Gabarito: letra "e".
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso.
Segundo o site Só Português são exemplos de frases redundantes:
- "Eu e minha irmã repartimos o chocolate em METADES IGUAIS." (Ao dividir algo pela metade, as duas partes só podem ser "iguais".)
- "O estado EXPORTOU PARA FORA menos calçados este ano. (Como ele poderia fazer para exportar para "dentro"?)
- Vou subir para cima e pegar uma blusa de frio. (Subir já expressa a ideia de ir para cima.)
A alternativa A não estaria incorreta se não fosse pela subjetividade do "informação secundária". Em uma busca rápida de definição do "sublide", encontra-se:
É continuação do lide num segundo parágrafo, onde o autor coloca os fatos que considera de importância inferior aos do lide.
Por "importância inferior" infere-se o "informação secundária".
Eu teria entrado com recurso nessa.
Bons estudos!
#ResistênciaConcurseira #LutarAtéOFim #EstudarAtéPassar
Sublide não é a informação secundária do lide, mas a continuidade, o desdobramento, segundo Rabaça/Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação (p. 262):
Sublide - Segundo parágrafo do texto jornalístico, resultante de um desdobramento do lide, que tem a função de disciplinar a narrativa, com desenvolvimento dos fatos mencionados anteriormente.
No entanto, segundo Nilson Lage, em Estrutura da Notícia, o sublead é uma informação secundária, sim, o que dá à questão duas alternativas corretas. Vejamos:
Sublead: segundo parágrafo da notícia em jornalismo impresso. Corresponde, em geral, ao segundo lead, ou à segunda informação (em ordem de importância) da matéria, precedendo as documentações.
(...)
Contingências gráficas levaram os jornais brasileiros a preferir uma distribuição peculiar da matéria, com dois parágrafos precedendo o primeiro entretítulo. O segundo parágrafo ganhou o nome de sublide e ou complementa o lide principal ou corresponde ao segundo evento em importância.