Respondendo a questão:
1. Parecer adverso e de abstenção devemos logo eliminar, porque o auditor precisaria ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente.
2. Parecer com ressalva também devemos eliminar, pois se o auditor detectou distorções (atendendo o item 7, a, NBC TA 705), deve ter evidências sobre elas.
Parecer Sem ressalvas é a resposta, incluindo o parágrafo de ênfase, em virtude do alerta que o auditor deseja prestar aos usuários, devido a situação identificada.
GABARITO:E
___________________________________________________
Segue a norma:
NBC TA 705:
Opinião com ressalva - 7. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:
(a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
(b) ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados
Opinião adversa - 8. O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
Abstenção de opinião - 9. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizadas.
NBC TA 706:
Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância, que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.