SóProvas


ID
1247848
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Felício é médico de carreira vinculado ao Ministério da Saúde, exercendo suas atividades no Distrito Federal. Por ver reconhecida a sua capacidade de trabalho, é indicado para ocupar a Superintendência de órgão vinculado a autarquia federal da área de Saúde. Ao verificar a indicação, a assessoria do Ministério assenta que não seria possível o ato, tendo em vista que o cargo seria em comissão.

Nos termos das normas constitucionais pertinentes,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa "A".

    Os cargos em comissão podem ser ocupados livremente por indicação do administrador público. Tal afirmação pode ser confirmada pelo  art. 37, II da CF que trata dos cargos em comissão: II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;


  • E essa "e" ai ein?

  • • Cargo em comissão: qualquer pessoa, de livre nomeação e livre exoneração (não tem estabilidade e participa do RGPS - Regime Geral de Previdência Social)

    • Função de confiança: só por servidor público que for investido por concurso (tem estabilidade e participa do RPPS - Regime Próprio de Previdência Social)

    Gabarito A

  • Desculpem, mas não vejo a letra A como correta...

    "os cargos em comissão podem ser ocupados livremente por indicação do administrador público."

    Poderia o administrador público contrariar a moralidade e os preceitos legais a fim de colocar parente próximo?! Sabemos que não... Então não podemos afirmar que é livremente! Há limitações.