SóProvas


ID
1249276
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

“Através de um Princípio Orçamentário é estabelecido que todas as receitas e despesas devem estar contidas numa só lei orçamentária. Os orçamentos devem, por conseguinte,estar integrados num só ato político do Poder Legislativo,sempre com o objetivo maior de satisfazer às necessidades coletivas.” Trata-se do Princípio do(a)

Alternativas
Comentários
  • Unidade: Uma única peça orçamentária para cada ente da federação
    Equilíbrio: O montante da despesa não será maior que o montante da receita
    Anualidade: O orçamento terá vigência de um ano
    Exclusividade: O orçamento não conterá matéria estranha a estimativa da receita e a fixação da despesa
    Universalidade: O orçamento conterá todas as receitas e despesas

  • Que questão mal formulada, ela fala de receita e despesas e não de orçamentos sendo assim seria o principio da universalidade. 

  • Realmente, a questão causa confusão!


    Complementando...

    Outros princípios orçamentários que merecem atenção:

    Especificação, Especialização ou Discriminação

    As receitas e as despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação. Como regra clássica tinha o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público, pois inibe a concessão de autorizações genéricas (comumente chamadas de emendas curinga ou "rachadinhas") que propiciam demasiada flexibilidade e arbítrio ao Poder Executivo, dando mais segurança ao contribuinte e ao Legislativo.

    A Lei nº 4.320/64 incorpora o princípio no seu art. 5º: "A Lei de Orçamento não consignará dotações globais para atender indiferentemente as despesas...., "

    O art. 15 da referida Lei exige também um nível mínimo de detalhamento: "...a discriminação da despesa far-se-á, no mínimo, por elementos".



    Não Vinculação ou Não Afetação das Receitas

    Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos casos ou a determinado gasto. Ou seja, a receita não pode ter vinculações. Essas reduzem o grau de liberdade do gestor e engessa o planejamento de longo, médio e curto prazos.

    Este princípio encontra-se claramente expresso no inciso IV do art. 167 da CF de 88, mas aplica-se somente às receitas de impostos.

    "São vedados "a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts., 158 e 159, a destinação de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino (art. 212), prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º".


  • Graças a Deus que essa banca não faz prova aqui no RJ...

  • Mesmo após divulgar o gabarito definitivo, a banca manteve a alternativa A como resposta. 

  • Princípio Unidade/Totalidade

    > O orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Governo (União, estados e municípios) deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro.

     Luiz Rosa Junior explica que “a concepção tradicional do princípio da unidade significava que todas as despesas e receitas do Estado deveriam estar reunidas em um só documento”.

  • Unidade ou Totalidade - é um único documento

    Universalidade - é o conteúdo desse documento - todas as despesas e todas as receitas

  • Achei que a questão estava falando de 2 princípios distintos. Ela nao especificou qual queria na alternativa... enfim...

  • O pessoal que elabora as questões da idecan não sabem a resposta correta, vamos ajuda-los!

  • A questão trata de dois princípios. Avada kedavra nessa questão.
  • a questão fala de 2 princípios...