SóProvas


ID
125173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O mercado é a instituição central do processo de
globalização. Um dado fundamental é a evidência de que
o mercado se tornou mundial. Isso não quer dizer que
tombaram os muros das fronteiras nacionais ou dos
protecionismos, mas que nunca tantos produtos cruzaram
oceanos e continentes. As barreiras estabelecidas pelos
blocos nacionais ou pelos acordos comerciais visam mais
normatizar a competição em favor dos interesses
comerciais particulares de cada país do que bloquear
essa circulação. É, pois, no mercado e nas expectativas
de consumo que ele propicia que se materialize a
globalização.

Iná E. Castro. Bertrand do Brasil, 2006, p. 233 (com adaptações).

Tendo em vista o tema da globalização, tratado no texto
acima, julgue os itens a seguir.

Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, um dos vetores da globalização, aumentam também as possibilidades de expansão das atividades do crime organizado, como o terrorismo, as máfias e o tráfico de drogas ilícitas.

Alternativas
Comentários
  • Os avanços da tecnologia da informação, a utilização de satélites, o sensoriamento eletrônico e inúmeros outros aperfeiçoamentos tecnológicos trouxeram maior eficiência aos sistemas administrativos e militares. Em conseqüência, criaram-se vulnerabilidades que poderão ser exploradas no intuito de praticar atividades ilícitas.

  • Segundo especialistas, o ano de 1991 é um divisor de águas na história do crime organizado. Até esse ano, ele era dominado por máfias territoriais como a Cosa Nostra, que atuava na Sicília – e por grupos especializados em um só mercado, como os cartéis colombianos. 1991 é considerado o ano do fim da Guerra Fria, da queda do mundo comunista e do início da fase atual da globalização, que derrubou barreiras para o comércio internacional.


    Com a globalização a economia mundial se enriqueceu, tanto a lícita, quanto a ilícita. Italianos se uniram a sul-americanos, africanos e balcânicos. Sofisticadas redes criminosas na África Ocidental prosperaram em meio à fragilidade das instituições em seus países. O extraordinário crescimento da China abriu espaço para a produção de falsificados numa escala inédita. O tráfico de recursos minerais alimentou conflitos sangrentos nos países mais pobres do planeta – e forneceu matéria-prima para a indústria eletrônica.


    O crime organizado se inseriu no mundo globalizado e faz uso dos seus avanços, como a tecnologia da informação, para expandir as suas atividades ilegais. Organizações como os cartéis mexicanos, a máfia italiana e as redes africanas são ricas, violentas e globalizadas.


    Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • Ia marcar como errada, mas lembrei da Silk road. Dos videos super produzidos do estado islâmico, os leilões da deep web...

  • A tecnologia da informação como um vetor da globalização. 

    Dar como certa essa afirmação? Aí eu me pergunto sem a Tecnologia da Informação seria possível tão grande avanço da globalização? 

    A tecnologia tem sido o principal condutor da globalização. Os avanços na tecnologia de informação têm fornecido poderosas ferramentas aos agentes económicos para identificar e captar oportunidades económicas, inclusive de forma mais rápida, possibilitando análises de tendências económicas e facilitando a transferência de activos.
    Globalização? http://www.portalwebmarketing.com/Gest%C3%A3o/Oque%C3%A9aGlobaliza%C3%A7%C3%A3o/tabid/1177/Default.aspx#ixzz59IaXlL

    As  Tecnologias de Informação facilitam a expansão dos produtos, ideias e recursos entre as nações e as pessoas, independentemente da sua localização geográfica. Criando canais eficazes para o intercâmbio de informação, as  Tecnologias de Informação foram o catalizador da integração global.
    Na revolução das novas tecnologias da informação e comunicação, o conhecimento tecnológico, ao se constituir num dos principais meio da globalização, permanece, restrito ao âmbito daqueles que detém o conhecimento. O poder da informação no mundo globalizado é praticamente incalculável. Enquanto no século XVIII uma mensagem demorava meses de navio para chegar ao seu destino, hoje com um simples “ENVIAR”, você pode mandar e-mails para milhares de pessoas no mundo inteiro. Ou uma bolsa de valores pode cair vários pontos por alguma confusão que está acontecendo a milhares de quilometro dali. O principal desafio da era da informação globalizada é criar instrumentos para filtrar as milhares de informações que circulam na internet e TV’s do mundo todo, pois uma informação falsa ou mal interpretado pode acabar em grande confusão e desentendimento. Fonte:

    http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/informacao-em-tempos-de-globalizacao-a-transformacao-da-sociedade/14126/

  • O crime organizado também se beneficiou de alguns avanços potencializados pela globalização, como os vistos nos transportes e no setor de telecomunicações.

    Resposta: Certo