SóProvas


ID
1235833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com base na expansão marítima europeia e na colonização das Américas, julgue os itens de 79 a 81

A mais lucrativa atividade das colônias portuguesas na América no início do século XVII era a plantação e a comercialização de açúcar, mas, com a invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654) e a posterior retomada da região, a cultura da cana-de-açúcar foi levada para as Antilhas, fazendo concorrência à produção brasileira e motivando uma grave crise comercial em Portugal.

Alternativas
Comentários
  • Houve a concorrência do açucar antilhano

  • Os holandeses expulsos do Brasil plantaram açúcar nas Antilhas e o venderam a um preço mais barato do que o produzido no Brasil. Fato que resultou em crise econômica para a metrópole portuguesa.

  •  

    A concorrência holandesa foi uma das principais causas da crise do açúcar brasileiro no período colonial, pois eles conseguiram produzir açúcar mais barato e de melhor qualidade do que o brasileiro.

    Vale ressaltar que, apesar da crise, a produção e exportação de açúcar permaneceram como principais atividades econômicas até o apogeu do Ciclo do Ouro (segunda metade do século XVIII).

  • Durante a segunda metade do século XVII, vemos que o triunfo alcançado pelo açúcar já não era mais o mesmo. Nessa época, os holandeses foram expulsos da região Nordeste – principal polo de fabricação do açúcar brasileiro – para empreender o cultivo de cana-de-açúcar nas Antilhas. Nesse contexto, Portugal não conseguiu fazer frente ao preço e à qualidade mais competitiva do açúcar antilhano. De tal modo, a produção açucareira entrara em crise.

  • GABARITO OFICIAL:              CERTO

  • Sim. Eles aprenderam as técnicas de plantação aqui, e assim que foram expulsos levaram consigo todo o aprendizado. Por ser plantado nas Antilhas o açúcar tinha melhor qualidade, sem contar o preço de transporte que era baixo, esses foram alguns dos fatores que levaram a crise.

    Qualquer erro me corrijam, por favor.

  • Questão redondinha

    Gab: Certo

  • Grande crise econômica nessa época foi provocada. Aconteceu em Olinda x Recife a Guerra dos Mascates : De um lado Os donos de engenhos de Olinda do Outro os comerciantes do Recife.

    Gab :C

  • Mergulhado na crise econômica, o governo português procurou explorar ao máximo as riquezas do Brasil, com destaque para o açúcar. Mas um fato novo atrapalhou os planos portugueses. Expulsos do Brasil, os holandeses levaram mudas de cana-de-açúcar para as Antilhas e passaram a produzir, eles próprios, o açúcar, acabando com o monopólio brasileiro de sua produção. A concorrência antilhana provocou queda de 50% nos preços do açúcar brasileiro, nos mercados internacionais, entre 1650 e 1700. A empresa açucareira nordestina entrou, então, em declínio, passando por um período de readaptação, em busca de aprimoramentos técnicos tanto no sistema de produção quanto na mão de obra. Apesar dos esforços, foi somente no final do século XVIII que o açúcar brasileiro recuperou parte da importância que tivera entre os séculos XVI e XVII. História Global, II, p. 66. 

  • Isso mesmo, questão bem elaborada.

  • Gabarito : Certo.

  • Mais certa impossível

  • Os holandeses eram grandes amigos comerciais de Portugal, mas eram adversários da Espanha. Ao invadir Pernambuco, eles tomaram conhecimento da tecnologia e conseguiram incrementar a plantação de açúcar nas Antilhas, e, como existia na governança dos Reino Ibérico um rei da Espanha, a Holanda não viu mais a necessidade de refinar e transportar o açúcar que saia da colônia, que era uma relação de comércio com Portugal.