SóProvas


ID
1245772
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Alterações fisiológicas, nutricionais e metabólicas são observadas na mulher durante a gestação, como, por exemplo, a diminuição do(a)

Alternativas
Comentários
  • Há aumento na massa eritrocitária, mas como esse aumento (30%) é menor que o aumento do volume plasmático (50%), há diminuição no Ht. 

    Trecho de um artigo:

    Na gestação, há uma elevação do volume sangüíneo total em cerca de 40 a 50%, como decorrência do aumento tanto do volume plasmático quanto da massa total de eritrócitos e leucócitos na circulação. No entanto, a elevação do volume plasmático e da massa eritrocitária não é proporcional e é controlada por diferentes mecanismos (1,4,5,6). Desse modo, indicadores hematológicos, tais como contagem de células vermelhas, níveis de hemoglobina (Hb) e hematócrito (Ht), que reduzem-se drasticamente a partir do segundo trimestre da gestação, não podem ser interpretados sem o prévio conhecimento de tais mudanças (7).

    O volume plasmático eleva-se progressivamente a partir da sexta semana de gestação, aumentando cerca de 50% durante todo o período gestacional. Expande-se mais rapidamente durante o segundo trimestre, alcançando o pico em torno da 24ª semana. 

    A massa eritrocitária também se eleva consideravelmente, embora em proporções menores (em torno de 30%) e um pouco mais tarde (a partir da 16ª a 20ª semana) que o volume plasmático, ocasionando, então, uma hemodiluição que é uma adaptação do organismo às necessidades do transporte de oxigênio para o feto, uma vez que a diminuição do hematócrito reduziria a viscosidade sangüínea e consequentemente a resistência vascular periférica (1, 11).


     o volume corpuscular médio (VCM) do eritrócito tende a aumentar pela diminuição do seu diâmetro longitudinal e aumento da espessura de sua camada, tornando-o, também, mais esférico (1). Resumindo, a produção eritrocitária e os níveis de eritropoetina encontram-se elevados durante a gestação normal, enquanto a massa eritrocitária permanece constante em relação ao peso corporal durante o período (7).

     número de leucócitos, especialmente por conta dos granulócitos neutrófilos, aumenta consideravelmente durante a gestação normal, de 5 a 7.000/mm3 para médias entre 8.000 a 16.000/mm3, especialmente no segundo e terceiro trimestres, por razões não bem esclarecidas.


  • O volume sanguíneo aumenta aproximadamente 50% ao final da gestação.Isso resulta em diminuição da hemoglobina, albumina sérica ,outras proteínas séricas e vitaminas hidrossolúveis.

  • A hemodiluição provoca redução das proteinas plasmáticas, principalmente a albumina, facilitando o desenvolvimento de edema.