SóProvas


ID
125194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil é um importante produtor agrícola que tem ampliado suas
exportações, principalmente as do agronegócio. Ganhos em produtividade
são reconhecidos em todos os fatores da produção: terra, trabalho e
capital. Tendo em vista o panorama da agricultura brasileira na atualidade,
sua evolução e características principais, julgue os itens que se seguem.

A industrialização do país é responsável pela modernização do setor agrícola.

Alternativas
Comentários
  • Quando um país se industrializa ele passa a prover tecnologia que lhe proporciona solidificar o seu desenvolvimento. Esse avanço é o principal responsável pela implementação da modernização no setor agrícola, o qual passa a ser mais eficiente para a produtividade no campo. Ou seja, a industrialização infere progressivamente na modernização do campo. Além disso quanto mais um país se industrializa mais recursos eficientes ele vai precisar para manter e expandir o seu setor industrial, então, a modernização agrícola se torna imprescindível.

  • PROFESSORES: RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - pontodosconcursos:

    Certo. fato, o avanço técnico e científico alcançado pela industrialização acaba mesmo refletindo na modernização agrícola. Mas por que isso ocorre?
    Bem, aqui podemos identificar a presença de um verdadeiro “efeito dominó”! Se um país está industrializado é porque conseguiu um significativo avanço tecnológico, que lhe propiciou solidificar seu desenvolvimento. Este avanço é o principal responsável pela construção de implementos agrícolas mais modernos e capazes de contribuir para a eficiência da produtividade do campo. Ou seja, a industrialização vai interferindo progressivamente na modernização do campo.
    E por que é necessário esse avanço de produtividade? A princípio, porque uma parte da mão-de-obra migrou para a cidade e, como a produção
    não poderia cair por todos os motivos que falamos anteriormente, a tecnologia surge como aliada desse setor. Aqui, novamente, uma coisa puxa a outra, pois maior produção significa maior lucro, que propicia mais investimento em tecnologias para o campo. Entretanto, nem tudo são flores, não é mesmo?
    Quanto maior a tecnologia, menor a necessidade de mão-de-obra desqualificada - o que acaba empurrando os antigos trabalhadores rurais para as cidades, repercutindo na organização do espaço urbano. Por tudo o que comentamos, a questão está correta.