SóProvas


ID
1244794
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise o enunciado da Questão abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.

O Ministério Público pode investigar fatos que em tese configurem as infrações previstas na Lei n. 8.429, de 1992, fazendo uso, para tanto, do inquérito civil, com fundamento na Lei n. 7.347, de 1985.

Alternativas
Comentários
  • Tanto a doutrina, quanto a jurisprudencia tem aceito o uso da acao civil publica, naquilo que nao for contrario a Lei 8429/92, para a acao de improbidade administrativa.

  • estas leis não possuem caráter penal, mas sim civil.

  • STJ - RECURSO ESPECIAL REsp 874618 SP 2006/0181072-8 (STJ)

    Data de publicação: 15/10/2009

    Ementa: PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. AÇÃO CIVILPÚBLICA. DANO AO ERÁRIO. RESSARCIMENTO. LEGITIMIDADE ATIVA AD CAUSAM. MINISTÉRIOPÚBLICO. DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO. SÚMULA 329/STJ. RECURSO ESPECIAL NÃO PROVIDO. 1. O Ministério Público é parte legítima para ajuizar ação civil pública objetivando tutelar o patrimônio público, bem como apurar eventual ato de improbidade administrativa cometido por prefeito de município. 2. Precedentes desta Corte. 


  • ''Havendo ou não medida cautelar, a ação judicial de improbidade administrativa seguirá o rito ordinário. Essa ação judicial é considerada uma espécie de ação civil pública, consoante registra a Professora Maria Sylvia Di Pietro, posição que vem sendo adotada pelo Ministério Público, com ampla aceitação pela jurisprudência.

    Consequentemente, são aplicáveis à ação de improbidade administrativa, quanto não houver disposição específica na Lei 8.429/1992, e desde que não sejam com ela incompatíveis, os preceitos da Lei 7.347/1985 (lei da ação civil pública).''
    Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, Direito Administrativo Descomplicado, 22a edição, 2014, pg. 967.

  • Gabarito: Certo.

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    [...]

    III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

  • O inquérito civil é um procedimento administrativo dispensável, discricionário, preparatório, inquisitorial, dentre outras características, o qual objetiva colher elementos informativos para subsidiar eventual ação civil pública ou termo de ajustamento de conduta. 

    Porquanto, deve-se consignar o que o inquérito civil pode ser utilizado como prova emprestada pelos demais ramos do ordenamento jurídico. 

    Neste ínterim, é atribuição exclusiva do membro do Ministério Público instaurar, por meio de portaria, o inquérito civil, nos termos da resolução nº 23 do CNMP.