SóProvas


ID
1250065
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão

                                                      O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim

   Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet" e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
   O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
   O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
   Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
   Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
   Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.

                                                                                        (O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)

Feitas as adequações necessárias, a reescrita do trecho – O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. – permanece correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, em:



A inviolabilidade e o sigilo das comunicações...

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    1) Diferença entre "mantém" e "mantêm":

    "As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo manter no presente do indicativo. Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas. Mantém está na 3ª pessoa do singular e mantêm está na 3ª pessoa do plural. Manter pode significar sustentar, conservar, aguentar e cumprir.

    Presente do indicativo:
    (Eu) mantenho
    (Tu) manténs
    (Ele) mantém
    (Nós) mantemos
    (Vós) mantendes
    (Eles) mantêm"

    Fonte: http://duvidas.dicio.com.br/mantem-ou-mantem/

    2) Lembre-se dessa regrinha básica: a gramática é "machista", ou seja, se a frase tem duas palavras, uma masculina e a outra feminina, o plural ficará no masculino. Portanto: "a inviolabilidade" + "o sigilo" = a inviolabalidade e o sigilo são garantidos.

  • Apenas complementando o ótimo comentário do colega Nagell ., há um caso em que podemos ter a silepse de gêneros, ou seja, a concordância com o gênero mais próximo. Exemplo

    A inviolabilidade e o sigilo - garantidos;
    O sigilo e a inviolabilidade - garantida OU garantidos;

    Fontes:
    http://www.infoescola.com/portugues/concordancia-nominal/
    http://www.pucrs.br/manualred/nominal.php

  • No caso, estaria correta a sentença: "O sigilo das comunicações e a  inviolabilidade mantêm-se garantida pelo Marco Civil"?

  • No caso, estaria correta a sentença: "O sigilo das comunicações e a inviolabilidade mantêm-se garantida pelo Marco Civil"?

    Não.

  • A questão envolve concordância, um dos temas mais recorrentes e que sempre pede máxima atenção. A questão apresenta variadas alternativas, mas uma apenas é a correta. Observa-se que o sujeito “A inviolabilidade e o sigilo das comunicações” tem dois núcleos, “inviolabilidade” e “sigilo”, o que faz com que a concordância do predicado seja no plural. O verbo “manter”, neste caso, é conjugado no plural e quando isso ocorre ele recebe circunflexo. O resto do predicado concorda também com o sujeito. 

    A alternativa correta é a letra A. 

  • A opção A é a mais indicada, porém a alternativa C restou dúvida, pois o adjetivo pode estar concordando com o mais próximo (sigilo - garantido)

  • mantêm para sujeito no plural

    mantém para sujeito no singular

        quando o verbo forVTD FLEXIONA COM O SUJEITO

    VI OU VTI  não se flexionam 


    ESSA É A REGRA BÁSICA


  • A inviolabilidade e o sigilo são garantidos.

  • Só mais uma regrinha que faltou comentar: no caso, optamos pelo verbo no plural (mantêm) devido ao fato do SUJEITO COMPOSTO encontrar-se anteposto ao verbo...devendo, dessa forma, ser conjugado na terceira pessoa do plural.
    Se fosse POSPOSTO, em regra, poderíamos optar pelo singular ou plural!

    Abs galera! Bons estudos!

  • Eu analisei da seguinte maneira.

    O SE é uma partícula apassivadora, pois, transforma o objeto direto em sujeito.

    A inviolabilidade e o sigilo das comunicações torna-se um sujeito composto. O verbo irá para o plural.

  • Verbo antes cocorda com o mais próximo ou com os dois sujeitos

    verbo depois concorda no plural com os dois sujeitos

  • sujeito na terceira pessoa do plural (eles) 
    por isso mantêm-se 
    garantidos porque há dois núcleos no sujeito um masculino e outro feminino sendo assim predicado no masculino

  • Esse comentário da professora foi sensacional  ! :  "A questão apresenta variadas alternativas, mas uma apenas é a correta "

  • Na verdade, a dificuldade está no verbo "garantir". Neste caso, ele vai para o plural e concorda com a pessoa gramatical que tiver a primazia. Ela ( a inviolabilidade), ele (o sigilo) têm a mesma primazia, portanto o verbo concorda com ambos. 
    O verbo não se refere ao Marco civil.

  • QUESTÃO SIMPLES



    MANTÊM ==============>>> PLURAL

    MANTÉN ==============>>> SINGULAR


    GABARITO: LETRA A
  • LETRA A.   RUMO AO TRT.6

  • VOCÊ JÁ ESTÁ COM DOR, VOCÊ JÁ ESTÁ MACHUCADO! LEVE UMA RECOMPENSA DISSO!!!

  • Assertiva A

    mantêm-se garantidos pelo Marco Civil.