SóProvas


ID
125131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

O Brasil considera oficialmente como terroristas os grupos guerrilheiros das FARC, na Bolívia.

Alternativas
Comentários
  • FARC = Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA.
  • FARC - Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIAe o Brasil também não considera as Farc como grupo terrorista.
  • Brasil não considera Farc como grupo terrorista

    Fonte: Correio do Brasil

    O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, rejeitou o pedido do presidente venezuelano Hugo Chávez de classificar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como força insurgente, em vez de grupo terrorista, como define o governo colombiano. Amorim disse que o Brasil não faz classificação de quais organizações são terroristas e, por isso, não iria discutir se as Farc entram ou não nesta categoria.

    - Agora, isso não implica também dar às Farc um status político que torne até difícil este diálogo do ponto de vista do governo colombiano - afirmou Amorim na Cidade da Guatemala, onde acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de posse do novo presidente do país, Álvaro Colom.

    O ministro afirmou, ainda, que “no momento, não se trata de encontrar nenhum outro status”, referindo-se ao pedido do presidente venezuelano.
    - A única organização classificada pelo governo brasileiro como terrorista é a Al-Qaeda - disse Amorim, porque é o único grupo definido desta maneira pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    No programa Café com o Presidente, veiculado por emissoras de rádio na manhã de segunda-feira, Lula disse que fazia um apelo ao presidente colombiano Álvaro Uribe e às Farc para que negociem a libertação de mais reféns.

    - O apelo que eu faço é que o governo colombiano e o meu amigo, o presidente Uribe, mais os dirigentes das Farc se coloquem de acordo para que se possa libertar mais pessoas que estão seqüestradas - afirmou Lula.

    disponível em: http://correiodobrasil.com.br/brasil-nao-considera-farc-como-grupo-terrorista/130362/
     
  • PROFESSORES: RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - pontodosconcursos:

    O Brasil não considera as FARC uma organização terrorista, mas sim um movimento guerrilheiro. Isso porque as FARC possuem uma estrutura, área de atuação e um histórico próprio. No que diz respeito à estrutura, as guerrilhas se constituem na forma de milícias organizadas, com hierarquia e cadeia de comando. Já as organizações terroristas são empregadas, atualmente, na forma de células descentralizadas e independentes, sob a direção de um comando central.
    Quanto à área de atuação, as guerrilhas atuam, normalmente, contra alvos militares e dentro do país no qual vislumbram mudanças na ordem interna. Os terroristas, por sua vez, têm preferência pelo ataque à população civil, já que assim causaram maior impacto psicológico na sociedade. Além disso, sua ação é mais abrangente, podendo ter alcance internacional.
    Por fim, o histórico das guerrilhas remonta a movimentos esquerdistas revolucionários.
    Embora o Brasil não considere as FARC uma organização terrorista, ela é assim considerada por várias países, como EUA, Colômbia e União Européia. Por tudo o que dissemos, a questão está errada.
  • Basta lembrar que as FARCS faziam parte das reuniões do Foro de São Paulo do Partido do Lula, PT.