SóProvas


ID
1252147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Os cientistas suíços responsáveis pela exumação dos restos mortais de Yasser Arafat encontraram evidências de envenenamento. No laudo, os peritos informam que o nível de polônio 210 encontrado é dezoito vezes superior ao normal, o que representa forte indício de ter sido Arafat envenenado com essa substância.

                                  Jornal de Brasília, 7/11/2013, p. 26 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue o item seguinte.

Diferentemente de outras lideranças árabes, Yasser Arafat sempre se pautou pela busca do entendimento com Israel, razão por que jamais admitiu o uso da força em uma região naturalmente conflagrada.

Alternativas
Comentários
  • Yasser Arafat foi líder da Autoridade Palestina de 1969 a 2004. Nesse período, diversos confrontos ocorreram entre palestinos e israelenses, geralmente com o uso da força de ambos os lados, embora os meios à disposição de cada lado sempre tenham sido bastante desproporcionais, com grande vantagem para Israel. Essa desvantagem da Palestina não significa, contudo, que não houve uso da força. Portanto, a questão está errada quando afirma que o ex líder palestino jamais admitiu o uso da força na região. 
  • Errada. Arafat também defendia a luta armada, e por isso mesmo já foi considerado um líder de extremos. ''Arafat já defendia a luta armada dos palestinos: é deles a missão de libertar seu "país". Sobre esse axioma, essa vontade de ser o único representante oficial da causa palestina, ele construirá todo o seu percurso e conseguirá legitimidade.''

    Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/yasser_arafat-_um_lider_entre_extremos.html