SóProvas


ID
1245061
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Analise o enunciado da Questão abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.

De acordo com a Lei Complementar Estadual n. 197/2000, são inelegíveis para o Conselho Superior do Ministério Público os Procuradores de Justiça que estiverem afastados da carreira até sessenta dias antes da data do pleito e os que tenham exercido, ainda que por substituição, as funções de Procurador-Geral de Justiça ou de Corregedor-Geral do Ministério Público até noventa dias antes da data do pleito.

Alternativas
Comentários
  • Ressalte-se que a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei 8.625/93) faz apenas a exigência de que os Procuradores de Justiça não estejam afastados da carreira, não estabelecendo nenhuma quantidade de tempo, conforme artigo 14, inciso II e cada Estado poderá dispor de outros aspectos.
    Como exemplo, a Lei Orgânica do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (LC 72/94) traz o mesmo dispositivo do MP SC de que os Procuradores de Justiça não possam estar afastados por mais de 120 dias, no entanto, não repete a exigência de que não tenham exercido as funções de Procurador-Geral de Justiça ou Corregedor-Geral do do Ministério Público.

  • LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL 197/2000:

    Art. 30. São inelegíveis para o Conselho Superior do Ministério Público os Procuradores de Justiça que estiverem afastados da carreira até cento e vinte dias antes da data do pleito e os que tenham exercido, ainda que por substituição, as funções de Procurador-Geral de Justiça ou de Corregedor-Geral do Ministério Público até noventa dias antes da data do pleito.

     

    Gabarito: Errado

  • ERRADO!

    LC 738/2019 (SC): Art. 31. São inelegíveis para o Conselho Superior do Ministério Público os Procuradores de Justiça que estiverem afastados da carreira até 120 (cento e vinte) dias antes da data do pleito e os que tenham exercido, ainda que por substituição, as funções de Procurador-Geral de Justiça ou de Corregedor-Geral do Ministério Público até 90 (noventa) dias antes da data do pleito.