SóProvas


ID
1248070
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No campo da Ciência da Administração, eficiência e eficácia são conceitos distintos. Quanto aos conceitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca para manter o gabarito "C"

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

    A questão pede que se aponte a afirmativa correta no que se refere aos conceitos de eficiência e eficácia, observado o campo da Ciência da Administração. Como bem destacado no recurso interposto, “Eficiência é fazer bem alguma tarefa, utilizar da melhor forma os recursos e é relacionada ao modo e aos meios de se fazer determinada coisa ou tarefa. Eficácia é fazer a coisa certa, atingir os resultados e metas, relacionado aos fins pretendidos.” (Grifo nosso) Nas alternativas “A” e “B” o conceito aponta atividade meio e denomina erroneamente de eficácia. Na alternativa “D” descreve-se fim, erroneamente apontado como eficiência. A alternativa “E” também é falsa posto que o conceito de eficiência na ciência de Direito Administrativo foi recebido como princípio ligado a “resultados satisfatórios na prestação de serviços públicos” A afirmativa “C” aponta a atividade meio de “cumprimento dos regulamentos internos” e está corretamente ligada ao conceito de Eficiência, nos termos da abalizada doutrina apresentada pelo recorrente e na doutrina de CHIAVENATO, conforme Fonte abaixo discriminada.

    Fonte:

    - CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. (pág. 8)

    - RENNÓ, Rodrigo. Administração para Concursos, Editora Elsevier, 2013. (pag.176)

  • achei um pouco confusa .

  • Para com isso. Cumprimento de regulamentos internos pode se levar tanto à eficiência como à Eficácia. Esses caras da banca se preocupam em pegar pequenos pedaços de textos de conceitos para prejudicar os candidatos. Esta questão deveria ser anulada.Creio que a resposta E está mais correta que a C.

  • Tá de brincadeira essa IDECAN né?!?!!!!


    Ex nunc.

  • A IDECAN tira onda com a cara dos concurseiros ao indicar como gab. a letra C. Apenas uma coisa é mais estranho do que esse gabarito é o fato de várias questões com erros grotescos não serem anuladas. 

  • Acho engraçado que de acordo com a justificativa da banca, ela se contradiz. O próprio professor Rodrigo Rennó que a IDECAN cita como fundamento, conceitua a Eficácia da seguinte forma: "Eficácia é fazer a coisa certa!" (cap. 7); assim, a letra A da questão, de acordo com professor citado, também estaria certa.Agora é estudar e rezar pra na hora da prova a cabeça funcionar como a IDECAN quer, e depois esquecemos esse conceito distorcido para as outras bancas.

  • Eu não marcaria a letra ''E'' porque Ciências Administrativas e Direito divergem em diversos aspectos. 

    a- ERRADO: Está ligado ao conceito de eficiência, pois é ela quem se preocupa com os meios para alcançar o objetivo fim

    b - ERRADO: Pelo mesmo motivo da assertiva anterior

    c- GAB (embora não tenha marcado essa e não concorde com o posicionamento da banca)

    d - ERRADO: MAAS, eficiência também está ligado ao alcance dos objetivos e dentre as ''anomalias'' que a banca considerou vejo esta assertiva como a mais plausível.

    e- ERRADO: Os termos em Ciências Administrativas e Direito Administrativo divergem em diversos aspectos. Desconheço o conceito nato d eficiência no ramo do direito, pois, até onde sei, eles tratam apenas de princípios da eficiência. 


    Caso eu esteja equivocada em algo, corrijam-me !

  • EFICIÊNCIA PARA O  DIREITO: Princípio segundo o qual o Governo deve atuar com eficiência. Mais especificamente, princípio da eficiência é o que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, rimando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social. OU SEJA, FAZER A COISA CERTA COM MENOS GASTOS E DESPERDÍCIOS...


    JÁ A EFICIÊNCIA SEGUNDO UMA DAS FONTES DA BANCA QUE É CHIAVENATO: 


    Segundo Chiavenato, em seu livro, “Teoria Geral da Administração”, Volume I, pagina 196, a eficácia é uma medida do alcance dos resultados, enquanto a eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo.





  • Tendo em mente o domínio de alguns conceitos é possível não errar.
    Alguns pontos define o resposta...  

    Eficácia                                          Eficiência                                                           Efetividade
    Resultados                                       Custos                                                                 Impacto

    Fazer o que tem que ser feito          Faz corretamente                                              fazer o correto e o que tem que ser feito

    capacidade de atingir objetivos     utilizar produtivamente os recursos              transformar a situação existente

    Cumpre metas                                 Custo-benefícios                                              mudanças e desenvolvimento


    Realiza o que foi proposto            mínimo de desperdícios                          relação entre a produção e a capacidade de produzir

    foco externo                                      foco interno                                                         

    Fonte: TecConcursos - Administração Geral - Eficácia / EficiênciaEfetividade
  • NADA A VER ESSA QUESTÃO

  • detexxxxto essas mudanças de paradigmas nas questões. 

  • No Brasil naõ se valoriza quem estuda e sim quem é esperto, essa questão retrata isso.

     

  • Eu também fui pelo Rodrigo Rennó  é marquei A.

  • Se eficácia pela justificativa deles  é fazer a coisa certa, então qual o problema com a A?

    Só se tem a ver com "a capacidade" só se for isso que  invalida, como as outras não são mesmo,sobre  a C

  • Concordo com o gabarito. A eficácia como cita a colega Rayanne, é fazer o que deve ser feito, fazer a coisa certa, por exemplo se um chão está molhado alguém vai lá e enxuga, molha novamente a pessoa vai e enxuga ela foi eficiente fez a coisa certa. Já se alguém vai na origem do problema foi eficaz, fez corretamente sanou o problema.

     

  • WTFFFF Eficácia É SIM executar corretamente a tarefa.

  • Questão mal elaborada.

  • Quem acertou essa questão devia rever os seus estudos pq a banca cagou nesse gabarito

  • Questões que ratificam o gabarito:

    Q699977

    Q724766

  • Eficácia é a capacidade de atingir objetivos/ Resultados / metas /

    foco EXTERNO / FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO

    -

    -

    Eficiência é utilizar produtivamente os recursos/ Custo-benefícios /

    foco INTERNO / FAZER O CORRETO / cumprimento dos regulamentos internos.

      

    Efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente / mudanças e desenvolvimento / relação entre a produção e a capacidade de produzir

    Impacto, / FAZER O CORRETO + O QUE TEM QUE SER FEITO

  • Palavras chaves que fazia eliminar algumas alternativas:

    a) ... executar corretamente as tarefas = EFICIÊNCIA

    b) ...redução de custos.. = EFICIÊNCIA

    c) cumprimento dos regulamentos internos = meios = EFICIÊNCIA (correto)

    d) Enfase nos objetivos e resultados = EFICÁCIA

    e) Eficiência não tem o mesmo sentido em ciências da Adm e DAD. Em DAD diz respeito a um princípio ... tem algumas semelhanças no conceito (melhor utilização dos recursos ... ) mas não o mesmo sentido.

  • O gabarito é C mesmo, está correto. Uma dica é lembrar que eficiência se refere aos meios, enquanto que a eficácia se refere aos fins.

    Fazer a coisa certa é diferente de fazer a coisa corretamente. Uma significa fazer o que deve ser feito, ou seja, fazer a "coisa certa" (ser eficaz), e a outra significa fazer da melhor forma, ou seja, fazer "corretamente" (ser eficiente).

    Por isso a alternativa A está errada.

  • Fazer corretamente as coisas é diferente de fazer as coisas certas, uma vez que você pode maquinar o mal e faze-lo corretamente enquanto "coisa", porém o mal não é a coisa certa. O ponto crucial é justamente o artigo definido que determina A COISA CERTA, bem como o advérbio de modo : corretamente, o qual remete aos modos, meios como é feito algo.

    Esse foi o meu entendimento.

    Caminhando com Fé!

  • Eficiência liga-se ao cumprimento dos regulamentos internos.