SóProvas


ID
1237378
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Servidor público integrante do Poder Executivo estadual editou ato administrativo concedendo a entidade privada sem fins lucrativos permissão de uso de bem público, em caráter precário. Subsequentemente, veio a saber que seu superior hierárquico era desafeto do dirigente da entidade permissionária e, temendo represálias, revogou o ato concessório, apresentando como fundamento da revogação o motivo - falso - de que a Administração necessitava do imóvel para outra finalidade pública. Considerando a situação fática apresentada, o ato de revogação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    MOTIVO
    - É elemento ou requisito do ato administrativo
    - É o pressuposto de fato ou de direito que enseja a prática do Ato administrativo.

    Na questão apresentada, houve falso motivo quando a revogação da concessão, no pressuposto de fato, logo, com base na Teoria dos motivos determinantes, o ato administrativo pode ser anulado.

    Bons Estudos

  • Em se tratando de ato precário a revogação poderia ocorrer a qualquer tempo, independentemente de motivação. Contudo quando o motivo foi exposto (motivação), ele passa a integrar o ato administrativo, sendo falso atinge o ato, tornando inválido. Incidência da teoria dos motivos determinantes. 

  • EFEITOS DOS ATOS

    Revogação ---> efeito ex nunc (preservação dos efeitos pretéritos); (não retroage)

    Anulação ---> efeito ex tunc (anula todos os efeitos gerados pelo ato administrativo); (retroage)

    Convalidação ---> efeito ex tunc (anula todos os efeitos gerados pelo ato administrativo); (retroage)