A - Centralização das comunidades terapêuticas; ERRADA!
As Comunidades Terapêuticas não fazem parte das ações que estão em concordância com a Reforma Psiquiátrica, portanto não é objeto central da Política.
B - Moralização do consumo; ERRADA!
As práticas coercivas, com viés moralistas, fazem parte das ações interventivas anteriores ao modelo atual em saúde mental.
C - Democratização de medicamentos; ERRADA!
Não se objetiva o uso indiscriminado de medicação na política, considerando que estas também se caracterizam como práticas do modelo anterior (medicalização e atuação médico-centrada) da saúde mental.
D - Redução de danos; CERTA!
A Política de Redução de Danos (PRD) consiste com o modelo previsto que privilegia a prevenção e os direitos humanos, do ponto de vista da saúde pública. As ações desenvolvidas através da PRD, busca diminuir os riscos, as vulnerabilidades individuais e comunitárias, decorrentes do uso e abuso de drogas, buscando diminuir os danos provocados pelo consumo.
E - Incentivo às internações voluntárias; ERRADA!
A Política não indica a prática às internações, estas devem ser aplicadas apenas nos casos em que haja se extrapolado as possibilidades de atuação em campo extra-hospitalares.
GABARITO D.