SóProvas


ID
1238152
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                        Fundas canções

        “Existirmos, a que será que se destina?" - pergunta um verso de Caetano Veloso em sua bela canção “Cajuína", nascida numa visita a amigo em Teresina. Que faz numa canção popular essa pergunta fundamental sobre o propósito mesmo da vida humana? - perguntarão aqueles que preferem separar bem as coisas, julgando que somente os gêneros “sérios" podem querer dar conta das questões “sérias". O preconceito está em não admitir que haja inteligência - e das fulgurantes, como a de Caetano Veloso - entre artistas populares. O fato é que a pergunta dessa canção, tão sintética e pungente, incide sobre o primeiro dos nossos enigmas: o da finalidade da nossa existência.

        Não seria difícil encontrarmos em nosso cancioneiro exemplos outros de pontos de reflexão essencial sobre nossa condição no mundo. Em “A vida é um moinho", de Cartola, ou em “Esses moços", de Lupicínio Rodrigues, ou ainda em “Juízo final", de Nelson Cavaquinho, há agudos lampejos reflexivos, nascidos de experiências curtidas e assimiladas. Não se trata de “sabedoria popular": é sabedoria mesmo, sem adjetivo, filtrada por espíritos sensíveis que encontraram na canção os meios para decantar a maturidade de suas emoções. Até mesmo numa marchinha de carnaval, como “A jardineira", do Braguinha, perguntamos: “Ó jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?" - para saber que a tristeza dela vem da morte de uma camélia. Essa pequena tragédia, cantada enquanto se dança, mistura-se à alegria de todos e funde no canto da vida o advento natural da morte: “Foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu..."

        Mesmo em nosso folclore, compositores anônimos alcançaram um tom elevado na dicção aparentemente ingênua de uma cantiga de roda. Enquanto se brinca, canta-se: “Menina, minha menina / Faz favor de entrar na roda / Cante um verso bem bonito / Diga adeus e vá-se embora". Não será essa uma expressão justa do sentido mesmo de nossa vida: entrar na roda, dizer a que veio e ir-se embora? É o que cantam as alegres crianças de mãos dadas, muito antes de se preocuparem com a metafísica ou o destino da humanidade.


(BARROSO, Silvino, inédito)

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:

Alternativas
Comentários
  • Entendi que a letra B estaria errada, mesmo estando em dúvida se a expressão "pela qual" deveria concordar com "antigas marchinhas de carnaval" ou "um alto nível de execução poética". Acontece que, na primeira possibilidade, deveria estar escrito "antigas marchinhas de carnaval...pelas quais eram responsáveis" e na segunda "um alto nível de execução poética, pelo qual eram responsáveis..."
    Ou seja, em nenhuma das duas possibilidades o uso de "pela qual" está correto.

    Alguém pode me explicar se o raciocínio está correto?
  • Rafael, "pela qual" está concordando com "execução poética". "Eram responsáveis" concorda com "compositores populares".

    Alterando a ordem do discurso e substituindo o pronome relativo pela expressão de referência: Nossos compositores populares eram responsáveis pela execução poética.

  • Alguém sabe o erro da letra "c"

  • Oi Fabiola, imagino que o erro da C seja o verbo poder, ele deveria estar no plural concordando com o sujeito composto: "O depoimento de uma experiência e a reflexão depurada"....podem....

    Se eu estiver errada, por favor, corrijam-me!

  • Fabíola, veja o erro da letra C:


    O depoimento de uma experiência e a reflexão depurada que o artista dela depreendeu puderam conviver bem numa mesma canção popular.

    Sublinhei a oração principal para que vc visualize melhor (a oração não sublinhada é subordinada adjetiva restritiva). Esse é um período que possui sujeito composto (2 núcleos), portanto o verbo deve estar em uma conjugação PLURAL. ;)
  • Alguém sabe me explicar qual o erro da alternativa "E"?

  • Guilherme, a alternativa está incorreta porque o certo seria escrever "não haveriam". Veja como fica a frase na ordem direta:


    Verdadeiras pérolas de poesia não haveriam de faltar em nosso cancioneiro.
  • Também fiquei com a mesma dúvida do Rafael Targino, em relação à letra B. Alguém poderia me explicar por que ela foi considerada correta?

  • @Rafael Targino e @RITA MELO: também senti a mesma dúvida. Acabei tendo que fazer por eliminação e pensei que "pela qual" pudesse estar concordando com "execução poética".

  • Se eu estiver errado, por favor corrijam.

    Gabarito: B
    a) Revelam-se, no cancioneiro de Caetano Veloso, qualidades artísticas dignas de figurarem entre as obras nas quais se empenharam nossos maiores poetas.
    >VTD+se "Partícula apassivadora". o verbo concorda com o sujeito passivo.
    b) É inegável que subsiste, em muitas das antigas marchinhas de carnaval, um alto nível de execução poética, pela qual eram responsáveis nossos compositores populares. 
    >Isso é inegável< "que (conjunção integrante)" Oração substantiva objetiva direta.
    c)O depoimento de uma experiência e a reflexão depurada que o artista dela depreendeu podem conviver bem numa mesma canção popular.
    >Sujeitos compostos o verbo flexiona<
    d)Deve-se aos belos versos de tantas canções populares o fascínio que nos provocam os achados poéticos dos nossos inspirados compositores. 
    >VTDI+SE< "Partícula apassivadora". Quem deve, deve algo (fascínio) a alguém (belos versos).
    e) Não haveriam de faltar em nosso cancioneiro verdadeiras pérolas de poesia, como aquelas referidas nas canções elencadas no texto.
    Locuções verbais com o verbo haver temos 2 casos:
    * Auxiliar + verbo haver (como principal)= o verbo haver como principal e sendo impessoal transmitirá a sua impessoalidade para o verbo auxiliar.
    * Verbo haver (como auxiliar) + principal= Sendo o verbo principal pessoal, transmitirá as flexões de número e de pessoa para o verbo auxiliar e o verbo principal ficará no singular.

  • a) qualidades artísticas é sujeito paciente do verbo revela-se, indicando,

    assim, a partícula apassivadora se. Nesse caso, o verbo fica na 3ª pessoa do

    plural.

    b) um alto nível de execução poética é sujeito do verbo subsiste.

    c) O sujeito da locução verbal pode conviver é O depoimento de uma

    experiência e a reflexão depurada que o artista dela depreendeu, em

    que há dois núcleos (depoimento e reflexão), devendo o verbo concordar

    com ambos, visto que o sujeito é composto e está anteposto ao verbo. “O

    depoimento de uma experiência e a reflexão depurada que o artista dela

    depreendeu podem conviver bem numa mesma canção popular.”

    d) O sujeito de devem-se é o fascínio. Além disso, o pronome relativo que retoma

    fascínio, devendo a concordância com o verbo provoca se dar na 3ª pessoa do

    singular. Deve-se aos belos versos de tantas canções populares o fascínio que

    nos provoca os achados poéticos dos nossos inspirados compositores.

    e) O verbo faltar é pessoal e é o verbo principal da locução verbal não haveria

    de faltar. Nesse caso, flexiona-se o verbo auxiliar porque o verbo principal

    é pessoal e tem sujeito (verdadeiras pérolas de poesia): Não haveriam de

    faltar em nosso cancioneiro verdadeiras pérolas de poesia, como aquelas

    referidas nas canções elencadas no texto.

    Fonte: Grancursos