    II- Bourdieu:

    Sociologia espontânea : " O conhecimento da sociedade e de suas instituições, elaborado por profissionais da sociologia ou não, que utiliza a linguagem e as técnicas da sociologia para reafirmar o saber imediato." 

    Técnicas de ruptura: "crítica lógica, estatística, lexicológica – As técnicas de ruptura são formas desenvolvidas e sistematizadas – e, portanto, possíveis de serem usados de modo consciente e controlado -, de se romper com os consensos óbvios, dados e garantidos pelo puro senso comum e pelas prenoções."

    Fonte: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/

     

    III-Marx: é um pouco mais complicado, mas é possível pensar ambos ao tratar das mercadorias, mais valor, fetiche da mercadoria.

     

    IV- Weber:

    " A neutralidade axiológica  é empregada para assegurar ao cientista o máximo possível de ‘objetividade’ empírica na explicação e compreensão dos objetos das denominadas ciências do espírito."

    Fonte: https://grupocriticaedialetica.files.wordpress.com/2013/05/weber-neutralidade.pdf

     

     


ID
1085497
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A correspondência correta entre as três temáticas e o autor ocorre APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • I - Para Weber, o poder é configurado em três ordens hierárquicas distintas, quais sejam, a econômica, a política e a social.

    II- Weber é um nominalista, portanto o pesquisador será partícipe da construção desta "identidade".

    III - Remete à questão da legítimidade do poder de violência.

     

  • As alternativas parecem que foram montadas a partir de uma cópia de um livro ou apostila. Assim, qual será a fonte? Outro detalhe: mesmo eu tendo acertado, confesso que o nível é difícil para dificílima, uma vez que exige comparação dos teóricos e deciframento dos termos. Assim, se outro especilalista pudesse comentar e ampliar, isso seria de ajuda para quem estuda os construtores da sociologia contemporânea. 

  • Muitos doutores em sociologia errariam essa questão espinhosa!


ID
1179772
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na análise de Max Weber, o que determina a posição de classe de um indivíduo é:

Alternativas
Comentários
  • Para Weber, um indivíduo se localiza na sociedade a partir da conjunção de três características: poder, status e classe. Uma classe social é composta por indivíduos capazes de congregar algumas características em comum, observadas através do patrimônio e da qualificação. Para este autor é a posse de patrimônio que qualifica alguém para determinada classe social e suas habilidades pessoais lhe permitirão alcançar e acumular patrimônio.

    Sendo assim, a resposta então é a letra A.
  • Letra A

  • O que ajuda a responder essa questão é lembrar que para Weber o movimento da civilização do ocidente é o caminho para a racionalização, que é induzida pelas crenças e decorre no progresso da razão. Essa opinião está expressa na obra " A ética protestante e o Espirito do capitalismo ".

    APMBB

  • A Ação Social de Weber é individual apesar de necessitar do contato com o outro).

    Obs: Quando uma questão se referir a Max Weber e falar algo sobre "generalidade", provavelmente será a questão errada, pois generalidade é característica Durkheimiana.

    LETRA A


ID
1196251
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentre os autores clássicos da sociologia que estudaram a relação individuo e sociedade, é correto afirmar :

Alternativas

ID
1196272
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Complete o texto a seguir com a alternativa correta. A busca pela precisão fez com que, uma das discussões mais representativas nas ciências sociais buscasse estabelecer procedimentos para minimizar, ou mesmo eliminar, as influências que o pesquisador pode causar nas respostas dos pesquisados. Na perspectiva do pensamento de Max Weber__________________________ . Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
1199170
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em “A Ética Protestante e o ‘Espírito’ do Capitalismo”, Max Weber investiga as razões de o capitalismo haver se desenvolvido inicialmente em alguns países, em que a ética e as ideias puritanas estavam na base dos hábitos de vida por meio do protestantismo. Esses dois países são:

Alternativas

ID
1199173
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber mostrou que certos tipos de protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional em que a vida terrena, em contraste com a vida eterna, recebeu um significado moral e espiritual positivo. O segmento protestante que foi evidenciado por Weber denomina-se:

Alternativas

ID
1235488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Bras iliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva weberiana, a ação racional refere-se aos fins da ação, aos valores, aos afetos ou às tradições.

Alternativas
Comentários
  • Para Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais e procurar os nexos causais que as determinam. Para tanto, propõe modelos de análise, resumindo a realidade infinita da Sociologia em quatro ações fundamentais. 

    1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

    2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

    3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

    4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm

    Com isso, a questão se torna errada: Na perspectiva weberiana, a ação racional refere-se aos fins da ação, aos valores, aos afetos ou às tradições. ERRADO. A ação racional pode ser em relação aos fins da ação e a valores. Afetos e tradições não estão ligados à ação racional. 


ID
1235536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade, como uma ciência “compreensiva” que, por interpretação, mas sem artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais de um agentes em função do comportamento de outrem e, consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade social.

Charles-Henry Cuin; François Gresle.
História da Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87.

Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos fenômenos do comportamento social e das formas sociais de dominação, julgue os itens seguintes.

Segundo Weber, há quatro tipos ideais puros de dominação social: a tradicional, a carismática, a burocrática e a ideológica.

Alternativas
Comentários
  • 1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

    2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

    3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

    4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).


  • Três tipos de dominação social: tradicional, carismática e racional-legal.

  • Três tipos de dominação social: tradicional, carismática e racional-legal.

    Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação

    Dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados). Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, sobre o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados. 

    Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação. 

  • QUESTAO ERRADA

    Para max weber há três tipos de dominação social: tradicional, carismática, racional-legal\burocrática


ID
1235539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade, como uma ciência “compreensiva” que, por interpretação, mas sem artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais de um agentes em função do comportamento de outrem e, consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade social.

Charles-Henry Cuin; François Gresle.
História da Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87.

Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos fenômenos do comportamento social e das formas sociais de dominação, julgue os itens seguintes.

A dominação racional-legal caracteriza-se pelo exercício do poder legitimado em: continuidade das ações, especialização das ações, hierarquia, separação absoluta entre o quadro administrativo e os meios de administração e produção, leis e documentação.

Alternativas
Comentários
  • Os princípios norteadores da atividade burocrática enumerados pelo autor são:

     

    i) princípio da hierarquia oficial, fundado na organização de instâncias fixas de controle e supervisão para cada autoridade institucional subordinada às superiores, no qual um cargo entende-se subordinado a outro superior;

     

    ii) princípio da separação absoluta entre o quadro administrativo e os meios de administração e produção, responsável por separar o patrimônio (ou capital) da instituição do patrimônio privado; e,

     

    iii) princípio da documentação dos processos administrativos, que juntamente com o exercício contínuo das atividades dos funcionários, constitui o escritório (WEBER, 2012).

     

    Fonte: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ensaios/article/viewFile/1893/1251


ID
1235542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade, como uma ciência “compreensiva” que, por interpretação, mas sem artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais de um agentes em função do comportamento de outrem e, consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade social.

Charles-Henry Cuin; François Gresle.
História da Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87.

Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos fenômenos do comportamento social e das formas sociais de dominação, julgue os itens seguintes.

Dominação tradicional refere-se às relações de poder cuja legitimidade repousa na crença da santidade de ordens e poderes senhoriais.

Alternativas

ID
1235545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade, como uma ciência “compreensiva” que, por interpretação, mas sem artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais de um agentes em função do comportamento de outrem e, consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade social.

Charles-Henry Cuin; François Gresle.
História da Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87.

Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos fenômenos do comportamento social e das formas sociais de dominação, julgue os itens seguintes.

O comportamento social é caracterizado, segundo Weber, em racional e irracional. O comportamento estritamente afetivo da massa consiste em uma sublimação, é uma ação orientada pelo sentido em relação aos fins, portanto caracteriza um comportamento racional.

Alternativas
Comentários
  • 1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

    2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

    3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

    4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).


  • Tradicional:não é racional

    Carismática:não é racional

    racional-legal:É racional

     

    QUESTAO ERRADA


ID
1235548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber define a sociologia, em Economia e Sociedade, como uma ciência “compreensiva” que, por interpretação, mas sem artifício de estilo, procura analisar o sentido visado por um ou mais de um agentes em função do comportamento de outrem e, consequentemente, pretende esclarecer o sentido de toda atividade social.

Charles-Henry Cuin; François Gresle.
História da Sociologia. São Paulo: Ensaio, 1994, p. 87.

Considerando a sociologia compreensiva, com relação aos fenômenos do comportamento social e das formas sociais de dominação, julgue os itens seguintes.

Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo.

Alternativas

ID
1235596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes.

Herbert Marcuse, em seu ensaio, de 1964, intitulado Industrialismo e Capitalismo na Obra de Max Weber, considera que o sociólogo alemão contribuiu criticamente para a interpretação do social, ainda que não tenha sido capaz de levar à última instância as consequências de seus próprios diagnósticos.

Alternativas

ID
1235611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos.

Max Weber, em sua obra Economia e Sociedade, considera que é possível distinguir três tipos de ação social: a carismática, a ação social com relação a fins e a ação tradicional.

Alternativas
Comentários
  • 1. Ação social racional com relação a fins;

    2. Ação social racional com relação a valores;

    3. Ação social afetiva;

    4. Ação social tradicional


ID
1235614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos.

O conceito de tipo ideal na teoria sociológica de Max Weber busca definir o modo com que certo objeto da sociologia pode ser delimitado conceitualmente, sem pretensão de que ele seja apresentado como um ideal a ser almejado.

Alternativas

ID
1235620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira, julgue os próximos itens.

Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a complexa ideia do patrimonialismo no Brasil fundamenta-se, empiricamente, no modo como a relação entre o público e o privado se estabelece e, conceitualmente, recorre entre outros, à tipologia de Max Weber para compreender a peculiaridade desse processo de desenvolvimento no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    As características do ADM. Patrimonialismo mistura do púlico com o privado e aí apelou e/ou recorreu a ADM. Burocrática Weberiana para alcançar a transformação RACIONAL-LEGAL.


ID
1304524
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo: 


I - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social.
II - Segundo Durkheim, o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
III - A educação na visão de Max Weber objetiva transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. 

 Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Certo (I) Positivismo fazia alusão ao altruísmo, que se a sociedade o praticasse mais, alcançaria a ORDEM E PROGRESSO

    Certo (II) Famosa frase de Durkheim

    Errado (III) Idéia com viés Durkheimiano, visando a coletividade, Weber propunha a individualização

    Letra D


ID
1415797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a sociedade, conflito social e ação coletiva.

Na concepção de Weber, a compreensão de sociedade está calcada na racionalização burocrática, que, por sua vez, consiste na organização eficaz de pessoas.

Alternativas

ID
1475794
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Max Weber, a ação social é aquela cujo objetivo é compartilhado com e orientado para outras pessoas. O sociólogo deve levar em conta o significado intencional que o ator social atribui à sua ação, a qual pode nascer da aceitação de um valor - por hábito ou tradição - , ou de impulsos emotivos irracionais.

A respeito da classificação dos tipos ideais da ação social, assinale a opção que os caracteriza corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    1.      Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

    2.      Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

    3.      Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

    4.      Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).

  • São 4 as Ações Sociais:

    -IRRACIONAIS:

    Afetiva: São os sentimento: Ódio, amor, rancor e etc.

    Tradicional: Hábitos do cotidiano que fazemos quase que automaticamente: Tomar café, escovar os dentes e etc.

    -RACIONAIS:

    Com relação a fins: Busca-se a melhor forma e a mais racional de chegar a um objetivo.

    Com relação a valores: Ações que realizamos pautadas em valores ético, morais, religiosos, entre outros.


ID
1475797
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Weber considera a Sociologia como "a ciência compreensiva da ação social" e, diferentemente de seus predecessores, concentrou a sua analise

Alternativas
Comentários
  • nos indivíduos agentes, os atores sociais, e suas ações


ID
1596736
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os conceitos básicos da sociologia de Max Weber são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c

  • A alternativa C é a única que possui três conceitos que podem ser ligados diretamente ao pensamento de Weber, enquanto que as outras alternativas trazem pensamentos que fazem ligação com Durkheim ou Marx.


ID
1596739
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em Weber, a Sociologia é considerada como ciência compreensiva da ação social, que pode ser dividida em quatro tipos fundamentais:

Alternativas
Comentários
  • Os tipo de ação social definidos por Weber foram: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional.


ID
1620991
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

 "As etapas do pensamento sociológico", de Raymond Aron, constitui-se numa das obras mais importantes para a compreensão do desenvolvimento da teoria sociológica. Tendo como escopo a discussão presente na mesma, analise as afirmativas a seguir e marque a única alternativa correta:


I Karl Marx descreveu o prodigioso desenvolvimento do Estado administrativo centralizado - este mesmo Estado que Tocqueville analisou e do qual ele mostrou as origens pré-revolucionárias -, que ele viu ganhar progressivamente amplitude e poderio à medida que se processava o desenvolvimento democrático.

II Para Tocqueville a sociedade moderna era definida pelo seu caráter democrático, que para ele queria dizer a atenuação das distinções de classes, ou de Estado, a tendência à igualdade progressiva da condição social e até mesmo, num prazo mais longo, da condição econômica.

III O pensamento de Vilfreto Pareto se baseia no reconhecimento da contradição entre a racionalidade das teorias econômicas e a irracionalidade do comportamento humano

IV Para Durkheim a sociedade moderna não se baseia no contrato, como a divisão do trabalho não se explica a partir de decisões racionais dos indivíduos de repartir as ocupações para aumentar a produção coletiva.

V Segundo Max Weber, a sociologia é a ciência da ação social, que ela quer compreender interpretando, e cujo desenvolvimento quer explicar socialmente.

Alternativas

ID
1623862
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Max Weber (1864 - 1920), a sociologia é o estudo das interações significativas de indivíduos que formam uma teia de relações sociais, sendo seu objetivo a compreensão da conduta social. Esta ênfase dada a compreensão subjetiva levou o autor a definir a ação social como a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo. Segundo Weber, a conduta social se apresenta em quatro formas ou categorias.


(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982, p.47).


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O autor só trocou o termo "ação" por "conduta" para dar uma confundida básica nos candidatos.


ID
1623865
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Max Weber, em sua perspectiva de construção de tipos ideais, o estudo das relações de poder implica na compreensão das formas de legitimação da dominação. Sobre a teoria da dominação do sociólogo alemão, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • Existem três tipo ideais de dominação - Legal, Carismático e Tradicional.

    A letra E apresenta um tipo de dominação inexistente.

  • Para Max Weber existem três tipos de dominação:

    - Dominação Tradicional - Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações;

    - Dominação Carismática - Baseada no carisma de uma pessoa;

    - Dominação Racional-legal -  Baseada na lei! Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.


ID
1623919
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia a seguinte frase e assinale o seu autor:


“... a peculiaridade desta filosofia da avareza parece ser o ideal de um homem honesto, de crédito reconhecido, e, acima de tudo, a ideia do dever de um indivíduo com relação ao aumento de seu capital, que é tomado como um fim em si mesmo. Na verdade, o que é aqui pregado não é uma simples técnica de vida, mas sim uma ética peculiar, cuja infração não é tratada como uma tolice, mas como um esquecimento do dever.

Esta é a essência do problema. O que é aqui preconizado não é um mero bom senso comercial – o que não seria nada original – mas sim um ethos. Esta é a qualidade que nos interessa”.

Alternativas
Comentários
  • O trecho citado se refere as discussões realizadas por Max Weber no livro A ética protestante e o espírito do capitalismo. Para o autor a ética protestante é uma ação social voltada para uma outra ação social, o espírito do capitalismo (gerar lucro). Com essa relação entre as duas ações é que há a discussão de Weber acerca do desenvolvimento do capitalismo em países que tinham o protestantismo como religião. Nesse sentido, para o autor a ética protestante, como ethos de vida, era a base ascétia que fazia com que o capitalismo se desenvolvesse, pois a ascesse protestante dizia que para saber se voce está salvo era preciso trabalhar cada vez mais e investir os lucros do trabalho.

  • Citação clássica do do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo.


ID
1650049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que concerne à questão da sociologia como ciência, julgue o item que se segue.


Max Weber naturaliza a sociedade com o intuito de transformar a sociologia em ciência empírica.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Augusto Comte, criador do positivismo, foi o idealizador.

  • Max Weber sequer usava a palavra "sociedade" em seus textos

ID
1650052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que concerne à questão da sociologia como ciência, julgue o item que se segue.


Max Weber utiliza a análise histórico-comparativa ao isolar a causa fundamental do capitalismo.

Alternativas
Comentários
  • O livro "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" faz parte de uma ampla pesquisa comparativa sobre as religiões mundiais, que permitiu a Weber destacar uma das causas fundamentais - peculiar, essencial, típico - da emergência e consolidação do capitalismo ocidental: a valorização puritana do trabalho como um fim em si mesmo.

ID
1682065
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando as análises de Max Weber acerca do papel da ciência, presentes na obra Ciência e Política: duas vocações, é correto afirmar que, segundo o autor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Contribuição da Ciência, segundo Weber:

    a) acumulo de conhecimento por meio da técnica e da previsão;

    b) nos oferece métodos de pensamento;

    c) contribui para a clareza.

     

     

  • A ciência é, atualmente, uma vocação alicerçada na ESPECIALIZAÇÃO.

    Saber isso já elimina as assertivas A, B e C.

  • Weber entende que a ciência enquanto vocação encontra-se embasada na especialização e esta se apresenta como uma forma de tomada de consciência do indivíduo enquanto tal, bem como meio de promover o conhecimento das relações objetivas. Certo que, com o avanço da modernidade a ciência tem se dirigido cada vez mais para a especialização, e se tornado sempre mais dividida em áreas, dessa forma, não cabe mais falar que a ciência enquanto tal deva possuir um traço de totalidade. (fonte: material MEGE).

  • No Edital da DPE SP 2019 não há Max Weber.

  • D- a ciência fornece métodos de pensamento, isto e, os instrumentos e uma disciplina

  • Na obra Ciência e política: duas vocações, Max Weber define o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de um território, reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física.

    A ciência fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina.

    Por consequência, o ESTADO moderno é BUROCRATICO. O Estado moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e procurou (com êxito) monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima como instrumento de domínio e que, tendo esse objetivo, reuniu nas mãos dos dirigentes os meios materiais de gestão. Equivale isso a dizer que o Estado moderno expropriou todos os funcionários que, segundo o princípio dos “Estados” dispunham outrora, por direito próprio, de meios de gestão, substituindo-se a tais funcionários, inclusive no topo da hierarquia”.

    fonte: questões FCC sobre o tema


ID
1686922
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atribui-se ao sociólogo Max Weber a seguinte denominação para a racionalidade predominante na sociedade moderna:

Alternativas

ID
1792945
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Classes e Mobilidade Social são conceitos fundamentais para a análise sociológica. Acerca de Conceitos de Classes e Mobilidade Social, pode-se afirmar que: 

Alternativas

ID
1792969
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Pensamento Clássico da Sociologia passa pela Ordem Social, pelo Materialismo Dialético e pela conhecida obra Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

Acerca do trabalho Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1807957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse importante problema metodológico. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Em virtude de suas divergências acerca da natureza do conhecimento sociológico, Durkheim e Weber também divergem quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo na pesquisa.


Alternativas
Comentários
  • Errado

    Durkheim e Weber Convergiam  também  quanto à necessidade da neutralidade do sociólogo na pesquisa.


ID
1807960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse importante problema metodológico. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Em Ciência como vocação, Max Weber defendeu a necessidade de o sociólogo renunciar a toda neutralidade, subordinando assim as conclusões sociológicas obtidas aos valores morais e políticos de sua preferência.


Alternativas
Comentários
  • Conhecimento neutro é aquele destituído de valores. Portanto, como Weber defendia a neutralidade axiológica, consequentemente as conclusões sociológicas não poderiam estar subordinadas aos valores morais.  Daí o erro da assertiva.

  • Weber certamente sabia da dificuldade dessa empresa (a neutralidade axíológica), mas afirmava ser este objetivo a ser alcançado.


ID
1807963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Émile Durkheim e Max Weber abordaram, em seus escritos metodológicos, o problema da possibilidade, ou não, de o sociólogo manter, em suas pesquisas, a mais completa neutralidade diante dos valores morais e políticos do seu meio social. Tanto Durkheim como Weber ofereceram respostas claras e explícitas a esse importante problema metodológico. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

A sociologia compreensiva de Max Weber, centrada na ideia de interpretação dos sentidos da ação social, implica a rejeição do monismo naturalista, mas não a rejeição da neutralidade axiológica associada a esse monismo.


Alternativas
Comentários
  • Seria um paradoxo acreditar em um monismo (uma única "ideia") e ser neutro axiológicamente (não ter valores absolutos). 

  • acertei no chute pois n sei o significado de pelo menos 3 palavras ai ueheuheueh


ID
1807969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

     Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Conforme Durkheim, o fenômeno social da anomia, um estado de crise dos valores e normas que ordenam a vida coletiva, pode resultar das súbitas expansões do poder e da riqueza que ocorrem nas sociedades industriais.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "O estado de anomia ou de desregramento pode ser melhor compreendido quando referido às conseqüências do crescimento desordenado da indústria. Antes, o poder temporal e as regulamentações impostas pelas corporações de ofícios diminuíam o ímpeto da industrialização e, embora fossem formas de organização inadequadas para a sociedade contemporânea, nada veio a ocupar o seu lugar. Por isso é que a ocorrência de uma crise econômica ou de mudanças súbitas nas crenças vigentes em uma sociedade podem impedi-la de cumprir sua função reguladora, disciplinar e, desse modo, a condição de anomia vir a tornar-se normal."

     

    Fonte: Um toque de clássicos

  • Gabarito: Certo

     

    "O estado de anomia ou de desregramento pode ser melhor compreendido quando referido às conseqüências do crescimento desordenado da indústria. Antes, o poder temporal e as regulamentações impostas pelas corporações de ofícios diminuíam o ímpeto da industrialização e, embora fossem formas de organização inadequadas para a sociedade contemporânea, nada veio a ocupar o seu lugar. Por isso é que a ocorrência de uma crise econômica ou de mudanças súbitas nas crenças vigentes em uma sociedade podem impedi-la de cumprir sua função reguladora, disciplinar e, desse modo, a condição de anomia vir a tornar-se normal."

     

    Fonte: Um toque de clássicos

  • O atributo a ser predito é conhecido como variável dependente

    Os atributos usados para fazer a predição são conhecidos como independentes


ID
1807972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

     Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Encontram-se na obra sociológica de Max Weber importantes contribuições para o estudo da organização burocrática que, de acordo com o autor, seria uma das características distintivas do mundo moderno.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "A humanidade partiu de um universo habitado pelo sagrado, pelo mágico, excepcional e chegou a um mundo racionalizado, material, manipulado pela técnica e pela ciência. O mundo de deuses e mitos foi despovoado, sua magia substituída pelo conhecimento científico e pelo desenvolvimento de formas de organização racionais e burocratizadas, e “os valores últimos e mais sublimes retiraram-se da vida pública, seja para o reino transcendental da vida mística, seja para a fraternidade das relações humanas diretas e pessoais."

     

    Fonte: Um toque de clássicos

     

     

  • Gabarito: Certo

    teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência. Fundamental para o mundo moderno em que nem um minuto pode ser desperdiçado. 

     

    http://www.estudoadministracao.com.br/ler/teoria-da-burocracia-de-max-weber/


ID
1807975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

  Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

De acordo com Max Weber, a ética protestante, com sua sacralização do trabalho árduo, metódico e racional, desempenhou um papel decisivo na gênese do capitalismo moderno.


Alternativas

ID
1807978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Segundo Durkheim, a moderna sociedade industrial caracteriza-se pela predominância da solidariedade mecânica que resulta da divisão do trabalho social.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    "À medida que se acentua a divisão do trabalho social, a solidariedade mecânica se reduz e é gradualmente substituída por uma nova: a solidariedade orgânica ou derivada da divisão do trabalho. Institui-se então um processo de individualização dos membros dessa sociedade que passam a ser solidários por terem uma esfera própria de ação."

     

    Fonte: Um toque de clássicos.

  •       ÉMILE DURKHEIM

    Solidariedade mecânica = Sociedade simples 
    Sociedades Pré Capitalistas
    há um baixo (ou nenhum) grau de consciência individual
    predomina, em termos de coesão social,
    uma consciência coletiva que controla a sociedade.
    baixa divisão do trabalho
    primeiro grupo de sociedades estudadas por Durkheim

    solidariedade orgânica = Sociedade complexa
    -sociedade capitalista
    - ampla divisão do trabalho (de tarefas e funções)
    -grande interdependência entre os indivíduos, em termos econômicos e tecnológicos e moral.

                             QUESTÕES

    Nas sociedades mais simples, a solidariedade mecânica seria predominante, pois essas se caracterizam, entre outras coisas, por um baixo nível de divisão de trabalho. (X) CERTO (  ) ERRADO

    A credito que a questão fala da solidariedade orgânica, pois é ela quem possui uma AMPLA DIVISÃO DO TRABALHO. com isso, acrédito que a questão encontra-se errada. 

     


ID
1807981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

     Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Para Weber, o estado racional legal está presente, sobretudo, no mundo antigo e na Idade Média, e o seu completo colapso ocorre com o advento da sociedade moderna.


Alternativas
Comentários
  • O racionalismo veio a ser introduzido na Idade Moderna. Durante a Idade Média, a ciência não teve tanta evolução.

    Já na Idade Moderna, temos o Renascimento impulsionando o Humanismo e também o Racionalismo.

  • Na época da idade média se prevalecia a Ação Social Tradicional, baseada no tradicionalismo, costumes passados entre gerações

ID
1808008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

Em seu ensaio seminal Teoria tradicional e teoria crítica, Max Horkheimer refere-se à necessidade de a postura positivista compreender um método dialético e estruturalista e, assim, tornar-se uma teoria crítica.


Alternativas
Comentários
  • Apenas dialético, não estruturalista.

ID
1808011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O método sociológico de Niklas Luhmann é do tipo estrutural-funcionalista.


Alternativas
Comentários
  • Luhmann propõe uma nova leitura da sociologia de MODO SISTÊMICO. Portanto, o método sioológico de Luhmanna não é do tipo estrutural- funcionalista e sim, SISTÊMICO.

  • Para Luhmann o método é sistêmico.


ID
1808014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O método sociológico da teoria dos sistemas de Talcott Parsons é considerado um desenvolvimento lógico e consequente do método sociológico de Émile Durkheim.


Alternativas
Comentários
  • "Com Parsons, a sociologia americana acerta contas consigo mesma e transporta-se do modelo do funcionalismo para a teoria dos sistemas. Ao tempo de Parsons, a sociologia na América enveredou pelo empirismo sem fronteiras, abdicando dos fundamentos teóricos explorados por suas mais conhecidas expressões, como Marx, Weber e Durkheim".

    Fonte: CRÍTICA À TEORIA SISTÊMICA DA SOCIEDADE* Eduardo Henrique Lopes Figueiredo