SóProvas


ID
1249531
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          50 anos depois

      [ ...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período que transformou a economia e a sociedade brasileiras. Pois hoje, dia 31 de março de 2014, 50 anos depois do golpe militar, o Brasil é tomado de debates inflamados e de um surto incomum de memória histórica. [ ...]
      Houve avanços em quase todas essas áreas. Estabilizamos a moeda, distribuímos renda, pusemos as crianças na escola. As conquistas não são poucas, vieram aos poucos e estão longe de terminadas. Todas elas são fruto do ambiente livre, em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas. Todas são fruto, numa palavra, da democracia.
      Eis a principal diferença entre os dois Brasis, separados por 50 anos: em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais. Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário. Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão. A cada eleição, o brasileiro gosta mais da democracia.
      Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada. Democracias jovens, como Venezuela, Argentina ou Rússia, estão aí para mostrar como o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade. A luta pela democracia e pelas liberdades individuais precisa ser constante, consistente e sem margem pa ra hesitação.

                              (Helio Gurovitz. Época, 31 de março de 2014. Adaptado.)


Pode-se afirmar que o autor encerra o 2º§ transcrito com a oração "Todas são fruto, numa palavra, da democracia." em que pode ser identificado(a) um(a)

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém pode explicar o motivo da resposta E?

  • Ponto de vista do autor "Todas são fruto, numa palavra, da democracia."

    Desenvolvimento da democracia no texto " Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão".

  • Gabarito E

    Motivo: O autor ainda estava introduzindo a idéia que desejava trabalhar ao longo do texto ( demais paragrafos).

  • pprque não a C ?

  • Pôxa, mas essa frase se referia às conquista que ele exemplificou no parágrafo que encerrou com a dita frase. Resposta C. Ele foi dizendo as melhorias que tivemos, e encerrou atribuindo à democracia (discordo) todas elas.AFIRMAÇÃO ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DE UMA IDEIA.

  • No mínimo tem 2 gabaritos corretos aí. Essa banca é uma palhaçada...

  • Concordo com o fato de haver duas questões corretas. Certo que a ideia central  de falar sobre a democracia será abordada melhor e de forma mais ampla nos demais parágrafos, porém   a  alternativa  c) afirmação associada ao desenvolvimento de uma ideia. Também está correta visto que ele desenvolve a ideia dentro do parágrafo.

  • A famosa questão "barra-canditato". Então, pros que ainda estão reclamando de banca, recomendo estudarem os seguintes conteúdos sobre interpretação:

    a) enuncividade vs enunciatividade

    b) unidade temática vs progressão temática (externa e interna ) vs centração temática

    c) sintaxe de tensão (intensiva e extensiva)

    d) articuladores (macro e micro) vs articulador enunciativo da unidade do texto

    e) classes gramaticais expressivas em enunciatividade

    f) horizontalidade e verticalidade no texto

    g) paralelismos vs refração

  • Quando a questão é mais complicada e confusa, não aparece um professor para comentar.