SóProvas


ID
1242772
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O balanced scorecard é uma ferramenta, criada por Kaplan e Norton, para dar suporte à tomada de decisões. As perspectivas que envolvem essa ferramenta para a definição dos indicadores de desempenho são a perspectiva do cliente, a financeira, a dos processos internos, a da inovação e a do aprendizado. A esse respeito, é correto afirmar que a perspectiva

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    [img>Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros futuro.  Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. 

  • D) Aprendizado e Crescimento

    - Desenvolvimento de novos produtos
    -Eficiência dos processos operacionais
    -Eficiência dos serviços pós-venda 

  • O balanced scorecard - 

    Novas formas de gerenciamento são buscadas pelas empresas para enfrentar o atual ambiente globalizado de alta competitividade e acirrada concorrência, este trabalho apresenta o BSC - Balanced Scorecard, uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio. 

  • Letra D.

     

    A questão já começa sob suspeita, pois apresenta uma perspectiva da “inovação” e outra do “aprendizado”, esquecendo

    de mencionar a perspectiva do “aprendizado e crescimento”. Bem... como isso não estava em uma alternativa você deveria

    simplesmente aceitar como um dado. Sobre as alternativas, vejamos:

     

    A) Errada. Falar em perspectiva do “cliente-cidadão” faz sentido no BSC aplicado à gestão pública, mas isso nada

    tem a ver com o princípio constitucional da impessoalidade.

    B) Errada. Não existe perspectiva dos “recursos humanos”!

    C) Errada. As atividades internas dizem respeito aos processos internos. O atendimento é da perspectiva do cliente.

    Financeira trata das receitas, despesas e lucro!

    D) Certa. Em resumo a alternativa diz que a perspectiva dos processos internos trata dos processos internos!

    E) Errada. Não faz nenhum sentido fala em “economia e crescimento global” dentro do BSC em nenhuma de suas perspectivas,

    justamente porque não há nada que se possa fazer quanto à isso.

     

    GABARITO: D.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • As principais dimensões consideradas no Balanced Scorecard são:

     

    Perspectiva dos Clientes: O intuito aqui é acompanhar de maneira clara como a empresa está entregando valor para seus clientes, utilizando-se indicadores de satisfação e resultados (como pesquisas) e sempre se levando em consideração o prazo, a qualidade, o custo e o desempenho dos produtos ou serviços.

     

    Perspectiva dos Processos Internos: Consiste em identificar e mapear os processos essenciais para a realização dos objetivos da empresa, implementando sobre eles a gestão de melhoria contínua. Deve-se ter em mente principalmente os processos que agregam valores aos produto e serviços, criam valores para investidores e acionistas e que tenham potencial de atrair e conquistar clientes.

     

    Perspectiva do Crescimento: Visa garantir o crescimento da empresa a médio e em longo prazo, através de investimentos em equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços e em capacitação dos recursos humanos. É feita uma minuciosa análise afim de que se possa identificar qual infraestrutura da empresa pode e deve receber aplicação de recursos.

     

    Perspectiva Econômico-Financeira: Nesta dimensão, os principais objetivos são garantir retorno aos investimentos efetuados no negócio, gerenciar adequadamente os riscos envolvidos no negócio e aprimorar continuamente tanto a Governança Corporativa como a Governança de TI. Os objetivos financeiros devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa, e as variáveis de receita e produtividade aparecem como ótimos indicadores de desempenho das ações já realizadas e como meios de se projetarem as que ainda estão por vir.