SóProvas


ID
1244347
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as definições abaixo:

1. Risco de que um saldo inadequado de uma conta não seja detectado oportunamente. Mesmo que os controles internos sejam eficientes há sempre a possibilidade de alguma falha humana.

2. Risco de que o auditor não identifique uma distorção relevante existente. Mesmo tendo estabelecido de forma apropriada a natureza, a época e a extensão dos testes, há uma distorção relevante existente.

3. Probabilidade de ocorrência de anomalias, irregularidades ou erros significativos, que depende da atividade desenvolvida e da complexidade das operações. Depende também da competência e da integridade das estruturas de gestão.

Assinale a alternativa que identifca corretamente os tipos de riscos de auditoria.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200, ITEM 13


    Risco de controle: é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente PELO CONTROLE INTERNO da entidade.         (“não existe controle ou existe controle em funcionamento inadequado”).

    Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.           (“risco de o auditor não encontrar um erro”).

    Risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, ANTES da consideração de quaisquer controles relacionados.         (“é a possibilidade de ter erros caso não exista controle”).


    GABARITO: D.

  • O que me deixou em dúvida é que ele afirma que os controles funcionam, por isso achei que se os controles funcionam esse risco seria do auditor, 

  • Complementando o comentário da colega. Riscos de controle pressupõem a existência de um controle na entidade, contudo a auditoria nunca trabalha com risco zero. Então, a existência de riscos de controle não significa um controle ruim, pois como a própria questão afirma, algo pode acontecer, como um erro humano p.ex.
  • 1)      RISCO DE AUDITORIA é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

     

    2)      RISCO DE DETECÇÃO é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

     

    3)      RISCO DE DISTORÇÃO RELEVANTE é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes descritos no nível de afirmação:

     

    a.       Risco Inerente: é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.

     

    b.       Risco de Controle: é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.