SóProvas


ID
1237756
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração estadual contratou aluguel de equipamentos e utilização de programas de informática para a implantação de um amplo programa de inclusão digital voltado à população carente. A duração estimada do referido programa é de 4 anos, coincidente com o mandato recém iniciado do Governador. De acordo com as disposições da Lei nº 8.666/93, o contrato em questão

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta - Letra D

    Artigo 57 - Lei 8666/93

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato.

  • A letra E está errada porque § 4o  do artigo 57 se aplica somente aos contratos do incciso II, ou seja executados de forma contínua.

    § 4o  do artigo 57 "Em caráter excepcional, devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II [L1] do caput deste artigo poderá ser prorrogado por até doze meses."


     [L1]contrato de 60 meses.

  • LETRA D

     

    Prestação contínua: 60 meses , podendo em caráter excepcional ser prorrogado por 12 meses

    Aluguel ou utilização de produtos de informática: 48 meses

    Casos que envolvam a Marinha, Exército e Aeronáutica: 120 meses 

  • Quanto à duração dos contratos administrativos, a regra é que seja determinada e deva estar adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários (art. 57, caput e §3º da Lei 8666/93).

     

    A despeito dessa regra, existem as seguintes exceções previstas no próprio artigo 57 da Lei 8.666/93:

     

    a) os projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, que poderão perdurar por 04 ou mais anos – já que a lei não estabeleceu prazo máximo – segundo Diógenes Gasparini (Direito administrativo. 12. ed., 2007. p. 652) e desde que prevista essa possibilidade no instrumento convocatório; Ex: construção de um grande hospital ou uma rodovia.

     

    b) contratos para a prestação de serviços a serem executados de forma contínua, a fim de obter preços e condições mais vantajosas para a Administração, que poderão ser prorrogados por até 60 meses (5 anos); Ex: serviços de limpeza, conservação, vigilância, etc.

     

    c) aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato; Ex: aluguel de computadores.

     

    d) hipóteses previstas nos incisos IX (comprometimento da segurança nacional), XIX (compra de material para as Forças Armadas), XXVIII (bens e serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional) e XXXI (contratações que envolvam inovação e pesquisa científica e tecnologia) do art. 24, cujos contratos poderão ter vigência por até 120 meses (dez anos), caso haja interesse da administração;

     

    Como a exigência de prazo determinado tem relação com a obrigatoriedade de a Administração gastar recursos públicos com a contratação, a doutrina elenca outras exceções, esparsas na legislação, quais sejam: a) concessão de serviço público (Lei 8.987/1995), pois a remuneração do concessionário é efetivada, em regra, por meio de tarifa; b) concessão de serviço público especial – PPP (art. 5.º, I, da Lei 11.079/2004), hipótese em que a Administração utiliza o orçamento para pagar o parceiro privado, mas a Lei excepciona a regra do prazo, que pode ser entre 5 e 30 e cinco anos; c) contrato de concessão de uso de bem público e outros em que o Poder Público é credor dos valores que devem ser pagos pelo contratado. (Licitações e Contratos Administrativos, Rafael C. R. Oliveira, 4ª ed., 2015. pg. 214)

  • Para a adequada resolução da presente questão, há que se aplicar o disposto no art. 57 da Lei 8.666/93, que disciplina a duração dos contratos administrativos, e, mais precisamente, a regra de seu inciso IV, que abaixo transcrevo:

    "Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    (...)

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato."

    À luz deste preceito legal, e em vista das opções fornecidas pela Banca, conclui-se que a única correta é aquela indicada na letra D (poderá, em razão do objeto, ter sua duração estendida pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da sua vigência).

    Todas as demais alternativas destoam do sobredito preceito normativo, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: D