SóProvas


ID
1251538
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de institucionalização do Serviço Social, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Dica pra quem não é pagante e já ultrapassou o limite diário, a alternativa certa é a Letra "C".

  • Para entender o processo de institucionalização do Serviço Social é essencial que entendamos o contexto do capitalismo monopolista em que o Estado passa a fazer a gestão das expressões da questão social como um problema de cunho administrativo e não mais como "caso de polícia". Assim, nesse cenário, o Serviço Social atuará na reprodução material e espiritual da força de trabalho. Por reprodução espiritual devemos entender a reprodução ideológica da classe trabalhadora e do sistema metabólico do capital. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil (Iamamoto)

    1. Institucionalização da Prática Profissional dos Assistentes Sociais

    A partir da década de 30, e especialmente da Segunda Guerra Mundial, concomitantemente ao aprofundamento do capitalismo, acentuam-se os mecanismos de disciplinamento e de controle social. O Estado assume as funções de zelar pelo disciplinamento e pela reprodução da força de trabalho, tarefas estas que as instituições assistenciais desempenham um papel fundamental.

    Com o aprofundamento cada vez maior do capitalismo há necessidade de uma nova racionalidade no atendimento da “questão social”. Os servidos assistenciais e educacionais tornam-se consumo produtivo para o capital e para o Estado.

    O processo de surgimento e de desenvolvimento das grandes entidades assistenciais é também o processo de legitimação e de institucionalização do Serviço Social, visto que a profissão de Assistente Social apenas pode se consolidar e romper o estreito quadro de sua origem no bloco católico a partir de sua inserção no mercado de trabalho, no momento em que seu trabalho passa a ser solicitado por aquelas instituições.

    O Serviço Social deixa de ser uma forma de intervenção política de determinadas frações de classes para ser uma atividade institucionalizada e legitimada pelo Estado e pelo conjunto do bloco dominante, constituindo-se numa das engrenagens de execução das políticas sociais do Estado e de corporações empresariais. Contudo, o Serviço Social mantém sua ação educativa e doutrinária de “enquadramento” da população cliente.

    Uma das especificidades desses novos agentes institucionais é o da sua integração ao tipo de equipamento já existente. Contudo, o domínio mais específico do Serviço Social é uma determinada parcela da população, clientela das instituições sociais e assistenciais, os segmentos mais carentes, cujo comportamento se torna mais desviante face ao padrão normal. Já o sentido mais geral da atuação do Serviço Social é dado essencialmente pelas funções econômicas, políticas e ideológicas que presidem o surgimento e o desenvolvimento das instituições às quais é incorporado.

    O Serviço Social atua como instrumento de esclarecimento e conscientização dos direitos, serviços e benefícios proporcionados pelas instituições e, que podem ser utilizados pela clientela para os quais são orientados. As demandas são vistas como manifestações de carências e não como direitos.


    FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABS4MAI/iamamoto?part=3

  • "Sabemos que a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista. Assim, a institucionalização da profissão de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social." ( SS para concursos)

  • a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista.

  • Por que o item D está errado?