SóProvas


ID
1238503
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das recomendações da Carta de Veneza para conservação e restauração de monumentos e sítios considere:

I. O monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que se situa. Portanto, o deslocamento de todo o monumento ou de parte dele não pode ser tolerado em qualquer hipótese.

II. A conservação dos monumentos é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade. Tal destinação é desejável, mas não pode nem deve alterar a disposição ou a decoração dos edifícios.

III. Os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento não lhes podem ser retirados a não ser que essa medida seja a única capaz de assegurar sua conservação.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. O monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que se situa. Portanto, o deslocamento de todo o monumento ou de parte dele não pode ser tolerado em qualquer hipótese. - FALSA

    Carta de Veneza 1964 -

    Artigo 7°

    O monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que se situa. Por isso, o deslocamento de todo o monumento ou de parte dele não pode ser tolerado, exceto quando a salvaguarda do monumento o exigir ou quando o justificarem razões de grande interesse nacional ou internacional.

    II. A conservação dos monumentos é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade. Tal destinação é desejável, mas não pode nem deve alterar a disposição ou a decoração dos edifícios. - VERDADE

    Carta de Veneza 1964 -

    Art 5º

    A conservação dos monumentos é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade; tal destinação é, portanto, desejável, mas não pode nem deve alterar a disposição ou a decoração dos edifícios. É somente dentro destes limites que se devem conceber e se podem autorizar as modificações exigidas pela evolução dos usos e costumes.

    III. Os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento não lhes podem ser retirados a não ser que essa medida seja a única capaz de assegurar sua conservação. - VERDADE

    Carta de Veneza 1964 -

    Art. 8º

    Os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento não lhes podem ser retirados a não ser que essa medida seja a única capaz de assegurar sua conservação.