SóProvas


ID
1247095
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os atos de improbidade administrativa possuem uma disciplina específica no nosso ordenamento jurídico.
Com relação ao regramento da improbidade administrativa pelo nosso ordenamento jurídico, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Art. 37 § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível

    Bons Estudos

  • Novamente a FGV fala de suspensão dos direitos políticos. outras horas fala de perda dos direitos politicos e dá a questão como certa. Vá entender!!! 



  • Ação de improbidade administrativa, fundamentada no artigo 37, parágrafo 4º, da Constituição Federal: "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". 

    Manual de Direito Administrativo, Alexandre Mazza. 

  • Não é perda de direitos políticos, e sim SUSPENSÃO!

  • Ressarcimento ao erário;

    Indisponibilidade dos bens;

    Perda da função pública; (somente após o trânsito em julgado)

    Suspensão dos direitos políticos. (somente após o trânsito em julgado)

  • EM RELAÇÃO À PERDA OU À SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, ESTA BANCA NOS DEIXA SUPER CONFUSOS E AINDA NOS FAZ ERRAR. QUEM RESPONDEU AS 90 QUESTÕES SABE DO QUE ESTOU FALANDO.

  • Vamos à análise de cada opção:

    a) Errado:

    Ao contrário do sustentado neste item, não há previsão de perda dos direitos políticos, e sim, tão somente, de suspensão dos mesmos, na forma do art. 37, §4º, da CRFB/88, in verbis:

    "Art. 37 (...)
    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível."

    b) Errado:

    Idem ao comentário anterior, no ponto em que se afirmou inexistir previsão de perda dos direitos políticos.

    c) Certo:

    Esta alternativa se mostra em perfeita harmonia com a norma do art. 37, §4º, da CRFB/88, acima transcrita.

    d) Errado:

    A rigor, as sanções previstas na Constituição são a suspensão dos direitos políticos e a perda da função pública, e não o inverso, como aqui aduzido.

    e) Errado:

    Além de existirem outras sanções previstas, o que já torna esta assertiva incorreta, pelo uso da palavra "apenas", insistiu-se, ainda, no erro da "suspensão da função pública", quando o correta é a perda da função pública.


    Gabarito do professor: C

  • GABARITO LETRA C 

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:     

     

    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.