SóProvas


ID
124399
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que pode ser considerada contribuição original e elemento fundamental da teoria da contingência ao comportamento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.(questão FCC/2009)
  • A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo, tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

    Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização ( ou o sistema ). É situação dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o seu ambiente. Isso faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização. Ou seja, o ambiente é elemento fundamental para motivar os influenciar os indivíduos e motivá-los.  

     

  • Vamos por partes:

     a) Conceito de homeostasia. Esse é um conceito trazido pela Teoria Sistêmica, não é contribuição original da Teoria Contingencial, apesar desta se valer dessa abordagem.  b) Noção de desenvolvimento organizacional (DO). O DO é uma contribuição da Teoria Comportamental, não tem nada a ver com a Contingencial.  c) Conceito de caixa negra. Outro conceito trazido pela Teoria Sistêmica. A Black Box quer dizer que não é possível identificar claramente os processamentos que ocorrem entre as Entradas e as Saídas de uma relação sistêmica.  d) A análise ambiental. Correto. Ainda que a Teoria Sistêmica já tenha concebido as organizações como sistemas abertos, que interagem com o ambiente, só a Abordagem Contingencial passou a analisar, de fato, o meio externo, trazendo conceitos como o Ambiente Geral, de Tarefa, entre outros significados.  e) Abordagem eclética da organização. A abordagem eclética se dá na Teoria Estruturalista que, pela primeira vez, une as abordagens Clássica e de Relações Humanas.
  • Concordo com a definição da amiga "@rakell". Ainda que a Teoria Sistêmica já tenha concebido as organizações como sistemas abertos, que interagem com o ambiente, só a Abordagem Contingencial passou a analisar, de fato, o meio externo, trazendo conceitos como o Ambiente Geral, de Tarefa, entre outros significados.
    Portanto, alternativa "D".

    Clayton Castro - RJ

  • Se a teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações essa não poderia ser considerada também uma forma de abordagem eclética da organização?!