SóProvas


ID
1242799
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da cultura organizacional, é correto afirmar que se trata

Alternativas
Comentários
  • Cultura Organizacional é um conjunto de crenças e valores que são tidas como certas e comunicadas aos membros da organização para modelar os comportamentos das pessoas e as relações entre os membros da organização.

    - Os níveis da Cultura Organizacional são:

    1) Artefatos (estruturas e processos organizacionais visíveis);

    2) Valores compartilhados (filosofias, estratégias, objetivos);

    3) Pressuposições básicas (crenças compartilhadas pelos membros da organização).


    O Clima Organizacional evidencia a atmosfera da organização em um determinado momento. 

    Por sua vez, mudanças no Clima Organizacional são mudanças no curto prazo. E mudanças na Cultura Organizacional são de médio e longo prazo.

  • Questão fácil. mas é preciso estudo para diferenciar conceitos. 

    Questão correta é letra A.

  • É correto afirmar que é uma filosofia ?

  • Edson Silva

    É correto sim, pois a Cultura Organizacional é tida como a essência da filosofia da empresa.
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

    A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

  • Schein traz a seguinte definição de cultura organizacional:

    "é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas." (SCHEIN apud LUZ, 2003, p. 15).