SóProvas


ID
1235938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens.

A fragilização da filosofia natural de inspiração aristotélica e a reorientação das ciências naturais na direção de formas empíricas e experimentais de conhecimento constam entre os efeitos da revolução científica do século XVII.

Alternativas
Comentários
  • A partir da Alta Idade Média, mas, sobretudo, nos séculos XV e XVI, quando emergiu na Europa o Renascimento Cultural, uma nova concepção de mundo ou de “cosmos” passou a surgir. Essa nova concepção, nos termos em que o historiador da ciência Alexandre Koyré se expressa, não é mais aquela do “cosmos harmônico e fechado” das esferas celestes, elaborado por Aristóteles, mas o Universo Infinito, que seria explicado por Kepler, Galileu, Titcho Brahe e Newton. Período que ficou conhecido como Revolução Científica do século XVII.

  • Na história da ciência, chama-se Revolução Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII[1][2]. A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Filosofia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático. As causas principais da revolução podem ser resumidas em: renascimento cultural, a imprensa, a reforma protestante e o hermetismo[1]. A expressão "revolução científica" foi criada por Alexandre Koyré, em 1939.