SóProvas


ID
1251094
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à estrutura da notícia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "e". 

    Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. 

    Segundo o site Só Português são exemplos de frases redundantes: 

    - "Eu e minha irmã repartimos o chocolate em METADES IGUAIS." (Ao dividir algo pela metade, as duas partes só podem ser "iguais".)

    "O estado EXPORTOU PARA FORA menos calçados este ano. (Como ele poderia fazer para exportar para "dentro"?)

    - Vou subir para cima e pegar uma blusa de frio. (Subir já expressa a ideia de ir para cima.) 

  • Cacofonia é um vício de linguagem comum na língua portuguesa, quando uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam expressões com sons desagradáveis ou ambíguas; com duplo significado, normalmente termos de baixo calão.  Etimologicamente, a palavra cacofonia tem origem de duas palavras gregas: kako + phóne, que tem um significado similar à malsonância, ou seja, algo que soa mal.  Exemplos de cacofonia são utilizados nas escolas como uma ferramenta lúdica para ensinar as crianças a articular as palavras com seus fonemas, com a ajuda de "trava-língua" - exercícios textuais formados por expressões cacofônicas. Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será
  • A alternativa A não estaria incorreta se não fosse pela subjetividade do "informação secundária". Em uma busca rápida de definição do "sublide", encontra-se:

    É continuação do lide num segundo parágrafo, onde o autor coloca os fatos que considera de importância inferior aos do lide.

    Por "importância inferior" infere-se o "informação secundária".

    Eu teria entrado com recurso nessa.

    Bons estudos!

    #ResistênciaConcurseira #LutarAtéOFim #EstudarAtéPassar

  • Sublide não é a informação secundária do lide, mas a continuidade, o desdobramento, segundo Rabaça/Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação (p. 262):

    Sublide - Segundo parágrafo do texto jornalístico, resultante de um desdobramento do lide, que tem a função de disciplinar a narrativa, com desenvolvimento dos fatos mencionados anteriormente.

     

    No entanto, segundo Nilson Lage, em Estrutura da Notícia, o sublead é uma informação secundária, sim, o que dá à questão duas alternativas corretas. Vejamos:
    Sublead: segundo parágrafo da notícia em jornalismo impresso. Corresponde, em geral, ao segundo lead, ou à segunda informação (em ordem de importância) da matéria, precedendo as documentações.

    (...)

    Contingências gráficas levaram os jornais brasileiros a preferir uma distribuição peculiar da matéria, com dois parágrafos precedendo o primeiro entretítulo. O segundo parágrafo ganhou o nome de sublide e ou complementa o lide principal ou corresponde ao segundo evento em importância.