SóProvas


ID
1249540
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          50 anos depois

      [ ...] No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada que derrubou o Império em 1889. Nos 50 anos do Estado Novo, poucos deram atenção ao período que transformou a economia e a sociedade brasileiras. Pois hoje, dia 31 de março de 2014, 50 anos depois do golpe militar, o Brasil é tomado de debates inflamados e de um surto incomum de memória histórica. [ ...]
      Houve avanços em quase todas essas áreas. Estabilizamos a moeda, distribuímos renda, pusemos as crianças na escola. As conquistas não são poucas, vieram aos poucos e estão longe de terminadas. Todas elas são fruto do ambiente livre, em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas. Todas são fruto, numa palavra, da democracia.
      Eis a principal diferença entre os dois Brasis, separados por 50 anos: em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais. Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário. Nossas instituições democráticas deram prova de vitalidade ao promover o impeachment de um presidente, a condenação de corruptos poderosos no caso do mensalão e ao manter ampla liberdade de opinião e de expressão. A cada eleição, o brasileiro gosta mais da democracia.
      Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada. Democracias jovens, como Venezuela, Argentina ou Rússia, estão aí para mostrar como o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade. A luta pela democracia e pelas liberdades individuais precisa ser constante, consistente e sem margem pa ra hesitação.

                              (Helio Gurovitz. Época, 31 de março de 2014. Adaptado.)


Os vocábulos "cinquentenário" e "império" são acentuados devido à mesma justificativa. O mesmo ocorre com o par de palavras apresentado em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem, eventualmente, ter pronúncia típica de proparoxítona. Assim, admitem duas divisões fonéticas e são consideradas proparoxítonas eventuais.

    Ex.: - cinquentenário - cin-quen-te-ná-rio / cin-quen-te-ná-ri.o  

           - império - im-pé-rio / im-pé-ri-o

  • Letra B

    Discordo da justificativa apresentada pelo colega, as palavras cinquentenário e império são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo e suas sílabas só admitem uma separação, qual seja: cin-quen-te-ná-rio e  im-pé-rio. 

    Acredito que a resposta vem com uma interpretação do enunciado, pois ele pede a alternativa que contém o par de palavras acentuadas pela mesma regra e não acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo. Portanto, a única alternativa que as palavras são acentuadas pela mesma regra é a B.

  • Alternativa B

    Por regra todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas.


  • Concordo com o colega Wagner Schimdt, pois as palavras "cinquentenário" e "império" não são proparoxítonas; elas são paroxítonas terminadas em ditongo. A resposta se dá mesmo pela interpretação do enunciado, pois, caso assim não fosse, não haveria alternativa correta.

  • Letra B. Todas deve ser acentuadas como pida e Tráfego.

  • Para algumas bancas, paroxítonas terminadas em ditongo crescente é regra de acentuação a parte - não é acentuada tão somente por ser paroxítona, mas porque é paroxítona terminada em ditongo crescente.

  • Letra B. Pois são palavras acentuadas pela mesma regra. 

    Proparoxítonas. 

  • São acentuadas devido a mesma justificativa ou seja:

    cinquentenário e império =  Paroxítona + Paroxítona
    Rápida e Tráfego =Proparoxítona + Proparoxítona

    Os pares de palavras indicadas obedecem a mesma regra.

  • As paroxítonas terminadas em ditongo crescente também são chamadas de Proparoxítonas Aparentes

  • Quando a banca fala em '' o mesmo ocorre com o par de palavras.." Não quer dizer que seja a mesma regra de acentuação, mas par de palavras com acentuação que apresentem o mesmo motivo.  Prestar atenção galera!!!!

  • b) rápida e tráfego.

  • Questão interessante. Induz ao erro.

  • Induz mesmo.

  • não entendi nada. agluém explica? eu pensei que se é paroxítona as outras rápida e tal não deveriam ser paroxítonas para serem da mesma regra??? tô confusa.

  • ahhh agora eu acho que entendi a interpretação da questão! o Enunciado quer dizer que cinquentenário e império são paroxítonas...então quais das outras alternativas tb eram acentuadas com a mesma regra..ou seja não paroxítonas...mas podiam ser oxítna e oxítona ou proparoxíotona e proparoxítonas.  mas mesmo assim o enunciado é dúbio...afinal fica difícil entender que é isso que eles querem.

  • A banca pede o par  de palavras que sejam acentuadas pela mesma regra, e não a mesma regra das palavras escritas acima. Então a pegadinha ai está na interpretação da pergunta. Gabarito B, palavras acentuadas com a mesma regra  "todas proparoxítonas são acentuadas".

  • Achei muita sacanagem nessa questão. Rápida e tráfego são proparoxítonas, e não paroxítonas. Logo a banca pede com a mesma justificativa. Poderia ser anulada em minha opinião.

  • Ainda bem que não fui o unico a ler as opções em busca de paroxitonas kkkkk 

  • Questão mal formulada ou que tenta nos induzir ao erro.

  • realmente enunciado dubio. Esse povo nao tem o que fazer.

  • Comentário perfeito de Daniel Ferreira, e equívoco do colega Wagner Shmidt e dos demais colegas ao darem margem a dupla interpretação ao enunciado em questão.

    cinquentenário - cin-quen-te-ná-rio - Paroxítona / cin-quen-te-ná-ri-o - Proparoxítona eventual

    império - im-pé-rio - Paroxítona / im-pé-ri-o - Proparoxítona eventual


    Qual alternativa apresenta o par de palavras com a mesma justificativa?

    a) Prêmio -> Prê-mio -> Paroxítona ou Prê-mi-o -> Proparoxítona eventual / Órbita -> ór-bi-ta -> Proparoxítona, obrigatoriamente   (Errado)

    b) Rápida -> Rá-pi-da -> Proparoxítona, obrigatoriamente / Tráfego -> Trá-fe-go -> Proparoxítona, obrigatoriamente    (Certo)

    c) Satélite -> Sa-té-li-te -> Proparoxítona, obrigatoriamente / Ministério -> Mi-nis-té-rio -> Paroxítona terminada em ditongo (preferencialmente) ou Mi-nis-té-ri-o -> Proparoxítona eventual   (Errado)

    d) Pública -> Pú-bli-ca -> Proparoxítona, obrigatoriamente / Experiência -> Ex-pe-ri-ên-cia - Paroxítona terminada em ditongo (preferencialmente) ou Ex-pe-ri-ên-ci-a -> Proparoxítona eventual    (Errado)

    e) Sexagenário -> Se-xa-ge-ná-rio -> Paroxítona terminada em ditongo (preferencialmente) ou Se-xa-ge-ná-ri-o -> Proparoxítona eventual / Próximo -> Pró-xi-mo -> Proparoxítona obrigatoriamente    (Errado)


    Ou seja, dentre as alternativas acima, a única que apresenta  acentuação devido à mesma justificativa, ocorrendo com o par de palavras, é a letra B, pois obrigatoriamente possui sua acentuação condicionada pelo fato de serem proparoxítonas, obrigatoriamente, enquanto as outras alternativas alternam em proparoxítonas eventuais ou paroxítonas. No exemplo do enunciado, as duas palavras podem ser proparoxítonas, enquanto que nas alternativas, salvo a letra B, não existe a mesma unanimidade entre os pares.


  • Certamente entraria com recurso..essa questão induz ao erro....eu fiquei igual um idiota procurando um par de paroxítona terminada em ditongo e nada! Se não fosse os comentários, não saberia nunca...

  • Essa questão me deu uma bela rasteira, acho que os examinadores se divertem ao resolverem as questões, há maldade nesses corações. 

  • Excelente comentário Marcos Filho.

    Acredito ser este tópico pouco citado nas aulas de acentuação gráfica nos cursinhos preparatórios.


  • Não tem coisa pior que errar por causa da interpretação errada do enunciado, pqp!


  • Com todo o respeito, não entendi qual é a dificuldade em interpretar o enunciado.

    "Os vocábulos "cinquentenário" e "império" são acentuados devido à mesma justificativa. O mesmo ocorre com o par de palavras apresentado em"

    Primeiro ele dá um exemplo de palavras que são acentuadas pelo mesmo motivo. Depois ele pede para dizer qual alternativa contém um par de palavras que também se acentuam pelo mesmo motivo.

    Qual a dificuldade nisso? Cadê a confusão?

  • Não gostei desse quesito, mal formulado. ;(

  • Não vejo nenhum problema com essa questão.

  • Questão de interpretação.

    "cinquentenário" e "império" = PAR de PAROXÍTONAS

    b) rápida e tráfego = PAR de PROPAROXÍTONAS

  • De fato fui pega por não ter interpretado corretamente o enunciado. Muito infeliz e pouco claro.

  • Falta de atenção de custa uma questão! Mas não vou deixar a IDECAN fazer isso comigo de novo e nem as outras!

  • sinceramente não vi nada demais nessa questão para ter tantos comentários. 


    Os vocábulos "cinquentenário" e "império" são acentuados devido à mesma justificativa. O mesmo ocorre com o par de palavras apresentado em...

    ou seja, a questão afirma que as duas são paroxítonas ou até mesmo proparoxítonas aparente, estão acentuadas de acordo com a mesma. 

    Partindo para as alternativas vemos que com exceção da letra B, as outras tem palavras acentuadas de acordo com regras diferentes. 

    A questão estaria errada si o enunciado da questão pedisse as alternativas DE ACORDO COM A MESMA REGRA DE ACENTUAÇÃO dos vocábulos   "cinquentenário" e "império"

  • Sem problema essa questão...

  • Questão simples e fácil. 

  • Sinceramente... Questão normal

  • questão água.... 

  • Cinquentenário e Império, elas são acentudas pela seguinte ordem: Paroxitonas terminadas com ditongo crescente.

    A única alternativa que terá dois nomes com mesma ordem de acentuação será justamente a letra B.

    Elas são proparoxitonas, e toda proparoxitona é acentuda.

    As vogais na ordem decrescente é assim:

    A

    O

    E

    I/U

  • Felipe, quase desisto com a perspcácia desta questão:

    São acentuadas devido a mesma justificativa ou seja:

    cinquentenário e império =  Paroxítona + Paroxítona
    Rápida e Tráfego =Proparoxítona + Proparoxítona

    Os pares de palavras indicadas obedecem a mesma regra.

  • LetraB,  questão fácil de  opção.

  • PEGADINHA BOAA !!

  • Boa, caí nessa! Falta de atenção.

  • Questão boa! Pra ficar atento.
  • QUESTÃO PRA GRAVAR


  • Pegadinha boa pra fazer a gente reler o enunciado bem. :)

  • acertei, mas mto boa essa questão.

  • Resposta: Letra B

    Amigos, ambas as análises estão corretas! As duas levam a escolha da opção correta.

    Quem se fundamentou na interpretação de texto, está corretíssimo.

    Quem se embasou na regra da proparoxítona eventual, TAMBÉM está corretíssimo.

    Está provada a importância da resolução de questões, precisamos desse feeling para não titubear na hora H.

    Sua aprovação está próxima, guerreiro(a)!

    Acredite, confie em VC e mantenha a rotina!

  • A gente vem respondendo só no automático e cai nessa ksks

  • proparoxítonas

  • que ódioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo fui tapeado pelo automático