SóProvas


ID
1251061
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A expressão modelo industrial fordista remete aos conceitos de

Alternativas
Comentários
  • Letra "a". 
    Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

    O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford, os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão de obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. Em resumo, dentre as palavras apresentadas aquelas que mais caracterizam o fordismo são: série, repetição, homogeneização.

    Bons estudos!

  • Acertei utilizando o "filtro" da comunicação. Mas não vejo como a alternativa E estaria errada. Se a questão fosse para um Administrador, por exemplo, talvez ele tivesse marcado a alternativa E sem pestanejar. Padronização? Com certeza, todos os carros da Ford saiam iguais e de uma rotina produtiva padronizada. Ausência de identidade? Com certeza, Henry Ford se gabava de dizer que todo americano poderia ter um Ford T da cor que quisesse, desde que fosse preto (Para baratear a produção só faziam os carros com uma cor, não tinha essa de personalização). Quebra de paradigma? Claro, o sistema de produção da ford virou adjetivo de tão revolucionário. O sistema fordista virou referência para toda a industria mundial.