SóProvas


ID
124333
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do imposto de renda da pessoa física (IRPF), considere as afirmativas a seguir.

I. Se a elasticidade do IRPF face às mudanças de preços é 1,5, um contribuinte, com aumento de sua renda nominal de 30% em relação ao ano anterior, sofrerá um aumento da carga tributária, em termos reais, de menos de 10%.
II. Em contextos inflacionários, o IRPF jamais deve ser usado como instrumento antiinflacionário.
III. Se o IRPF for tal que uma proporção b da renda deve ser paga a partir de 15 mil reais de renda nominal anual, então este imposto não pode ser considerado progressivo para todos os níveis de renda.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • ïndice de aumento de carga real= 1,45/ 1,3 = 1,115 (11,5%)

    O 1,45 foi que o IR aumentou de 30%------1,5 . 30%= 0,45
    1,3 -------foi o aumento de 30% dos precos.
  • Mal formulada a questão. A opção II está muito "jogada". Em uma realidade inflacionária qualquer, usar o IR para correção da inflação seria a mesma coisa que decretar a morte te todos os pobres, que geralmente não possuem investimentos e contas em banco que podem ser usados como "gatilho". Nessa situação o pobre "paga" a inflação e o IR inflacionário depois.

    Não adianta falar que no Brasil não paga IR pois na questão não especificou de qual país estamos falando.
  • Respondi assim: a III está correta, pois para um imposto ser progressivo em todos os níveis de renda, ele tem que ter várias alíquotas diferenciadas e não uma só. 
    A II, a meu ver parece errada, uma vez que a tributação de renda se dá com a declaração de renda após o recebimento e consequente utilização desta renda, seu uso como ferramenta antiinflacionária é inútil, pois a pessoa já consumiu a renda antes de ser tributada. 
    A I, acho que não existem dados suficientes para resolver, pois a elaticidade do imposto de renda em relação ao preço é: (dIRPF/dP).)(P/%irpf). Ele só dá a elasticidade(1,5) e a variação de preços(30%). Falta a derivada.

    Espero ter ajudado
  • mal formulada essa questão!

  • Elasticidade IRPF RENDA= variação %  RENDA / variação %IRPF

     

    LOGO: 1,5 = 30 / %IRPF

    variação IRPF % = 20%

     

     

    item I ERRADA