SóProvas


ID
125134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conceito de terrorismo e de suas implicações nos
cenários internacional e nacional, julgue os itens de 31 a 36.

Há certo consenso na história recente da América Latina de que houve experiências, na segunda metade do século XX, tanto de métodos terroristas de grupos políticos com caráter reivindicatório quanto de terrorismo de Estado.

Alternativas
Comentários
  •  "certo consenso" é dureza, hein?!

  • Concordo com a Gabriela......
  • Não entendi essa história de consenso ser verdadeiro, pra mim questão Errada.

    Mas gabarito CERTO

  • "certo consenso"quer dizer, por exemplo, de dez pessoas , oito concordam.


  • Eu marquei errado, mas avaliando melhor o conceito de terrorismo de Estado concluí que a questão está CERTA. A mesma refere-se aos governos ditatoriais da América Latina e à forma como ascenderam ao poder (golpe de Estado). São inúmeros os exemplos: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Equador (...) de "grupos políticos" que se utilizaram de "métodos terroristas" em "caráter reivindicatório" (reivindicaram o estabelecimento da ordem capitalista, o próprio poder entre outras questões) e praticaram o "Terrorismo de Estado". Concordam?

  • A questão se refere à situações como a da FARC. Está Certa.

  • "métodos terroristas de grupos políticos com caráter reivindicatório" - FARCS, guerrilha do araguaia

     

    "terrorismo de Estado" - Torturas, perseguições e ações perpetradas por ditaduras militares, como o atentado no Riocentro.

  • pessoal precisa aprender a interpretar hein ? " CERTO consenso ". quer dizer relativo consenso ou algo como " algum " consenso e não consenso total ou absoluto . Se a banca tivesse retirado a palavra " certo " e tivesse colocado apenas " consenso " a questão estaria errada pois isso indicaria consenso absoluto coisa que não há , obviamente.

  • Se formos ao "pé da letra" da expressão "certo consenso", certamente não encontraríamos um consenso na sua interpretação. Como o problema é semântico, relacionado à própria língua portuguesa, a questão deveria ser anulada. O significado de consenso desdobra-se em totalidade. O certo era ter especificado um grupo, região, em que houve o consenso. Infelizmente faremos provas cujos elaboradores não estão preocupados com o português, a não ser aqueles que confeccionam as questões dessa disciplina nos concursos.  

  • Terrorismo revolucionário: surgiu no século XX e seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas);

     

    Terrorismo nacionalista: fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista ETA na Espanha (o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da Espanha);

     

    Terrorismo de Estado: é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda forma constituiu-se como a luta contra a população estrangeira (xenofobia);

     

    Terrorismo de organizações criminosas, que são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos, como nos casos da máfia italiana, do Cartel de Medellín, da Al-Qaeda etc.