SóProvas


ID
1248574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A questão da escolha em situação de escassez, abordada pela microeconomia, as interações entre governo e mercados privados e os problemas macroeconômicos são temas relevantes para a ciência econômica. A esse respeito, julgue o item a seguir.

Em alguns provedores de Internet, a cobrança de uma mensalidade fixa pelo uso ilimitado do serviço faz que os consumidores utilizem esse serviço até o ponto em que o benefício marginal se anula.

Alternativas
Comentários
  • Um benefício marginal, também chamado de utilidade marginal, é o benefício ou satisfação adicional que uma pessoa recebe ao consumir alguma coisa. Também é considerado o valor adicional de dinheiro que uma pessoa está disposta a pagar para receber um bem ou serviço adicional. Ele é calculado determinando-se quanto dinheiro um cliente está disposto a pagar por esse bem ou serviço.

    Escrito por Jennifer Vanbaren | Traduzido por David Henrique Pires Ferraz

    http://www.ehow.com.br/explicando-beneficio-marginal-info_257493/

  • Neste caso, não temos restrição de renda ou do preço do serviço, iá que o consumidor paga uma taxa fixa e pode usar o serviço ilimitadamente. Assim, o consumidor buscará a máxima utilidade sem se preocupar com nenhum limitador de consumo, não há restrição.

    A utilidade (total), por sua vez, atinge o seu máximo iustamente quando a utilidade marginal é NULA. Nesse sentido, está certa a assertiva. Note que a questão apenas trocou a palavra utilidade por benefício. Lembre que há ainda vários outros sinônimos que podem ser utilizados: prazer, satisfação, felicidade.