SóProvas


ID
1245238
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise o enunciado da questão abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.


A Constituição Federal permite aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, mediante lei complementar, estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

Alternativas
Comentários
  • O erro é no qualquer!

  • Gabarito - ERRADO


    É justamente o contrário, a CF veda expressamente que E/DF/M estabeleçam diferenças tribuárias em razão da procedência ou destino de bens e serviços. Atente que a vedação do art. 152 não alcança a UNIÃO.


    Art. 152. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.


    QUESTÃO PARA AJUDAR A FIXAR:

    Defensor Público 2013

    GAB. ERRADO - É vedado à União estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.



    Fé em Deus sempre!

  • Como bem salientaram os colegas, a referida vedação prestigia o pacto federativo, proibindo discriminação entre os entes federativos.

    Observa-se ainda que a vedação não se aplica à União, mas qual a razão disso?

    Simples, é que a União pode fazer diferenciação tributária para diminuir desigualdades sociais e econômicas.

  • Gabarito (ERRADO): CONFORME O PRINCÍPIO DA NÃO DISCRIMINAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO: O artigo 152 da CF/88, diz o seguinte: É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino. O entendimento nós leva a compreender que os Estados, os Municípios e o Distrito Federal não podem tributar mais severamente ou mais brandamente em razão da procedência ou destino dos bens e serviços de qualquer natureza, ressaltando o ideal da unidade econômica em todo o território nacional. OK!!! Um abraço, Nadja Celina.

  • Princípio da não discriminação baseada em procedência ou destino. 

    Aplicável exclusivamente aos Estados, DF e Municípios. Se tem também uma importante regra protetiva do pacto federativo, visto que se proíbe que os entes locais se discriminem entre si. Entretanto, a União - e somente ela -  está autorizada a estipular tratamento tributário diferenciado entre os Estados da federação tendo por meta diminuir as desigualdades socioeconômicas  tão comuns no Brasil.ART. 152 CF. fonte: Ricardo Alexandre, D.Tributário esquematizado. 2014. p. 140. 
  • As 4 exceções que pressupõe lei complementar (empréstimos compulsórios, IGF, Imposto residual de guerra e novas contribuições para a seguridade social) todas elas contemplam somente os tributos federais. Verifiquei que logo no início que a questão encontrava-se equivocada. Bons estudos a todos!

  • O artigo 152 da CF/88, diz o seguinte: É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

  • Essa vedação não engloba a União. 

  • Atente-se, pois, ao fato de que o único ente federativo que excepciona o princípio da uniformidade geográfica

    é a União.

     

    Gabarito Errado

  • Art. 152. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.