SóProvas


ID
123703
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor externo, ao avaliar as demonstrações contábeis da empresa Evolution S.A., identificou que a empresa está discutindo a similaridade de seus produtos com produtos de concorrentes que possuem isenção de tributação. A empresa não vem recolhendo o referido tributo há mais de 5 anos e o valor relativo a essa contingência é significativo. Caso a decisão vier a ser contrária à empresa, a mesma entrará em processo de descontinuidade. A decisão deve ter seu mérito julgado em quatro anos. Dessa forma deve o auditor emitir parecer:

Alternativas
Comentários
  • Tanto o gabarito da ESAF quanto o comentário do prof. Graeff apontam para a alternativa E.

    Comentários:

    No caso da possibilidade de descontinuidade normal das atividades da entidade:

    Se, no julgamento do auditor, foi feita divulgação adequada nas demonstrações contábeis, ele deve emitir uma opinião sem ressalvas e incluir um parágrafo de ênfase em seu relatório para destacar a existência de incerteza significativa relacionada ao evento ou à condição que pode levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional; e, chamar a atenção para a nota explicativa às demonstrações contábeis que divulgam os assuntos.

    Se, não foi feita divulgação adequada nas demonstrações contábeis ele deve emitir uma opinião com ressalva ou adversa, conforme apropriado.

    Como o auditor identificou essa situação a partir da avaliação das demonstrações contábeis, presume-se que ela está adequadamente divulgada. Portanto, o gabarito preliminar está correto.
  • O gabarito correto á a alternativa E.

  • De acordo com o último gabarito que baixei do site da ESAF, a resposta dessa questão é letra E.

    Favor corrigir!

  • Olá, pessoal!

    A banca trocou o arquivo de gabarito sem nenhum aviso na sua página.

    Já trocamos também aqui no site.

    Desculpem o transtorno.

    Gabarito correto, segundo última publicação da banca: "E".

  • NBC-TA-570 - item 19.
    Conclusão e relatório de auditoria
    Uso apropriado do pressuposto de continuidade operacional, porém com a existência de incerteza 
    significativa
    19. Se for feita divulgação adequada nas demonstrações contábeis, o auditor deve expressar uma opinião sem ressalvas e incluir um parágrafo de ênfase em seu relatório.
    20. Se não for feita divulgação adequada nas demonstrações contábeis, o auditor deve expressar uma opinião com ressalva ou adversa, conforme apropriado, de acordo com a NBC-TA-705 - Modificações na Opinião do Auditor Independente. O auditor deve declarar, no seu relatório de auditoria independente, que há uma incerteza significativa que pode levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade 

  • Vamos à questão.

     

    O auditor externo, ao avaliar as demonstrações contábeis da empresa Evolution S.A., identificou que a empresa está discutindo a similaridade de seus produtos com produtos de concorrentes que possuem isenção de tributação. A empresa não vem recolhendo o referido tributo há mais de 5 anos e o valor relativo a essa contingência é significativo. Caso a decisão vier a ser contrária à empresa, a mesma entrará em processo de descontinuidade (assunto da questão). A decisão deve ter seu mérito julgado em quatro anos. Dessa forma deve o auditor emitir parecer:

    e) sem ressalva, com introdução de parágrafo de ênfase fazendo referência à nota explicativa que deve descrever detalhadamente o evento.

     

    ========================================

     

    Conforme o apêndice da NBC TA 570 – CONTINUIDADE OPERACIONAL –, existem três exemplos de opinião para o relatório do auditor acerca da Continuidade Operacional. São elas:

     

    Exemplo 1 – Opinião não modificada quando existe incerteza significativa e a divulgação nas demonstrações contábeis é adequada

    Exemplo 1: Relatório do auditor independente contendo uma opinião não modificada quando ele concluir que existe incerteza significativa e a divulgação nas demonstrações contábeis é adequada (situação descrita na questão).

     

    A opinião deve ser sem ressalva com parágrafo de ênfase. Por que deve ter esse parágrafo?

    Item A5 da NBC TA 706 - PARÁGRAFOS DE ÊNFASE E PARÁGRAFOS DE OUTROS ASSUNTOS NO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE.

     

    A5. Exemplos de circunstâncias em que o auditor pode considerar necessário incluir um parágrafo de ênfase são:

    _ existência de incerteza relativa ao desfecho futuro de litígio excepcional ou ação regulatória;

    (...)

     

    Exemplo 2 – Opinião modificada (com ressalva) quando existe incerteza significativa e as demonstrações contábeis apresentam distorção relevante devido à divulgação inadequada

    Exemplo 2: Relatório do auditor independente contendo uma opinião modificada quando ele concluir que existe incerteza significativa e que as demonstrações contábeis apresentam distorção relevante devido à divulgação inadequada.

     

    Exemplo 3 – Opinião adversa quando existe incerteza significativa e ela não é divulgada nas demonstrações contábeis

    Exemplo 3: Relatório do auditor independente contendo uma opinião adversa quando ele concluir que existe incerteza significativa e que as demonstrações contábeis omitem as divulgações requeridas relacionadas com a incerteza significativa.