SóProvas


ID
1235875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, julgue os itens subsecutivos.

Para muitos historiadores, o fim do período colonial brasileiro ocorreu em 1808, quando da chegada da família real ao Rio de Janeiro. No entanto, a opção pela independência formal do Brasil passou a ser abertamente discutida apenas em 1820, com a Revolução do Porto.

Alternativas
Comentários
  • A chamada Revolução Pernambucana foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817.

  • A opção pela independência formal do Brasil só aparece em fins de 1821 e em 1822, quando se percebe o interesse das Cortes em "recolonizar" o Brasil. Ainda em 1822, havia esperanças no Brasil de constituição de uma monarquia dual. 

  • Fim do período colonial foi em 1815 com o Reuino Unido, Portugal, Brasil e Algarves

  • Fim do Pacto Colonial

    O fim do pacto colonial só ocorreu em 1808, com a vinda da família real para o Brasil. Dom João, Príncipe Regente, assinou uma carta Régia abrindo os portos às nações amigas, ou seja, o Brasil deixava a partir desta data de comercializar somente com Portugal.

    Outra medida importante foi a liberação para que a colônia passasse a produzir manufaturas. Dom João esperava, com esta atitude, impulsionar a produção manufatureira aqui no Brasil, mas isto não ocorreu.

    Em 1810, foi firmado um tratado comercial com a Inglaterra, o qual estabeleceu que os produtos ingleses entrariam no Brasil pagando um imposto menor. A Inglaterra passou a pagar 15% de imposto sobre o valor das mercadorias, enquanto Portugal 16% e outros países, 24%.

  • Brasil supera seu status colonial já em 1815, tornando-se Reino Unido a Portugal e Algarves.

  • O fim do monopólio comercial (exclusivo metropolitano) ocorreu em 1808, quando da chegada da família real na Bahia (aqui D. João já promove a abertura dos portos brasileiros às nações amigas - "Inglaterra").

     

    Porém o Brasil deixa de ser colônia em 1815 com a elevação de Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves.

  • Difícil, porque se você pegar a fundo, deixar de ser colônia não é igual a independência formal. Em 1815 deixamos de ser colônia, mas não somos independentes. Só vamos ser oficialmente em 1822, mas ok. 

  • Gabarito Errado.

    Esse é o período Joanino, ok?

    Questão complicadinha, porque tá incompleta, mas não quer dizer que está certa, como algumas do Cespe...

    Acontece que tinha uma força forte vindo de portugal tentando obrigar o Brasil a se recolonizar, o que fez o Brasil Ficar independente de Portugal pra deixar de ouvir besteiras de lá e as besteiras começarem a surgir daqui. 

    Então eu acho que o erro está na parte de dizer que a independência foi planejada a partir de 1820, onde na verdade foi em 1821/1822.

     

  • A ideia de rompimento definitivo com Portugal surgiu somente apos a Revoluçao do Porto, mais precisamente a partir de 1821 com as medidas adotadas pela Corte Portuguesa, dentre as quais a subordinaçao direta das Provincias a Portugal, e nao ao Governo do Rio de Janeiro, tornando evidente a intençao recolonizadora de Portugal em relaçao ao Brasil. As discussoes acaloradas entre portugueses e brasileiros na Corte Portuguesa, tornou claro que a independencia seria necessaria para preservar o livre comercio, pois nao era vantajoso retomar os laços coloniais.

    Gabarito - Errado

  • ERRADA

    Embora não possamos considerar a Inconfidência Mineira como um movimento de independência, mas em termos de "fala aberta", os membros intelectuais desse movimento já discutiam as possibilidades de independência o Brasil na Europa, por exemplo.

    Vide: "Um participante da Inconfidência, José Álvares Maciel, formou-se em Coimbra e viveu na Inglaterra por um ano e meio. Aí aprendendo técnicas fabris e discutiu com negociantes ingleses as possibilidades de apoio a um movimento pela independência do Brasil" (Boris Fausto, História do Brasil, p. 100).

    Outro conflito cuja discussão de independência já estava declarada de maneira mais aberta já foi citado nos comentários, a Revolução Pernambucana de 1817 que se espraiou pelo nordeste em consequência da crise que econômica que aprofundava as desigualdades regionais.

    Portanto, a independência do Brasil já era discutida muito antes da Revolução do Porto, embora tenha sido concebida mais detidamente como um projeto político depois disso.

  • A afirmativa é incorreta, pois durante o período colonial brasileiro houve muitos movimentos emancipacionistas, que mesmo não tendo uma amplitude nacional eram contrários à exploração metropolitana. Nesse sentido, pode-se dizer ainda que a Revolução do Porto se caracterizou por um processo de reestabelecimento da capital administrativa do Império em Portugal, pressionando a pressão pelo retorno da Família Real à Lisboa e instauração de um novo governo de caráter liberal e, especialmente, pela tentativa dos deputados portugueses em recolonizar o Brasil, fazendo valer novamente o Pacto Colonial. No entanto, as pressões exercidas em Portugal de fato concorreram para um movimento que impulsionou o processo de Independência do Brasil em 1822.

    (FERNANDES, 2019).

  • JA VINHA COGITANDO ISSO HA ALGUM TEMPO, POIS TEVE OS MOVIMENTOS REVOLUCIONARIOS, DEVIDO AOS IMPOSTOS QUE A COROA COBRAVA( QUITO, BATEIA ETC) NAO FOI APENAS EM 1820