SóProvas


ID
1236502
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto
seguinte.


                Secretária

        Procuro um documento de que preciso com urgência. Não o encontro, mas me demoro a decifrar minha própria letra, nas notas de um caderno esquecido que os misteriosos movimentos da papelada pelas minhas gavetas fizeram vir à tona. Isso é o que dá encanto ao costume da gente ter tudo desarrumado. Tenho uma secretária que é um gênio nesse sentido. Perdeu, outro dia, cinquenta páginas de uma tradução que tanto me custou.
        Tem um extraordinário senso divinatório: rasga apenas o que é estritamente necessário guardar, mas conserva com rigoroso carinho o recibo da segunda prestação de um aparelho de rádio que comprei em S. Paulo em 1941. Isso fornece algumas emoções líricas inesperadas: quem não se comove de repente quando está procurando um aviso de banco e encontra uma conta de hotel de Teresina de quatro anos atrás, com a discriminação das despesas extraordinárias, inclusive uma garrafa de água mineral? Caio em estado de pureza e humildade: tomar uma água mineral em Teresina, num quarto de hotel, quatro anos atrás...
        Há também papéis de visão amarga, que eu deveria ter rasgado dez anos atrás; mas a mão caprichosa de minha jovem secretária, que os preservou carinhosamente, não será a própria mão da consciência a me apontar esse remorso velho, a me dizer que devo lembrar o quanto posso ser inconsciente e egoísta? Seria melhor talvez esquecer isso; e tento me defender diante desses papéis velhos que me acusam do fundo do passado. Não, eu não fui mau; andava tonto; e pelo menos fui sincero...
        Meus arquivos, na sua desordem, não revelam apenas a imaginação desordenada e o capricho estranho da minha secretária. Revelam a desarrumação mais profunda que não é de meus papéis, é da minha vida


(Adaptado de Rubem Braga, O homem rouco)

Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • e)  A desordem seria (FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO) menos importante, se fosse  (PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO) apenas a de meus papéis, mas ela é espelho da desordem que tem marcado toda a minha vida.

    FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO (RIA) SE CORRELACIONA COM O PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO. 


  • Alguém poderia me explicar a alternativa E?  "A desordem SERIA menos importante, se FOSSE apenas a de meus papéis, mas ela é espelho da desordem que TEM marcado toda a minha vida." Qual é a justificativa para o uso da terceira pessoa do sing. do verbo ter? TEM no caso seria por que a vida dele foi marcada até aquele presente momento?

     

  • "SE ESSA RUA FOSSE MINHA, EU MANDARIA LADRILHAR"

  • Embora não tivesse encontrado o documento que buscara, deparar-me-ia com outros, que trouxessem grandes recordações. (Se tivesse encontrado o que buscava ou não, ele se deparava com outros - não cabe futuro do pretérito que dá ideia de hipótese: deparei-me com outros, que trouxeram grandes recordações | Sempre fato passado)

    Minha secretária havia guardado tão bem documentos que já não tivessem utilidade que eu me espantara tão logo os encontrei. (Havia guardado - fato. Não usa hipótese em “tivessem”, melhor usar “tinham”. O mesmo para “espantei”)

    Quem diria que eu fosse encontrar, em meus guardados, o recibo de um hotel em que me houvesse hospedado anos atrás, em Teresina? (Hotel que me hospedei - fato do passado)

    Havia também papéis que trouxessem melancolia, documentos de uma penosa experiência que vivi e que me fizera sentir carregado de culpas. (Se havia papéis eles traziam melancolia - mais uma vez hipótese mal colocada | experiência que vivi no passado então me fez sentir carregado: não usa “fizera” porque não é situação anterior)

    A desordem seria menos importante, se fosse apenas a de meus papéis, mas ela é espelho da desordem que tem marcado toda a minha vida. (Por eliminação mas a justificativa é: Seria e fosse são hipóteses, respectivamente futuro do pretérito indicativo e pretérito imperfeito do subjuntivo)