SóProvas


ID
125203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil é um importante produtor agrícola que tem ampliado suas
exportações, principalmente as do agronegócio. Ganhos em produtividade
são reconhecidos em todos os fatores da produção: terra, trabalho e
capital. Tendo em vista o panorama da agricultura brasileira na atualidade,
sua evolução e características principais, julgue os itens que se seguem.

A maior participação do transporte fluvial no escoamento da produção agrícola no Brasil também é um fator responsável pela expansão da agricultura no país.

Alternativas
Comentários
  • A navegação fluvial no Brasil está em uma posição inferior do que outros sistemas de transporte, sendo considerado o de menor participação no transporte de mercadorias no Brasil. Essa baixa participação se deve principalmente ao relevo brasilieiro, na qual a maioria dos rios são de difícil navegação. Os rios melhores navegáveis como o Amazonas e o Paraguai estão distantes dos centros econômicos. Visando a melhor exploração desse rios têm-se realizado obras que tornem tais rios melhores navegáveis. Exemplo é o famigerado ''velho chico'', onde apesar de sua parte inicial continuar sendo inavegável a partir de seu médio curso a navegação já pode ser realizada. Ou seja, apesar da participação do sistema fluvial ser baixa ele é sim um responsável pela expansão da agricultura do país. Um exemplo melhor é o do Vale do São Francisco, na qual projetos de irrigação transformaram a região em um grando produtor de frutas e se utiliza do sistema fluvial para transporte das mercadorias

  • PROFESSORES: RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - pontodosconcursos:

    CORRETO.O Brasil possui mais de 4 mil quilômetros de costa atlântica navegável e milhares de quilômetros de rios. Apesar da maior parte dos rios
    navegáveis estarem localizados na Amazônia, os trechos hidroviários mais importantes, do ponto de vista econômico, encontram-se no Sudeste e no Sul
    do País.
    Todavia, a navegação fluvial no Brasil está numa posição inferior em relação aos outros sistemas de transportes, sendo o de menor participação no deslocamento de mercadorias no país. Essa desvantagem ocorre por vários motivos, como, por exemplo, o relevo. Muitos dos nossos rios são encachoeirados e isso dificulta bastante a navegação (a menos que se pretenda fazer um rafting, não é?).
    Outro motivo é o fato dos rios facilmente navegáveis, como Amazonas e Paraguai, estarem muito distantes dos principais centros econômicos do Brasil. Visando à melhor exploração dos rios mais próximos, têm sido realizadas várias obras, nos últimos anos, com o intuito de torná-los mais navegáveis. Especialistas estimam que, a cada real investido em transporte de carga fluvial, o governo economiza de R$ 6 a R$7 em gastos para deslocar o mesmo volume pelas estradas.
    Bem pra quem leu até aqui deve estar pensando: “ora, então a questão está errada! Não, na verdade ela esta certíssima.
  • Um ótimo exemplo disso é o famigerado “velho Chico”. Apesar de apresentar quedas d'água bastante acentuadas no seu trecho inicial, a partir de seu médio curso, a navegação já pode ser realizada. Desde a cidade de Pirapora em Minas até Juazeiro (na Bahia) e Petrolina, (em Pernambuco), é possível se percorrer navegando um trecho de aproximadamente 1300 km de extensão. Por ligar a região Nordeste ao Sudeste, transportando mercadorias e pessoas, o Rio são Francisco também é conhecido como "rio da integração nacional".
    Atualmente, projetos de irrigação desenvolvidos no Vale do São Francisco transformam as margens do Rio São Francisco em um imenso pomar. Muitos de vocês já devem ter ouvido falar das frutas maravilhosas que são produzidas ali! Uvas sem caroços, manga, melancia, mamão, melão e toda espécie de fruta de alta qualidade viraram o verdadeiro boom da agricultura comercial nessa região. Voltada para o mercado interno e, principalmente externo, essa região é ocupada por grandes empresas agrícolas, sendo que os pequenos produtores acabam se instalando mais distante das margens, o que dificulta o acesso à irrigação.
    Enfim, pessoal, apesar de ainda estarmos muito longe do aproveitamento total de nossas águas pluviais, a participação atual do transporte fluvial no escoamento de mercadorias é sim um grande incentivador da agricultura no país. Portanto, a questão esta certa.
  • Ao meu ver, essa questão é ambígua, pois traz a informação que o modal hidroviário é o que mais representa para o escoamento da produção agrícola! O que não é verdade, pois sabe-se que o rodoviário é o líder no processo de escoamento da produção.

  • transporte fluvial possui baixo custo, é menos poluente e pode ter ampla utilização no Brasil. ... Uma característica positiva desse meio de transporte é o baixo custo, por essa razão o transporte ferroviário não substituiu o hidroviário, com exceção dos lugares impróprios para a implantação de hidrovias.