SóProvas


ID
1252186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da orientação a objetos, julgue o item seguinte.

Ao se analisar um software e desenhar o diagrama de componentes, deve-se considerar a linguagem que será utilizada para implementar o sistema, pois ela determina o modo como os componentes interagirão para o sistema funcionar corretamente.

Alternativas
Comentários
  • de fato, diagrama de componentes a linguagem já começa a contar

  • Questão controversa.

  • A linguagem deve ser considerada, pois assim já é incluído no Diagrama (se necessário) o componente relacionado com a linguagem.

  • Eu concordo com o colega Leo: "Questão controversa".

    Na teoria, a UML é INDEPENDENTE de linguagens de programação específica, então como que um diagrama dentro do contexto da UML exige essa Dependência.

    Eu acredito que existam duas discrepâncias nesta questão:

    1. A palavra: DEVE-SE. 

    Para a assertiva ser Correta, a questão deveria ter utilizado o verbo PODE-SE.


    2. TEORIA vs BOA PRÁTICA

    Não encontrei na teoria essa dependência, entretanto a boa prática nos ensina essa "tática" de forma a melhorar a produtividade e facilitar a vida do desenvolvedor.


    Mas como uma prova de concurso está cobrando a TEORIA, essa assertiva não poderia ser considerada correta ou no mínimo deveria ter sido anulada, pois do ponto de vista teórico é FALSO mas do ponto de vista prático pode ser VERDADEIRO.


    Inclusive a própria Microsoft (que poderia analisar somente a PRÁTICA e não a teoria), diz:

    "É possível usar um diagrama de componente para representar o design, independentemente da linguagem ou da plataforma que o design usa ou usará."

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/dd409393.aspx

  • Pode começar a contar, mas não vejo como deve e não encontrei na teoria nada sobre essa necessidade.
  • Pessoal, lembra que um componente pode ser um outro sistema já existente, ou seja, suponha que eu quero fazer um sistema X que tenha algum tipo de interação com o sistema Y (feito em .NET) e com o sistema Z (feito em Java) e os bancos de dados necessários. Vai ser indiferente eu determinar a linguagem de programação utilizada em X nesse momento.

    Portanto o "deve" torna a questão errada ao meu ver...
  • Diagrama de Componentes

    O Diagrama de componentes é um Diagrama de Estrutural e está amplamente associado à linguagem de programação que será utilizada para desenvolver o sistema modelado. Esse diagrama representa os componentes do sistema quando o mesmo for ser implementado em termos de módulos de código-fonte, bibliotecas, arquivos de ajuda, módulos executáveis etc. Determina como tais componentes estarão estruturados e irão interagir para que o sistema funcione de maneira adequada.

    Permite modelar recursos (que incluem gráficos e áudios) e pacotes (que são grupos de classes) que constituem o software.

     

     

    Fonte: Fowler UML 3ed

  • c-

    DIAGRAMAS ESTRUTURAIS


    De Classe: fundamental. mais utilizado.apoio aos outros. conjunto de classes com atributos e métodos e os relacionamentos.


    De Objeto: relacionado com o diagrama de classes e é um complemento dele. visão dos valores de um Diagrama de Classe em um momento da execução

     

    De Componentes: associado à linguagem de programação e indica os componentes e seus relacionamentos.


    De Implantação: hardware e características físicas.


    De Pacotes: subsistemas

     

    De Estrutura Comsposta : estrutura interna de um classificador.

  • se o pessoal que faz a prova recorresse usando os futuros comentários da questão no qc não aconteciam questões como essa aqui... linguagem de programação + deve-se não combina com UML de jeito nenhum, e se eu quiser fazer um diagrama de componentes para visualizar em alto nível, independentemente de linguagem? não é nem questão controversa, é errada mesmo!